Quem será o inimigo final de One Piece?

One Piece é atualmente o mangá que mais vende no mundo, batendo recorde de venda atrás de recordes de venda e tendo recentemente entrado no Guiness Book pelos seus recordes de venda.

GuinessBook

O mangá já está sendo publicado faz 18 anos, possui 803 capítulos e segundo estimativas deve estar no começo da segunda metade de sua história, sendo um mangá que obviamente vai ser gigante.

O mangá é um mangá shonen (o que significa que seu público-alvo são jovens do sexo masculino), da Shonen Jump (a mesma revista que lançou Dragon Ball, Naruto, Saint Seya, Yu Yu Hakusho, e praticamente todos os mangás de luta que um não-otaku já ouviu falar), e é um mangá de lutas e aventura. Então, como é de se esperar, é uma história que envolve diversos personagens, níveis de poderes, lutas, super-poderes, e arcos onde temos um grande vilão para ser vencido no fim do arco, como a maior parte dos mangás do gênero.

Alguns dos heróis da Shonen Jump.
Alguns dos heróis da Shonen Jump.

Só que One Piece provavelmente passará de seus 1.500 capítulos, então as proporções em números de personagens e de tramas paralelas que se desenvolvem entre os arcos é imensa, o que leva a uma especulação. Cada arco tem seu inimigo a ser derrotado no final, mas, ao mesmo tempo, os arcos se conectam todos em uma história maior, que obviamente também terá um inimigo final, um último conflito para encerrar o mangá com chave de ouro, a maior das batalhas. Poderiamos chamar esse cara de chefão final, ou de Final Boss, por conveniência.

Esse post é para analisar os maiores suspeitos de serem o Final Boss de One Piece, e ver o quanto alguns personagens poderiam agregar a trama de One Piece cumprindo esse papel tão importante em séries de luta.

Marshall D. Teach, o Barba-Negra:

Teach

Começando pelo que é o mais provável de ser o Final Boss da série. One Piece é uma série sobre piratas, no qual acompanhamos um jovem chamado Monkey D. Luffy em sua jornada para ser o Rei dos Piratas, encontrando o tesouro mais lendário do mundo, o One Piece. E em uma série sobre piratas, temos um número grande de personagens cujos nomes foram retirados de piratas da vida real. Porém no caso de Teach, tanto seu nome quanto seu apelido foram inspirados no que foi o mais famoso e mais temido pirata da vida real: O Barba Fucking Negra, Edward Teach.

Em seus primeiros esboços, Teach inclusive teria uma barba semelhante a do verdadeiro Barba Negra.
Em seus primeiros esboços, Teach inclusive teria uma barba semelhante a do verdadeiro Barba Negra.

Marshall D. Teach é alguém que vem ascendendo no mundo da pirataria em paralelo ao Luffy, ele tinha uma tripulação só com um punhado de membros igualzinho a Luffy e diferente de todos os outros figurões do mangá com seus exércitos de centenas de personagens sem relevância. Conforme Luffy ia ficando famoso, Teach ia ficando mais famosos e mais rápido, mesmo tendo uma equipe parecida com a de Luffy.

A tripulação de Barba Negra era formada por 10 pessoas no total no divisor de águas entre a primeira e a segunda metade da série. A de Luffy era formada por 9 na mesma época.
A tripulação de Barba Negra era formada por 10 pessoas no total no divisor de águas entre a primeira e a segunda metade da série. A de Luffy era formada por 9 na mesma época. A de todo o resto? Ai já são dezenas de personagens sem nome.

Teach também tem um D. em seu nome. Um sobrenome misterioso na série que aparentemente conecta pessoas de muita relevância e destinadas. O protagonista tem esse sobrenome e não seria estranho seu maior inimigo ter também. Como a cereja do bolo, Teach foi o responsável, para que o irmão de Luffy fosse executado, tornando o conflito entre os dois, algo pessoal.

Mas o momento que faz com que Marshall D. Teach tenha todos os pré-requisitos de ser o inimigo final de One Piece é o primeiro encontro dele com Luffy. Eles são introduzidos como estranhos, um nunca tinha ouvido falar com o outro, e entram em conflito em um bar, por terem gostos que são o extremo oposto um do outro.

LuffyTeach

Porém no bar entra um pirata merdinha chamado Bellamy, que começa a espancar Luffy, afirmando que ele era um pirata menor por acreditar na existência de um tesouro lendário, e que piratas de verdade não são movidos por romantismo ou aventura, ou nada disso. Bellamy era um pedaço de merda que não era mais forte que Luffy, e este só não revidou a porrada, pois achou que Bellamy não valia o esforço. Após Bellamy ir embora, Teach que viu tudo no bar, virou para o estranho com quem tinha acabado de ter um desentendimento e faz um emocionante discurso sobre como um pirata de verdade é justamente o que se move por romantismo ou aventura.

“Se chegará a era em que os piratas deixarão de sonha? O SONHO DE UM HOMEM NÃO MORRE JAMAIS!”

Na mesma cena eles mostraram que tem muito de diferente e muito em comum. Que embora sejam extremos opostos, os dois são piratas de verdade, e os dois estão destinados pelo D.

O lance de ser um pirata de verdade é meio que um tema para ele, pois One Piece apesar de ser uma série de piratas, os personagens tem aqueles visuais esteriotipados de mangá onde ninguém parece pirata. E se temos uns piratas assim.

Kidd

E outros assim.

Batoomeo

E outros assim.

Moria

Um pirata que tem esse visual pomposo que realmente parece um pirata de nosso mundo, e ainda atende pelo apelido de Barba Negra. Só poderia chamar a atenção do leitor para algo épico.

Um genuíno visual de pirata.
Um genuíno visual de pirata.

De todos os que listo nessa lista, ele é disparado o que tem maior possibilidade de ser o adversário final do Luffy.

Então por que falei dele logo de cara? Porque é justamente nos que não está tão explicita a chance de ser o Final Boss, que está a graça.

Sakazuki:

Sakazuki

Vamos lá, é um mangá sobre piratas, Monkey D. Luffy e sua tripulação, são todos piratas. E ser um pirata pressupõe que você é um fora-da-lei e que portanto você tem que entrar em constante artrito com a lei. E a lei, no caso do mangá, é personificada na Marinha, uma organização policial marítima que aparentemente tem jurisdição no planeta inteiro e que caça e prende os criminosos, que são ou os piratas ou as pessoas que sabem os podres do Governo Mundial (autoridade política que governa 99% do planeta, nesse mangá). E bem, o chefão de toda a Marinha é o Sakazuki.

A marinha.
A marinha.

Agora, se os nossos protagonistas são criminosos, e são caras legais, do bem, amigões da vizinhança, que em cada ilha que param tornam a vida do povo dessas ilhas melhor de ser vivida. E se eles tem um monte de aliados piratas que também são gente do bem, então pela lógica dos mangás de batalha, as pessoas que caçam os criminosos só podem ser do mal.

Literalmente, todo arco termina com uma grande comemoração dos envolvidos celebrando a mudança em suas vidas agora que os piratas invadiram sua ilha e mudaram a porra toda.
Literalmente, todo arco termina com uma grande comemoração dos envolvidos celebrando a mudança em suas vidas agora que os piratas invadiram sua ilha e mudaram a porra toda.

Isso é necessário para manter o romantismo da obra, criminosos são legais porque o governo e a lei são uma merda. Portanto a Marinha é formada por um bando de cuzão sem alma e com uma noção distorcida de justiça.

Akainu tentando cometer fogo amigo em um companheiro que questionou sua postura durante uma guerra.
Akainu tentando cometer fogo amigo em um companheiro que questionou sua postura durante uma guerra.

Ok, não são todos assim. Tem muito personagem na marinha que é introduzido que são pessoas legais e do bem, e só querem proteger a população e fazem umas vistas grossas quando Luffy ou outro pirata do bem, faz bondades, pois eles são pessoas de bem. E tem o Sakazuki, o chefão. O Sakazuki personifica o lado da Marinha que não faz nada disso, ele é um cuzão que acha que bandido bom é bandido morto, e que o mundo é preto no branco e que qualquer um que não siga as leis a risca sem questionar nada merece morrer queimado em lava.

Queimado literalmente em lava, porque esse é o poder dele.

Magma

Na primeira vez que ele apareceu, ele estava matando civis sob o risco de um deles ser um inimigo do governo escondido. Na segunda vez que ele apareceu, ele matou o irmão do Luffy, Ace.

Sim, eu falei lá em cima que a culpa era do Barba Negra, mas quem sujou as mãos foi o Sakazuki.

Sem contar que na mesma guerra onde matou Ace, ele feriu Luffy quase matando o protagonista, deixando nele uma cicatriz que ele carrega até hoje na barriga.

A cicatriz deixada por um soco de magma de Akainu.
A cicatriz deixada por um soco de magma de Akainu.

E então ao longo da série ele foi promovido até se tornar a maior hierarquia de toda a Marinha e de toda uma visão distorcida de justiça que oprime mais do que ajuda. Um inimigo de tudo o que Luffy representa. E também com uma grande bronca pessoal contra ele.

E também tem o fato de que Sakazuki é da filosofia de vida de que a maldade está no sangue, e que descendentes de criminosos devem ser punidos juntos, como garantia. Sendo que Luffy é filho de um notável criminoso. Eu acredito que um dos grandes temas do mangá é justamente que o sangue não vale nada, o que vale são suas escolhas. E portanto o pensamento de Sakazuki seria um pensamento contrário ao que o mangá quer passar, o que tornaria relevante ele ser o adversário final.

Mas claro que por uma lógica bem parecida, podemos suspeitar de outro Final Boss, que está mais discreto que o Sakazuki.

Os Gorousei:

Gorousei

Lembra o que eu disse lá em cima, que os membros da Marinha, muitos deles eram caras legais e do bem, meramente fazendo seu trabalho? A maioria deles são assim, Sakazuki é mais uma exceção, com um punhado de outros personagens que não importam muito. Porém no Governo Mundial, nas forças políticas do mundo, aí não é exceção, quase todos são uns filhos da puta sem coração. E os chefes do Governo Mundial, ou seja, os chefes de toda a ordem em uma série onde os protagonistas lutam pelo Caos, são os Gorousei, esses cinco velhos.

Um dos assuntos mais próximos de ser a grande história do mundo de One Piece, se conecta com o fato de que o Governo Mundial foi fundado 800 anos atrás, e em sua fundação, apagou um século de história do conhecimento do povo, proibindo qualquer acontecimento nesse século de ser mencionado por qualquer um. E nesse tempo que os Gorousei tem dominado o mundo, o objetivo central deles é impedir a todo custo que qualquer pessoa descubra algo sobre esse século.

Os Poneglyphs, que contem textos escritos em uma lingua morta, contando o que aconteceu no século perdido, são proibidos de serem lidos pelo Gorousei.
Os Poneglyphs, que contem textos escritos em uma lingua morta, contando o que aconteceu no século perdido, são proibidos de serem lidos pelo Gorousei. E sua lingua é proibida de ser estudada.

Em todo flashback que eles aparecem, não importando quantos anos atrás se passe, eles tem todos a mesma cara, o que passa a impressão de que não envelhecem, eu não duvidaria que eles fossem imortais e sejam os caras que fizeram a cagada 800 anos atrás, é bem provável. Tornando eles os inimigos de todos os piratas, além de ser parte do motivo pelo qual os piratas existem.

Os Gorousei duas décadas atrás, embora sejam silhuetas, é possível notar que eles não eram mais jovens nessa época.
Os Gorousei duas décadas atrás, embora sejam silhuetas, é possível notar que eles não eram mais jovens nessa época.

No passado Gol D. Roger foi o Rei dos Piratas e escondeu o maior tesouro do mundo, para incentivar mais pessoas a se tornarem piratas. Porém Roger sabia do que aconteceu no século vazio, e sabia os podres do Gorousei, e possivelmente por isso, fica implicito que criar a Era dos Piratas foi uma maneira de fazer outros se jogarem nos mares e descobrir o que ele descobriu, e desafiar os Gorousei. Assim, acabar com esses cinco velhos poderia ser uma espécie de legado dele. E Monkey D. Luffy vive e respira o legado de Gol D. Roger.

Sério, o chapéu que ele usa, ele não sabe, mas foi usado primeiramente por Roger. E todos que conheceram Roger comparam os dois. Logo se Roger sabe os podres do Governo Mundial, e comprou essa briga, Luffy possivelmente comprará a mesma briga, e se essa briga é a grande história do mundo de One Piece, então eu não duvido que seja a batalha final.

O jovem Gol D. Roger.
O jovem Gol D. Roger.

Mas aí pode-se argumentar que esses cinco são idosos que possuem mais presença política do que força. Mas honestamente, toda autoridade no mundo de One Piece, veio acompanhada de pessoas com o cargo muito fortes. Como se hierarquia se manifestasse diretamente na força (claro que temos uma ou outra exceção). E com isso sendo dito, eu não confio num velhinho que carrega uma espada.

Se ele não luta, por que diabos ele carrega uma espada?
Se ele não luta, por que diabos ele carrega uma espada?

Uma espada que se o design que o autor dá as suas armas valer alguma coisa, é uma espada lendária.

Kitetsus, espadas amaldiçoadas, porém lendárias.
Kitetsus, espadas amaldiçoadas, porém lendárias.

Não duvido nada que os cinco saibam lutar, e se souberem podem perfeitamente ser a batalha final de One Piece.

Buggy:

Buggy

Ok, embora meus textos sejam bem didáticos e repitam muita informação óbvia sobre as séries que eu analiso, eu anda sim escrevo eles tendo em mente um público que já está familiarizado com a obra em questão (por isso não escondo Spoilers), portanto espero que o leitor já tenha questionado o fato de Buggy ser muito fraco para ser o Final Boss, no segundo em que ele leu o nome dele na lista.

Porém mesmo fraco, é notável que Buggy compensa sua falta de força, com sua influência e habilidade de conseguir bons aliados, uma habilidade que o próprio Luffy também possui. Mesmo tendo sido um dia da tripulação do lendário pirata Gol D. Roger, Buggy começou a série como um pirata bem pequeno. Ele foi o primeiro inimigo do Luffy, e sendo um mangá de batalhas que os inimigos ficam progressivamente mais fortes, é de se esperar que o primeiro não seja duro na queda.

Nesse mangá o valor pela sua cabeça é uma boa maneira de medir o perigo que você representa. E Buggy representa 15.000.000 enquanto os personagens que importam passaram dos 100.000.000
Nesse mangá o valor pela sua cabeça é uma boa maneira de medir o perigo que você representa. E Buggy representa 15.000.000 enquanto os personagens que importam passaram dos 100.000.000

Porém Buggy não só foi o primeiro inimigo de Luffy, é também seu inimigo mais recorrente. Reencontrando Luffy em diversos checkpoints de sua aventura.

Ele tentou se vingar de Luffy imediatamente antes deste abandonar o East Blue, mais pacifico dos mares, para encarar a Grand Line, o mais terrível dos mares. E também lutou lado a lado de Luffy na Guerra dos Melhores, ultima batalha de Luffy de quanto ele abandonou a metade menos tensa da Grand Line para adentrar na metade mais tensa da Grand Line.

O momento que Buggy quase mata Luffy no capítulo 100, é um dos mais icônicos de todo o mangá.
O momento que Buggy quase mata Luffy no capítulo 99, é um dos mais icônicos de One Piece.

Metade mais tensa essa, onde ele atua atualmente, mesmo sem cacife de encarar aqueles mares, ele governa seu território ali, com influência política e com aliados, e marca seu espaço competentemente. E se ele sempre está presente nos momentos mais cruciais da jornada de Luffy, porque não o final? Uma revanche, firmando a rivalidade deles?

Buggy transmitindo feitos que não são realmente dele para o mundo inteiro.
Buggy transmitindo feitos que não são realmente dele para o mundo inteiro.

É uma possibilidade, mas para mim existe uma ainda mais interessante.

Coby:

Coby

Coby. O moleque chorão e fracote que Luffy resgata do navio de Alvida, mesmo formando uma amizade bem forte com Luffy, Coby tinha um sonho, o de um dia entrar na Marinha e prender Alvida. Ele confidencia seu sonho a Luffy e pede desculpas por saber que isso requereria que eles fossem inimigos, mas que era o sonho dele.

Luffy e Coby se conhecendo logo no começo da série.
Luffy e Coby se conhecendo logo no começo da série.

Luffy ajuda Coby a entrar na Marinha, pois os dois são amigos. Mas a maneira dele ajudar Coby a entrar na Marinha é lutando com ele, para os demais marinheiros acreditarem que eles eram inimigos. Luffy desceu a porrada no Coby e assim, Coby pode realizar seu sonho.

CobyvsLuffy

Mais tarde no mangá, Luffy e Coby se reencontram. Pois o avô de Luffy, Monkey D. Garp, o homem que prendeu Gol D. Roger e em sua inimizade com o rei dos piratas, foi capaz de desenvolver uma ligeira amizade com o mesmo, foi o marinheiro que pegou Coby para treinar. E quando se reencontram, eles colocam o papo em dia e Coby anuncia sua grande ambição, ele quer ser um Almirante da Marinha, o que é a segunda patente mais alta da organização. Ele imediatamente se arrepende de ter dito isso para Luffy, pois acredita que seu sonho é ambicioso demais, mas a resposa de Luffy é simples:

“Você quer lutar comigo, não é Coby? Porque se você quiser, vai ter que ser um Almirante”

E é aí que está! Eles tem essa promessa de luta, Coby quer ser um almirante para lutar novamente com Luffy. E se Luffy for mesmo seguir os passos de Roger, é possível que no fim do mangá ele se entregue para a Marinha, que nem Roger se entregou. Agora, Roger se entregou para um marinheiro que era seu amigo, talvez Luffy faça o mesmo após uma última luta com o marinheiro que é não só seu amigo, seu primeiro amigo, e também, seu último inimigo.

Garp, o homem que prendeu Roger, lhe concede um ultimo pedido. Luffy é o sucessor de Roger, enquanto que Coby é o pupilo de Garp, não seria estranho se semelhanças surgissem nessas duas amizades entre marinheiro e pirata.
Garp, o homem que prendeu Roger, lhe concede um ultimo pedido. Luffy é o sucessor de Roger, enquanto que Coby é o pupilo de Garp, não seria estranho se semelhanças surgissem nessas duas amizades entre marinheiro e pirata.

Talvez não seja bem o Final Boss, talvez seja uma luta puramente simbolica que Luffy ou vence fácil ou deixa Coby vencer. Talvez o Final Boss seja um dos outro quatro que eu listei e Coby seria mais um Extra Boss, um inimigo a mais que tem que ser derrotado após derrotar o mais poderoso de todos.

Mas acho que poucas lutas teriam mais peso símbolico em One Piece do que Coby estar lá para prender Luffy no final. Seria lindo.

7 thoughts on “Quem será o inimigo final de One Piece?

    1. Opa, desculpa demorar pra responder, só achei esse comentário agora, Shanks assim como o Kidd é uma possibilidade que eu pensei, mas acabou não indo pra versão final do post, pois achei que ia ficar longo demais. Mas acho possível sim, só não acho que seria tão interessante. Shanks foi um mentor pro Luffy e eu gostaria que ele mantivesse seu papel de mentor pro Luffy até o final. Eu não duvido que tenha o momento em que Luffy terá que derrotar Shanks pra mostrar que o superou, mas isso poderia ser antes do chefão final. Talvez seja o ultimo rito de passagem pro Luffy antes da luta com o chefão final.

      Liked by 1 person

  1. Muito legal a única parte que não concordo é sobre o Luffy se entregar no final. O Gol D. Roger só se entregou pois havia pegado uma doença que não havia cura e ele morreria de uma forma ou de outra, ja o Luffy claro provavelmente pegará a mesma doença mais aí entra o sonho do Chopper, assim como eu sei que no final todos alcançaram seus sonhos este será o climax do peludinho que tem o sonho de conseguir curar qualquer doença, ele com certeza encontrará a cura para essa que derrubou o rei dos piratas!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s