Analisando 15 referências que Animaniacs Reboot fez ao Animaniacs Original.

A

Animaniacs voltou! Em grande estilo! Animaniacs é o meu desenho animado favorito de todos os tempos, e ele está aí pro mundo redescobrir um pouco de humor de qualidade para ver se devolve algo da saúde mental que 2020 nos tirou.

E nossa, em um grande contraste da maioria dos Reboots, Animaniacs realmente soou como uma tentativa de replicar o que foi o original. Se pensarmos no Reboot de She-Ra que foi uma reimaginação completa do universo. Do Reboot de Bem 10 que reiniciou a história do zero e deletou a continuidade para experimentar outro tipo de aventura. O Reboot de Teen Titans Go que emprestou do original somente os designs dos personagens e o repertório da DC pra fazer uma comédia anárquica sobre qualquer coisa. E o Reboot de Powerpuff Girls que reutilizou os personagens em uma série que finge ser parte do processo que o original foi, mas não divide os mesmos valores, nem de longe.

Na era do Reboot estamos todos muito acostumados a ver nossas séries voltarem, mas tal qual um animalzinho enterrado no Cemitério de Animais do Stephen King, eles nunca voltam iguais. E é raríssimo ver um Reboot que volta no espírito de tentar nos limites do possível, continuar de onde pararam.

Chega Animaniacs e o que soa é exatamente isso. Que a ambição dos roteiristas era fazer uma sexta temporada pra série 22 anos depois de seu cancelamento. A série em nenhum momento tenta tirar o ar deles de retorno, eles voltaram à televisão, pois eles reconhecem que estiveram na televisão antes, e que os 99 episódios anteriores são parte do que eles são.

O que é até estranho, pois, como em todos esses reboots, a equipe que assumiu o show de volta não é a equipe original, MUITO PELO CONTRÁRIO. Os produtores e roteiristas originais não foram convidados para o reboot, sequer informados que teria um. E quando Tom Ruegger, o criador da porra toda, se ofereceu para ser parte do reboot, falaram para ele mandar um roteiro pra seleção de roteiristas e ver se ele era aprovado. Tom Ruegger então decidiu não mandar, ele achou humilhante ter que passar em um teste para escrever sobre personagens que ele criou.

Tom Ruegger. Eu não linkei aqui, pois é conteúdo exclusivo de assinantes, mas ele deu uma entrevista pra Rolling Stone falando porque o reboot não funciona. Eu na perspectiva de público não concordo, mas acho importante ouvir tudo o que ele tem a dizer, e ele está certo de estar puto.

E ele tá certo, e essa série cometeu um anti-profissionalismo e desrespeito aos roteiristas originais que é imenso. E isso tem que ser dito. Foi filha da putagem. Tom Ruegger foi um dos reis dos anos 1990, e ele merece mais respeito que isso.

Mas enfim, a ausência de Tom Ruegger só torna mais fora da caixa, que o tom do reboot seja tão “vamos continuar de onde paramos”, uma vez que eles em si não pararam, a equipe atual não tem envolvimento na série original.

Mas olha só, eles tiveram a decência de chamar os dubladores pra reprisar seus papeis, o que é mais do que o pessoal de Powerpuff Girls fez.

Abominação do caralho!

Enfim, lamentável esse parênteses, do qual eu nunca vou esquecer, pois Animaniacs não é só meu desenho favorito, como também um desenho que me despertou uma série de interesses, hobbies, e pesquisas que ao longo de muitos e muitos anos culminou em mim criando esse blog, e eu jogo isso tudo na conta do Tom Ruegger, um homem que literalmente mudou minha vida com seu senso de humor, e que eu quero que seja mais respeitado na indústria.

Mas eu não vim falar mal do Reboot, pois eu gostei de verdade. Tenho broncas, várias broncas, como qualquer mega-fanboy não conseguiria não ter, mas o resultado médio foi bem acima do positivo. E eu quero fazer vários textos falando bem desse reboot e nenhum falando mal.

Nesse texto aqui eu quero focar muito nesse senso de continuidade.

Eu sinto que She-Ra and the Princesses of Power, My Little Pony – Friendship is Magic, Ben 10, Powerpuff Girls, Teen Titans Go, Ducktales essa onda de reboot interminável, nenhum deles tem o objetivo de vender a série original. Nenhum deles quer com a própria presença incentivar as pessoas a irem atrás no material original. Ou o desejo de ter seus episódios passados lado a lado com os episódios original em uma maratona. Eu não sinto esse desejo em nenhum desses desenhos que alguns pra bem e alguns pro mal, querem muito só usar o que veio antes como trampolim, mas depois se sustentar pelas próprias pernas.

E que Animaniacs se diferencia de todos por isso. E isso me impressionou positivamente, pois foi pouco substitutivo. E por isso que quero dedicar esse texto aqui para celebrar, no formato de lista, os momentos pra mim que mostraram não só o respeito e homenagem que o reboot prestou ao original, mas que mostrou o desejo de ser parte do fenômeno Animaniacs em vez de somente substituir.

Então sejam bem-vindos ao:

Top 14 Momentos em que o reboot fez uma boa referência à série original.

Vamos lá:

14 – O Nome Completo da Dot (e a sua fofura):

Pois é, logo na abertura a primeira mudança significativa que notamos é que o trecho “Dot é linda.” Foi substituído por “Dot é esperta.”, e todo mundo já notou o que aconteceu, eles não queriam definir Dot por sua meiguice, mas por sua inteligencia, pois ela é uma mulher empoderada de 2020 agora…

E ela é mesmo, Animaniacs resolveu ler a cartilha básica do feminismo para televisão no século XX e descarregou tudo na Dot. E ao contrário dos trolls da internet, eu acho isso a antítese de um problema, mas eu fiquei com medo, da fofura de Dot sumir no processo. Não sumiu. Sua frase-de-efeito: “I’m the cute one” pode ter sumido, mas ela definitivamente ainda é vaidosa, e ainda se importa em ser a fofa do trio.

Agora, a outra frase de efeito é a que eu fiquei com medo de desaparecer no reboot, pois diferente da fofura, essa é uma que ela demorou um pouco pra mencionar de novo. Que é a de Dot se apresentar pelo nome completo. A brincadeira é em três etapas, primeiro ela se apresenta “I’m Princess Angelina Contessa Louisa Francesca Banana Fana Bo Besca II”, e depois completa com “But you can call me Dot”, e por último “Call me Dottie and you die.”. E eu não sabia se a nova Dot ainda teria essa questão de seu nome.

Mas no episódio Bun Control, ela afirma assim que vira um anime e grita seu nome: “Dot Warner. And don’t call me Dottie”, mas ainda não era o suficiente.

Foi só no último sketch da primeira temporada que Dot enfim tirou minhas preocupações e se apresentou. A Dot do Reboot ainda é só um apelido pra Princess Angelina Contessa Louisa Francesca Banana Fana Bo Besta III e ninguém tira esse título dela.

13º Referências a Wakko’s Wish:

Animaniacs é uma série que teve três finais.

Primeiro quando a série foi cancelada em 1998. O episódio 99 finalizou com uma grande orquestra fazendo um medley de toda a trilha sonora de todos os segmentos do show enquanto repassavam clipes da série, nos relembrando de vários momentos e personagens icônicos e culminando no trio enfim sendo capturado depois de 5 anos em liberdade.

O dia que Animaniacs fez sua exibição final também foi o dia que seu spin-off exibiu seu último episódio, por ter sido igualmente cancelado. E em seu último episódio Pinky and the Brain usou a oportunidade para reunir a turma inteira em grande comemoração. Star Warners foi uma grande homenagem a Star Wars em que os dois ratos fizeram o papel dos robôs C3PO e R2D2, com o restante do elenco de Animaniacs fazendo todos os outros personagens. Os Irmãos Warner fazendo Luke e Han, a Irmã Warner sendo a Leia Slappy sendo o Obi-Wan. O Boo era o Chewbacca. E tudo era bom.

É sério, só tem três reimaginaçõs de Star Wars que valem a pena: Star Warners, Coelhada nas Estrelas da Turma da Mônica, e May the Ferb Be With You em Phineas e Ferb.

Mas foi isso uma reunião final em que todos os personagens se reuniram no mesmo sketch para fazer uma reprodução de um dos maiores clássicos do cinema. O final perfeito…. mas veio outro.

Em 1999: Wakko’s Wish foi lançado direto pra VHS. Como um longa metragem reunindo todo o elenco em uma aventura em que todos os personagens disputam para ver quem vai ter um desejo realizado pela estrela dos desejos. Filmão, excelente. E que foi a últma vez que vimos os personagens até o reboot. Porém Wakko’s Wish é de 1999, e a série constantemente nos lembra que os personagens não são vistos desde 1998.

E é por isso que quando os Irmãos Warner e Irmã Warner entram em uma batalha de rap, e o Yakko já mete um “Wakko’s Wishes are delivered.”, ah, foi pura poesia ver que eles não esqueceram do filme.

O filme é referenciado novamente num segmento que parodiava notícias de jornal, com a notícia “Wakko’s Wish é o filme dos Animaniacs mais assistido de 1999”, esse filme ainda está conosco tanto quanto a série original.

12- Episódios em outras línguas:

Quando Yakko e Dot usam o controle remoto para fazer Wakko falar somente espanhol com a tecla SAP, Dot sugere que eles façam o episódio inteiro em espanhol, mas Yakko se recusa, pois seu sotaque é péssimo.

A ideia de fazer um episódio inteiramente em outra língua não é alien, já foi colocada em prática no segmento de Mindy e Buttons, no episódio Les Boutons et Le Ballon. Ambientado em Paris, e falado inteiramente em francês tirando vantagem do fato de que pela fórmula fácil do segmento todo o público já tinha decorado quais eram as falas recorrentes dos personagens e sabia o que estava sendo dito.

Para comemorar esse segmento, o episódio pela única vez na série abre com a abertura em francês da série em vez da abertura normal.

11- Hercule Yakko

No episódio que parodia filmes de detetive. Yakko incorpora a sua persona Hercule Yakko no episódio, em uma clara paródia de Hercule Poirot, e após Yakko se introduzir, Dot comenta “eu sinto que já fizemos isso antes”.

Isso é claro uma referência ao episódio Hercule Yakko, que ficou um dos mais célebres de todos os episódios de Animaniacs por ser o que contém o rei de todas as piadas sujas da série.

Curiosamente, pela repetição, Yakko está notavelmente mais desinteressado em seu personagem, ao final ele mal lembrava quem ele era pra ser no Sketch, é o que acontece quando se repete.

10 – O Medo de Palhaço de Wakko.

Em vez de repetir uma piada o que rolou aqui foi a inversão de uma piada. Na série original temos um clássico episódio de Wakko, e que ele está apavorado por um palhaço, que pode ou não ser o Jerry Lewis, isso não ficou muito claro pra mim. A piada é que o estúdio Warner havia pagado um palhaço para passar o dia alegrando o aniversário de Wakko, porém Wakko tem medo de palhaços e estava apavorado. Fazendo de tudo para não ter que lidar com o palhaço.

E agora, no episódio que é uma paródia direta de It, que colocou medo de palhaços de volta no nosso imaginário popular, descobrimos que o Wakko tem medo somente de palhaços amistosos e normais, mas diante de um palhaço sinistro e genuinamente assustador, ele está tranquilo, e o acha amistoso.

Então era menos uma fobia de palhaços e mais uma inversão completa de valores? Mas tá valendo. A piada é antiga, mas a punchline mudou.

9 – Wakko puto com Yakko’s World:

Esse é bom. Como sabemos, no segundo episódio de Animaniacs, Yakko Warner canta todos os países do mundo no ritmo do chapéu mexicano. E esse até hoje é o seu maior legado, em uma música que era a mais popular do desenho, e num mundo de redes sociais foi promovida a um meme de proporções globais.

Mas desde quando a série ainda passava, a música já era um legado imenso na série. Pinky tinha um orgulho imenso de saber cantar a música, uma referência a ele e Yakko dividirem o mesmo dublador. Yakko tem um pesadelo em que ele esquece um país e arruína sua reputação. E Dot tem clara inveja do dom de Yakko. Quando em um episódio Dot se embanana com suas falas, e Yakko mostra que ele havia decorado as falas de Dot, ela responde com um sarcástico “Obrigada aí Senhor Estados Unidos Canadá México Panamá.”.

 

 

Porém o que menos pessoas sabem é que Wakko tentou a sorte também, com uma tarefa ainda mais difícil que a de Yakko, a de cantar todos os 50 estados dos EUA e suas capitais. E Wakko conseguiu a perfeição, e mais que isso, em uma letra nem nenhuma ausência, presença estranha, erro técnico ou nada que tenha feito ela datar, e nunca recebeu o hype que a canção de Yakko dos países.

O Reboot lembrou disso, e mostrou que não é só Dot, mas Wakko também joga na cara do irmão sua inveja. Quando Yakko faz uma piada sobre gente que fica com os créditos sozinhos, Wakko responde “Você sabe sobre tomar os créditos sozinho, Senhor Nações do Mundo.”.

Força Wakko, você ainda é o grande Wakkarotti, e vamos torcer pra você conseguir dar um concerto na segunda temporada.

8 – Esses Curtinhas Nada a Ver.

Eu não consigo mentir, eu estou mordido e emburrado com a perda do elenco secundário. Sem Goodfeathers? Sem Slappy? Sem Mindy? Sem Rita? Eles eram a alma do show tanto quanto os Irmãos Warners & Irmã Dot. Porém em compensação eles estão arriscando com uns curtinhas de personagens que aparentemente não são regulares (mas vamos ver na segunda temporada se algum volta).

O primeiro deles Starbox and Cindy, conta a história de um alien que quer destruir a terra, mas é muito pequeno e incapaz sem seu exército e equipamentos, e é adotado por uma garotinha inocente, com um texto improvisado de uma criança que só deixaram falando. Vi na internet que soa como um substituto de Mindy and Buttons, mas na verdade parece mais um substituto do evento que rolou em Animaniacs Stew em que os personagens todos se separaram de seus núcleos originais. E rolou um Mindy and the Brain. Em que a criancinha foi pareada com o rato de laboratório tentando dominar o mundo. Esse episódio é bom.

O Gnomo que vive na Boca das Pessoas é engraçado, não sei se vamos ver mais disso. E teve as coisas que se esbarram de noite, que tira muito sarro do clichê de podermos ver os olhos das pessoas acesos no escuro nos desenhos animados. Enfim, esses curtinhas tiram um pouco a carga dos Warners e aproximam Animaniacs do que ele deve ser: um show de variedades.

Mas não substitui um elenco. Se não querem trazer o velho, criem um novo, mas façam algo.

7 – Yakko Warner é Groucho Marx:

Existiu esse comediante excelente nos Estados Unidos chamado Groucho Marx, conhecido por ser o Marx mais legal que existiu, com o segundo mais legal sendo o Karl, o terceiro o Chico, o quarto o Harpo, etc… enfim, Groucho Marx foi o mais famoso e identificável dos Irmãos Marx, e um dos comediantes mais influentes dos EUA. No mundo existem exatamente dois personagens de desenho animado inspirados nesse rei do humor. O rei do humor animado: Bugs Bunny, conhecido como Pernalonga no Brasil. E Yakko Warner, um seguidor do estilo Bugs de comédia.

Yakko Warner é uma enorme homenagem à Groucho Marx, e isso se reflete em alguns quadros do episódio original, como o Game Show que ele apresenta: You Risk Your Like, ou o episódio King Yakko que é uma homenagem ao filme dos irmãos Marx Duck Soup.

Yakko se fantasia de Groucho Marx no reboot.

E o Reboot definitivamente não se esqueceu de quem é a inspiração maior de Yakko. Que está ali, vestido de Groucho no Halloween. Mas o principal é que na Batalha de Rap, o J-Pac chama Yakko de um Reboot de um Reboot do Groucho Marx.

E esse rapper tem razão, no telefone sem fio que são os reboots de reboots, é fácil no meio do caminho os personagens esquecerem suas origens, mas Yakko não esqueceu, e Marx vive nele.

6 – Hello Nurse

Tem muito fã por aí, que tá chorando as pitangas porque a excelentíssima personagem Helloise Nerz, comumente apelidada de Hello Nurse, saiu da série e que isso são os SJW estragando Animaniacs. E meu Deus essa galera é patética.

Primeiro, porque eu poderia fazer um post com o dobro do tamanho desse só falando tudo que eu não gostei no reboot, e mesmo assim não seria capaz de achar que o desenho está estragado. Ele está ótimo, é o Animaniacs de sempre e tá de volta. O humor ainda é ácido, ainda é inteligente, ainda testa os limites da televisão infantil, ainda cutuca gente que gostamos de ver ser cutucada. E se você acha que nada disso tem valor sem um pouquinho de assédio sexual casual, então você tem que se foder.

Mas o segundo motivo pelo qual isso é patético, é porque como já lamentei, TODO MUNDO FOI EMBORA, a Hello Nurse, a Slappy, o Moleque do Randy Beaman, até mesmo a Roda da Moralidade. Até o Boo foi embora, foi todo mundo. E de todo mundo que foi embora, acho que o legado da Hello Nurse ficou presente muito mais que todo o resto. Ela foi a que menos foi embora de todos.

Pra começar que a Hello Nurse se foi, mas a frase “Helloooooo Nurse” não. No primeiro episódio os Warners cumprimentam Ralph com um “Hellooooooo Ralph” pra mostrar que eles ainda gritam “Hello” da exata mesma maneira. Só porque eles não vão mais usar a frase para assediar mulheres, não quer dizer que ela não será mais dita.

A frase “Hello Nurse” sempre foi uma piada tão interna, que era comum personagens de fora não entenderem. Em Animaniacs Stew quando Slappy interpretou Dot, ela não entendia por que a frase era engraçada. E no reboot o efeito se repetiu. A versão Russa dos Animaniacs, tinha sua própria Hello Nurse, mas os russos não entendiam o humor da frase, e por misoginia, achavam que a piada é que uma mulher estava trabalhando com medicina. Criando uma versão mais misógina (e com um tipo diferente de sexismo) de espantalho para contrastarmos com a enfermeira que conhecemos, pareceu até os criadores passando o devido pano para a personagem descartada.

No episódio final, eles invertem a situação. Quando Dot é a médica do Dr. Scratchinsniff e Yakko e Wakko seus enfermeiros, ela cumprimenta eles com um calmo “hello nurse” e eles responde com um entusiasmado “Helloooooooo Doctor”, mostrando que a piada segue viva. Mesmo sem a personagem.

No mesmo episódio é revelado que a personagem foi para os Médicos sem Fronteira, o que é uma maneira mais digna de sair do show, indo fazer algo foda offscreen, em vez de só ter sido caçada e empalhada na parede por um caçador louco.

5 – As Piadas Sujas:

27 anos depois de sua estreia, uma das coisas pela qual Animaniacs mais é famoso, é pelo seu grande número de piadas com subtexto sexual que eles deixavam passar. Nenhuma delas era muito chamativa, ou muito inteligente. Também não eram nada que você acha que apareceria em South Park. Mas eram travessuras, e nós sabíamos que elas estavam em um lugar onde não era pra elas estarem, e isso que a torna memorável.

E eram várias, a maioria marcada pela frase “Goodnight Everybody” que Yakko fala logo depois. Na maioria das vezes o público sequer pensaria besteira se não fosse a frase do Yakko chamando nossa atenção.

Pois eu fiquei muito feliz quando eu vi que o “Goodnight Everybody” voltou com uma naturalidade como se nunca tivesse saído. Era parte essencial do humor de Animaniacs, e ele está aqui conosco. E vai estar pra sempre.

E os vacilão achando que eles tinham se encaretado só porque não reproduzem sexismo. Temos que separar a noção de que não ser sexista é ser quadrado.

4 – Críticas à Falta de Originalidade em Hollywood:

Logo no primeiro episódio do reboot, os Irmãos Warner e Irmã Warner cantam uma canção sobre o excesso de reboots, e sobre o quanto Hollywood tá tão no mundo do poço que já deve ter encontrado a Sadako ali, com a sua falta de criatividade.

A crítica foi imediatamente entendida como uma ironia, afinal eles próprios são reboots, eles são parte do problema, e eles admitirem isso não torna eles menos parte do problema.

Talvez alguém entenda essa ironia como um escudo, para parecer que eles estão zoando o excesso de reboots como uma maneira de tentar aliviar a própria barra, fazer ficar menos feio e tentar se separar do excesso de Reboots que tem por aí. Mas eu te garanto, eles nunca suportaram essa parte da indústria.

Tá nos anos 1990 não eram os reboots, eram as sequências, mas eles sempre foram não só grandes críticos de sequências e franquias em Hollywood, como faziam a exata mesma acusação, que é uma tentativa de ganhar dinheiro fácil, pois não se tem ideias para filmes novos.

Nem mesmo a fórmula da Disney de princesas rebeldes que querem mais de uma vida que se contentar com seu lugar e um casamento arranjado, eles zoaram. E essa fórmula segue viva até hoje, firme e forte, e tem gente achando que Frozen fez revolução.

Então era impensável que Yakko, Wakko e Dot fossem passar pano para reboots, e eles não passam e se eles precisam cagar na própria boca pra isso, eles cagam, pois exigir qualidade de Hollywood ainda é prioridade. E fico feliz que terem virado Reboots não os impediram de fazer isso.

3 – O Terceiro Parceiro de Pinky & The Brain:

Essa história é boa. A ideia de transformar O Pinky e o Brain em um trio, é uma ideia com história. Por muito, muito, muito tempo os produtores da Warner tentaram convencer Tom Ruegger a colocar um terceiro personagem, para a série ser sobre Pinky, Brain e um terceiro membro do triangulo. Alguém ali achava que a fórmula não funcionava bem o suficiente com dois, ou que um terceiro ia dar mais dinheiro, ou renovar o ar pra audiência, ou algo. Não sabemos que merda passou na cabeça deles, mas a exigência era pesada.

E após muitos anos de briga com os produtores, a série lançou o episódio extremamente icônico Pinky & the Brain & Larry, em que a dupla realizou seu plano acompanhada do rato Larry. Que era tratado como se ele sempre tivesse sido um amigo dos outros dois. O episódio era um imenso sarcasmo, e servia para evidenciar o quão fora da fórmula e da estrutura do episódio o Larry e as piadas do Larry estava. Sempre que ele falava, ele soava como se estivesse invadindo o episódio e essa era a ideia. E dava pra ver isso logo na abertura.

A briga por esse detalhe da inclusão ou não do terceiro rato fez um dos roteiristas não só se demitir, mas o último episódio que ele assinou foi um que a história foram Pinky e Brain se demitindo da Warner.

Pois bem, a série acabou cancelada, e a Warner venceu, pois os personagens começaram um novo spin-off. Com o lendário terceiro membro, que não é um rato. É Elmyra dos Tiny Toons. Pinky Elmyra & The Brain foi um trem desencarrilhado feito no auge da má vontade. A má vontade era tão grande que eles incluíram na abertura de maneira explicita, que o desenho só existia por que eles brigaram com o estúdio e perderam a briga.

Pinky, Elmyra & the Brain foi cancelado em 13 episódios. Foi chamado de não-canônico por Tom Ruegger e por Steven Spielberg, e virou um meme de “Um dos piores desenhos de todos os tempos.” E marcou a última aparição pública dos três personagens. E com Elmyra sendo confirmada como excluída do reboot de TIny Toons, talvez essa tenha sido excluída de vez da Warner por causa dessa bomba.

Mas Pinky e Brain pro reboot. Onde aparentemente tem essa piada recorrente do Brain constantemente tentar recrutar um terceiro rato, o que se revela sendo ou uma promessa falsa ou o rato trai os dois, ou o rato morre, não importa o que aconteça ele desaparece.

É quase como se tivesse uma força da física impedindo um terceiro rato de se juntar a dupla. O que é uma brincadeira com isso, com a ideia do terceiro rato ser a ideia mais rejeitável do mundo. O mundo quer que sejam sempre dois, e os roteiristas também, e ninguém nunca mais vai cutucar esse vespeiro.

Inclusive primeiro episódio deixou bem claro que o Brain passou os últimos 22 anos inventando o conceito de meme e aperfeiçoando a internet. Então ele não pode ter passado uma temporada na casa de Elmyra. E isso ficou claro.

2 – A Abertura.

Caralho, o reboot manteve a abertura. Eu nunca vi isso na minha vida.

Não trocou a abertura. Não manteve a música, deu para um artista diferente e trocou a animação. Não… eles mantiveram a abertura.

Com umas mudanças muito leves, por questão de contexto, mas nada diferente de atualização-de-aberturas que podem ocorrer de uma temporada pra outra. A letra é 80% a mesma. São as mesmas cenas reanimadas pro estilo mais vetorizado de hoje em dia. São os mesmos dubladores cantando no mesmo arranjo do falecido Richard Stone, no mesmo tom.

 

Gente, isso não existe. Geralmente os reboots querem especialmente na abertura simbolizar a nova fase. Mas não aqui, eles querem de fato soar como a Sexta Temporada. É disparado o elemento que vai faz cochichar nos meus ouvidos “eles voltaram.”

Pois é isso, eles voltaram, eles não foram refeitos, reimaginados, repensados, remodelados ou re-nada. Eles voltaram Sumiram por 22 anos e estão aqui, falando “zany to the max”, “those are the facts” ou fazendo xilofone da cabeça dos outros.

E o call-back que mais me agradou foi:

1 – É a vez da Dot ganhar a própria música-educativa.

Yakko Warner tinha a música dos países. Wakko tinha a dos estados e capitais. E o trio junto tinha a música dos presidentes. E o que a Dot tinha? A Dot tinha sua leva de músicas, mas nenhuma que se juntasse aos três exemplos acima, de músicas educativas fazendo lista de algo decorável. Dot tinha músicas excelentes como I’m Cute, Dot’s Quiet Time, LA Dot, e eu especialmente acho Dot, the Macadamia Nut um dos auges da série original, mas seus irmãos tinham músicas icônicas que dialogavam entre si, e Dot estava de fora dessa.

Até mesmo o Brain tinha a música sobre as partes do cérebro, tava na hora da Dot ter a chance dela.

Não mais. Pois o segmento que fecha a primeira temporada do Reboot, o final de tudo foi ela enfim, sendo elevada ao mesmo status de seus irmãos. Cantando sobre os feitos de todas as primeiras-damas dos EUA. Uma resposta direta ao fato de que os presidentes já foram listados, agora é a vez das mulheres que ocuparam a Casa Branca.

Essa música, dialoga com o viés mais feminista do reboot em relação ao original, mas ao mesmo tempo é falho em vários sentidos. A música tem só dois minutos cronometrados. E da metade em diante, Dot percebe que não vai dar tempo de explicar o que elas fizeram, então ela só lista seus nomes mesmo.

A música dos presidentes teve três minutos e vinte segundos. E a dos Estados teve dois minutos e meio, então a música das primeiras-damas foi mais curta que o esperado, e o humor foi ver a Dot ter que rushar a música para acabar logo.

Também não sei se os autores tinham de fato algo muito legal para falar sobre todas as 45.

Que são 44 na real, pois no final, esqueceram Elizabeth Virginia Truman.

E eu entendo a indignação, mas a música inteira era um setup pra concluir na Hillary Clinton, e sobre como ela quase foi a primeira presidente mulher. E a série como obviamente anti-Trump tem muitos motivos para querer exaltar a Hillary. Mas não sei se ter concorrido a presidência é de fato o feito mais interessante de se mencionar da vasta carreira política dela.

Mas nitpicking. E honestamente, o que a canção das nações do mundo tem de erro, eu só não faço um texto listando, pois a internet já fez essa lista mais de mil vezes nos últimos vinte e dois anos.

O importante é que agora a Irmã Warner de fato se igualou aos Irmãos Warner em detentora de uma canção-educativa-icônica.

E eu gosto dessas canções-listinhas de facilitar uns decorebas de Animaniacs, e espero que essa das Primeiras-Damas seja a primeira de várias nesse reboot.

Enfim, muitos reboots fazem referências ao passado, mas eu sinto, que o tom em que essas foram feitas que é o mais importante. Pois a impressão que passou que menos que um tapa nas próprias costas (até porque seriam as costas do Tom Ruegger), isso é mais um desejo genuíno de diminuir o gap entre as séries.

Eu segui essa semana a página no twitter Out of Context Animaniacs, e foi isso que eu senti, que tinham clipes novos e velhos na página em pé de igualdade, pois é tudo o mesmo show, com 22 anos entre duas temporadas. E a tentativa de fazer isso funcionar, entre tantos tropeços e erros, é admirável.

É o melhor desenho em exibição atualmente.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo