One Piece: Mas e aí? Yamato entra no bando ou não?

O

Opa, vamos fazer aqui um texto com prazo de validade? Vamos!

Porque o arco de Wano está acabando. E com o final do arco que se aproxima, virá a resposta para uma pergunta que está rondando o fandom tem mais de um ano. Que é se Yamato se tornará ou não o 11º Integrante do Bando do Chapéu de Palha.

Imagem desenhada por Artropod.

E eu particularmente adoro discussões a respeito de quem vai entrar na tripulação ou não. Sempre gostei. Quando eu cheguei nos atuais de One Piece, existia muita discussão a respeito se seria o Pauly ou o Franky que se tornaria o carpinteiro do bando, e tenho muitos amigos muito queridos que ficaram decepcionados que o Pauly não entrou no bando.

Eu acho que isso é uma das coisas mais legais de One Piece. O bando estar sempre crescendo. Digo, não sempre, por assim dizer, todo mundo viu que do Brooke pro Jinbei foi um intervalo de uns dez anos. Mas é uma equipe protagonista que cresce.

Geralmente, os mangás do gênero battle shonen, introduzem o seu time principal de uma vez só, e nos faz conhecer o time melhor aos poucos com as primeiras missões servindo para dar ênfase em cada um dos membros. E agora que Anti-Monster Corps é a norma, essa estrutura está mais consolidada que nunca.

Mas mangás em que vemos o time de protagonistas ir crescendo aos poucos é algo que me agrada demais. Em especial esse efeito de “no começo era uma pessoa sozinha, e agora eles são vários.” Acho que mais obras deveriam se arriscara fazer isso.

É um dos motivos pelo qual Kimi no Koto Ga Dai Dai Dai Dai Dai Sukina 100-nin Kanojo é tão bom. Sério, leiam o mangá das 100 Namoradas.

Enfim, One Piece. Existe muita especulação a respeito de quem será o próximo integrante do Bando do Chapéu de Palha. Muitos apostam em Yamato, muitos em Carrot, uma galera curiosa em Tama e alguém em algum lugar no mundo deve estar dizendo Caribou. Quando o arco acabar teremos nossa resposta e esse texto se tornará insignificante (é a parte negativa de texto especulativo), mas até termos nossa resposta, é um assunto divertido de se pensar e quero olhar argumentos.

Mas esse texto não vai ter o viés comparativo, de observar porque um candidato é mais provável já que o outro é improvável, pois não quero algo excludente. Muita gente acha que o Yamato não pode entrar, pois a Carrot entrará, ou vice-versa, e assim, por mim entram ambos. Então não farei reflexões sobre o que aquela luta que a Carrot perdeu offscreen pro Perospero diz sobre as chances do Yamato de entrar no bando. Ou porque a Carrot ser o sonho de vários fãs significa que o Yamato não tem lugar.

Eu estou ciente de que o Luffy disse no capítulo 1 que queria dez subordinados, e que muito fã interpreta isso como o sinal de que só tem um espaço vago no Thousand Sunny. Mas eu não vou entrar nessa. Tem espaço infinito. O bando pode ter 12 pessoas, pode ter até 13.

Quero olhar pro Yamato separado dessa competição. E repassar os principais argumentos que tenho visto em fóruns, e subreddits, e redes sociais sobre o que faz do personagem um bom candidato para entrar no Bando do Chapéu de Palha ou não.

Mas antes de começar quero falar do elefante na sala:

Eu vou me referir ao Yamato ao longo de todo o texto usando pronomes masculinos, eu direi “o Yamato” e o chamarei de “ele”. Eu estou ciente de que o material oficial deixou claro que ele é uma mulher e não um homem trans, como muitos fãs interpretaram quando ele apareceu. E eu vi que os vivre-cards o chamam no feminino por conta disso. Mas como o personagem ainda refere a si mesmo como o “filho de Kaidou” no masculino, eu quero seguir chamando o personagem da maneira como ele se apresentou para nós. Quando (e se) o personagem mudar a maneira como ele refere a si mesmo, eu mudarei também. Sei que muita gente passou a chamá-lo no feminino depois dessa revelação e eu pessoalmente não vou brigar com ninguém que fez isso, pois de fato o material oficial chama o personagem assim, mas eu não vou chamar. Vou usar de referência a maneira como o personagem se descreve. E espero que quem faz diferente de mim não use os comentários para brigar de volta.

Tirando esse debate do caminho, vamos refletir se o Yamato entra na tripulação ou não.

Começando pelo principal argumento.

Ele pediu pra entrar no bando:

Assim que Yamato se encontra com Luffy, logo de cara o Yamato já joga a seguinte ideia pro Luffy. Uma vez que Yamato considera a si mesmo como a segunda vinda de Kouzuki Oden, e vê no Luffy o futuro rei dos piratas, então que os dois deveriam navegar juntos. Luffy questiona se Yamato é mesmo igual o Oden, e exceto por esse comentário o pedido de Yamato de navegar junto de Luffy está até agora sem resposta.

Dito isso, historicamente, somente duas pessoas pediram para entrar no Bando do Chapéu de Palha: Usopp e Nico Robin. E os dois entraram no bando. Dando um bom indício de que é improvável que Luffy recuse a proposta de Yamato. Em especial com os dois se dando tão bem.

Muita gente pode ter recusado os pedidos de Luffy para entrar no bando, mas o Luffy não rejeita o pedido dos outros.

Fora isso, eu acho que o mais importante dessa conversa é: eles conversaram sobre entrar no bando assim que se conheceram.

Se separarmos os Piratas do Chapéu de Palha em dois grupos, sendo esses grupos o daqueles em que a semente da possibilidade de entrada no bando foi plantada em uma das primeiras conversas delu com o Luffy; e o daqueles em que só muito depois do Luffy conhecê-los que se falou sobre virarem companheiros a divisão ficaria assim:

Zoro, Nami, Usopp, Sanji, Chopper e Brooke, logo nas primeiras interações com o Luffy foram marcados com o surgimento do assunto de virarem companheiros. Enquanto Franky, Robin e Jinbei demoraram um tempão para entrar no assunto.

Três exceções é bastante, é impossível falar que existe uma regra aqui. Mas acho que seis exemplos é o suficiente pra falar que o Yamato está jogando o jogo da maneira correta. Em 2/3 dos personagens o Oda marcou eles como candidatos a companheiro em sua primeira aparição, e isso conta muito ponto a favor do Yamato que também foi marcado.

Afinal, o Yamato e o Luffy de fato tiveram essa conversa. Não é como se os fãs tivessem materializado essa ideia do cu deles.

O Yamato teria uma função no bando?

Um ponto muito comum de ser levantado, em especial por quem não quer o Yamato no bando, é a falta de uma função intuitiva de qual seria seu posto no Thousand Sunny. Afinal o bando precisa de mais alguém?

E bem, esse é um ponto válido. Afinal muitos membros do bando estavam sendo procurados. O Luffy queria navegadores, cozinheiros, músicos e carpinteiros e por isso que personagens como o Franky, o Brooke, a Nami e o Sanji chamaram nossa atenção. Todo mundo tava embarcado no Jinbei-Timoneiro, por conta de Impel Down. E a única que de fato roubou e inventou um cargo que o Luffy nunca cogitou ter no navio foi a Robin.

A verdade é que o Yamato não se vendeu como alguém que vai entrar no bando para ocupar um posto vago, se ele entrar mesmo, o Oda pode inventar qualquer cargo na hora, como poderia inventar pra qualquer um, mas é fato de que especular a entrada dele seria mais sólido se isso já tivesse sido abordado no mangá.

Um dos motivos pelo qual a turma da Carrot é forte, é pela noção de que a Carrot seria a vigia do bando.

Dito isso, já vi sugerirem na internet, e concordo, que o cargo ideal pro Yamato no bando seria o de escriba, para ele escrever o diário de bordo da viagem do Sunny até Laugh Tale. Seria um desperdício não ter um registro escrito da jornada de Luffy, e o Yamato tem uma conexão especial com o diário de bordo do Oden. Eu gostaria de ver isso.

Como todo bom brasileiro eu aprendi sobre Cabral na escola, e nossa, a ênfase que eles deram pro Pero Vaz de Caminha é enorme. Então eu fui culturalmente educado para acreditar que um navio precisa ter um escriba se ele vai encontrar algo digno de ser registrado. E o Luffy com certeza vai.

O Yamato precisa sair de Wano.

O Yamato é um personagem que tem um objetivo muito claro. Ele quer sair de Wano e explorar o mar. Ele quer ser livre e se sentir livre. E ele passou os últimos 20 anos literalmente algemado ao país, com algemas que explodiriam se ele fosse pro oceano navegar.

E indo direto ao ponto. Se no fim do arco o Yamato decidir não explorar o mundo em um barco, então bela bosta ele ter tirado as algemas explosivas. Se não for pra ser no barco do Luffy, que seja no do Law, Kid, Drake, Apoo, foda-se, mas esse cara tem que ir embora de Wano num barco. Ele tem que realizar seu sonho.

Muita gente fala sobre ele governar Wano junto do Momonosuke. Mas tá errado, tal como Oden fez, ele cuida de Wano na volta. Fora que… e falando bem sério, o Kaidou quer que o Yamato governe Wano. E eu acho uma tragédia se no fim de tudo o Yamato por senso de responsabilidade se tornar a pessoa que o Kaidou quer que ele se torne.

O Yamato tem toda uma guerra de identidade com o Kaidou. Como com muitos jovens, ele quer ser ele mesmo, mas Kaidou já planejou a vida inteira de seu filho e quer que o filho aceite o plano. E essa discordância é o centro dessa rivalidade. Se no fim o Yamato tomar conta de Wano sem explorar o mar, o Kaidou vence.

Eu vou ser sincero… se a conclusão do personagem for ele entender que o lugar dele é ao lado do Momonosuke, e isso por coincidência vier junto dele abandonar todo o lance de “Eu sou Oden”, e começar a se referir a si mesmo no feminino. A jornada do personagem vai ficar muito feia, relacionando desistir de ser um homem com desistir de ter um sonho. E vai coincidir a noção de aceitar ser uma mulher com “esquecer essa parada de ser livre e colocar-se em seu próprio lugar”. Então criamos um dilema aqui. Porque se for pro personagem não desistir de ser o Oden, então o lugar dele é no mar.

O Yamato é forte demais.

Esse parece mais um impedimento sobre porque querer que isso não aconteça do que sobre porque achar que isso provavelmente não acontecerá.

E eu super entendo. O bando já tem dez membros, se é pra entrar um 11º, que entre na humildade, sem bagunçar a hierarquia interna da tripulação.

Depois do Yamato segurar o combate com o Kaidou, ele provavelmente é mais forte até mesmo que o Zoro, e aí como é que isso vai funcionar? O novato vai começar a peitar os braços-direitos dos próximos vilões?

O fandom tem um preciosismo com essa ideia do monster trio, que eu acho tão besta, mas vamos lá, pois tem gente que pensa muito nisso. Vamos falar como o bando pode aceitar um companheiro que tenha a força comparável com a do monster trio.

Uma cena do Yamato que me marcou é durante a luta contra o Kaidou, em que o Kaidou afirma que pelo excesso de força do Yamato, ele nunca vai conseguir formar amizades reais. Ninguém vai criar laços genuínos com alguém forte naquele nível, e que os momentos que o Yamato interpretar como relacionamentos, serão na verdade as pessoas com medo dele. E que a solução pra isso é entender que a única relação que ele pode estabelecer com pessoas é de dominação.

Essa cena me impactou bastante. Pela relação pai-e-filho dos dois, eu duvido que seja a primeira vez que o Yamato escuta esse tipo de discurso. Devem ser com esses valores que Kaidou educou Yamato, para não sequer acreditar que a amizade é possível. E eu acho que por causa disso justamente que o final da história do Yamato deveria ser ele encontrar o lugar dele em um ambiente em que a sua força não altere as coisas.

O bando já aceitou personagens acima do poder médio dos tripulantes, como a Robin e o Jinbei. A Robin todo mundo notou que é de fato tão versátil que o Oda evita dar lutas sérias pra ela, com Wano sendo a primeira vez na história do mangá em que ela enfrentou um dos principais aliados do vilão. E Jinbei, embora potencialmente seja forte o suficiente pra se equivaler ao monster trio, não foi enfrentar os figurões como King e Jack, mas ficou só nos tobi-roppo que nem o resto do bando. Mostrando que mesmo quando personagens fortes entram, eles não chegam pra roubar os holofotes dos favoritos da galera.

Eu acho que os rumos do Yamato podem ser justamente os rumos da Robin, só que mais propositalmente por parte do personagem. Se Yamato quer provar que a relação dele com as pessoas não é uma de quebrar as pessoas até a submissão, e que ele não quer usar sua força nesse sentido, faria sentido ele de fato evitar lutar até realmente o vilão dar motivo. E não recorrer as lutas até não ter opção.

Mas o ponto é, eu não acho que Yamato é forte por nada. Eu acho que a força imensa do Yamato é parte essencial da caracterização dele, mais do que a força do Sanji ou do Zoro foram no arco em que eles foram introduzidos. O sangue oni, e sua força são parte essencial da jornada e dos conflitos do personagem. E honestamente, por conta do discurso do Kaidou, eu sinto que essa jornada precisa acabar com o Yamato achando companheiros, pessoas que o amem e o aceitem e quebrem a visão de mundo do Kaidou de que ele não é capaz de fazer amizades sinceras.

E já que estamos falando disso…

O passado triste:

O mais famoso pré-requisito para se entrar no Bando do Chapéu de Palha que qualquer membro do fandom pode identificar com facilidade é: você tem que carregar uns traumas pesados nas costas e seu passado tem que ser de cortar o coração.

E nesse quesito, eu não vou mentir não, o flashback do Yamato me baqueou sendo curto da maneira que foi. Meio capítulo somente. Eu até acho que talvez venha mais coisa no futuro e espero mais flashback pra ele…. na verdade eu espero um flashback do Kaidou, mas acho que por consequência, será do Yamato também.

Pois era pra ser flashback de novo membro do bando. Me deixou nervoso.

Mas mesmo curto, sabemos que o passado do Yamato não foi nem um pouco leve.

De surras e mais surras que ele levou do pai, às algemas explosivas que seu pai colocou nele para que ele nunca saísse de Wano. O Kaidou foi tão rigoroso em sua criação, querendo que Yamato crescesse sem conhecer o conceito de amizade, que ele matou todo mundo na ilha que foi gentil com Yamato, para frisar nele a lógica, de que quando ele faz amigos, os amigos morrem.

Ele chegou prender Yamato em uma caverna com três outros prisioneiros, e uma única tigela de comida, na esperança que ele visse a maneira como eles se trairiam por aquele prato. Mas os outros prisioneiros ensinaram compaixão para Yamato, e o ensinaram a ter paciência, e esperar o dia em que seu pai iria cair. E esses samurais foram mortos por Kaidou.

Yamato sofreu abuso físico e psicológico de seu pai, pois Kaidou queria a todo custo que Yamato parasse de dizer que era Kouzuki Oden e assumisse seu lugar nos planos de Kaidou. E Yamato resistiu por 20 anos sem nunca ter o espírito quebrado. E eu acho as coisas que ele atravessou bem pesadas.

Yamato viu muito ente querido morrer só esperando o dia em que Kaidou não ia mais impedi-lo de ser Oden, e a hora é agora, não tem por que o Yamato trocar de objetivo tão perto de conseguir.

O Yamato ainda não conhece o bando:

Esse é um que me pega bastante.

Mais de um ano depois de sua primeira aparição, e além de um tchauzinho que ele deu pro Franky, o Yamato ainda não teve uma interação significativa com nenhum membro do bando do Chapéu de Palha. Enquanto espera-se que para um futuro membro da tripulação que ele enfrentasse o bando de Kaidou lado a lado com seus futuros companheiros, eles estão só no mesmo time. Mas a maior parte do Bando do Chapéu de Palha sequer sabe que o Yamato existe e está lutando.

E isso é…. estranho. E levanta perguntas, levanta a pergunta de se o Yamato tem química com o resto do bando, se eles terão boas interações, etecetera e tal.

Claro, como quase tudo nessa lista eu posso falar que não é sem precedentes, e como pra todos os casos o outro exemplo é a Robin, que já havia se familiarizado com o bando antes de entrar, mas não tinha realmente interagido com ninguém ali para nos dar uma noção de química. Além de não ter enfrentado Crocodile lado a lado. Muito pelo contrário.

Enfim, é difícil realmente achar que o Yamato combina com o espírito do bando, quando a gente ainda não viu como ele interage com o bando. Conheço muita gente que, pela questão de gênero do Yamato, tem medo de como se dará a primeira interação dele com o Sanji. Com medo do histórico do Sanji no mangá gere cenas do Sanji o chamando no feminino ou tendo problemas em aceitar a maneira como o Yamato se apresenta e se porta. Então não só não sabemos como essas interações funcionam, em algumas a gente espera que funcione mal.

Eu tenho alguma expectativa ainda de que conforme as lutas contra King e Queen acabem, os membros do bando se juntem a missão de impedir os explosivos de acionarem, e conheçam o Yamato nessa.

Mas esse me deixa receoso.

Revolta contra o sangue:

Uma das primeiras vezes que falei de One Piece nesse blog, muitos anos atrás, foi para falar sobre como o mangá lidava com parentesco.

One Piece é um dos mangás que mais valoriza a adoção e a insignificância de relações sanguíneas para uma família. E reforça isso no Bando do Chapéu de Palha. Todos os membros do bando sofreram abuso ou abandono de sua família biológica e formaram a própria família, por opção, com aqueles com quem dividiram seus laços. Os únicos membros do bando que tem algum carinho pelos pais biológicos são Usopp e Robin, ambos abandonados por algo que eles próprios consideram uma “causa maior” e por isso eles perdoaram o abandono.

Mas Franky, Chopper e Sanji tiveram conflitos violentos com seus pais biológicos e literalmente fugiram de casa e acabaram sendo adotados por outra pessoa. Nami é órfã e foi adotada também. Luffy sofreu abuso do Garp e foi adotado por Dadan, e fez um ritual para se tornar irmão de Ace e Sabo. Zoro, Brooke e Jinbei nunca ouvimos falar das famílias deles, mas sabemos que eles não tem parentesco com as pessoas com quem eles realmente formaram laços.

Por isso é tematicamente consistente que Yamato seja justamente uma pessoa tentando destruir seu próprio pai. E cortar um laço sanguíneo na marra.

Yamato não exatamente construiu uma nova família em Wano, pois ele não conseguiu sair da sombra do pai. O mais próximo que ele conseguiu foi o Ace. E os samurais que ele interagiu na caverna. E agora eles todos morreram.

Mesmo fora dos Mugiwaras, o tema de rejeite seu sangue e construa sua família é bem forte, como no Ace, e sua relação com Newgate. Ou no Law, que não teve problemas com sua família, só se tornou órfão cedo, mas também criou seu maior laço em uma figura paterna, que por sua vez também havia sido adotado pelo Sengoku. Temos o Doflamingo que matou o próprio pai e o próprio irmão pra formar sua própria família e o Sabo que quase morreu pra fugir de seu pai.

Enfim, esse tema é importante pro Oda e pra One Piece, e isso não prova que o Yamato entrará pro bando, mas dá um destaque a ele que o iguala a alguns dos personagens mais marcantes da série, e nos sugere que ele é algo muito maior do que um personagem cujo impacto na narrativa se encerra quando o arco de Wano acabar.

O Yamato tem os spoilers:

O Yamato é alguém que leu inteiro o diário de bordo de Kouzuki Oden, onde ele descreve a jornada que ele teve no navio de Roger, o motivo do D. no nome dos personagens, a profecia sobre o homem que Roger estava esperando e vários outros elementos do lore.

E muitos fãs pensam que isso significa que o Yamato está cheio dos spoilers agora. Ele sabe elementos do lore que a gente quer que o Luffy descubra sozinho. E isso significaria que ele não vai navegar lado a lado com o Luffy, afinal ele pode contar tudo e estragar tudo.

Desenhado por TheUnlikelyX

O que eu acho um medo bobo, afinal o Luffy, se pegar tudo o que os piratas do Chapéu de Palha não contam um para o outro só de informação assim, dá para empilhar e alcançar Skypiea. O Franky nunca contou sobre ter conhecido Roger pessoalmente. A Robin não falou nada pra ninguém sobre as armas com nome de deus que ela lê. E não é como se o Jinbei fosse um livro aberto quanto a tudo o que ele sabe. O Luffy está cercado de gente que sabe muito mais sobre o mundo do que ele, e mesmo assim descobre tudo na hora.

Tá aí um segredo que a Robin tá guardando tem 400 capítulos.

O que funciona, pois o Luffy em si não quer saber essas coisas, e não se deixaria ser spoilado de maneira alguma. Já tendo feito um escândalo quando Usopp pediu informações que ele queria descobrir sozinho.

Eu acho que esse argumento tem o efeito oposto. O Yamato ter esses spoilers, só significa que ele tem valor como testemunha, em poder ver com os próprios olhos a história que ele leu, e reconhecer esses elementos. Quando a gente topar com um elemento importante a reação do Yamato terá valor.

Tá aí ele se emocionando sem nos dar spoilers.

Mas ele nunca estragaria a aventura do Luffy, por um motivo simples.

Lealdade pelo Luffy:

Vamos ser sinceros. O Luffy consegue merecer o posto de Capitão do Bando mesmo sendo uma pessoa burra, inapta a navegar o mar e impulsiva demais, pois ele marca uma impressão muito positiva em seu bando.

O Luffy é um cara que dá trabalho, ele é difícil de lidar, pois ele é igualmente burro e teimoso. Ele tem uma ideia que está longe de ser a melhor ideia do mundo e não abre mão dela e sobra pros companheiros dele terem que fazer essa ideia funcionar, pois não tem plano B.

E isso só funciona, pois todo mundo ali admira o Luffy pra cacete. A devoção que o Zoro, o Sanji, o Brooke, o Jinbei e os demais tem pelo Luffy não é brincadeira. E esse é um dos felizes casos em que eu não consigo sequer falar “exceto a Robin”, pois ela é uma das mais fascinada pelo Luffy de todos.

Meu ponto é: durante toda a luta do Yamato do Kaidou, o Yamato deixou uma coisa bem clara. Apesar dele ter todo o rancor do Kaidou, e ter sonhado por vinte anos com o dia em que ele pessoalmente destruiria seu pai, ele estava ali lutando só para segurar o Kaidou, pro Luffy poder vencê-lo.

E ele estava fazendo isso, pois ele ouviu o recado do Luffy de que ele dava conta do recado, e o Yamato entendeu com isso que seu trabalho era só deixar as coisas mais fáceis pro Luffy fazer o que ele faz.

Ao se reencontrar com Luffy, ele manda Yamato embora, e Yamato não só obedece. Como na hora ele entende o que Luffy está fazendo. Que Luffy queria ficar sozinho pra luta. O Yamato já está na sintonia completa de entender como o Luffy funciona e saber fazer sua parte pra vida dele ser mais fácil.

O que não é surpreendente, tendo em vista que o Yamato esperou com antecipação a chegada do Luffy em Wano, admirando-o desde que ouviu as histórias do Ace, e tendo certeza de que ele se tornará o Rei dos Piratas. Essa devoção é uma que você não acha em qualquer aliado do Luffy não. Mas você acha no Yamato.

Diversidade na tripulação:

O Bando do Chapéu de Palha gosta de atrair as pessoas mais estranhas do mar. Renas falantes, ciborgues e esqueletos. E bem, o Yamato tá longe de ter um design bizarro. Com o rosto da Nami, chifres que já são lugar-comum para um personagem de One Piece, e uma altura que chamaria a atenção 500 capítulos atrás, mas agora o Oda tá tão hiperbólico que pega nada o Yamato ser um pouco alto.

Mas o Yamato, apesar de sua aparência ser essencialmente a de um humano com chifres, é, aparentemente, membro da raça oni. O que eu não tenho certeza se já dá pra confirmar que é uma raça, pois a wikia de One Piece não tem nada, e eu fico inseguro que questionar a wikia, mas na hora super deu a entender que era uma raça.

E eu fiquei com a impressão de que quando a Big Mom menciona que só tem três raças que não existem em Tottoland, ela se referia aos gigantes, aos lunarians e aos onis.

Enfim. Racismo fantástico tem sido um tema recorrente em One Piece já tem muito tempo, e que é constantemente trazido de volta. E eu acredito que existe um certo valor em One Piece no Luffy conseguir formar laços de companheirismo com membros de diversas raças.

Incluindo a Grande Frota do Chapéu de Palha, o Luffy tem de subordinado, um ciborgue, um homem-peixe, um gigante, um membro da tribo dos braços longos, um membro da tribo dos pernas longas… falta essencialmente um da tribo dos pescoço de serpente, e um mink.

E quanto ao mink tá todo mundo olhando pra Carrot.

Se o King for de fato o último lunarian do mundo, talvez o Luffy não consiga amizade com um lunarian. Mas o ponto é, eu acho que na reta final de One Piece, em especial na guerra contra o governo, o grupo do Luffy ser composto de membros de raças muito distintas e diversas vai marcar um enorme contraste com o governo mundial e a marinha que são essencialmente só humanos.

Já viram um homem-peixe na marinha? Pois é, nem eu.

E eu acho que essa união de personagens de diversas raças vai ser um diferencial real que vai permitir que ele enfrente o governo mundial. Como se a união de raças diferentes desse uma noção de “o mundo inteiro” maior do que um nem-sei-quantos países só de humanos.

Na real eu estou curioso em saber mais sobre esse lance dos onis, menos pelo Yamato em si, mas tem toda a coisa do Kaidou não ser o “Homem mais forte do mundo.” E sim a “Criatura mais forte do mundo”…

Mas é isso aí, por mais onis no bando.

E tem aquele rolê da numerologia, né?

Eu vou ser sincero. Eu odeio quando eu estou na internet, vem uma teoria de One Piece, e ela começa a falar muito de números e olha como esses números se encaixam e tal. Às vezes é a teoria mais perfeita do mundo, e de repente começam a explicar que aí se você pega o número do capítulo e lê de trás pra frente você acha outro capítulo e pronto, me perderam.

Dito isso, uma teoria numerológica que eu levava um pouco mais a sério, por ter sido apresentada no próprio mangá na sessão SBS, previa um futuro membro do Bando do Chapéu de Palha, que comeria um fruto do diabo, cujo nome do fruto, poderia ser lido como uma combinação dos números 2 e 9.

Ok, como explicar? Por questões de trocadilhos japoneses, é possível ler a palavra Go-Mu, que faz parte do fruto do diabo do Luffy, Gomu Gomu no Mi, como 5-6. Da mesma forma, no fruto do Chopper, o Hito Hito no Mi, Hi-To pode ser lido como 1-10. A Robin comeu o Hana Hana no Mi, e Ha-Na pode ser lido como 8-7. E por último o fruto do Brooke, o Yomi Yomi no Mi, pode ter seu Yo-Mi lido como 4-3… e isso forma um padrão.

Com isso ficam faltando os números 2 e 9 para o padrão ficar completo. A pergunta que identificou esse padrão perguntou pro Oda se isso era indício de que o Kuma entraria no bando, pois seu fruto, o Nikyuu Nikyuu no Mi manteria o padrão, e o Oda desconversou da maneira como ele faz quando perguntam algo importante na SBS. E os fãs levaram isso a sério.

E bem, e o pessoal ficou na expectativa. E aí vemos Yamato, que comeu a Inu Inu no Mi Model: Okuchi no Makami. I-Nu não forma um trocadilho numérico legal…. e isso joga um balde de água fria na brincadeira de todo mundo.

Eu deixei esse pra ser o último da lista porque esse daí não prova nada, não prova nem sequer que o Kaidou é um filha da puta… mas nossa ia matar uma brincadeira legal.

Enfim. E que média eu tiro de todos esses argumentos? Eu acho que o Yamato tem muita chance de entrar no bando. Ele é carismático, divertido, e agregaria muito a história e a narrativa se tornando um dos protagonistas. E eu acho que as chances de ele se tornar um Pirata do Chapéu de Palha são maiores do que as chances de não se tornar.

Mas ao mesmo tempo eu não sinto aquela energia de “Com toda a certeza esse cara está no bando” que eu senti com todos os demais membros do Chapéu de Palha… exceto a Robin.

Caralho a Robin foi fora da caixa demais e quebrou padrões demais de piratas do Chapéu de Palha. Agora por culpa dela, tudo está valendo.

Mas mesmo tirando o fato da Robin ter permitido que pra tudo tenha exceção, eu ainda acho que o Yamato tem o espirito certo de um Chapéu de Palha. Uma pessoa que tem uma grande admiração pelo Luffy, um desejo por aventura, uma birra com seu pai e é uma pessoa singular no mundo, por conta de suas origens, o Thousand Sunny sempre deveria ter lugar pra esse tipo de personagem.

E não são só os fãs. A equipe de marketing fazendo produtos licenciados de One Piece está mais no hype que a gente pra colocar o Yamato no bando. E eu não acho que eles tenham de fato recebido esse spoiler ou não. Acho que eles estão iguais a gente, tentando interpretar o que está rolando. Mas mostra que o desejo dele no bando é algo forte em todos os nichos.

Eu acho que ele entra. Mas admito que eu estaria mais confortável se em vez de acho eu falasse que tenho certeza! Mas acima de tudo, eu quero que ele entre, eu acho que ele vai agregar muito ao mangá entrando. E uma coisa é fato. Alguém precisará entrar.

Pois o bando do Barba Negra tem 11 piratas, e a gente sabe que esse vai ser o exemplo máximo de cada membro do bando ganhando uma luta individual clara. Todo mundo vai precisar tirar sua luta ali, e vai precisar de alguém pra bater no misterioso 10º Capitão Titânico. Pode ter mais que 11 Chapéus de Palha, pois pode ter uma luta que seja uma luta em dupla, mas não pode ter menos, pois ninguém vai pegar dois.

Mas o que vocês acham?

Alguém tem raiva do Yamato por ser Team Carrot? Alguém torcendo pros dois entrarem? Quem acredita no Yamato? E quem desistiu?

Esse debate é bem-vindo nos comentários.

E vamos ver em quanto tempo temos a resposta. Pois em One Piece parece que tudo demora, mas eu acho que o fim de Wano já está no alcance de nossa visão. Não falta tanto pro Luffy dichavar o Kaidou na porrada.

E eu estou ansioso pra ver isso.

Mas até lá, vamos manter esse debate vivo. Ele é uma das partes mais legais da experiência de ler One Piece.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo