Rick and Morty – Os motivos da rivalidade entre Rick e Jerry.

R

Rick and Morty é um desenho animado protagonizado por um senhor chamado Rick Sanchez, que assim como muitos outros protagonistas de animações adultas passa pela desconstrução do canalha. E para passar por esse processo é necessário ser um canalha. E o Rick com certeza é, um homem triste, cínico e niilista sem compasso moral nenhum que todo episódio naturaliza catástrofes, abandona pessoas, não demonstra empatia e faz coisas que tem consequências horríveis.

Você não precisa ser um gênio para entender que Rick é uma pessoa ruim, e uma pessoa não-admirável que ninguém quer se espelhar. Mas infelizmente a internet está cheia de pessoas que se acha que um personagem é divertido e competente, então ele é foda. Veio a galera tosca endeusar o Rick, achando que isso os tornava inteligentes. E aí precisou começar outra galera reforçar que Rick and Morty era cagado pois tinha fã incel e tal.

O lance é que esse debate respingou em outro dos personagens centrais da série: Jerry Smith. Jerry é o modelo de tudo o que Rick acha que tem de errado no mundo. E por isso muitos fãs começaram a ver no Jerry a figura mais desprezível do mundo, e aí a turma que quer criticar o culto ao Rick, achou que era necessário elevar o Jerry como um modelo de resistência a toxicidade do Rick.

Rick e Jerry tem muitas coisas de diferente entre si. Muitas mesmo, e eu vou falar de várias delas nesse texto e das ideias por trás da rivalidade deles. Mas ao mesmo tempo, quero falar que eles têm uma coisa em comum. Rick e Jerry são dois homens competindo pra ver quem tem mais controle e autoridade na família. Eles competem pelo título de chefe da casa. Que é importante pros dois por motivos diferentes, mas no geral, quando dois homens entram em disputa de ego pra ver quem tem o controle sobre outras pessoas, o legal é não coroar um campeão para estar certo.

Aliás, no geral, dica de ouro. Qualquer história em que você note que o protagonista representa o lado errado da história, resista a tentação de identificar “o lado certo”. As vezes não é sobre o lado certo. As vezes nenhum personagem precisa ser validado como exemplo de bom comportamento.

Existem comédias em que as melhores pessoas, não são boas o suficiente.

O casal wisecrack ao analisar Rick and Morty sugeriu que a ironia da série é que queremos ser iguais ao Rick, mas temos que encarar a realidade de que somos iguais ao Jerry. E bem, quero olhar essa dicotomia de perto, qual é a diferença entre Rick e Jerry?

Antes de começar, quero falar sobre a campanha de financiamento coletivo do Dentro da Chaminé no apoia.se, onde você pode apoiar o blog e me ajudar com meu trabalho. Eu sou muito grato aos apoios e eles tem ajudado de verdade. Por isso eu faço esse apelo que dê uma olhada na campanha, e cogite colaborar com o valor que achar justo, o troco do café mesmo, que terá minha gratidão eterna. Quem não puder se comprometer a uma ajuda mensal pode fazer também um pix de qualquer valor para a chave franciscoizzo@gmail.com que vai receber a minha gratidão e ser homenageado aqui do mesmo jeito.

Esse texto é em homenagem as pessoas maravilhosas que já me ajudam. Os verdadeiros heróis do blog. E eu espero que vocês gostem do texto.

Que é um texto sobre Rick Sanchez e Jerry Smith… e eu acho que antes de falar sobre o que a rivalidade deles é, eu preciso falar de algo que a rivalidade deles não é, mas que existem rimas fortes e pouco discretas.

Sogros e Genros:

Rick e Jerry ambos moram na casa de Beth. Beth é a ganha-pão de toda a família, e Rick e Jerry ambos vivem lá sem gerar renda e pagar por nada porque Beth ama os dois. Apesar de Rick e Jerry ambos disputarem o status de chefe da família, a verdade é que o dia que Beth não quiser um dos dois mais morando naquela casa, esse sairá daquela casa.

Beth é o centro da família toda e a cola que mantém todo mundo jantando na mesma mesa.

Beth, como sabemos é filha de Rick e esposa de Jerry. Fazendo com que Rick seja o sogro de Jerry. E bem, tradicionalmente muitos sogros não se dão bem com seus genros. Na vida real cada caso é um caso, e temos a limitação de que duas pessoas podem não se dar bem por qualquer motivo. Mas é relativamente comum sogros que implicam com seus genros precisamente pelo genro ser a pessoa que entrou em um relacionamento com sua filha. E se isso é algo que na vida real pode acontecer, na ficção isso beira a uma regra.

Sogros fictícios do lado da família da esposa sempre são retratados como figuras antipáticas, cruéis e desagradáveis. Que desaprovam tudo e qualquer coisa que o marido de sua filha faça, e que guardam rancor do casamento e das escolhas da filha. Esse ódio por vias de conveniência narrativa é não-pessoal e sempre fica claro que eles odiariam o sujeito só por ter pegado a filha deles.

Esse tipo de relação de sogro arrombado é mais proeminente em comédias, e portanto, eles muitas vezes não se importam em justificar, mas quando justificam, é sempre relacionado com o fato de que a filha os substituiu como o homem mais importante de sua vida, e que aceitar que a filha casou significa aceitar que a filha não é mais uma princesinha. A lógica é sempre essa, e sempre passa por uma profunda insegurança da filha ter uma vida sexual.

A situação de Rick e Jerry existe dentro desse espectro definitivamente. Mas de maneira diferente. Rick, de maneira consistente com seu personagem completamente desconectado dos sentimentos tradicionais, não tem problema nenhum que Beth tenha crescido e seja uma adulta sexualmente ativa. Rick não tem tabu nenhum em torcer pra que Beth transe com outros homens que não sejam Jerry.

E no geral o rancor é mais que Jerry seja o pai de Morty do que nele dormir com Beth.

Quando Beth faz explorações sexuais e tem medo da reação da família, Rick ouve ela, e dá conselhos que a ajudam sem julgá-la.

E Rick descreve que Beth e Jerry terem transado no colegial foi um evento fora do normal na vida do Jerry que não tem nenhuma relação com Rick.

Então Rick aqui não está encarnando o papel do sogro com raiva que a filha achou um homem. Porém Rick tem raiva de como Jerry usou uma gravidez acidental para forçar Beth a se casar com ele. Ele acha que o casamento dos dois se sustenta em Beth tendo pena de Jerry, e vê Jerry como um predador com quem Beth não tinha opção a não ser se casar com ele.

Rick é tão frustrado com a maneira como Beth abdicou de viver seu potencial para lidar com uma gravidez acidental na adolescência de um cara que ela não amava mas não sabia dizer não, por pena, que ele literalmente clonou a Beth e mandou uma das duas Beths pro espaço para saber que ao menos uma versão de sua filha está não está se prendendo por pena do Jerry.

Inclusive é legal se fazer um adendo, que apesar de Rick e Jerry ainda se odiarem, esse aspecto da rivalidade deles, que é o fato dele apontar a maneira como Jerry ao engravidar Beth pôs ela em uma armadilha e prendeu ela, é algo que sumiu na 4ª temporada. E com razão. Beth se divorcia de Jerry no primeiro episódio da 3ª temporada e volta com ele no final, e ao voltar ela reforça que o casamento deles vai ser diferente, pois dessa vez ela vai amá-lo. E mesmo Rick não aturando Jerry, Rick reconhece que ao menos quando eles voltaram, ficar com Jerry foi uma escolha da Beth, e ele não vai se meter com as escolhas da filha quando reconhece que é uma escolha. Ele só pode lamentar o mal gosto dela.

Enfim, quando se debate a rivalidade do Rick com Jerry, a primeira coisa que salta aos nossos olhos é a questão da inteligência.

Inteligência vs Burrice e a validação alheia.

Rick é supostamente um gênio, ou assim declaram ele. Ele é um inventor com um conhecimento de ciência tão avançado e tão isso-só-existe-na-ficção-científica, que o que ele pode construir e tornar realidade só juntando sucata é indistinguível de mágica. Por isso nada é inacessível para Rick. Ele pode viajar em todas as infinitas realidades do mundo, e está constantemente ciente do quão insignificante todas as coisas são quando existem infinitas variações de todos os acontecimentos do mundo ocorrendo simultaneamente. Rick constantemente pode pensar no todo, e estar ciente do quanto o universo é imenso, caótico e indiferente, o deixa depressivo.

Rick não acredita em muitas coisas. Ele não acredita no amor, ele não acredita na ética, ele não acredita em Deus, e ele aprendeu com os anos a agir somente em interesse próprio. E essa desilusão e corrupção de seus valores morais (que existiam antes dele começar a viajar entre universos paralelos), é descrita por ele como resultado de sua inteligência.

Jerry por outro lado é o personagem menos inteligente da família, e, portanto, o mais fácil de satisfazer. Jerry tem uma perspectiva tão limitada do que ele quer na vida que o dia mais feliz da sua vida podia ser um simulador de realidade defeituoso.

Jerry tem uma visão de mundo muito restrita e limitada, e precisa de muito pouco pra ficar feliz.

Dito isso, o que ele precisa, apesar de ser pouco as vezes é pedir demais. Pois um aspecto importante do Jerry, é que ele precisa muito se validação e se sentir respeitado pelas suas façanhas. O que é irônico, pois ele não tem nenhuma. A série as vezes trata Jerry como alguém que não vai encher o saco de ninguém se tiver a sua distração banal, mas vários episódios trabalham como pro Jerry é importante que alguém o reconheça como alguém valioso por seus conhecimentos.

Literalmente, o conceito de “dia mais feliz de todos” pra vida de Jerry, seria um dia em que ele ganharia um troféu por uma ideia, que ele próprio admite ser uma ideia ruim. Pro Jerry é importante receber troféus.

Quando seu livro se tornou um best-seller, ele ficou furioso, pois não recebeu os créditos e ninguém sabia que era ele a pessoa que escreveu o livro, pois ele achava que ser reconhecido como o autor era mais importante que o impacto de seu livro.

E para Jerry esse tipo de validação é tão importante que são motivações para que ele se volte contra sua família. Como quando os plutonianos o exaltaram como um cientista por afirmar que Plutão era um planeta, e ele deu as costas pra Morty para ser louvado como um gênio por grupos interessados em passar desinformação pra Plutão.

E teve a vez em que ele atacou Beth, para seguir sendo admirado pelos homens-barros como uma autoridade em acampamento. Posição essa que ele assegurava, impedindo os homens-barro de adquirirem qualquer conhecimento que pudesse fazê-los questionar Jerry.

Pois como Summer, de maneira rude e grosseira apontou no mesmo episódio, Jerry tem uma constante necessidade de que a nota de corte esteja baixa para poder se sentir grande.

Que conste, o Jerry querer constantemente ser validado não é um problema derivado dele ser o membro mais medíocre da família Smith. Mas a sua mediocridade constantemente impede que ele tenha do que se gabar. Então ele precisa, e as vezes propositalmente se cerca de pessoas abaixo dele para que elas deliberadamente se impressionem com ele.

Agora, a necessidade de reconhecimento de Jerry é também parte central de Rick, que diferente de Jerry nunca se embebeda com a validação alheia, nem faz merda com o propósito de receber alguns elogios, porém, ele constantemente toma como ofensa e motivo de vingança não ser conhecido e reconhecido. Exigindo que a reação natural das pessoas seja tratá-lo como uma autoridade. O sentimento é parecido, a diferença é que Rick está acostumado demais a impressionar as pessoas e Jerry precisa muito conquistar essa validação, geralmente sem ter nada a oferecer.

Muito se fala sobre o Jerry ser uma pessoa que fica feliz com pouco, mas alguns episódios mostram que seu senso de inferioridade é tão grande, que ele mal consegue se dar um agrado ou começar um hobby novo sem precisar que alguém confirme que ele não está sendo tosco.

E tem uma ironia em ele precisar do Rick mais amistoso e gentil do mundo pra falar que as coisas que ele gosta tem valor porque ele gosta delas, não porque os outros vão falar que ele mandou bem (enquanto mesmo ele não fala que o Jerry mandou bem).

E o Jerry ter essa constante necessidade de validação não é o motivo pelo qual Rick odeia Jerry. Mas eu acho que é um dos motivos pelo qual Jerry odeia Rick, por como Rick faz ele se sentir inadequado ao constantemente elevar todos ao seu redor a uma perspectiva que não coloca Jerry como um campeão.

O que gera em Jerry um rancor de inteligência, e do senso de inferioridade que chamar a atenção por inteligência pode trazer. Inclusive, quando todo mundo menos a família Smith se tornou um monstro, e o mundo passou a ser governado só por força bruta, Jerry enfim se sentiu realizado, não precisando mais ser inteligente pra ser um bom marido, só precisando matar.

Enfim, a perspectiva que Rick eleva de todos ao falar, trás a tona outro ponto de diferença entre os dois.

Revolução vs Status Quo:

Rick Sanchez é um terrorista foragido. Ele é considerado uma ameaça a sociedade pelo Governo Intergaláctico, pelo Governo dos Outros Ricks e pelo Governo dos EUA, sendo que esse último só não prende Rick, porque não consegue. Rick é uma pessoa que vive em uma perspectiva que desmerece quase tudo o que é normal e senso-comum, como um sintoma de viver constantemente observando culturas alienígenas e realidade alternativas.

Rick não acredita em escolas, ela acha que não é um bom lugar para se aprender. Rick não acredita nas leis, nem no conceito de países. Rick é um pansexual de mente aberta que experimentou sexualmente de maneiras muito diversas, já tendo tido casos com mentes-de-colmeia, com um planeta, e com outros Ricks.

Rick não acredita no casamento, em cerimônias tradicionais, ou em tradição no geral. Rick odeia burocratas e odeia terapia. Rick é uma pessoa tóxica que tem opiniões muito fortes e muito contrárias a nossa vida cotidiana, opiniões que ele herda de um passado em que ele foi um guerreiro rebelde que lutou pela libertação, até segundo ele, passar da sua fase de herói e resolver só ficar longe da tirania em vez de lutar pra derrubá-la.

Jerry, por outro lado, vê muito conforto no mundo normal, quando mais parecido com o nosso cotidiano melhor. Jerry advoga pelas tradições, por ter regras dentro de casa. Jerry se sente irritado de saber que seus pais não são mais monogâmicos. E Jerry adorou viver sob a tirania do Governo Intergaláctico, mesmo que isso fosse horrível pra sua família, pois o Governo Galáctico dava pro Jerry um senso de status.

Morty, Summer e Beth apresentam vários meios termos em relação a isso dependendo do episódio. Mas Rick e Jerry são consistentes. Rick remodela o mundo a sua imagem todo dia para não ter que lidar com “mas é assim que as coisas são”, enquanto Jerry é constantemente moldado por “mas é assim que as coisas são”.

Exceto que Jerry acredita em “é assim que as coisas são”, mas já se passaram algumas gerações depois da dele, então ele acredita em “é assim que as coisas eram”. Jerry é constantemente antiquado, é o membro da família mais provável de falar algo racista ou misógino por falta de timing, e sempre que a série quer fazer um ponto sobre “os adultos não entendem a nova geração”, o ponto é transmitido em um conflito entre Jerry e Summer.

Em um show futurista, Jerry representa o passado. Enquanto Rick representa o lado oposto, o de nunca olhar pra trás. A série faz um ponto em não usar viagem no tempo e nunca inventa algo sobre viagem no tempo. O que significa que pra série funcionar, Rick precisa ser um homem que nunca viajaria ao passado. Pois só se interessa com as possibilidades do futuro e nunca com encarar a dor de todas as experiências de vida que ele já viveu.

Se pra Jerry tudo está bom desde que esteja normal e evitando experiências diferentes. Para Rick, ele depende de fugir da normalidade e de se encher de experiências diferentes, para se estimular e esquecer da sua depressão. E essas não só são duas maneiras muito diferentes de achar paz na vida. São duas maneiras muito diferentes de educar os jovens. Pois é aqui que eles brigam nessa questão.

Para Rick é importante que Beth, Morty e Summer não fiquem presos em tentarem ser normais e populares, e escolham viver uma vida em que eles mandem em seus destinos, ganhem perspectiva, explorem todo seu potencial e se distanciem de padrões. E para Jerry é importante que Morty e Summer tenham as mesmas experiências que Jerry teve na infância, para que ele sinta que seu tipo de infância foi valorizado.

Rick e Jerry tem valores diferentes, estilos de vida diferentes, e competem por influência em sua família. O que nos obriga a entrar em um ponto maior que os dois:

Família e Toxicidade:

Rick and Morty não pega leve com a ideia de família. E mesmo em uma época cínica em que toda comédia quer subverter tradições, e se modernizar e perder a noção de família nuclear passando lição de moral dos anos 1950, nenhuma cospe mais na noção de família do que Rick and Morty. E qualquer chance que eles tiverem de lembrar que a instituição é cagada eles usarão.

Digo, já foi observado pela internet o quanto Rick and Morty é uma série com mais piadas de incesto do que a média, e isso diz bem o quanto a série não respeita família como algo sagrado. O Morty e a Summer fizeram um filho e abandonaram ele no espaço.

Dito isso…. Rick e Jerry ambos são muito apegados a noção de ter uma família. O Jerry deixa isso na cara, ele é carente, emocionalmente dependente, viveu o período mais triste da sua vida após o divórcio com Beth, ele claramente precisa da sua família por perto. O Rick também, mas o Rick não divide seus sentimentos.

Rick apesar de todo seu discurso de não ter sentimentos, faz questão de morar com Beth em uma casa nos subúrbios…. e eu estou inseguro por saber que estou matematicamente errado nessa, pois existe simultaneamente infinitos Ricks morando nos subúrbios e infinitos Ricks morando fora dos subúrbios, e infinito não é maior ou menor que infinito, é tudo infinito…. mas mesmo assim, me sinto confortável em dizer que a maioria dos Ricks não moram com Beths. Não parece ser muito comum Ricks irem morar com Beths. Especialmente com o número grande de Mortys que moram e são produzidos em massa na Cidadela dos Ricks.

Aparentemente Ricks que moram com Beths tem o status de “aqueles caras”.

Aparentemente, toda ou quase toda Beth que existe na Curva Central Finita foi abandonada pelo seu Rick, enquanto o Rick que a gente acompanha nunca abandonou sua Beth, mas teve ela tirada de si, assassinada pelo Rick Prime. O Rick queria abandonar super-ciência para ser um homem de família e teve isso roubado dele, e ele está querendo recuperar isso, podendo viver, conviver e interagir com versões adultas de sua filha assassinada. O que é algo que ele próprio considera bizarro e julga a si mesmo.

Nota-se que quando Rick foi oferecido fazer uma escolha, fazer com que Beth siga seus passos, e se torne tão livre quando ele, se libertando das prisões sociais, ou escolher que Beth seguisse vivendo com ele nos subúrbios, Rick literalmente não escolheu. Ele clonou Beth para fazer as duas coisas acontecerem simultaneamente, para ele poder ver Beth viver a vida que ele acha que ela merece, mas sem abrir mão de continuar tendo ela ao seu lado. E nessa ele deliberadamente fez com que ele próprio não soubesse qual das duas era a clone e qual das duas era a original.

Rick é um péssimo pai.

Mas sempre que ele tiver escolha, ele vai escolher continuar morando com Beth. E se o mundo for destruído, ele vai levar Morty consigo para outro mundo idêntico para morar com outra Beth. Rick pode morar em qualquer lugar no mundo, mas ele se importa que seja com Beth, com seus netos, com sua família.

Para tanto Rick quanto Jerry, morar com sua família é essencial, diferente de Beth que 50% dela literalmente abandonou a família para ir viver como aventureira espacial. E isso é curioso, pois reforço o que já dizem. Os dois moram ali, pois Beth deixa, nenhum deles trabalha, ou ajuda na casa, e o que mantém eles ali é o amor de Beth.

E bem, Rick and Morty é co-criação de um homem chamado Dan Harmon, que fez uma série inteira sobre toxicidade e sobre como a televisão é uma mídia pautada em famílias tóxicas, sejam famílias literais ou simbólicas. E que está novamente fazendo isso em Rick and Morty, a família Smith-Sanchez é tóxica. Rick é disparado a pessoa mais tóxica ali, mas a família não é tóxica só por culpa dele. Essas pessoas não são saudáveis uma com as outras. E o fato de que eles genuinamente se amam, não é redenção.

Rick e Jerry tiram boa parte de sua toxicidade, do fato de que eles disputam ser a autoridade em um grupo tóxico. Um dos melhores episódios da série é justamente o em que eles têm que descobrir quem são seus familiares e quem são os parasitas, e descobrem que as pessoas com quem eles têm suas piores memórias, são seus familiares. E por mais que essa moral seja universal, imagino, as memórias que eles lembraram não eram leves.

Ver a importância que Rick e Jerry dão para um espaço, que a série não retrata com tanta glória, é algo importante, pois ressalta o que eu acho que é o ponto central do texto.

O ponto central do texto:

Rick é um dos grandes exemplos da ficção atualmente não só do niilismo, mas de uma perspectiva tóxica do niilismo, em que ao reconhecer que nada importa, a pessoa se dá ao direito de ser rude, violenta e apática em relação aos demais, pois nada tem valor. E para não deixar essa soar como a mensagem da série, existe uma certa tentativa de elevar o Jerry como o anti-niilista da série, e como alguém que remarca a importância do amor, dos pequenos prazeres como as alternativas a essa perspectiva tóxica… como se o Jerry fosse o grande Waymond Wang da animação… e ele não é. Nem toda história de multiverso tem um Waymond Wang, por isso que Everything, Everywhere, All at Once é tão bom.

Pois os dois desprezam o ponto de vista um do outro, mas sua briga é sobre influência familiar, é sobre educação e é sobre que valores eles querem passar para Morty, Summer e Beth. É uma briga masculina, sobre homens, disputando a própria masculinidade entre si, e entendendo a própria masculinidade como “a figura de maior influência na casa”.

E Rick constantemente menciona a disputa entre ele e Jerry como uma questão de gênero. Ele afirma que substituiu Jerry como patriarca da família, e chama o Jerry sarcasticamente de “homem da casa” sempre que Jerry tenta ter autoridade sobre Rick.

E isso é um dos grandes fatores por trás de suas brigas, e é baseado naquilo que eles têm em comum, e não naquilo que eles têm de diferente. O Rick em si se descreve, como se sua péssima personalidade fosse um resultado de sua inteligência, e muito fã acaba acreditando, mas eu não acho que seja verdade. Apesar de diferentes níveis de inteligência na família, a disfuncionalidade tóxica deles triunfa.

Todos estão constantemente sendo expostos a irracionalidade cruel do universo e tendo diferentes reações também.

No geral eu sinto que a série não tenta exatamente dar um motivo pros personagens agirem como agem, mais do que dar um contexto. Sendo esse contexto a pergunta: “O quanto do comportamento dos personagens é a sua essência?”, Rick C-137 tem um trauma grande, perdendo Beth, mas vários Ricks abandonaram a filha, e tem a mesma personalidade.

Rick e Jerry representam ideais opostos e visões de mundo opostos, mas eu não sinto que a série puxa a sardinha para alguma visão de mundo específica. No geral, a série parece ser bem consistente em falar que “As vezes as coisas funcionam de um jeito, e as vezes elas funcionam de outro, tudo depende.”, tem momentos em que a visão de Jerry é a melhor, outros em que é a de Rick. Mas independente disso, nenhum deles é um modelo, ou uma referência.

Pois a série é mais do que um anti-modelo de como ver a ciência, o idealismo, o cinismo, o universo, a inteligência, ou qualquer coisa dessas. A série é um anti-modelo de família, em que o erro deles, é permitir-se continuar usando-a como desculpa para se machucarem.

O que é algo que eu admito que eu estou aproveitando pra fazer o texto agora, pois sinto que é um aspecto da série que foi muito forte por quase toda a série, mas que eu não sinto com força na sua última temporada. Eu sinto que a série quer se afastar da imagem negativa que eles deram pra ele ao longo da série e reimaginar um Jerry que comece a ser de fato esse antidoto pra toxicidade.

O episódio Night Family, foi uma grande redenção do Jerry de como seu coração puro e sua inocência protegeram a família. Em Bethic Twinstinct, Jerry supera expectativas sendo tolerante com a situação entre ele e as Beths, mesmo tendo dado um barraco na primeira temporada sobre os pais dele em situação parecida. Em Final Desmithation, Rick é o único a defender o direito de Jerry de não sofrer bullying por levar superstições a sério. Eles passaram a primeira metade da sexta temporada sem a arma de portais, e muito foco veio pra episódios sobre a família Smith, sendo uma família unida, mesmo diante da estranheza que é a Beth tendo um caso com seu clone.

E o primeiro episódio da sexta temporada faz um ponto imenso do quanto o Jerry atual evoluiu muito além do Jerry das primeiras temporadas, literalmente fazendo os dois Jerrys que foram trocados, morrerem enquanto mostram o quanto eles ainda são motivados pelo rancor o Rick. E isso faz contraste com o Jerry atual meio que sendo mais maduro e menos rancoroso com os outros dois.

Então não sei se o que eu estou falando aqui vai ficar, motivo pelo qual eu queria soltar esse texto antes do resto da sexta temporada estrear e me desmentir.

Porque eu penso muito em como Rick and Morty é uma série precedida pelo seu fandom. Eu pessoalmente nem esperava que a série fosse explodir tanto. Eu vi a série assim que ela estreou e achei que seria tipo um Archer ou Venture Bros da vida, que eu tenho muita pouca gente com quem conversar sobre, mas não, superou minhas expectativas, e ficou famosa por um fandom tão tóxico que saiu no jornal por fazer bullying em funcionário do McDonalds por causa de um meme.

E eu sinto que esse fandom força um pouco a nossa leitura da série, sobre como a babaquice dessas pessoas reais nos faz ler a babaquice dos personagens da série. E sobre como isso faz a gente ler a babaquice do Jerry, que por ser um anti-Rick, algumas pessoas pensam como o anti-babaca.

A velocidade com que Jerry tira vantagem do Rick estar drogado pra virar a mesa, sugere que a única coisa impedindo ele de tratar todo mundo feito lixo é o contexto dele não ter esse poder.

E eu quis repassar isso, antes do Jerry de fato se tornar o coração da Família Smith, e o coração da família se tornar um centro de redenção dela. Embora eu não tenha problema se a série for de fato redimir o Jerry completamente.

Porque na minha opinião, o Presidente dos Estados Unidos tinha que ocupar o espaço de rival principal do Rick. Eu adoro os episódios com ele, e por mim ele aparecia mais só pra brigar, sem precisarem de episódios do Jerry e do Rick batendo boca. Se for só eles cooperando, mas contrastando suas personalidades opostas, que nem foi o episódio do biscoito da sorte já tá ótimo.

Eu juro que esse é um dos meus episódios favoritos. Por mim o Presidente briga com o Rick dois episódios por temporada.

O texto foi esse! Concordem, discordem ou no geral deem sua opinião sobre a atitude de Jerry e sua rivalidade com Rick nos comentários. Gosto de falar de Rick and Morty, quero continuar essa conversa. Não esqueçam de checar o apoia.se. E eu vejo vocês no texto que vem.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo