A arte nas obras de Tatsuki Fujimoto.

A

Um mangaka que está com a bola toda atualmente é o Tastsuki Fujimoto, o cara que só manda pedrada, carinhosamente apelidado de Fujimas na internet brasileira. Que fez o mangá Chainsawman que está simultaneamente explodindo com a popularidade de seu anime e com o mangá que está desfrutando a sua Parte 2, da qual eu estou gostando muito. Mas não é só de Chainsawman que ele vive, com o fenomenal Fire Punch sendo dele também, assim como dois one-shots muito populares que saíram na pandemia Look Back e Sayonara Eri.

O texto será sobre ele e sobre os mangás dele.

Em especial sobre um dos fatores que os mangás dele em comum. Que são vários, os mangás do Fujimoto se destacam pela complexidade de seus personagens, pelo uso de violência, crítica social, e por personagens femininas poderosas, autoritárias e maravilhosas dominando personagens masculinos mais submissos…. Mas não são esses os pontos que eu quero chamar a atenção. Embora eu queria divulgar meu texto de por que a Makima é maravilhosa. Mas o que eu quero chamar a atenção aqui, é que muitos de seus mangás abordam diretamente o tema da arte.

A arte é um elemento presente nas obras de Fujimoto em diversas formas. O cinema é um elemento muito claro em Fire Punch, Chainsawman e Sayonara Eri, mas Look Back é sobre escrever mangás, e ele tem mais dois One-Shots que eu quero passar aqui, que são, Futsuu ni Kiite Kure (Somente escute normalmente), e Imouto to Ane (Irmã mais nova e Irmã mais velha), que lidam com música e com artes plásticas respectivamente.

O Fujimoto é um mangaka constantemente interpretado, com uma disputa de narrativas forte em relação a que críticas ele põe no mangá dele, em especial com Chainsawman no Brasil, que cresceu no país com grupos de scanlator colocando frases reacionárias, racistas, transfóbicas e incel no discurso, criando uma imagem de mangá anti-progressista, que muita gente que leu por outras traduções não concorda. E por ser uma pessoa constantemente interpretada e com gente tentando entender suas mensagens que eu acho fascinante que ele sempre queira falar nesses termos. A arte como ele retrata tem duas etapas. Como o autor se sente ao fazer, e como o público se sente ao receber. Ele retrata as duas perspectivas e qual a mensagem que se transmite com isso.

Então quero pedir pra me acompanharem nessa revisita de alguns mangás de sua carreira, sobre a perspectiva de como Tatsuki Fujimoto retrata a arte.

Antes de começar quero pedir que considerem se tornar apoiadores do meu blog na campanha de financiamento coletivo do Dentro da Chaminé. O dinheiro ajuda o blog a se manter com poucos obstáculos, e valoriza o trabalho que eu ponho aqui, além de dar acesso a grupos no telegram, onde eu faço enquetes pelos próximos textos, pego ideias de textos futuros e dou spoilers do que vem a seguir. Então se puder dar aquela força com o valor que achar justo, faria uma diferença enorme e teria toda a minha gratidão.

Esse texto é escrito em homenagem àqueles que já me apoiam e já tem a minha gratidão eterna, como os pilares que mantém esse blog de pé. E eu espero que vocês gostem do texto.

E eu quero começar esse texto falando do one-shot mais recente do Fujimoto. O Futsuu ni Kiite Kure, pois acho que ele é o mais mal interpretado.

Futsuu ni Kiite Kure:

Nesse One Shot um rapaz quer confessar seu amor para uma garota, e grava um vídeo no youtube em que ele canta uma canção de amor pra ela. A garota que não amava o rapaz de volta, não aceitou o amor dele, mas ela compartilhou o vídeo pra toda a escola poder ouvir e fazer chacota do moleque.

O problema rolou foi quando alguém notou um fantasma no vídeo, o que fez o vídeo viralizar, e conforme todo mundo assistia o vídeo, começaram a surgir interpretações sobre o significado do vídeo, a quantas metáforas tinha, e ao quanto aquilo era algo profundo demais, com altas cobranças de que um segundo vídeo fosse ainda mais crítico.

O rapaz então grava um segundo vídeo chamado Só escutem normalmente, e a segunda canção flopa, ninguém empolga, e ele deleta os vídeos.

Após isso, a garota pra quem ele confessou seu amor se senta do lado dele, revelando que ela ainda estava escutando a canção-de-amor desde o começo, e pergunta se as duas canções descreviam um momento que eles dividiram juntos anos atrás na aula de artes. O rapaz fica envergonhado de ver como a menina não lembrava do momento da mesma maneira que ele e abaixa a cabeça. E o mangá acaba.

Esse One-Shot é frequentemente interpretado como se fosse o Fujimoto implorando para que nós não analisemos os seus mangás politicamente. Como uma chacota de quem viu críticas sociais em Chainsawman e como um aviso de que ele não está sendo profundo, o público que não está escutando normalmente.

E eu não vou mentir que não vejo de onde vem essa interpretação, pois é é mais que uma leitura válida do one-shot, é uma interpretação fácil de chegar, especialmente pra quem acompanha o que se diz sobre Chainsawman nas redes sociais. Mas acho ela rasa.

Porque pra mim o ponto não é que a música do rapaz não tinha mensagem alguma. É só que a música foi espalhada pra gente distante demais da mensagem dela. Inclusive gente culturalmente distante demais, uma vez que ela virou sucesso internacional.

A música foi feita pra ser ouvida em privado por uma única garota pra expressar uma mensagem que era só pra ela. E no final vemos que num mar de gente estranha dando pitaco no vídeo, a garota foi capaz de entender perfeitamente o que ele estava falando. Mas não valorizou isso, ela mesmo entendendo o que ele quis expressar, achou cringe.

A música era literalmente uma mensagem. Tanto era, que ouvir a música demandava depois a garota responder a mensagem que recebeu. Mas a garota achou patético e não respeitou a música, e espalhou como motivo de chacota, pois pra ela, aquilo era chacota.

Mas pra ela aquilo era hilário, pois ela tinha o contexto pra julgar o quão patética ela achava a memória do rapaz. Conforme o vídeo viralizou e chegou em completos estranhos, os completos estranhos não tinham contexto nenhum pro vídeo. E se quem conhecia o rapaz achava ridículo, os completos estranhos sem contexto nenhum achavam animal, pois eles agregavam os próprios contextos e enviesamentos.

…algo pro qual o autor não pode responder, pois ele não escreveu pensando nisso.

Pois a arte é um diálogo. E nesse caso, ela era literalmente um diálogo, o rapaz compôs uma música e gravou um vídeo pra substituir o que seria a parte dele da conversa. E a arte pra existir precisa de alguém falando e de alguém ouvindo. A arte não existe nem público, e também não existe sem autor. Todo mundo absorve a arte e mistura com suas próprias noções e visões de mundo pra interpretá-la, e se o distanciamento com o autor é grande demais, isso muitas vezes causa interpretações fora da realidade do que autor pensou.

Isso pode ser muito apontado como “interpretar errado”, e muito autor já fez a devida chacota de quem interpretou errado as obras, não sabendo o que o autor realmente pensou. E eu não acho que o Fujimoto tenha se afastado muito de quem já fez essa chacota do público.

South Park tem todo um episódio sobre como pessoas capazes de enxergar crítica política em piada de escatologia são pessoas burras, que não entendem que tem gente que só quer zoar os outros, em uma transparente crítica aos fãs de South Park.

Acho só que ele demonstrou bem a natureza desse fenômeno, com como a distância do contexto original criou esse fenômeno, e a garota pra quem a música foi composta entendeu perfeitamente.

Com o twist. De que quem entendeu a mensagem de verdade não gostou da música. Pois no fm das contas, gostar e entender não são a mesma coisa. E muita gente alega que só não é popular por não ser compreendido, mas o rapaz não é popular com a crush, e ela entende exatamente ele.

Afinal, a arte é sobre o que a gente tira mais do que sobre o que colocaram nela, e do vídeo dele todo mundo conseguiu tirar algo que ele não colocou, em grande contraste, o que ele colocou de fato não tinha valor pra quem entendeu.

É uma boa reflexão de como a arte pode afetar pessoas não planejadas, e como o contexto e bagagem de quem está diante da arte altera sua percepção.

O que me leva ao próximo exemplo.

Chainsawman:

Chainsawman é o único de todos os exemplos que eu vou listar, que não possui nenhum personagem que dê a perspectiva do artista, somente a perspectiva do público. E a perspectiva do público é dada em somente um capítulo, o capítulo 39. Um dos meus capítulos favoritos do mangá, e o capítulo em que Denji sai em um encontro com a Makima.

Makima leva Denji para uma maratona de ver dez filmes seguidos, um atrás do outro. A experiência é nova pro Denji, e ele está fora de sua zona de conforto. A primeira coisa que Denji nota é que ele não é capaz de sentir as coisas que as demais pessoas na sala sentem. Ele não ria nas cenas engraçadas nem chorava nas cenas tristes… coisa que Makima também não fazia.

A segunda coisa que ele notou é que apesar de ser ideia da Makima, ela não parecia estar se divertindo em nenhum dos filmes que eles viam.

Por fim, antes da última sessão, ele confessa pra Makima que acha que o cinema não é pra ele, e que talvez ele não consiga entender filmes. Então Makima conta que ela mesma, só gosta de um filme de cada dez que ela assiste…. Mas que esse um filme as vezes muda a vida dela.

Denji e Makima entram na última sessão, completamente vazia e assistem, o filme passando é o filme soviético Баллада о солдате (Balada do Soldado), e no fim do filme Denji começa a chorar em uma cena de abraço. Denji fica com vergonha de estar chorando em uma cena que ele não julgou tão emocionante assim, mas olhou pro lado e viu que Makima também estava chorando.

O encontro foi um sucesso, Denji se divertiu com sua crush, e no final, ele pergunta pra ela se ela acha que ele tem um coração, e ela ouve o coração dele e confirma que ele literalmente te um. Denji estava morrendo de medo de seu estilo de vida estar transformando ele em uma pessoa sem emoções, e o encontro que fez ele chorar em um filme o lembrou de que ele ainda tinha emoções.

E esse evento marcou tanto Denji que muitos capítulos depois, quando ele planeja um encontro pra impressionar uma garota ele tenta levá-la para uma maratona de filmes também. O lance é que o capítulo estabelece a relação do Denji com cinema. Ele viu 9 filmes populares, não gostou de nenhum, sentiu a sua dessintonia com as demais pessoas, e então viu um filme que o emocionou o bastante para ele entender que ele gosta de cinema. Ele viu que mesmo sem ele estar em sintonia com a maioria das pessoas, existia algo ali pra ele.

E nisso ele se sentiu conectado com Makima que tinha reações parecidas com a dele. Makima não gosta de 90% dos filmes que ela vê. Mas os 10% que sobram mantém ela presa a arte. Pois a arte ressoa com você e mexe com você. E a arte te ajuda a se conectar com pessoas que são tocadas por ela de maneira semelhante.

E a arte é pra todo mundo! Existem muitos filmes de porrada e boneco, muitos filmes soviéticos comoventes, e muitos filmes que estão em várias outras vibes. Você pode ter odiado 100 filmes, mas no mundo existe um que é pra você, pois tem um milhão de perfis diferentes. Todo filme no mundo é o filme mais importante da vida de alguém, todo filme também é o filme mais odiado de uma pessoa. Mas eventualmente achamos algo que nos lembra, de que nos temos um coração.

Apesar de ser um capítulo discreto e sem muito plot, é um dos capítulos mais marcantes do mangá, e é um dos motivos da abertura do anime dar tanto foco ao cinema e a fazer uma colagem dos filmes favoritos do Fujimoto, pois ele dá o tom de que a conexão da Makima e do Denji sobre o cinema diz muito sobre os personagens e sobre a conexão que eles tem entre si.

Sayonara Eri:

Em Sayonara Eri, o limite entre realidade e ficção se mistura. O filme é contado da perspectiva da câmera do protagonista, que está simultaneamente filmando o seu cotidiano, e fazendo um filme pra si, e quais partes são do seu cotidiano e quais são do filme não está claro.

A história começa quando o protagonista recebe o papel de filmar o dia a dia da mãe dos seus últimos meses de vida, ela pediu pra ser filmada enquanto estava doente sem chance de cura, e o rapaz fez isso. Quando a mãe se foi, ele resolveu então editar o filme que fez sobre ela e terminar com ele explodindo todo o hospital. Foi a maneira que ele achou pra lidar com o assunto, e todo mundo na escola, pra quem ele mostrou o filme, achou de mal gosto. Como se ele tivesse zoado a própria mãe.

Ele então conhece Eri, que amou o filme dele. Conforme eu apontei nos outros dois exemplos, pessoas diferentes reagem diferentemente. Eri quer convencer o protagonista a fazer um filme ainda melhor, e obriga ele a ver uma tonelada de filmes pra ganhar repertório.

Eles decidem fazer um filme de vampiros, em que Eri seria uma vampira que viveu por séculos, mas agora está morrendo, e a história seria a história meta de um rapaz que após filmar os dias finais da mãe, mas não filmar a sua morte, seria abordado pela vampira pra filmar sua morte.

Desse ponto em diante tudo fica não-claro, quais partes dele com Eri são roteirizadas e quais são espontâneas. Em determinado momento se sugere que todas as aparições da Eri são roteirizadas, e não sabemos direito separar as duas coisas. Pois é um filme sobre um cara fazendo o filme, mas o processo dele fazer o filme é o filme.

O importante é que o filme acaba com ele adulto, interpretado pelo seu pai, reencontrando Eri, após renascer sem memórias, como um vampiro imortal que morre diversas vezes e é trazida de volta, que agradece por ter um filme pra lembrar de sua vida anterior. E o importante desse final, é que o protagonista adulto após falar com Eri, explode o prédio onde ela estava.

Sayonara Eri é sobre muita coisa. Mas é principalmente sobre duas. Sobre como o protagonista usa a arte para lidar com o luto, tanto a preparação pro luto, se despedindo lentamente de uma pessoa que ele sabe que está partindo, como selecionando e editando quais memórias ele quer guardar dessa pessoa, e permitindo que a gente possa através da arte escolher de que maneira queremos lembrar dos mortos.  E é sobre um orgulho de ter feito esse processo nos próprios termos.

O rapaz foi devorado vivo por ter feito a cena da explosão na morte da mãe. Mas ele fez a cena da explosão de novo. A arte é dele, e ele fez seu segundo filme pra validar sua escolha criativa. A explosão é como ele se expressou, é como ele se sentiu, e o luto era dele. E ele não se adequou as reações negativas, pois ele não podia, pois ele tinha sentimentos pra expressar, pois a Eri estava morrendo na frente dele.

O protagonista está mostrando o mundo dele, mesmo que uma versão roteirizada e imaginada do mundo dele, e está se expressando. E se as condições da morte da Eri não ficaram claras, e do quão real aquilo foi, o luto dele ficou claro. Ele expressou seu sentimentos. E seus sentimntos são melhor expressos e explosões, é assim que sabemos que foi genuino.

Look Back:

Look Back é uma das coisas mais poderosas que o Fujimoto já escreveu, especialmente por ter elementos autobiográficos explícitos. Conta a história de uma mangaka chamada Fujino que escreve um mangá de ação para a Shonen Jump e que intercala com ela lidando com um atentado com muitas rimas com o atentado que teve ao estúdio da KyoAni em 2019 que matou 36 pessoas.

A história gira em torno da amizade entre Fujino, uma garota esforçada em ser uma grande mangaka. E Kyomoto, uma reclusa social, que inspira Fujino de inúmeras maneiras. Kyomoto era excelente em desenhar cenários, o que serviu como uma rivalidade e um estímulo para que Fujino melhorasse seu desenho. Mas Kyomoto também era a maior fã de Fujino, e quando Fujino quase desistiu de desenhar, ela era lembrada do quanto Kyomoto amava ler suas histórias.

Fujino começa a escrever mangás com Kyomoto como assistente, e elas ficam muito próximas. Porém, Kyomoto desfaz a parceria quando ela ganha uma série na Shonen Jump, alegando querer fazer escola de artes, superar suas travas sociais, se tornar independente e crescer como artista. Fujino é contra se afastar de sua amiga, mas permite que ela cresça.

Porém a escola de artes de Kyomoto é atacada em um atentado, e Kyomoto é assassinada. Fujino fica devastada com a notícia, e em luto cogita parar de escrever mangás, culpando a si mesmo e a sua carreira pela morte de Kyomoto. Ela imagina um mundo em que ela podia não ser mangaka, e sim ter aprendido artes marciais, e nesse mundo ela poderia ter salvo Kyomoto.

Porém mesmo nesse cenário imaginado, ela não consegue evitar, ao se deparar com Kyomoto e com o quanto Kyomoto amava seu trabalho, pensar que ao se conhecerem, ela teria voltado a desenhar mangás.

Após isso ela olha o quarto de Kyomoto, e vê que mesmo depois de pararem de trabalhar juntas e se ver, Kyomoto nunca deixou de ser uma fã, e seguiu admirando o trabalho de Fujino pra sempre. Ela senta e pega seu próprio mangá pra ler, da estante de Kyomoto e chora lendo. E por isso Fujino, que não realmente acha que ser mangaka é uma profissão divertida, volta a trabalhar.

Em Look Back ser um artista não é viver feliz pois seu trabalho é seu hobby. É esforço, é trabalho duro, é cansaço, e é trabalho. É um sangue que você dá, e no fundo quer parar, mas tá pagando as suas contas. De todos os exemplos aqui esse é o que da a perspectiva profissional mesmo. Isso não é diversão, não é romance, não é idealizado, não é uma missão de vida, é o trabalho de alguém. Mas a maneira como seu trabalho toca as outras pessoas, é o que te mantém nele.

Fujino era uma boa artista, e muito elogiada, mas ela não tinha muita motivação na sua casa para ser artista. Porém Kyomoto era motivada de verdade pelas obras dela. Literalmente, Kyomoto era uma reclusa que saiu de seu quarto e sua casa, motivada por uma tirinha que Fujino fez sobre ela. Kyomoto era tocada por aquelas histórias.

E assim Kyomoto se tornou uma representante de todos os fãs que Fujino não conheceu que também foram. E mesmo que Kyomoto tenha falecido, ela ainda motiva Fujino.

A arte é um diálogo. Ela vale a pena quando alguém vai observá-la. Quando Fujino desenhava só pelo orgulho de ser a melhor, ela desistiu ao perceber que não importa o quanto se esforçasse, ela nunca faria cenários melhores que a Kyomoto. Tinha um limite do quanto Fujino conseguia fazer a arte somente por si.

Mas no instante em que tinha alguém, ansioso por ler a próxima história, ela por que escrever a próxima história. Pois a arte é uma interação, é um diálogo, entre o artista e seu fã. E esse diálogo existe, mesmo quando o artista e o fã não se encontram em pessoa. As duas estão conectadas pelo fato de que Kyomoto é fã de Fujino, mesmo no mundo imaginário em que elas não ficaram amigas.

Eu talvez tenha dito algo diferente em algum podcast ou redes sociais, não lembro, mas olhando aqui, tudo lado a lado, eu acho Look Back a obra-prima do Fujimoto! Bom demais. E se não tivesse saído Look Back, mas tivesse saído todos os outros exemplos desse texto, a ideia de fazer esse texto talvez nem passasse pela minha cabeça.

Fire Punch:

Fire Punch se passa em um mundo pós-apocalíptico. Em que não existe mais arte. Pois ninguém mais tem tempo de produzir arte. As pessoas só tem tempo de não morrer em um mundo que já acabou. Mas apesar disso temos essa pessoa chamada Togata. E o Togata é obcecado por filmes, ele é um imortal, vivo desde a época que Hollywood existia, e ele não suportou o fim do cinema, e a falta de filmes novos pra ajudar ele a manter a sanidade na imortalidade. Então ele quer fazer o próprio filme.

Mas a história não é sobre o Togata. O Togata é só um coaduvante que inclusive morre na metade da história. A história é sobre o muso de Togata, uma pessoa fantástica que Togata achou que merecia um filme sobre ele, a história é sobre um garoto chamado Agni, um rapaz também imortal, que por sua imortalidade é condenado a queimar pra sempre.

Agni quer se vingar do homem que colocou fogo em seu corpo, que também matou sua irmã. E quando Togata descobre que tem um homem queimando pela eternidade, vagando pela neve em busca de vingança, ele acha que isso é um filme que merece existir, e começa a seguir Agni para documentar sua jornada e fazer um filme novo, para um filme novo surgir.

Eu acho que Fire Punch é um pouco sobre o sentido da vida, no sentido de fazer a pergunta: “pelo que você vive, nesse mundo em que a sociedade entrou em colapso e tudo é horrível?”. Todos eles estão sofendo de fome, frio, miséria e todo dia é horrível e o futuro será pio. E nesse contexto, os personagens ainda querem viver, mas eles se perguntam, pelo que viver.

E pro Togata, viver é só viver pela arte. Togata vive pelo cinema, e por extensão, pela arte, e por nada mais. Togata é um homem trans, que em séculos de vida não conseguiu achar nenhuma maneira de suportar a disforia e seu desconforto com seu próprio corpo, em um corpo imortal que é literalmente impossível de ser operado. Togata odeia pensar em si mesmo, e odeia qualquer introspecção, e Togata escapa de tudo o que ele odeia pelo cinema. Quando Agni pede pra Togata falar de si mesmo ele se recusa, e fala que ele só pode falar dos filmes que gosta, e resolve descrever Star Wars.

Quando Agni pede pro Togata descrever o que acontece depois de morrer, a noção de pós-vida do Togata era um cinema. Depois que você morre, seu espirito vai no cinema assistir o filme da sua vida. Togata vive pelo cinema em um mundo pós apocalíptico em que a arte deixou de existir.

Por isso ele é obstinado em criar arte nova, ele vai fazer um filme novo, e ele vai ser bom, e Togata não liga de quanta gente morra, ou quantas pessoas ele manipule para filmar uma boa história.

Pois o mundo não tem mais arte, e com isso a vida de Togata não tem sentido até nova arte ser criada.

Togata não é o único. A Rainha de Gelo, a suposta vilã do mangá, está tentando, pelo uso de um sacrifício humano restaurar a sociedade, transformar uma pessoa em uma árvore que possa tornar a terra habitável suficiente pra civilização retornar. Sua motivação pra restaurar a civilização? Ela realmente quer que alguém filme um novo Star Wars, e precisa de um mundo em que as pessoas voltem a ter cultura e arte pra isso.

A falta de arte faz mal pro mundo, e é algo terrível que aconteceu com o apocalipse.

O maior sintoma disso está em um filme B de antes do apocalipse, que foi descoberto pela única cidade que ainda funciona nesse mundo de neve. Como o mundo não tem mais conexão com arte, o filme B, é interpretado como um filme de propaganda e instruções militares, que justificam que massacres sejam cometidos. Inclusive o massacre que matou a irmã de Agni.

Pois uma geração que cresceu sem arte não soube mais interpretar um filme.

No fim do mangá, um Agni com amnésia assiste o filme de Togata, não reconhecendo que ele é o personagem principal do filme. Ele não consegue entender o filme, pois não tinha som, Togata nunca terminou o filme. Mas ele é afetado pelo que ele vê mesmo assim.

Quando o mundo acabou, as pessoas perderam comida, perderam tecnologia, perderam casa, perderam conforto, perderam segurança….. e perderam a arte. A capacidade de criar e apreciar arte. E embora somente os imortais vivos desde antes do apocalipse, pudessem notar a ausência, e estivessem dispostos a fazer algo pro mundo voltar a ter filmes. Os impactos da ausência de arte eram visíveis em todo o mundo. Pois sem arte, pra muitos, a vida sequer faz sentido. E sem a capacidade de apreciar arte, o mundo fica mais perigoso e mais autoritário.

Imouto to Ane:

A parte menos comentada da carreira do Fujimoto são os vários one-shots que ele fez antes de Fire Puch. E alguns são bem legais. Deles, pra mim o mais interessante é Imouto to Ane, sobre duas irmãs que estudam no mesmo colégio com foco em arte. O colégio tem um concurso anual, em que o quadro vencedor é exposto por um ano inteiro na parede pra todos verem. E o quadro vencedor do ano em que a história se passa é um retrato da irmã mais velha, nua, pintada pela irmã mais nova.

A situação é humilhante. Ela odeia estar exposta. Ela odeia ter a escola inteira comentando sobre seu corpo nu. E ela odeia que sua irmã tenha conseguido pintar o quadro sem que ela posasse. Ela tinha inveja do talento massivo de sua irmã, e constrangimento de ter sua nudez em destaque pra todos verem.

Então ela decide dar o troco. Ela vai pintar a irmã nua, ganhar o concurso do ano e fazer a irmã mais nova passar por tudo o que ela passa. Porém ela não prossegue com seu plano de vingança, quando sua irmã insiste em elogiá-la enquanto modela para ela.

Ela começa a refletir em porque a irmã escolheu ela como tema do quadro, e como a irmã fez para pintar o quadro.

Ela reflete o quanto sua irmã sempre a observou com muita atenção, pois a irmã mais nova sempre se inspirou na irmã mais velha. Quando o tema do trabalho era “aspirações”, a mais nova pintava exclusivamente a mais velha. Ela se matriculou na escola da irmã por querer ser igual. A irmã mais nova conseguia pintar a mais velha sem modelo, pois ela observou sua irmã mais velha a vida inteira com um olhar de admiração. E a irmã mais velha ao entender como fazer a sua vingança, começou a entender de onde vinha o sentimento que fez aquele quadro. E onde ela era corroída pela inveja, ela ignorava o quanto admirada ela era.

A irmã mais velha reflete sobre si mesma, e sobre a sua relação e sobre como ela tratou a irmã mais nova. E decide mudar o tema de seu quadro. Ela faz um autorretrato nu, que vence o concurso. E agora pelo segundo ano consecutivo, o quadro de destaque é o da irmã mais velha nua, mas agora, não é a versão idealizada da irmã mais nova. É como a mais velha se vê e como ela quer ser vista. Sem idealizações.

Pois a irmã mais velha nunca conseguiria ter com clareza que imagem ela tem a irmã mais nova, até ter uma imagem clara de si mesma. E ela refez sua imagem e a expôs.

Se expressar é sempre um processo de autoconhecimento. O primeiro quadro era supostamente da irmã mais velha nua. Mas não era ela no quadro. Seus peitos não eram daquela maneira, sem seus mamilos, nem sua expressão facial, nem sua postura…. Aquela era a irmã mais velha que a irmã mais nova idealizou. E portanto o quadro era sobre essa versão idealizada. É sobre a idealização da artista. E observando esse quadro a irmã mais velha pode ver uma faceta da relação das duas que ela não via antes.

E sua vingança foi participar do mesmo processo de autoconhecimento, responder a altura, envolveria responder os próprios sentimentos, e colocar a verdade sobre tudo que ela achou no quadro original que era uma mentira.

Conclusão:

Existem muitas maneiras de se interagir com arte, pode ser como entretenimento, pode ser como reflexão, pode ser como escapismo, ou como exercício intelectual. Mas o Fujimoto parece mais interessado em descrever a arte pelo prisma do grande telefone sem fio que ela é. Um artista solta ela em um contexto, uma pessoa recebe ela em outra, existe um choque de significados, e é isso que dá poder a ela.

Alguém em outro país, em outro sistema econômico em outra década, antes sequer de você nascer fez um filme, e por algum motivo, você sente que esse filme fala direto com você, com seus desejos, com suas emoções. E você não tem ideia do que a pessoa estava pensando, mas o que quer que ela tenha pensado fez com que ele formulasse uma cena específica de uma mãe abraçando seu filho que ia tocar você de maneira que várias outras não tocaram.

Muitas das obras do Fujimoto exploram esse diálogo, essa maneira como é difícil, e dependendo da situação, impossível realmente entender o que passou pela cabeça do artista. E é impossível também pro artista prever como seu público vai reagir. Mas a arte consiste de um deles falando e do outro ouvindo. A arte não é arte sem seu público, nem sem seu autor. E eu sinto que ele tem facilidade extrema de passar simultaneamente a perspectiva do artista de o público, pois ele é ambos.

Por isso que eu não acredito que Futsuu ni Kiite Kure seja uma crítica a pessoas que não entendem que o autor não quer dizer nada. Eu entendo de onde essa interpretação vem, e ela até funciona no vácuo, mas eu não consigo pôr a obra do Fujimoto toda lado a lado e acreditar que ele de fato acredita nisso Pois eu sinto que ele constantemente brinca com a ideia oposta. O que não impede ele de ter se surpreendido com a resposta do público em seu primeiro trabalho que de fato explodiu de maneira colossal. Independente de tudo isso eu não conheço o Fujimoto, ele não é minha irmã mais nova para eu saber ler o íntimo dele em sua arte. Nenhum membro do fandom conhece ele, a gente só monta a imagem dele através do telefone-sem-fio em que ele escreve e nós lemos.

E essa perspectiva sobre a arte, e essa admiração pela arte é o que boa parte da mangagrafia dele tem em comum. Digo, é isso e a noção de que pessoas imortais precisam consumir quantidades cavalares de cinema para poder manter algo de sanidade. Mas o que conecta seus trabalhos mais notáveis é a presença de arte.

Recentemente em Chainsawman foi introduzido um vilão que aparentemente é um artista e potencialmente pode apresentar uma ainda nova perspectiva sobre arte do que essas que eu recapitulei.

Fujimoto é um nome enorme nos mangás atualmente, tenho certeza de que não acaba na parte 2 de Chainsawman, que ele ainda vai nos deixar feliz pra cacete muitas vezes. E tenho certeza de que a disputa de narrativas que rola em Chainsawman vai rolar em várias obras futuras dele, pois ele vingou o hype. E por isso eu queria dedicar um texto ao aspecto mais interessante de como ele escreve.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo