O Grande Torneio das Princesas Disney

O

No ano 2017 do calendário cristão começou a ser publicado um mangá chamado Shuumatsu no Valkyrie ou Records of Ragnarok como ficou localizado no ocidente. No mangá Os deuses estão prestes a extinguir a humanidade pelos seus pecados. Mas a raça humana tem uma última chance de se defender em um torneio. Em que 13 Deuses representando os Deuses, vão enfrentar 13 humanos falecidos representando a humanidade. 13 batalhas 1×1 consecutivas, e o time que conseguir 7 vitórias vai vencer.

O mangá é divertido as vezes, exceto quando não é. Varia de luta pra luta, cá entre nós. E os Deuss são muito centrados em mitologia grega e nórdica. Pô, tem Hercules e Zeus, e Poseidon e Hades…. São só 13 vagas e vocês queimam 4 vagas em gente que é tudo não só da mesma mitologia, mas muito próximos dentro dela? Diversifica mais um pouco, não entrou nem um orixá no páreo.

Bela bosta vencer Hades, me aponta aí um humano que vence Oxóssi.

Mas o mangá fez sucesso. E por ter feito sucesso, ele desencadeou uma moda grande e forte de “mangá de torneio”. Em que criam torneios sobre tudo agora.

Tipo já existem mangás que são sobre personagens entrando em torneios de artes marciais que o mangá todo é só o torneio, mas agora é diferente. Tem esse tema central de todos os personagens serem representantes reconhecíveis de algo que o leitor pega a referência.

E tem todos a mesma exata capa.

E é, o mangá do torneio dos bairros de Tokyo. O mangá do torneio dos samurais do Nobunaga Oda. O mangá do torneio das mulheres. Torneio dos países do mundo. Tem de tudo. A maioria não é bom. Mas eu pessoalmente gosto de Majo Taisen, que é o das figuras históricas femininas.

Tá todo mundo querendo brincar disso.

E bem, eu não falo muito isso aqui no blog, mas eu apareço regularmente no podcast de mangás Ao Quadrado, onde nós organizamos as vezes torneios de personagens fictícios de mangás organizados por um tema. Pra eleger o melhor ciborgue, o melhor perdedor, o melhor imortal ou o melhor atirador. Então eu sou oficialmente um especialista nisso. Nosso Quadro se chama Torneio das Trevas, e sabem a real? Agora a moda dos mangás é copiar o Torneio das Trevas.

Eu sou particularmente fã do torneio da turma do arrepio, muito orgulho de ter feito esse.

Então na onde dessa moda eu quero fazer meu próprio torneio. Que é o torneio que realmente importa e ninguém lança mangá. Pois todo mundo tá com medo dos advogados da Disney. Mas eu não, eu vou fazer aqui, agora, na frente de vocês, o grande torneio das princesas Disney!

As princesas Disney vão enfim sair no pau! A internet fantasia versões guerreiras dela faz décadas, e agora vamos ver elas envolvidas em violência.

Essas foram reimaginadas por @art_veider.
Essa foi desenhada por RossDraws.
Essas foram reimaginadas por joshwmc
Essas foram reimaginadas por Sadyna.

Já explico os termos do torneio, mas antes temos que falar sobre os patrocinadores desse blog.

Que são vocês. Esse blog é financiado pelos seus leitores, e você pode ser um deles e se juntar ao time de apoiadores através do financiamento coletivo do blog no apoia.se. Os apoiadores são informados com antecedência do próximo texto, podem dar sugestões, guiar pensamentos, e votar em eventuais enquetes sobre o próximo texto e dão uma ajuda grande. Nesse texto aqui, tem uma luta que eu usei ideias de apoiadores. E o texto seguinte será o vencedor da última enquete. Então se quiser se juntar com o valor que achar justo, o dinheiro faz toda a diferença e ajuda muito o blog a se manter.

E esse texto é escrito em homenagem àqueles que já apoiam o blog. Um time maneiro cuja ajuda que dão pro Dentro da Chaminé não é celebrada o suficiente. Agradeço a todos de coração, e espero que gostem do texto.

E esse texto é sobre as Princesas Disney lutando entre elas.

Ok, antes de anunciar as participantes, nós vamos repassar as regras:

As regras do torneio:

É torneiozinho por chaves normal. Mata-mata, quem ganhou passa, quem perdeu perde. As personagens estão todas devidamente motivadas a ganhar por motivos que eu não vou parar pra pensar, existe um prêmio customizada pra cada uma que é um puta prêmio bom e todas elas querem muito. E a arena está toda protegida da magia Disney que diz que você pode morrer, mas aí só levantar e falar que sobreviveu, sem ser necessário explicar como você sobreviveu.

Ele virar humano não explica como que isso fez ele não ter mais tomado um tiro fatal, sabe? Mas é magia, é a Disney, é assim mesmo. Todo mundo sobrevive a coisas fatais.

Então força letal está liberada, pois elas vão morrer, mas aí vão levar e falar “ah, sobrevivi”.

Personagens já sobreviveram a levar um tiro, receber múltiplos ataques de um tigre, serem comidos vivos por crocodilos, e principalmente já sobreviveram a ter morrido na obra original. Então é, não importa o que eu descrever aqui, todo mundo vai sobreviver, mesmo se perder a luta por motivos de “morte”.

É A MAGIA DO MICKEY MOUSE.

Segunda regra. As arenas vão ser dimensões alternativas em que 50% do cenário dá vantagem pra uma e 50% do cenário dará vantagem a outra. Elas vão se passar nas mesmas dimensões em que as batalhas do Epic Rap Battles of History se passam, que só cola dois cenários distintos um no outro e se precisar ficar estranho que fique. Portanto não existirá desclassificação por sair do ringue. Lutarão até uma ser incapaz de continuar.

Terceira regra. E a mais importante. As princesas terão o direito de pedir ajuda. Mas não pra seus namorados, maridos, pai, mãe e filhos ou amigos, caso os amigos sejam humanos. Nem pra parente em nenhuma forma, nem pra amigos humanos. Elas podem pedir ajuda de seus amigos animais. E de objetos que estão vivos por magia. A Jasmine pode pedir ajuda pro Rajah e pro tapete mágico. Mas não pro Aladdin nem pro Sultão.

Pois o poder da princesa é fazer amizade com animais. Mas o poder dela não é beijar um cara forte… exceto quando é, né? Algumas princesas viram princesas por beijar um fodão, outras por serem filhas do fodão, a conexão com um homem forte é exatamente a origem do título de princesas. Mas a gente vai ignorar isso e proibir ajuda humana.

Então elas vão entrar na arena. Acompanhada de seus amigos animais ou amigos objetos mágicos. Terão acesso aos itens mágicos de seus filmes, mas não dos itens mágicos das sequências, só dos filmes originais. A arena vai ser uma arena customizada da região onde elas estão mais em seu próprio ambiente, metade pra uma e metade pra outra. E vão lutar até uma não serem mais capazes de lutar.

Com isso estabelecido vamos logo para as participantes.

Eu estou chamando de Princesas Disney, mas vão ser mais as Heroínas Disney, pois está cheio de não-princesas. A seleção original que eu peguei foram de 32 personagens!

Mas eu não vou descrever 31 lutas. Eu vou descrever só 15. Então metade delas vão perder offscreen nas rodadas eliminatórias. Mas elas são parte do torneio, eu pensei nelas, só não tenho espaço no meu texto pra falar de todas. 

Mas elas foram lembradas, elas só não conseguiram se qualificar pras lutas que importam. Mas lembrei de cada uma delas mais do que lembrei da Maggie. Mas adianto, se eu tivesse lembrado ela teria dado trabalho, eu não desrespeito o valor de uma vaca, eu só não respeito o filme dela.

Mas é isso peço desculpas aos fãs da Eilonwy.

Então sem mais enrolação. Vamos continuar. 15 lutas até descobrirmos quem é a campeã.

Começando com o anuncio de quem passou nas eliminatórias.

É… pessoalmente fico triste pela Jane. Talvez não saibam, mas Tarzan é meu filme favorito da Disney de todos os tempos.

Por outro lado, não fiquei nem um pouco triste pela Sininho. Espere que não me acusem de ter feito ela perder na primeira rodada abusando do meu poder de ser quem tá fazendo a brincadeira, só porque caguei pra essa fada. Já sinto que fiz um favorzão deixando a Sininho sequer entrar no torneio. Eu super podia ter colocado a Anastasia na mesma vaga.

Pois eu estou levando isso muito a sério.

Agora com as 16 devidamente selecionadas. Vamos para as batalhas que importam.

1ª Luta:
Ariel (A Pequena Sereia)
vs
Judy Hopps (Zootopia)

E vamos lá. Do lado esquerdo: A esposa do príncipe de um reino, que o mais próximo que recebeu de ganhar um nome foi em um livro what-if­ escrito em 2018…. uau. Enfim. A esposa do príncipe de Tirulia. E filha do poderoso rei de Atlantica, sendo a princesa legitima de dois reinos. A Pequena Sereia em pessoa Ariel!! Emergindo das praias que conectam Tirulia e Atlantica onde ela conheceu o príncipe Eric. Ela conta com seus aliados: Linguado, um peixe amarelo que definitivamente não é um linguado. Sebastião, um caranguejo. E Sabidão, um albatroz.

Mas ela tá vestida bem melhor do que isso.

Em suas mãos ela tem o tridente de seu pai, que tem o poder de fazer….. mágica!

Vocês viram o filme, o tridente te deixa gigante, transforma sereias em humanos, faz um arco íris, solta hadouken, e olhando aqui na wiki, o tridente pode até controlar o clima… deve ser em algum spin-off que o Tritão controlou o clima. Mas tá valendo, pois o tridente faz mágica, e a Ariel vai lutar com ele.

E sua oponente. Do lado direito: A guarda de trânsito que fez uma fala tão racista em rede nacional, que segregou a maior metrópole do país. Tendo posto dois prefeitos na cadeia e ditado a lei por ali, ela é praticamente a princesa da cidade. Ela não oficialmente namora o Nick Wilde, mas eu shippo os dois, então não vou deixar ele ajudar ela. Mas ela vai ir equipada de um taser, uma buzina especializada em raposas, um spray de pimenta especializado em raposas, ou seja, racista. E um carro de polícia.

Mas se liga, é um puta carro.

Então o mar do reino de Atlantica dá na praia onde a Ariel conheceu Eric, e praia fica na costa da cidade de Zootopia, que Judy domina. Essa é a arena da luta. E vocês devem estar pensando que Judy é só uma coelhinha e que ela tá vindo com nada pra luta. Mas triunfar diante dessa exata desvantagem é exatamente o ponto do filme dela.

E é importante observar. A Judy apesar ser uma “eu não sou racista, mas…”, é uma pessoa que aplica esse “eu não sou racista” somente a outros mamíferos. Ela tenta pôr em prática o respeito a todos mamíferos, e as vezes falha nisso, mas é o que ela deseja pro mundo. E apesar de o nome mamíferos vir das mamas, característica física encontrada somente em mamíferos. E apesar de Ariel ter duas mamas escondidas atrás do sutiã-de-concha dela, não é necessariamente um mamífero. Digo, na forma humana até é, mas na forma sereia eu não descarto a hipótese dela botar ovas e fazer fecundação externa.

Os seios das sereias são só um artifício estético pra seduzir homens humanos e matá-los por comida. É essa a razão evolutiva pra estarem lá, não é por onde sereias amamentam seus filhotes.

Então começa o conflito com Judy Hopps louca pra por uma espécie que ela nunca viu na vida na cadeia, como é o seu trabalho, vai tomar a iniciativa e vai partir correndo pro mar. E um coelho em média já corre a 40 quilometros por hora. O que significa que qualquer coelho normal já é por default o equivalente ao Usain Bolt na corrida. Mas a Judy é um coelho com habilidades físicas extraordinárias que aguentou treino pesado feito pra espécies mais fortes que ela. Então sua velocidade é ainda maior que isso. Ela vai correndo em direção ao mar em velocidade impressionante, a Ariel nem tem tempo de compreender que já começou. E ela já pulou no mar.

E agora vem o ponto importante. Coelhos podem nadar, mas não é um instinto natural deles. O filme mostra Judy superando várias fraquezas naturais dela, mas não realmente mostra ela nadando. Eu vou presumir que ela nada minimamente bem, pois precisa, pra ser policial em Zootopia, mas não é nada demais nadando, só é funcional.

Então o que ela vai fazer uma vez no mar? Pois a Ariel já perdeu o elemento da surpresa, e nada pra se afastar de Judy. Judy não tem uma arma de fogo, ela em que alcançar Ariel pra fazer algo, mas Ariel pode só soltar hadoukens com o tridente dela do pai dela. Judy é boa dos planos, mas ela de fato afoba e entra em território não familiar e dá mole no filme dela.

E a Ariel pode nadar até o fundo do mar pra ficar bem longe da capacidade da Judy de mergulhar. Estando diretamente embaixo de Judy e atacando com o tridente.

Importante lembrar, o tridente solta raios.

Ir pra água é uma ideia burra, mas eu reforço, entrar num território desvantajoso sem pensar é algo que a Judy fez o filme todo.

Sendo boa de improviso e de raciocínio, eu presumo que a Judy pode tentar roubar o tridente de Ariel usando sua arma maior. Se fingir de morta. E aí entra a ingenuidade da Ariel. Que acredita em qualquer um e não tem o cinismo necessário. Se após ser atingida pelo primeiro hadouken, Judy se fingisse de morta. Ariel pararia de disparar, acreditando que venceu. Pois é tontinha. Ela poderia se aproximar pra ver Judy de perto.

E a Judy só esperando com seu taser esperando a sereia se aproximar. Ela vai dar um choque na sereia e pega o tridente enquanto estiver atordoada. É assim que ela vai virar o jogo.

Mas felizmente, a Ariel tem amigos, e com amigos eu quero dizer guarda-costas. Gente mais ligada no mundo que segue ela a mando do pai dela, como o Sebastian. Que pode usar suas pinças de caranguejo pra acordar Judy antes do seu teatro ter efeito.

Ao expor o teatro da coelha pilantra, Sebastião nada pra longe e permite que Ariel produza um redemoinho que afunde Judy Hopps no fundo do mar.

Primeira luta: Vitória de Ariel.
Razão da vitória: A Judy se afogou.

2ª Luta:
Elsa (Frozen)
vs
Branca de Neve (Branca de Neve e os Sete Anões)

E lá vamos nós. Do lado esquerdo: A Rainha de Arendelle. Uma princesa promovida. A Rainha de Gelo. Super-vilã transformada em heroína pelos poderes da Disney ressentida de não estar escrevendo Wicked. E literalmente o Sub-Zero. Com um superpoder oficial e um bem forte. Elsa!

Além de seus poderes de soltar raios de gelo e trazer tempestades de neve consigo. Ela também está acompanhada de Olaf, o boneco de neve inofensivo e fofo que aparece o filme inteiro. E de Marshmallow, o boneco de neve grande e forte que aparece só naquela uma cena.

Mas sem animaizinhos. A rena era o animal do namorado da Anna e a Anna é independente da Elsa no torneio, e já levou uma sova da Rapunzel nas preliminares.

Sua arena são as montanhas geladas de Arendelle com um castelo de gelo construído nelas, onde Elsa achou que viveria em isolamento após fugir do reino.

E do lado direito temos a primeira princesa de todas. Princesa do reino….uau, várias wikias estão dando o nome Germonia, mas ninguém está sabendo dar fontes. No filme em que a Kristen Stewart é a Branca de Neve o nome do reino é Tabor… vou de Germonia mesmo. Então retomando. Princesa do reino de Germonia, e esposa do príncipe do reino de Valencia (fonte: aquele filme que a Julia Roberts é a rainha má), Branca de Neve!!

Como pessoas com nanismo não são animaizinhos, os Sete Anões não estão qualificados pra serem os ajudantes dela. Mas ela conta com um exército vasto de veados, guaxinins, passarinhos, muitos esquilos, e curiosamente uma tartaruga.

E ela possui com ela uma maçã envenenada, que ela comprou de uma velhinha no bosque uma vez, tá faltando uma mordida, mas o resto da maçã ainda é dela, e aquilo ali tem veneno.

A arena da Branca de Neve é o bosque onde ela morou com os Sete Anões, nesse bosque temos árvores medonhas, uma casa pra morarem 8 pessoas, e uma mina de diamantes. Então a ideia é que esses bosques se conectam com uma montanha e a montanha é uma região nevada, mas o bosque não é.

E bom, começando o embate tem que ser dito aqui. A última vez que a Branca de Neve entrou em conflito com uma rainha ela fugiu, então ela certamente não vai pra cima. Obrigando a iniciativa do combate a ser da Elsa, que embora também seja boa de fuga, é melhor que a Branca de Neve em entender que deve fazer alguma coisa.

Mas Elsa também é fujona, então ela faz algo a distância levando o inverno eterno até o bosque. O que leva a pergunta: os animais conseguem se proteger do inverno eterno? Minha resposta é que sim. Que eles podem pegar asilo do frio na mina de diamante dos anões, onde a neve não vai entrar. E ali eles protegem Branca de Neve do frio.

Elsa vai ser obrigada a ir até a caverna. Os bonecos de neve são feitos de neve. Eles não vão aguentar uma leva de diamantes arremessados neles por mais de 50 esquilos. Ela tem que ir pessoalmente.

O objetivo da Branca de Neve é fazer a Elsa comer um pedaço da sua maçã. O que pode ser difícil, pois diferente da Branca de Neve a Elsa não é burra. Então o truque é fazer um passarinho jogar um pedaço da mã na garganta da Elsa. E a vantagem é dela, pois se você já viu uma mina de diamantes sabe que é um canal de túneis complexos que mais parecem um labirinto ligados por trilhos e carrinhos, onde é fácil se esconder.

Bom qualquer tentativa de passarinho se aproximar da Elsa termina em passarinho congelado. Então o plano da Branca de Neve falha, mas encontrá-la ainda é um problema. E problemas são ruins, pois deixam a Elsa ansiosa, e quando ela fica ansiosa seus poderes saem de controle e estalactites começam a se formar na mina e a cair. Agora Elsa nem precisa encontrar Branca de Neve pra ela estar em perigo e precisar sair correndo.

Estalactite não é brincadeira não. E a queda delas está tirando de jogos alguns esquilos, e alguns veados, mas não a tartaruga. O casco dela aguenta. Mas faz a Branca de Neve correr e ficar em posição vulnerável. Elsa está tendo um ataque de ansiedade pra saber o que está acontecendo, mas mesmo assim quando Branca de Neve corre na frente de seu campo de visão ela consegue jogar um raio na Branca de Neve.

Um perigo quando essas merdas caem.

Claro que como sabemos, depois de levar um raio na coração, demoraram horas até Anna congelar de verdade no filme. Então a Branca de Neve tem algumas horas pra resistir. Ela vai fazer algo contra Elsa no tempo que resta?

Não. Pois a Elsa sabe que agora que o estrago tá feito, ela só tem que sair da mina de diamantes e congelar a saída e pronto. Branca de Neve está congelada. Dentro de uma mina de diamantes com estalactites mortais no teto e um monte de animaizinhos. E Elsa passa para o próximo round.

Segunda luta: Vitória de Elsa.
Razão da vitória: Branca de Neve congelou e ficou presa na caverna.

3ª Luta:
Cinderella (Cinderella)
vs
Raya (Raya e o Último Dragão)

Comecemos então. Do lado direito: A princesa, e princesa aqui significando a filha do chefe de uma não-monarquia, mas que vai herdar o poder político do pai, da Tribo do Coração, da terra de Kumandra. É a princesa guerreira que unificou Kumandra, derrotou o mal, Raya.

Entrando no ringue com uma espada-chicote, treinamento especializado em artes marciais, duas eskrimas, um Tatu-Bola gigante chamado Tuktuk que também serve de meio de transporte. E uma dragoa maior ainda chamada Sisu que pode brilhar, manipular água, respirar debaixo da água e mudar de aparência, entre outras magias de dragão.

 

E enfrentando ela, do lado esquerdo temos A Gata Borralheira. Que passou anos presa em trabalho escravo, mas escapou e conseguiu se tornar princesa da….. uau, esse não foi nomeado em nenhum spin-off, sequência ou live action. O reino mais largado às moscas de todos. Mas é, a Cinderella não tem muitos títulos.

Mas ela tem com ela seus vários ratos. Que eu contei, ela tem mais ou menos 16 ratos, mas não tem muito mais que isso. Uns dez passarinhos. Um cachorro chamado Bruno. E um cavalo chamado Major.

E uma fada madrinha? Mas ela não faz nada na frente dos outros, então vamos dizer que ela deu uma maquiagem na Cinderella antes da luta. Transformou o vestido de princesa em uma armadura, e as luvas dela em uma espada de cristal pra ser sua arma branca. Não vamos subestimar o físico de alguém que pegou no pesado todo dia.

Cinderella é um filme sem muitos cenários muito amplos, a gente vai da casa da Cinderella pro Palácio, e naquela casa ela era uma escrava, então vou dizer que o Castelo do Príncipe onde ela dançou sua valsa é a Arena da Cinderella, e fora do Castelo temos a vegetação da Tribo do Coração como vemos no fim do filme de uma terra recuperada.

Olha gente. Sinceridade, eu não sou grande fã do filme da Raya, e Cinderella é um filme favorito meu que eu acho que tem uma reputação pior que merece. Então eu adoraria roubar pra fazer a Cinderella vencer essa, mas está difícil.

Pois a Raya é pró-ativa, ela vai atrás, e ela vai invadir o castelo.

E como a Cinderella defende seu forte. Precisa nem pensar na Sisu ainda, eu não acho que aqueles ratos e passarinhos seguram o Tatu-Bola. Eu tava planejando usar esse texto pra fazer um grande comentário sobre ratos terem dizimado 1/3 da europa. Mas ela não caiu em um match bom pra explorar isso. Apesar de que a Raya é do Sudeste Asiático, e nessa região temos um desastre cíclico chamado Mautam em que de 50 em 50 anos a população de ratos explode por causa das florestas de bambu, e aí o excesso de ratos causa falta de comida e fome em diversas regiões…. Mas a Cinderella não vai fazer a Raya passar fome, eu queria acreditar que um deles podia passar a peste bubônica talvez, mas acho que o Tatu-Bola gigante simplesmente neutraliza esses ratos aí. Precisavam ser mais ratos. 16 é muito pouco.

E bem, eu dei uma espada de cristal pra ela, mas não vai fazer muito com a espada chicote.

A única esperança da Cinderella é usar seu principal superpoder Inclusive foi um apoiador que me abriu os olhos pra esse superpoder, eu ia fechar os olhos pra isso e fazer a Cinderella só perder de cara, mas me alertaram pra chance dela virar o jogo. O poder da Cinderella é o de converter animais hostis a ela em aliados, colocando roupas nele. Então vamos por esse número insuficiente de ratos pra costurar, pois se eles conseguirem um chapéu legal pro Tuk Tuk, a Cinderella pode puxar uma traição que complica pra Raya. E a Cinderella pode puxar uma traição se ela por uma roupa no animal da princesa rival.

Mas em quanto tempo eles fazem um chapéu legal? No filme gastaram a tarde toda naquele vestido. A Cinderella consegue comprar esse tempo? Eu queria dizer que sim, mas a resposta é que não. E mesmo ela conseguindo cavalgar o Major, e dar uma espadada na Raya que derruba ela de seu tatu. O melhor dela não é o suficiente pra essa guerreira. Quando os ratos voltaram com o chapéu Cinderella havia sido cortada pela espada.

E a Sisu nem precisou fazer nada, mas ela estava de olho, na porta do castelo. Só pra ver se precisava intervir. E ela ia interferir se os ratos chegassem.

Cinderella fez muito bonito batendo na Alice nas preliminares, mas aqui ela deu azar. A campeã foi Raya.

Terceira luta: Vitória de Raya.
Razão da vitória: Diversos cortes no corpo de Cinderella a fizeram perder a consciência.

4ª Luta:
Esmeralda (O Corcunda de Notre Dame)
vs
Jasmine (Aladdin)

Essa aqui não vai ter lado esquerdo e direito. Pois a arena vai ser diferente. A Esmeralda, liderança romani, acusada de bruxaria pelo judiciário retrógrado de Paris, atua e tem como base a Corte dos Milagres, um grande espaço no subsolo de Paris. Então ela está no campo de baixo, enquanto acima da Corte dos Milagres não está Paris, mas o Palácio de Agrabah.

Como segunda maior autoridade da Corte dos Milagres, e como alguém que fez o líder parar uma execução de inimigos de seu povo, só porque ela pediu e era o namorado dela na forca, eu considero Esmeralda a princesa do povo romani. Mesmo que não sejam uma monarquia.

Interromper execução do namorado é 100% coisa de princesa. Jasmine impede a execução do Aladdin. Pocahontas impede a do John Smith.

Apesar de Esmeralda estar dentre as personagens que lutam em seu respectivo filme, ela não aparenta andar armada, constantemente roubando armas do inimigo ou pegando algo ao seu redor pra servir de arma. Como um candelabro. Mas ajuda ela a dar um pau em soldados. Ela é excelente em tecnicas de mágicos profissionais como truques-de-mãos e especialmente desparecer. Conseguindo rapidamente se locomover pra longe do olhar de maneira que passa a impressão de teletransporte pro desavisado.

E ela tem um bode de estimação.

Enquanto isso, Jasmine, filha do Sultão, princesa de Agrabah e esposa do Príncipe Ali do Reino de Ababwa, por outro lado não tem arma nenhuma. Mas ela tem um tigre. Um dos predadores mais assustadores do mundo. Meu amigo, quem não tem medo de um tigre não tá prestando atenção. Mas fora o Tigre ela não tem nada.

Mas no filme Detona Ralph 2, quando todas elas pegam suas armas pra ameaçar Vanellope, a Jasmine pega a Lâmpada Mágica. Que não é bem uma arma. Mas o que tem dentro dela tem muito valor.

Pois significa que Jasmine tem um gênio da lâmpada pra ajudar. E ela tem o tapete mágico, que é do Aladdin, mas ela claramente pode usar também.

Mas o que vale mesmo é o Tigre, vale mais que o gênio, afinal ela não pode desejar pro gênio pra vencer a luta.

Mas é. A Jasmine obviamente não sabe onde é o alcapão no Palácio de Agrabah que dá na Corte dos Milagres, então a luta começa vantajosa pra Esmeralda. Ela pode aparecer na sala do Sultão e ficar escondida só no modo stealth enquanto a Jasmine nem sabe o que está acontecendo. Se, pelo menos, tivesse algo pra ela usar de arma.

Mas o Palácio é supervazio. Que absurdo. Não tem uma luminária, uma estátua, uma mesa pra ela arrancar uma perna.

Se o Jafar não tivesse sido demitido, ela podia pegar a gaiola do Iago. Se lascar esse palácio vazio. O que a Esmeralda vai roubar?

Mas aí vem o desafio. A discrição e silêncio dela enganam os olhos e ouvidos humanos. Mas engana os sentidos de um tigre? Ou Rajah já escutou que tem uma intrusa no palácio? E a Esmeralda tem que achar uma arma, antes do tigre chegar

Mas olha só, o Sutão tem aquela sala de brinquedos. Eu não sei a planta do palácio, mas suponhamos que ela chega ali antes do Rajah, o que tem ali pra ela se defender?

Tem um abajus. que significa que se o Rajah aparecer ela pode dar essa abajurzada na cabeça dele.

Agora a pergunta é se ela vence o Rajah tendo com o que atacar. E sabemos que ela derrota no mano a mano 10 soldados franceses com lanças. Então a pergunta é: dez soldados franceses derrotam um tigre?

E a resposta é: não! Iam levar um pau do tigre.

Mas ela tem que dar seu melhor. Não tem desistência então ela vai dar um abajur bem no nariz do Rajah, seu ponto fraco e nessa hesitação vai se “teletransportar” pra fora do quarto. Rajah vai ficar atordoado e correr atrás. E o bode da Esmeralda tá é longe disso tudo que ele ama a dona, mas não vai peitar um tigre.

Esmeralda pode correr até o quarto de Jasmine onde encontra a mesma. Mas Rajah já está na cola dela. Ela tem que alcançar Jasmine antes do Tigre alcançar ela. E o Rajah corre a 65km/h. Ela pode comprar um tempo. Arremessar o abajur no focinho de Rajah de novo, atordoar ele de novo, entrar no quarto de Jasmine e fechar a porta.

Qualé gente, eu sei que nenhum humano vence um Tigre, mas a luta não podia acabar antes da Esmeralda e a Jasmine se encontrarem cara a cara.

Bom, Jasmine não é muito da porrada, mas vendo Esmeralda de costas pra ela enquanto fecha a porta ela tenta dar na cabeça na Esmeralda com um banco, como muitas pessoas poderiam fazer com alguém invadindo sua casa.

E se o dinheiro do blog tivesse rendido melhor esse mês, aqui é onde eu colocaria uma arte comissionada de um momento da luta. Mas nesse texto vão ter que se contentar com meus desenhos precários. Dinheiro no apoia.se de fato faz a diferença.

E com essas pessoas daria muito errado e com Jasmine também. Esmeralda reage rápido, desarma Jasmine e ataca ela. Não muito diferente de como ela fez com o Phoebus em seu filme. Pega o banco pra ela e agora enfim Esmeralda está armada diante de Jasmine.

Agora o jogo virou, foi só eu me livrar desse tigre. Infelizmente, e digo infelizmente com muita sinceridade, pois vocês viram aqui eu me esforçando pra me livrar desse tigre, mas a porta do quarto da Jasmine é de empurrar. Eu abri a imagem do quarto pra fazer o desenho, e agora eu não posso fingir que não vi. Então eu tenho certeza que o Rajah consegue empurrar e abrir e entrar.

Desculpa Esmeralda. Eu fiz meu melhor, mas um tigre empurra essa porta fácil. Era pro Sultão ter umas espadas decorativas no palácio. Culpa dele.

E a Esmeralda foi atacada por um tigre que defendia sua dona, a princesa Jasmine, vencedora da luta.

Quarta luta: Vitória de Jasmine.
Razão da vitória: Um tigre destruiu a Esmeralda de maneiras gráficas demais pra eu descrever.

5ª Luta:
Belle (A Bela e a Fera)
vs
Mulan (Mulan)

Então aqui temos ela, a esposa do príncipe da França. Aparentemente não está muito próxima do trono em Paris, mas temos aqui a princesa da França, Belle. Armada com um espelho mágico que permite que ela veja coisas acontecendo longe dela. E de um exército de utensílios e objetos vivos que formam sua casa encantada, incluindo um candelabro vivo, um relógio vivo, um espanador vivo, e uma chaleira viva com várias xicaras vivas. Não vou mentir, é o exército mais impressionante da lista dentre os exércitos, embora não seja nenhum tigre. E vimos em ação durante o filme da Belle funcionando como exército.

Belle opera do castelo de seu marido, que fica em um bosque cercado por lobos, e passando esse bosque temos o palácio do imperador da China, protegida pela mais competente militar de uma potencia mundial, e princesa Disney com o maior contagem de corpos, e também notoriamente não-princesa em nenhuma perspectiva: Mulan.

Ok, eu tenho que falar aqui. Oficialmente a Disney reconhece que se a personagem realizar um ato de extremo heroísmo, ela se torna uma princesa pra poder aparecer na linha de brinquedos. Linha que até hoje Mulan é a única que não possui nenhum poder político direto ou indireto. Essa é a desculpa oficial. E eu repito ela se necessário. Mas na minha perspectiva, quando o Imperador da China se curvou pra Mulan, e fez a China toda se curvar pra Mulan, é ali que ela virou uma princesa honorária. Se o imperador se curva pra você, você é uma princesa honorária. A vida é simples assim.

Enfim. China vs França. Uma batalha entre duas nações reais, que divertido.

Acompanham Mulan, um dragão chamado Mu Shu. Um grilo chamado Cri Kee e um cavalo chamado Khan. Ela usa uma espada, armadura de soldado, e trás consigo também foguetes, sua arma principal no filme. O Shan-Yu morreu pra foguetes.

Dois palácios se encarando. E bem, a primeira coisa a decidir é quem vai pra cima de quem, e aqui temos duas pró-ativas. Mulan pegou um foguete na mão e foi correndo em direção aos Hunos. E Belle tentou atacar Gaston. Então nenhuma das duas foge da briga. E as duas se destacam pela inteligência deles. São filmes de mulheres se opondo ao patriarcado, e como o patriarcado era representado como uma adoração pela força, e desprezo pela mente, as protagonistas representavam a mente.

Embora a inteligência de Belle seja mais a de uma leitora de livros e a de Mulan seja mais a criatividade de ver formas alternativas de solucionar problemas.

Aliás já que estamos aqui. Em seu filme Belle lê exclusivamente contos de fadas, e só fala e pensa em histórias sobre aventureiros em cavalos, mundos mágicos, príncipes e princesas. Com o remake live-action ampliando o repertório dela pra: “e um tiquinho de Shakespeare também”. Mas aqui, eu, que quero deixar claro, não gosto da Belle nem de seu filme, vou presumir que ela leu “A Arte da Guerra” de Sun Tzu. Só na boa vontade e na busca pela luta mais justa possível.

Então essa versão que eu estou fanficando da Belle não só entende estratégia militar. Ela entende como estrategistas chineses pensam estratégia militar. Militarismo chinês é justamente a especialidade da Mulan.

Bom, Mulan é quem fará o primeiro movimento? Porque? Pois Mulan tem que anunciar uma coisa importante. Que ela pode atacar a distância, e Belle não pode. Então a guerra dos exércitos de uma mulher só, travada entre China e França, pode começar com Mulan disparando um foguete bem na torre do Castelo da Fera.

Que devo dizer, olhando bem, não parece ser feito pra ser protegido de invasões. Diferente do palácio do imperador. O exército chinês não conseguiu invadir o palácio do imperador pela porta da frente, só por entradas criativas, mesmo usando essa estátua enorme pra tentar arrebentar a porta.

O que vocês me dizem? Não me soa muito fortificado.

E meia dúzia de padeiros e floricultores arrombaram a porta da frente do castelo da Fera.

Castelo era pra ser uma fortaleza, só estou dizendo.

Então não tem chance nenhuma, da torre ter resistido ao foguetão. O que não era a torre onde Belle estava, naturalmente Ela sabia que torre seria atacada, viu pelo espelho, e evacuou. Ela não vai ser pega no foguete. Mas a mensagem foi transmitida com clareza. O castelo é frágil e ela tem arsenal.

Com esse espelho ela vai se antecipar a todo movimento da Mulan a luta inteiras

E se os foguetes cruzam todo o campo de batalha pra chegar no castelo? Certamente. São foguetes. Eles voam.

Esse castelo vivo se repara sozinho? Eu acho que não. Que os tijolos ou seja lá qual material isso foi construído não estão vivos. Não imagino tendo materiais de construção vivos no calabouço do castelo. Então temos aí um problema. Pois a Mulan tem outro foguete. Tem muitos desses no palácio do imperador.

E a Belle pegou o recado. Ela sai do seu castelo, com Lumiére na mão, e com um conjunto de facas vivas seguindo ela, pois a música Be Our Guest me deu certeza de que todas as facas do castelo estão vivas, então que venha uma daquela de Michael Myers com mente própria dar uma força pra Belle.

Se todos os garfos do castelo estão vivos, então todos os itens de cozinha tão, incluindo as facas.

E uma vez no bosque dos lobos, Mulan não vai tacar um foguete nas árvores. Ela pode ter causado aquela avalanche, mas a Mulan não é o perfil de que vai atrás de crime ambiental. Então ela vai ser obrigada a montar seu cavalo e ir com Mushu e sua espada procurar Belle na floresta pessoalmente.

Infelizmente, Belle tem o espelho mágico. Ela sempre sabe onde Mulan está com antecedência. Perigosa essa mulher. Belle consegue se aproximar de Mulan pelas costas. Mulan está em cima de um cavalo. Mas Belle queima o cavalo com Lumiére.

Perdão pela violência contra o animal nesse texto. Mas Khan caiu no chão, e Mulan caiu junto pras facas vivas avançarem em cima dela? É o fim de Mulan? Logo na primeira luta? Definitivamente não. Ela tem talento com a espada pra se defender de umas facas de cozinha. Ela levanta, afasta as facas e olha pra Belle, que sai correndo.

Aí temos que fazer a pergunta: Mulan é mais rápida que Belle? Claro! Mas Mulan não corre atrás. Ela sabe que tem lobo no bosque, e quer proteger seu cavalo. E sabe que o bosque não é um bom lugar pra se correr feito um imbecil, ou se pisa em gelo fino e cai na água congelada.

Que nem Belle fez no filme e agora mesmo enquanto fugia de Mulan.

Mas Mulan sabe que da última vez que ela deixou o inimigo morrer exposto ao frio extremo não deu certo, então ela vai ter que terminar o serviço. Ela deixa Mushu protegendo Khan dos lobos, e vai até Belle com sua espada, atacá-la antes que conseguisse sair da água.

Com um corte no peito, Belle cai de volta na água congelada e afunda como se fosse o Di Caprio.

Felizmente Mulan resolveu isso antes dos lobos aparecer. Infelizmente nem Mulan nem Belle falam com animais, é o fardo de serem princesas inteligentes modernas dos anos 1990, e eu não ai deixar esses animais independentes que não representam nenhum dos lados resolverem a disputa. 

Quinta luta: Vitória de Mulan.
Razão da vitória: Belle com um corte de espada no peito caiu na água congelada e afundou.

6ª Luta:
Tiana (A Princesa e o Sapo)
vs
Mérida (Valente)

E aqui temos ela. A dona de restaurante e esposa do Príncipe da Maldonia. Primeira princesa negra da Disney e também primeira princesa verde, que passar 90% do seu filme na forma não-humana. Aqui ela está em sua forma humana, lutando diretamente do bayou, as ribeiras de Nova Orleans. Acompanha ela um jacaré chamado Louis. E acompanharia um vaga-lume, mas ele está no céu agora, não pode fazer muita coisa.

Porém as águas de Nova Orleans em uma curiosidade geográfica, ficam bem nas Terras Altas da Escócia, e saindo da água, vemos aquele monte de grama e pedra que culmina no castelo do reino DunBroch. Onde está a princesa de DunBroch, a arqueira que enfrentou um urso, e ela mesma a Valente. As vezes chamada de Príncesa Mérida. Que não é a primeira princesa ruiva da Disney, mas é a primeira que fala um idioma que a Vanellope não consegue entender… doidera, metade daquelas estrangeiras falam um inglês perfeito de pouco sotaque, mas a Mérida desafia a compreensão das demais.

Mérida está acompanhada de um arco-e-flecha, e de seu cavalo Angus. Tecnicamente ela tem com ela uma torta que transforma quem a come em um urso. Será que vai ser útil?

Bom, o começo é simples o suficiente, pois Mérida tem a vantagem. Ela está a cavalo, pode se mover rapidamente a uma distância decente do rio, e pode mirar suas flechas em Tiana, que é obrigada a usar Louis de escudo. E por mais que a Merida seja uma excelente arqueira, as flechas dela não conseguem perfurar as escamas duras de um jacaré. Depois de atirar uma e ver Louis servir de escudo jacaré pra sua princesa, Mérida nem atirou a segunda, pois flechas acabam.

Esse é um jogo de paciência, em que fazer o primeiro movimento pode te pôr em desvantagem, mas Tiana tem mais paciência que Mérida. Tiana juntou dinheiro pra comprar imóveis, guardando moedas por anos. Mérida é impaciente. Ela espera uma brecha, mas Louis e Tiana estão em modo de defesa nas águas de Nova Orleans.

E então Mérida desenvolve seu grande plano. Ela prende um pouco de sua torta em sua flecha, e manda seu cavalo pra beira do rio. Servindo de isca pro jacaré. E conforme Louis abriu a boca pra abocanhar Angus, Mérida atira uma torna na boca de Louis. Antes de ser transformado ele perde a consciência temporariamente então o cavalo escapa.

Mérida sabia que o cavalo não estava em perigo real gente.

Mas aí você pensa. “Pô, piorou, um Urso é tão perigoso quanto um Jacaré”, mas isso não é verdade. A verdade é que o Urso não é invulnerável às flechas de Mérida, e a outra verdade é que o urso não vai ficar nas águas, ele vai ter que correr até Mérida nos terrenos escoceses, mudar o cenário pra área dela.

Afinal ela literalmente matou um urso em seu filme.

Mas não matou na flechada. Matou fazendo cair uma pedra em cima do urso. E ela teve a ajuda de outro urso. E o urso do filme era invulnerável a flechas sim, a gente via várias flechas fincadas no corpo dele e ele de pé. Mas quando temos 16 anos a gente não pensa nesses detalhes antes de tentar matar outro urso, pensa? A Mérida não pensa. Essa é a moral do filme, de que a Mérida tem que parar de fazer merda porque agiu sem pensar.

Louis Urso corre atrás de Mérida com Tiana em suas costas. E nenhuma flecha de Mérida detém sua velocidade. E antes dela chegar em alguma pedra que ela possa manipular Lois em derrubar em si mesmo, ela é alcançada.

E aí o fim da luta pode ser melhor descrito com uma imagem daquele filme em que o Di Caprio apanha de um urso. Mérida apanhou como se fosse o Di Caprio.

Mas é importante falar que enquanto era macetada, a Mérida aprendeu uma lição importante sobre arrogância, e quando ela aprende a lição Louis virou um jacaré de novo.

Sexta luta: Vitória de Tiana.
Razão da vitória: Mérida foi destroçada viva por um urso que ela mesma criou.

7ª Luta:
Rapunzel (Enrolados)
vs
Moana (Moana)

Do alto de sua torre, com 21 metros de cabelo, a princesa de Corona, casada com um ladrão redimido. A grande Rapunzel. Que apesar de ter cortado o cabelo no fim do filme ganhou ele de novo, por motivos misteriosos. Talvez se a gente tivesse visto a luta dela com a Anna a gente entendesse o que rolou. Mas ficou offscreen a transformação.

Mas eu culpo os trolls.

Rapunzel está acompanhada da magia de cura em seu cabelo. De uma confiável frigideira. Um camaleão, que hey, é pequeno, mas ele matou a vilã do filme. E um cavalo que diferente de todos os outros cavalos do torneio, sabe lutar espada. Então vamos por uma espada na boa dele. Porque não?

Sua torre fica numa parte bem isolada do reino de corona, perto da floresta, e essa floresta dá numa praia, e na praia está a filha do chefe do povo Motunui, e com a expectativa de que ela vire a próxima chefe só por ser filha do chefe, por consequência, a princesa dos Motunui. Não importe o quanto ela negue. A que trouxe a cultura da navegação de volta ao povo Polinésio, Moana.

Moana está acompanhada de um barco, não que ela vá fugir da luta, mas hey, ela pode. De um porco chamado Pua, um galo chamado Heihei, e do oceano que é uma entidade viva que garante que ela jamais se machucará. Ela também tem um remo… o que eu acho que está implícito quando falei que ela tinha um barco, mas ela posa tanto com o remo pros pôsteres que eu quis contar como uma arma separada.

Sempre lembrando que eu não estou usando os twists das sequências como material aqui, então assim como a Elza do torneio ainda não é o Avatar, a Moana ainda não é tudo o que ela é no filme 2, seja lá o que isso for, não vi o filme.

Rapunzel que não é burra sabe que se ela chegar perto do mar, vai se afogar. Pra sorte dela ela está no alto de uma torre. Então se a Moana lançar um Tsunami, ela está devidamente protegida no alto.

Mas se tem uma coisa que Rapunzel não sabe fazer é esperar parada. O que não quer dizer que ela não espera. Quer dizer que dado a maneira como ela adquire conhecimentos descrita em When Will my Life Begin, enquanto Moana não fizer um primeiro movimento indo até a torre, Rapunzel vai gastar esse tempo construindo uma arma projétil que dispare uma das peças de xadrez do alto de sua torre, até Moana.

Ela leu sobre mecânica, ela sabe fabricar coisas, ela super consegue. Fazer um super estilingue que do alto da torre arremessa algo até a praia. Ela tem a mira necessária pra isso funcionar? Claro que não. Digo, ela joga dardos, mas aqui a distância é maior do que ela já praticou na vida. Então ela erra.

Mas a peça de xadrez acerta a areia com uma velocidade e força que Moana entende o recado. Ela vai ter que subir a torre. O que ela sabe que é uma má ideia. Ela tem que fazer Rapunzel descer.

Afinal Rapunzel espera o que? Que ela escale 10 metros de torre, de jeito nenhum. Ela está debaixo da torre longe de onde a janelinha da Rapunzel tem um bom ângulo, se fazendo de boba. Afinal como ela poderia subir?

Rapunzel entende que se ela vai convidar Moana pra lutar em seu território ela precisa convidar de verdade oferecendo a maneira tradicional de se subir na torre, e joga seus longos cabelos. Porém Moana que é uma marinheira e sua vida é 50% puxar corta conseguiu fazer Rapunzel cair na armadilha. Ela pega o cabelo como se fosse uma corda e puxa.

Agora é ela e Rapunzel brincando de cabo de guerra. Mas se Rapunzel perder ela cai do alto de uma torre. E cá entre nós, Moana é certamente mais musculosa que Rapunzel, então ela cai da torre e se esborracha no chão.

Felizmente pra Rapunzel ela tem poderes de cura. Infelizmente pra Rapunzel ela tem que cantar pro poder funcionar. Felizmente pra Rapunzel como vimos no filme, se necessário ela consegue cantar em 6 segundos a canção. E pronto, está inteira de novo. Moana não usou os 6 segundos pra decidir a luta.

Como Rapunzel não desceu de propósito o cavalo ficou lá na torre, mas ela ainda tem com ela sua frigideira. Então agora é a maior disputa de armas brancas de todo o torneio, uma frigideira contra um remo.

E apesar da frigideira ser poderosa, Moana joga baixo, puxa o cabelo, esse grande ponto fraco, e tira vantagem de ser mais forte. Rapunzel dá seu melhor com o que consegue, mas Moana bate a cabeça de Rapunzel na torre pra ela apagar. Ela precisa apagar pra não conseguir cantar a canção de “curei todos meus machucados”.

Sétima luta: Vitória de Moana.
Razão da vitória: Rapunzel desmaiou depois de bater a cabeça numa torre de pedra.

8ª Luta:
Kida (Atlantis: O Reino Perdido)
vs
Nala (O Rei Leão)

E fechando as oitavas de final. Temos do lado esquerdo, a princesa de Atlantis. Na real a rainha de Atlantis, pois assim como tudo que a Elsa inovou fazendo, alguém inovou fazendo antes, essa é a primeira princesa que virou a rainha, e a princesa mais velha da Disney com 8800 anos de vida, Kida Nedakh! Esposa de um linguista, e diferente de Pocahontas, ela conseguiu fazer o cara branco que ela conquistou ficar na cultura dela. Não teve uma sequência dela indo até a Europa pra rever o crush.

Kida tem consigo…. Uma lança. Uau, ela não tem nenhum animalzinho amigo no filme? Olha só, não mesmo. Em Atlantis eles queriam fazer filme sério. Mas ela tem a magia de cristal dela que deixa ela voar esses Ketaks. Veículos de pedra que voam a 120 quilometros por hora. Ah, e disparam raios. Os Ketaks super soltam raios.

E ela tem o submarino que invadiu seu povo, que não tem nenhum motivo pra ela ter, mas qualé, ela precisa ser capaz de chegar na superfície, Atlantis é realmente inacessível demais.

E se ela chegar na superfície, ela vai ser que a superfície é a Savana Africana, nas praias da Tanzania. Ali vivem estão as pridelands. E na Pedra do Reino, está Nala, a rainha dessas terras e guardiã do Ciclo da Vida. Eu considero Timão e Pumba a família de Simba, então eles não vão ajudar Nala, mas ela tem com ela um macaco que sabe Kung Fu.

E só. Digo, só nada. Ela é um leão, e eles não são chamados de os Reis da Selva a toa. Um sujeito chamado Darwin fez toda uma teoria explicando porque todo seu corpo virou uma arma de matar humanos. E Kida é humana.

Então a questão é se Kida, com uma lança, e um scooter de pedra voador a 120 por hora consegue caçar um Leão sozinha. E eu vou falar, vamos esquecer os raios que o veículo solta, pois diferente de vencer um tigre com um abajur, é super possível vencer um leão usando uma lança. Claro que é. Mas tem que ter uma condição particular pra isso ser possível. Que é, você tem que estar caçando o Leão, o Leão não pode estar caçando você.

Pois Leão se esconde no mato, ele se camufla. Os filho da puta se abaixa bem escondido, pois eles sabem que se a presa correr eles não alcançam, então eles tem que acertar elas no bote e chegar logo de cara no pescoço.

E assim, isso é o que um Leão normal já faz. A Nala tem a vantagem de ser um leão inteligente, e a Kida nunca foi pra superfície na vida, não tem muita noção do ambiente.

Então essa luta é a luta rápida do torneio. Todo torneio que se presa tem uma luta que é um pouco rápida demais e aqui é essa. Nala se escondeu bem, acertou Kida no pescoço, e nocauteou a atlanteana, encerrando as oitavas de final.

Perdão aos fãs da Kida. Acho bom que ela tenha fãs, ela merece fãs. Ela merecia ser uma princesa oficial, então dou satisfação aos fãs dela maior que darei aos fãs das demais derrotadas.

Oitava luta: Vitória de Nala.
Razão da vitória: Kida levou uma mordida no pescoço de um Leão.

Com isso passam pras quartas de final: Ariel. Elsa. Raya. Jasmine. Mulan. Tiana. Moana e Nala. Duas europeias. Uma da Asia Oriental. Uma do Sudeste Asiático. Uma do Oriente Médio. Uma da América do Norte. Uma da Oceania e uma da África. Boa representação continental, exceto pela América do Sul, que ficou de fora, pois a única representação da América do Sul que a Disney nos deu foi a da menina sem poderes que levou um golpe da casita. Muito ruim Mirabel, funcionou num filme sobre trauma familiar, mas não funcionou num torneio. No aguardo de uma princesa Sul-Americana que dê porrada também.

Felizmente eu pular as preliminares poupou vocês de verem o cacete que ela levou da Ariel, teve nem chance.

Comecemos as quartas de final.

9ª Luta:
Ariel (A Pequena Sereia)
vs
Elsa (Frozen)

Então aqui temos a pequena sereia, na praia, com seu rabo de peixe que ela transforma em pernas quando quiser, seu tridente mágico, seu caranguejo, seu peixe amarelo que definitivamente não é um linguado e um albatroz. A pequena sereia em pessoa, Ariel.

E as praias dão nas montanhas geladas de Arendelle, onde do castelo de gelo observa a rainha de gelo, com seus dois bonecos de neve, seu poder de congelar tudo. Elsa.

E olha, eu sei que vocês tão pensando a mesma coisa que eu estou pensando. É um movimento radical pra abrir a luta, mas não tem nenhum motivo pra Elsa começar fazendo qualquer outra coisa que não seja congelar o mar.

Lembram do Ao Kiji em One Piece? É o primeiro passo lógico.

Claro que o raio de gelo não alcança do castelo, mas ela desce e vai correndo. E se a Ariel for esperta ela usa esse tempo pra materializar umas pernas, um vestido que cubra a nudez de sua forma recém-transformada, porque a Elsa tá vindo tirar sua vantagem territorial.

E o mar está devidamente congelado. Deixando Ariel pisando nas areias cobertas de neve com uma roupa de frio que ela materializou com o tridente. Muito convenientemente. Sabidão o Albatroz está com ela, mas Linguado e Sebastião ficaram pra trás nesse movimento drástico da Elsa.

Porém duas podem brincar desse jogo. O tridente da Ariel invoca tempestades certo? E invoca arco-íris, certo? Então se faz tempestade e arco-íris, porque não dizer que ele controla todo o clima e pode abrir um solzão que derrete todo esse gelo. É exatamente o que esse tridente faz. E todo o cenário das duas arenas é pura neve e gelo, tem muito gelo pra se derreter. Gelo demais. Ariel percebe exatamente isso.

Então em vez de abrir um sol onde elas estão pra derreter o gelo do mar e a neve aonde ela pisa, ela usa sua magia pra abrir o maior sol do mundo, um sol de Rio de Janeiro sensação térmica de 80ºC bem em cima do castelo de gelo. Todo esse gelo vai derreter, toda essa neve vai derreter e toda essa água vai descer a montanha. A Ariel chama esse golpe de “A Mulan das Águas”.

Agora vocês imaginem as 494 mil toneladas de gelo que formam aquele castelo (obrigado usuário rossk10 do reddit que fez essa conta 10 anos atrás), se derretendo junto com toda a neve da montanha e virando uma onda massiva de água que desce uma montanha em direção à praia. Ninguém que não seja uma sereia vai aguentar essa onda. Elsa vai ter que congelar toda essa água, pras pra congelar toda essa água vindo em direção a ela, ela vai precisar se virar pra ela e se concentrar.

E quando se baixa a guarda, Ariel pode usar a função mais obscura de seu tridente, pouca gente sabe, mas o tridente pode ser enfiado nas costas dos adversários como se fosse uma lanca enquanto ela congela a onda gigante. Agora lascou pra Elsa.

No susto ela agarra o tridente e congela, congelando junto as mãos de ariel que soltam sua arma. Elsa está ferida e sangrando, mas está de pé. E Ariel está desarmada. Hora de entrar em cena Marshmallow o boneco de neve gigante pra lutar em nome de sua mestra que está muito ferida. Elsa tira o tridente de si, e observa enquanto fecha a ferida com gelo. O que certamente não é o certo a se fazer, mas é só pra ela não perder muito sangue agora.

Sabidão tenta ajudar a amiga, mas o boneco gigante arremessa a sereia-com-pernas e o albatroz pra longe. Tão longe que é lá na parte que o oceano ainda está descongelado, e a Ariel não tá com o tridente pra voltar a ser sereia. Eu falei que não tinha eliminação por sair da arena, mas a real é que a Ariel não aguenta o oceano gelado quando o corpo dela é humano. Ela precisa ser sereia pra tankar o mar. Então ela perde a consciência tentando voltar. E o próprio arremesso já foi um desgaste imenso pro corpo dela. Não, ser jogado por um gigante de neve pro quinto dos infernos te desgasta. 

nona luta: Vitória de Elsa.
Razão da vitória: Perdeu a consciência tentando voltar pro campo de batalha.

Para quem está preocupado com a Elsa não se preocupe, a Rapunzel que já acordou curou ela com seu cabelo mágico, agora que ela está desclassificada, ela é um agente neutro e está curando todo mundo depois da luta.

10ª Luta:
Raya (Raya e o Último Dragão)
vs
Jasmine (Aladdin)

Nos arredores da tribo do coração de Kumandra, portando uma espada chicote e montando um tatu-bola gigante chamado Tuk Tuk, está Raya, porém em determinado momento os campos verdes de Kumandra fazem fronteira com uma cidade construída em cima de um grande deserto onde as noites e os dias são sempre tão quentes, mas fazem com que a gente se sinta tão bem.

E nesse deserto está o palácio de Agrabah, onde de sua janela a princesa Jasmine e seu tigre Rajah observam a princesa montada em um tatu bola na metade verde da vegetação.

Tipo isso, mas num campo verde.

Jasmine não vai levar a luta pra dentro do palácio, pois deu muito trabalho pros empregados do Sultão limparem o sangue da Esmeralda da última luta e fez o Rajah comer fora de hora (Esmeralda passa bem), então ela e Rajah sobem no tapete voador, e que voam pelo balcão sobrevoando acima de Raya. Fora do alcance dela, elas ainda estão se analisando.

Bom, como Jasmine fica voando aí feito uma cagona, a Sisu que também voa foi lá resolver, jogar umas bola de água na cara da Jasmine. Jasmine então pega a sua lâmpada mágica, de onde o Gênio da Lâmpada sai pra jogar merda na Sisu também. O que é um dragão perante um gênio? Jasmine pede uma espada pro gênio e ganha uma. E então ela pousa.

Então agora o que vai acontecer é que vão rolar três batalhas individuais. Gênio vs Sisu. Rajah vs Tuktuk, pois o tigre super foi pra cima do tatu e derrubou Raya de cima dele. E Raya vs Jasmine. A última batalha é a única que importa, mas quem ganhar as outras duas pode vir ajudar sua respectiva princesa.

Então a pergunta que temos que responder é. O Gênio ou o Rajah resolvem suas brigas a tempo de salvar a Jasmine? E a Jasmine engana com a Raya até ser resgatada. Pois ela aprende rápido e ela se vira, mas quanto mais a luta demorar, mais ela vai apanhar, a Raya vai derrotar ela no 1×1.

E eu adianto, o Gênio e a Sisu se neutralizam infinitamente. Pois a Awkwafina é o Robin Williams moderno. A real é que essa batalha é uma batalha de improv entre dois talentos vocais de alto prestígio com a realidade se moldando em tempo real pras ideia doida dele, vão ficar eternamente um mantendo o outro ocupado. Que nem naquele episódio de Hora da Aventura.

Então essa batalha na real está toda nas costas de Rajah vs Tuktuk. E aí se o Tuktuk fosse um tatu de tamanho normal rolaria, mas o Tuktuk sendo um tatu gigante, o Rajah não vai passar a defesa impenetrável não. O tatu vai atropelar o tigre. O rente e unha dele não fura a carapuça e ele vai esmagar o Rajah passando por cima.

Assim como a Raya vai fatiar a Jasmine. Os assistentes não conseguiram ajudar Jasmine e no 1×1, a melhor artista marcial e melhor espadachim dominou. E Jasmine caiu sangrando na areia de Agrabah.

Décima luta: Vitória de Raya.
Razão da vitória: Jasmine perdeu na luta de espada e perdeu sangue demais.

11ª Luta:
Mulan (Mulan)
vs
Tiana (A Princesa e o Sapo)

E lá está ela, no palácio da China, a mulher com seu dragão e sua espada. Heroína da China, orgulho de seu país e de seu pai. Mulan. Observando o bayou de Nova Orleans que passa em frente ao palácio na China. Ali a mulher que já foi um homem observa a princesa que já foi sapo montada em seu jacaré que já foi urso.

Mais ou menos sim, mas ela está na forma humana e sem o maridão.

Será que a Mulan vence um jacaré? A Mérida não venceu.

Mulan montada em seu cavalo Khan cavalga em direção ao bayou, Tiana está preparada, enquanto estiverem na água, Mulan estará na desvantagem. Mas Mulan é muito boa de finta. Lembram quando todo mundo achou que ela ia atirar no Shan Yu e ela atirou na montanha. Ela está encarando Louis, e Louis está na água encarando ela. E atrás de Louis e Tiana, nadando no bayou, está Mushu, que enfim fará as pazes com suas inseguranças, e fará aquilo que ele faz de melhor. Melhor que cuspir fogo, melhor que proteger a família. Enquanto Tiana e Louis estão concentrados na guerreira cavalgando em direção a eles com uma espada, Mushu TOCA O GONGO!!

E a surpresa de ouvi um barulhão no seu ouvido quando se está em um nível forte de concentração é algo que derruba qualquer um. Até mesmo um jacaré. Aliás especialmente um jacaré, que escuta melhor que um humano. E Louis está cumprindo um papel de fodão aqui, o que ele já fez no filme pela Tiana, mas ele é afobadão, se levou um susto ele se desnorteia.

E se desnortear é levar uma espadada da Mulan, agora Louis está ferido, e Tiana está vulnerável e Mulan está com uma espada. Tiana tem que improvisar. E ela improvisa, Ela rasga parte de sua roupa….

….que eu não estabeleci aqui, mas a Tiana está lutando com a roupa de dona de restaurante que ela usa no fim do filme. Acho que é a que dá a melhor mobilidade pra ela, mas é complicado que a maioria dessas princesas não usa nada parecido com calça o filme inteiro, e pra lutar calça é melhor que vestidão.

Mas Tiana, filha de costureira que é, arranca um pedaço do vestido, e um pedaço grande que ela possa improvisar uma corda. E aí ela usa a sua mira excelente que ela adquiriu praticando movimentos de língua na época em que era sapo, e essencialmente faz um laço que rouba a espada de Mulan. Isso funciona, fazer um laço com roupa improvisada, pois você tem experiência de sapo capturando coisas com a língua. Proibido questionar a lógica.

Agora Mulan está desarmada e Tiana vai fazer alguma coisa finalmente.

Exceto que Mulan tem treinamento militar pra essa exata situação. Quando Tiana ataca ela com a espada, Mulan usa um leque pra roubar a espada de volta, exatamente que nem fez com Shan Yu.

Valeu a tentativa Tiana, foi muito boa, ela usou o melhor dela aqui.

E o melhor dela é ser empalada por uma espada e jogada no rio, junto com o jacaré.

Décima primeira luta: Vitória de Mulan.
Razão da vitória: Tiana foi jogada no rio depois de ser empalada por uma espada.

12ª Luta:
Moana (Moana)
vs
Nala (O Rei Leão)

E lá vamos nós, descobrir o quão longe a Moana consegue chegar. No caminho ela destruiu a Charlotte, e destruiu a Rapunzel, então podemos olhar um padrão nela de que ela está na vantagem quando enfrenta loiras. Mas apesar do pelo da Nala ser creme e o pelo do irmão marido dela ser amarelo, ela não é loira. Ela é a Beyonce.

Moana está em seu barco na praia, com seu remo, seu porco e seu galo. Porém as praias dão pras savanas da Tanzânia, onde no meio da savana tem a pedra do reino, onde está Nala e o macaco que sabe kung-fu.

E aí temos que começar já fazendo uma especulação relevante.

Sabemos que Simba, que foi criado num oasis por um suricate e um javali, gosta de nadar, e nada bem. Mas Nala, como qualquer outro leão, nada somente se necessário, e não era fã da água como Simba era. Mas aí ela casou com Simba, e a pergunta é se ela incorporou um pouco do estilo de vida de Simba nela?

E a resposta é: sim, Nala nada melhor que a média dos leões e não tem mais medo de água depois de casar com um leão que foi hippie maconheiro na adolescência.

Então ela não tem medo da mulher que controla as ondas e vai pro mar tentar mostrar que é o predador apex. Nas suas costas está montado Rafiki, o macaco.

E Moana nota isso, quando ela lança ondas que inundam a savana africana e ameaçam o ciclo da vida, Nala nada no mar atrás de Moana e só nada com raiva, que ela já viu aquelas terras sendo destruídas antes. Moana vê que sua alternativa é só uma subir no barco e fugir.

Uma canoa polinésia navega a 6 quilômetros por hora. E um leão nada a 20 quilômetros por hora, então é isso, Nala alcançou o barco de Moana. E agora virou A Vida de Pi aqui. Felizmente Moana tem o mar ao lado dela, e as ondas viram o barco mandando as duas pra água.

O oceano atrapalha Nala, mas estamos em uma luta 2×1, em que Rafiki pula em cima de Moana pra atacar ela que nem um babuíno com raiva. O barco é colocado de volta no mar pela magia do oceano que devolve Moana assustada com o macaco pra lá.

E aí Nala, como vencer o literal oceano? Você é só uma Leoa, e o oceano sempre vai devolver Moana pro barco. Nala tenta de novo, nada até o barco e pula nele. Mas dessa vez Rafiki muda tudo, sem violência. Ele só aponta pro céu, e faz Moana ver a sua avó morta no céu e questionar quem ela é.

E enquanto isso Nala quebra a canoa pro barco afundar. Sempre confie num gato gigante pra fazer merda no instante em que não tem ninguém olhando. Agora não tem mais barco, e o Oceano não pode mais voltar a Moana pro barco. O Oceano não pode consertar o barco.

Mas pode trazer Moana de volta pra praia sã e salva e largar Nala e Rafiki pra trás se afogando. Ela anda bem, mas não anda tão bem assim, e o Oceano é uma entidade muito versátil.

Décima segunda luta: Vitória de Moana.
Razão da vitória: Nala se afogou em alto mar.

Encerrando as quartas de final. E agora virão Elsa, Raya, Mulan e Moana pras semifinais do torneio. Para chegar aqui, Raya teve que se livrar de um Tigre, Mulan de um Jacaré, Moana de um Leão e Elsa de metade de um peixe.

Vamos continuar.

13ª Luta:
Elsa (Frozen)
vs
Raya (Raya e o Último Dragão)

Depois de derreter tudo luta passada, o inverno eterno cobriu novamente as montanhas de Arendelle de neve, e Elsa reconstruiu seu castelo de gelo, mas ela não está nas montanhas. Ela está em Kumandra no território de Raya, congelando o chão, tornando a nação de Raya um ringue de patinação de grandes proporções.

Elsa foi empalada por um tridente luta passada, e não está com paciência agora. A ferida não dói mais, mas o choque do ataque não passou. Tuktuk desliza no gelo e cai, ele não consegue transportar Raya como de costume, obrigando Raya a andar no gelo escorregadio. Com Tuktuk separado de Raya, Marshmallow vai distrair o tato e não deixar ele voltar pra luta.

Raya tira vantagem do gelo pra escorregar rápido em direção a Elsa e acertar ela com sua espada. A espada-chicote se alonga pra acertar Elsa, como uma boa espada-chicote faz, e Elsa congela a espada assim que ela encosta em Elsa, pra ela não se retrair mais, no processo um corte é feito em seu braço. Mas agora a espada dela é uma grande corda de gelo. E é gelada demais pra Raya segurar. Raya solta a espada, mas corre (escorrega) em direção a Elsa.

Ela ainda vai conseguir superar Elsa em força física, só precisa aplicar um golpe de artes marciais nela, a rainha de Arendelle não treinou luta, só tem um super-poder. Mas o gelo no chão é a vantagem territorial de Elsa. Os ventos do inverso eterno são fortes, Raya resiste e não cai, mas o movimento está difícil.

Conforme Raya tenta se aproximar, Elsa faz sua grande defesa, e gera um monte de estacas-de-gelo no chão cercando ela, que nem ela fez no dia de sua coroação, conforme Raya corre pra se aproximar é cortada e cai no chão.

Raya levanta e tenta de novo, ela salta por cima das estacas de gelo, com sua grande acrobacia de princesa guerreira. Claro que pular a deixa vulnerável e Elsa acerta um raio de gelo em seu coração que vai congelá-la em algumas horas. Muito inconveniente pro seu status de Sub-Zero do torneio, que a Elsa não congela de maneira instantânea um ser humano ao atingí-lo com um raio, pois é tempo de acontecer algo inédito até agora no torneio: Raya dá um murro na cara de Elsa, e então dá outro.

Elsa se prepara pra criar uma estaca de gelo que saia do chão e perfure Raya, mas então vem Sisu, o dragão que ajuda Raya e segura as mãos de Elsa por trás, mãos essas que são por onde ela controla sua criocinese (criação de gelo). Mãos presas atrás de si, e Raya esmurrando a princesa.

A luta conclui com uma estátua de gelo de Raya em posição agressiva de pé, diante de uma Elsa deitada com o rosto mais roxo do que o da Yzma. Coroando Raya como a vencedora e a finalista.

Mas como o gelo não derrete com Elsa desmaiando, e eu não sei se a Rapunzel pode descongelar pessoas, vamos ter que ver se ela consegue ser o alvo de algum gesto de verdadeiro amor enquanto a outra luta desencadeia. As ligeiras inconveniências de ser da leva de princesas que não casam. Mas isso é pra luta seguinte.

Décima terceira luta: Vitória de Raya.
Razão da vitória: Elsa levou soco na cara até perder a consciência.

14ª Luta:
Mulan (Mulan)
vs
Moana (Moana)

No palácio do imperador da China, dentro de suas paredes que não são impenetráveis, mas que dão trabalho pra entrar, está Mulan, com sua espada, seu dragão Mushu, seu grilo da sorte Cri-Kee, resolvendo jogar no modo de defesa, expressão que aqui significa: tendo certeza de que chegar perto do mar é uma péssima ideia e que ela deve ficar dentro do palácio, que apesar de ser difícil de invadir, não é algo do qual ela tirou muita vantagem no torneio até agora.

Do lado de fora da cidade proibida, está a praia de Moana, agora ela começa nas areias, pois Naka afundou seu barco. Ela segue com seu remo, mesmo sem barco, e segue com o porco e o galo que não fizeram nada no torneio, mas ainda estão ali, as vezes é importante estar ali, dar apoio moral pra Moana.

E bem, Moana agora está pensando que ela tirou a Rapunzel de sua torre, porque não tiraria Mulan do palácio? Ela quer saber o quão longe ela vai, vamos ver se não entra no palácio. Então agora sim vemos a Moana em sua invasão triunfal, sendo carregada por um tsunami que invade a cidade proibida e arromba a porta do palácio.

O Tsunami super abriu essa porta vermelha aí.

Isso foi fácil

Os soldados da China só precisavam controlar os oceanos e estar em uma batalha cujas regras exigiam uma praia na frente da cidade proibida. E ninguém precisaria escalar os pilares vestido de mulher.

Agora a próxima parte é encontrar Mulan, ela está no território dela e está escondida dentro, então ela tem o elemento da surpresa, exceto que agora é a hora do grande payoff, ele veio até aqui sem fazer nada, mas enfim Pua, o porco da Moana vai ser útil. Grandes farejadores. Porcos tem ótimo olfato, são bons em farejar, e se eles podem achar trufas enterradas eles podem achar a Mulan.

Então Moana encontra Mulan, bem no local onde Shan Yu lutou com o imperador. Pois esse eu tenho uma cena do filme de referência pra imaginar a planta local. E lá está Mulan, esperando Moana pra derrotar a invasora.

Mas ok, tudo isso e agora a Moana com um remo, precisa enfrentar a Mulan, com uma espada! Aqui eu acho que acaba a minha capacidade de ajudar a Moana. Sua única chance e tentar derrubar Mulan do palácio, pois seu remo não vai fazer o trabalho. E o tsunami não alcança o alto do palácio. Mas sendo alto, gravidade pode ser a arma da Moana.

E a arma da Mulan é uma espada. E Moana pode tentar esquivar das espadadas e levar Mulan até a beira e cair. Ela pode tentar, mas ela cai na primeira espadada. E o problema aqui é ela ter levado um remo de madeira pra uma luta de espada. Isso é o quão longe ela chega.

Se um dia eu fizer uma revanche (eu não vou), eu deixo as princesas pegarem as armas outros personagens e dou pra ela o anzol do Maui.

Décima quarta luta: Vitória de Mulan.
Razão da vitória: Moana levou um corte de espada na barriga.

Ok, esse foi o torneio em que a mulher asiática com a espada provou soberania perante a mulher com controle elemental. E só nos resta agora a final.

FINAL:
Raya (Raya e o Último Dragão)
vs
Mulan (Mulan)

Agora sim vai começar a final. E a Mulan está confiante, pois ela pode ter vencido algumas lutas nesse torneio, mas quando se trata de outras etnias da ásia com espadas, aí desses a Mulan já matou 309 já. É a especialidade dela. Ela está no palácio do imperador, agora com o térreo inundado e com a porta arrombada, mas fazer o que? É o território dela. E do lado de fora da cidade proibida, está Kumandra.

Em Kumandra temos Raya, que foi descongelada, pois enquanto Mulan e Moana entrava, seu pai veio dar um abraço nela e dizer que estava orgulhoso, e isso foi um ato de amor verdadeiro. Porém luta passada ela perdeu a espada, e agora está em desvantagem.

Pra não ficar em desvantagem ela rodou todas as outras princesas e perguntou “alguém ai tem uma espada pra me emprestar?”, mas a Jane só tinha um guarda-chuva, a Sininho podia emprestar a espada do Peter Pan, mas é uma adaga pequena e a Raya não quis. Veio a frente então a Princesa Eilonwy, que tinha consigo a espada mágica de seu namorado Taran, que ela usou contra Esmeralda, mas perdeu mesmo assim, pois o espadachim é o namorado dela, e ela é só uma otária apanhando da romani porradeira.

Mas a espada mágica pode queimar tudo o que passa pela sua lâmina, e com ela Raya está pronta pra voltar ao combate, ela como de costume está montada em Tuktuk, que está resfriado de ser soterrado pelo boneco de neve gigante, mas consegue ajudar a sua dona, então vai dar. Os espirros não vão atrapalhar.

Com o palácio inundado pelo tsunami de Moana, Mulan sai do palácio montada em Khan e vai em direção a Raya montada em Tuktuk, uma batalha de montarias.

Porém mesmo resfriado o quando Tuktuk se choca com Khan, o cavalo recua. Esse tatu-bola esmagou um tigre gente, o Khan não vence essa. E no recuo do cavalo Mulan perde o timing pro ataque. Enquanto lutam, lá está Sisu fazendo chover na luta, pra dar pra final toda a pompa dramática necessária. A Akwafina entende as demandas de uma final.

Mulan percebe o papel que Sisu tem na situação e recua de volta pro palácio, Raya persegue ela com Tuktuk, mas o cavalo corre bem mais rápido que o Tatu Bola rola. E no palácio ela pega sua icônica arma, o foguetão e mira em Sisu.

Mas espera, está chovendo, mesmo com o Mushu pra acender, a Mulan vai precisar de muita sorte pro pavio não ficar molhado demais pra ela acender e explodir a dragoa. Mas felizmente Mulan tem o grilo da sorte dando sorte pra ela durante toda a jornada. Como vocês acham que ela chegou até aqui? E com um fogetão ela explode a Sisu, antes de Raya chegar até ela.

Exatamente assim, mas com a Sisu

Raya chega a tempo de ver Sisu cair pro foguetão, e fica irada, ela avança até Mulan com sua espada, Mulan se defende e a Espada Mágica do Caldeirão Negro corta a espada de Mulan em 2. E agora Mulan, está desarmada.

Felizmente Mulan tem uma reserva, a espada de Shan Yu, que ela recebeu do imperador pro mundo saber o que ela fez pela Chuna.

Ela entendeu que ela não pode deixar a espada nova se chocar com a Espada Mágica da Raya. Então ela desce de seu cavalo, e finca a espada em Tuktuk, que cai machucado, para de rodar e derruba Raya. Antes de Raya reagir ela precisa chutar a espada mágica pra longe.

Raya não reagiu a tempo de não ter a espada chutada, mas conseguiu puxar o pé de Mulan, derrubá-la e roubar a espada de Shan Yu. Agora novamente Mulan está no mesmo palácio com a mesma espada apontada na garganta dela com alguém puta pela Mulan ter dado um ataque certeiro de foguete. Muito Deja Vu.

Ela caminha pra trás se esquivando da espada enquanto manda Mushu ir recolher e entregar pra ela a espada mágica. É sempre meio estabanado o Mushu correndo com a espada na mão, será que ele chega a tempo? É difícil segurar Raya por muito tempo. Mulan leva seu primeiro corte e não cai. Ela dá um chute no queixo de Raya. E corre em direção a Mushu, Raya vem por trás. Ela vai acertar uma espadada nas costas de Mulan antes dela pegar a espada mágica de Mushu?

Ela iria, mas o cavalo Khan corre até Raya e tromba com ela. Permitindo a Mulan pegar a espada mágica. Mas Mulan não vai usar a espada mágica pra destruir a própria espada pois não é boba. Mulan está sangrando e está fraca, ela corre até Raya e a luta está pra acabar.

E conforme Mulan se aproximava, uma coisa ficou clara. Raya havia perdido sua espada, havia sido congelada, e estava com seu dragão e seu tatu-bola feridos e derrotados. Que prometeu pra princesa Eilonwy que venceria por ela. E Mulan era uma militar que matou 309 hunos em seu filme. Raya é a bendita heroína da situação e Mulan é a vilã designada. O militar só não é o vilão quando enfrenta outro militar pior.

Além disso, Mulan é a única princesa em Animação Tradicional que chegou nas semifinais, talvez um indício de que ela é uma relíquia do milênio passado em uma era moderna. Um fantasma de como Mulheres Guerreiras Fortes eram vistas nos anos 1990 mais do que nos anos 2020.

E como a devida heroína na hora final Raya faz um corte na mão de Mulan, faz ela soltar a espada mágica e então perfura Mulan com sua espada. Raya enfiou uma lâmina no bucho de sua inimiga…. como se fosse o Di Caprio. Enfim uma referência ao Di Caprio em que ele sai vitorioso.

Acabou, a maior militar da China perdeu pra última sobrevivente de Kumandra e caiu no chão.

Final: Vitória de Raya.
Razão da vitória: Mulan perdeu sangue demais depois de ter a barriga perfurada pela espada de Shan Yu.

E com a luta acabada, Rapunzel já curou todo mundo e agora é a hora de Raya, a campeã de tudo usar seu maior poder de todos. O poder que ela aprendeu em seu filme. Ela perdoou Mulan.

Perdoar pelo que? Se foi só boa prática esportiva? Eu não sei, mas ficou muito intenso a final, e Raya transforma sentimentos intensos em paz, o filme é sobre ela aprender a fazer isso.

E então Raya reúne todas as 32 princesas e lembra que apesar de seus reinos serem divididos, elas todas são um único império maior, chamado Ratolândia e governado pelo psicopata do Mickey Mouse. Pois o filme dela é sobre isso.

Então que fique coroada Raya, a campeã do primeiro (e provavelmente único) grande torneio das Princesas Disney. A princesa mais poderosa do mundo. Eu não comecei esse texto achando que ele serviria pra celebrar a Raya, mas essas coisas acontecem mesmo assim. Uma salva de palmas pra ela.

E esse foi o texto de hoje! Mais um primeiro de abril dedicado a análise fria de fatos pra determinar superioridade, e eu espero reencontrar vocês no primeiro de abril que vem, onde nós vamos descobrir qual princesa Disney venceria uma competição de quem come mais cachorro-quente, spoiler, não será a vegetariada da Judy Hopps com certeza. Nós nos vemos ano que vem pra isso, mas também nos vemos daqui a pouco pro próximo texto. Até lá.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo