My Little Pony: A escravidão em Equestria e o racismo de Twilight Sparkle.

Vamos lá, se você, meu leitor, já tiver ouvido falar alguma coisa sobre My Little Pony – Friendship is Magic, eu imagino que você tenha ouvido falar de sua fanbase surreal, denominada de bronies, composta em sua maioria por homens adultos. E deve ter ouvido de umas coisas muito bizarras que bronies fizeram na área sombria da internet. E talvez você até tenha ouvido falar de algumas coisas boas do desenho, como a alta qualidade de animação, principalmente levando em consideração que é animado em Flash, e do ótimo trabalho de personagens que a série faz. Ou talvez você tenha ouvido falar que é o câncer da internet e tal. Muito já se falou sobre esse desenho nos 6 anos que vieram desde sua estreia. Muito mesmo, nossa, a internet não calou a boca.

ThemFightinHerds
Pessoalmente só espero que você tenha ouvido falar nesse jogo de luta que foi inspirado na série e que vai chutar muitas bundas quando sair oficialmente.

Mas algo que eu tenho certeza de que você não ouviu falar é: Que a protagonista do desenho é uma racista que lamenta que Equestria tenha abolido a escravidão.

E disso ninguém fala. Como o nosso grande referencial de amizade, crê que a amizade é só para as raças que produzem pôneis livres, mas que outras raças podem ser consideradas propriedade e ser vendidas por aí e que isso é de boa. E como isso é algo sobre o que ninguém fala, é sobre o que falaremos aqui Dentro da Chaminé.

FeelingPinkieKeen
Uma casual cena de Twilight Sparkle impondo suas crenças e visão de mundo em sua amiga Pinkie Pie, que pensava de maneira diferente.

My Little Pony – Friendship is Magic se passa em uma terra encantada chamada Equestria, e essa terra é dividida entre pôneis de três raças diferentes: os Unicórnios. Os Pégasos e os Pôneis Terrestres (que são os pôneis normais), e nenhuma dessas três raças é a raça escravizada em questão, pelo contrário, essas três raças tiveram muitos conflitos raciais na época em que não eram unidas em um só país, e resolveram seus conflitos ao fundar uma nação para as três viverem em igualdade, e até hoje elas vivem em uma suposta igualdade.

ThreeTribes
As três raças na época em que eles ainda tinham conflitos, carregando as respectivas bandeiras de suas tribos.

Suposta, pois é muito evidente que os unicórnios são a elite da sociedade. A série não esconde isso nem um pouco do grupo. Na verdade, as raças têm bem definidos quais os papéis que elas ocupam na sociedade.

BecomingPopular
Ah, festas da aristocracia, você não vê muitos pégasos ou pôneis terrestres nessas festas.

Os pôneis terrestres cuidam das fazendas e da produção de comida em Equestria. Das seis protagonistas, duas são pôneis terrestres, Applejack, que é fazendeira de maçãs junto de toda sua família de pôneis terrestres, e Pinkie Pie, que abandonou a fazenda de pedras de sua família de pôneis terrestres, para ir para a cidade de Ponyville, onde trabalha como padeira.

AppleFamily
A família Apple, o maior clã de fazendeiros de toda Equestria é formado inteiramente por pôneis terrestres, mesmo que seja comum no país casais de raças diferentes tendo filhos.

Os pégasos, cuidam do clima de Equestria, e os que não fazem isso costumam ir ou para os esportes, ou para o exército real, atividades que exigem grande talento físico. Das seis protagonistas, duas são pégasos. Rainbow Dash, que é uma autoridade em clima, mas que sonha em poder se tornar parte da equipe de performance aérea, os Wonderbolts, e Fluttershy, uma pégaso fraca que voa mal, e após sofrer muito bullyng dos outros pégasos, decidiu sair de sua cidade e viver em Ponyville cuidando de animais.

Wonderbolts
Os Wonderbolts, pégasos que fazem performances aéreas para entretenimento, mas também disputam nas olimpíadas de Equestria.

E os unicórnios? Os unicórnios podem usar magia, o que é muito mais prático e conveniente do que ser bom com terra e agricultura ou do que ser capaz de manipular o clima, que são as habilidades natas das outras duas raças, e esse poder nato maior tem um retorno maior. Os unicórnios são ricos, eles costumam estar associados as elites não só sociais, como também às elites acadêmicas. Existem escolas de elite de magia, que por serem de magia, somente unicórnios frequentam.

MagicKindergarden
Twilight em seus pesadelos com a sala de aula, formada únicamente por unicórnios.

Das seis protagonistas, duas são unicórnios, Rarity, que trabalha como estilista e é a maior socialite de Ponyville, e Twilight Sparkle, que é a maior acadêmica de Ponyville e ao longo da série se torna uma princesa. E é sobre Twilight Sparkle que vamos falar, já que embora a série acompanhe a vida de todas as seis protagonistas, o foco dado a Twilight é bem maior.

TwilightSparkle
Todos saúdem a protagonista.

Twilight nasceu em um berço de ouro. Seus pais eram ricos, uma das três princesas do reino era sua babá. Conforme ela foi crescendo, seu irmão se tornou o líder de toda a guarda real, e ela conseguiu entrar na Escola Celestia para Unicórnios Dotados, uma escola de magia que é tão de elite que a Princesa Celestia é a supervisora de tudo.

TwilightCadence
Desde que ela era muito jovem ela quem tomava conta dela era a terceira maior autoridade do país.
CelestiaTwilight
Ainda por cima, Celestia serviu como uma mentora de Twilight durante toda sua vida.

Princesa Celestia é a governante de toda Equestria, ela subiu ao poder após petrificar o governante anterior, e tem se mantido no trono por ao menos 1000 anos consecutivos. Nesse meio tempo seu trono foi ameaçado pela sua irmã, que ela usou magia para banir para a Lua por um milênio, entre outras ameaças que ela destruiu com sua enorme magia. Ela é uma alicórnio, uma raça que tem o chifre do unicórnio e as asas dos pégasos, e que é a raça mais poderosa de pônei. Você não pode nascer uma alicórnio, você tem que se tornar uma por magia, após fazer algo muito foda.

Baby
Digo, no ultimo episódio exibido antes desse post ir ao ar, foi provado que você pode nascer um alicórnio sim. Mas até as princesas concordaram que era um acontecimento sem precedentes.

Em resumo, Celestia se mantém no poder, por ter a magia mais poderosa do mundo, e Twilight aprendeu magia diretamente dela, pois foi matriculada num colégio foda de super-elite. Claro que não simplesmente chegaram e deram a matrícula para ela, ela passou em um teste rigoroso, onde teve que chocar um ovo de dragão com magia para passar no colégio. Uma vez matriculada, permitiram que ela ficasse com o dragão.

TwilightCelestiaSpike
O dia em que Twlight conheceu sua mentora, a pessoa mais poderosa do reino, em pessoa, e seu servo.

E se a relação dela com Spike o dragão que ela chocou, é de Mãe/Filho, Irmã/Irmão ou de Mestra/Servo depende muito do episódio. Mas o fato é que Spike cresceu com ela encarregado de fazer diversas tarefas para ajudá-la a se concentrar em seus estudos.

Spike
Spike garantindo que a biblioteca está limpa para Twilight poder estudar sem interrupções.

Quando adulta, ela, ainda uma discípula de Celestia, embora não frequentasse mais aulas, vivia com Spike em uma enorme bíblioteca em Canterlot, a capital de Equestria, e a cidade mais importante de todo o país. E isso é importante de se firmar. Das seis protagonistas, Twilight não é nem de longe a única não-nativa de Ponyville, mas ela é a única que veio da capital, Canterlot. Rainbow Dash e Fluttershy vêm as duas de Cloudsdale, a cidade dos pégasos, Pinky Pie vem de uma fazenda de pedras, e Applejack e Rarity as duas são nativas de Ponyville, embora Applejack tenha morado em Manehattan, a capital cultural de Equestria, por um tempo na infância.

TwilightFestaRecepcao
Twilight em seu primeiro dia em Ponyville, ignorando o máximo possível os habitante daquela cidadezinha interiorana.

Então Twilight vivia na capital, recebendo privilégios diretamente da Princesa Celestia, somente fazendo suas pesquisas, com um criado que ela pode ou não amar como se fosse um irmão/filho, mas que é quem limpa a casa dela. Isso não é nenhuma teoria ainda, isso é só estabelecer o contexto até agora, isso é tudo 100% cannon.

Agora vamos para a teoria:

Os pôneis, ao decidirem fundar uma nação só deles, escravizaram os cavalos, para fazerem o trabalho mais pesado de construir um país, e para a conveniência dos pôneis. Com o passar do tempo, a prática da escravidão pegou bem mal, eles foram libertados, ou fugiram, não sei direito, são tecnicalidades, o importante é, todos saíram de equestria, e boa parte dos pôneis está feliz com o país não cometer mais crimes contra os direitos equinos, mas ainda tem aqueles escrotos que acham mais é que os cavalos têm que ser todos capturados e escravizados de novo.

E com cavalos, eu me refiro aqueles de estatura normal que podem ser admirados por homens adultos sem o risco e julgamento e onde algumas pessoas apostam dinheiro. Sei que biologicamente, pôneis e cavalos são a mesma espécie, sendo ambos Equus ferus caballus, mas nós somos capazes de ver as diferenças físicas entre um cavalo e um pônei e vamos tratá-los como duas espécies diferentes.

Cavaloseponeis
Cavalos e Pôneis.

Enfim, tem uma parte da população que ainda quer a volta da escravidão em Equestria, e que parte da população é essa? Ora, quem mais? É a elite unicórnio de Canterlot.

FancyPants
Gente desse naipe aqui. Exceto a Rarity, ela é de boa.

Vamos voltar as origens de Equestria.

Equestria foi fundada quando, após uma experiência de quase morte dos líderes políticos das três raças, nas mãos de espíritos que se alimentam do ódio, chamados Wendigos, os três líderes resolveram esquecer seu imenso preconceito um contra o outro, e montar um país juntos. E é nessa aliança que toda a merda começou, pois os unicórnios visivelmente pegaram a fatia maior do bolo.

Os três líderes eram: O General Hurricane, líder dos pégasos, em uma tribo extrememente militarizada, onde a maior patente militar indicava a maior liderança e o exército tomava conta da tribo; O Chanceler Puddinghead, líder dos pôneis terrestres, eleito pelo povo. E a Princesa Platinum, líder dos unicórnios, e parte de uma monarquia. Pois bem, três sistemas de governos muito diferentes entre si, se juntam para formar um país, e qual é o que prevalece? Mas vejam só, é a monarquia dos unicórnios, no fim foi Platinum quem decidiu qual seria o sistema político do novo país.

TresLideres
Hurricane, Puddinghead e Platinum.

Agora, vamos ver um pouco sobre a Princesa Platinum, fundadora de Equestria. Ela é um dos poucos personagens históricos da série, viveu mais de um milênio atrás, em uma época de outros costumes e tal. E é o único personagem da série inteira que sabe cavalgar.

AHorseRidingaHorse
A justificativa para ela cavalgar sua assistente, é que não podia molhar suas patas nobres no rio. Como isso explica a necessidade de uma rédea? Não explica.

Agora me digam, que espécie de pônei no mundo sabe cavalgar? Sabe o que isso me lembra? Pois vou falar o que isso me lembra.

SaintCharloss

Equitação devia ser uma atividade moralmente abominável em um mundo onde a espécie dominante são os equinos. Mas não se você é parte da linhagem real dos unicórnios, aparentemente.

E mais de um milênio depois, como a noção da equitação se mantém em uma sociedade supostamente mais progressista? Bom, rédeas e carroças ainda existem e são usadas com frequência, mas os pôneis que puxam a carroça fazem isso por escolha, e não são tratados muito diferentes de como um humano trataria um motorista. Já foi até mostrado uma vez, dois amigos pôneis viajando de carroça, revezando quem puxa a carroça, trocando de lugar na metade do caminho.

BigMacintosh
Um amigo dando uma carona pras amigas. Isso é muito de boa.
Carts
Mas não consigo deixar de pensar nas origens dessa prática. Quer dizer, a Celestia voa melhor que esses guardas.

…exceto naquela vez… com a Twilight Sparkle.

Vejam bem, era a noite da Grand Galloping Gala, o baile de luxo onde a elite e a nobreza de Equestria se reúne em Canterlot para celebrar o quanto eles são membros da elite e nobres. E graças aos seus contatos com Twilight, as seis protagonistas foram convidadas. E elas iriam em uma carruagem para o baile, até aí normal, Twilight usou sua magia para homenagear Cinderella, e transformar uma maçã em uma carruagem, e quatro ratinhos em cavalos.

MiceHorses
Reparem no rosto alongado e na ausência de marquinhas na bunda. São cavalos e não, pôneis.

Não pôneis, cavalos, cavalos com a função de puxar a carruagem.

E todas as cinco amigas de Twilight que não cresceram em Canterlot simplesmente ficam muito desconfortáveis vendo isso. Eventualmente os cavalos fogem, e Rarity, convence quatro amigos dela a puxarem a carruagem como um favor que eles estão fazendo.

ProudTwilight
A reação dela.
Reaction
A reação deles.
CaramelLuckyClover
A solução.

Foi a primeira vez que vemos cavalos na série.

Não foi a última. A segunda e última vez que vemos cavalos na série é quando aparecem os representantes da nação fora de Equestria, Sadle Arábia, o equivalente da Arábia Saudita nesse universo. O que me faz concluir que os cavalos na série são o equivalente étnicos daquele universo aos árabes.

SadleArabia
Focinhos redondos, rostos alongados e nenhuma marquinha na bunda. São cavalos e não pôneis, esses aí.

Bom, por mais que eu mencione escravidão eles certamente não poderiam ser os negros, pois os negros já são as zebras, e todo o preconceito que elas sofrem pelos pôneis que temem as suas tradições africanas.

Zecora
Zecora a zebra, conhecendo as protagonistas pela primeira vez.

Enfim, até agora o que temos de concreto? Vamos separar teorias de fatos para não nos perdemos. Até agora nós só sabemos que: 1-)A princesa dos unicórnios sabia cavalgar, o que é um grande sinal de escrotidão nata; 2-) Um pônei puxar uma carroça como um favor ou como um emprego é socialmente aceitável nesse mundo, um cavalo puxando uma carroça é desconfortável e deve ser evitado; 3-)Twilight Sparkle caga para essa norma social e transforma ratos em cavalos para puxar sua carruagem numa boa, sem nem cogitar a possibilidade de estar fazendo algo errado; 4-) Cavalos tem a própria nação fora de Equestria, inspirada em uma cultura do nosso mundo que é uma das mais perseguidas e atacadas minorias étnicas nos Estados Unidos, país onde vivem os escritores da série.

MuslimFreeZone
Também o país onde encontramos placas como essa.

E isso é tudo o que nós vimos, de cavalos na série. Porém temos também o que nós ouvimos falar nos diálogos.

O mundo de My Little Pony – Friendship is Magic, tem sua linguagem cuidadosamente adaptada para refletir a realidade daquele universo e não o do nosso. Então palavras em inglês como everyone, anyone ou nobody (todo mundo, alguém e ninguém, respectivamente) são ditas como everypony, anypony e nopony, quando os referidos são todos pôneis, mas os personagens falam everyone, anyone e nobody quando dragões ou zebras ou membros de espécies-não-pônei estão presentes. Da mesma maneira, eles evitam ao máximo falar a palavra mão, sempre usando cascos no lugar, então “pedir o casco dela” é o mesmo que “pedir a mão dela” e “pedi-la em casamento.”. Outro exemplo da linguagem adaptada deles é que a expressão “goody two-shoes” que é uma gíria para “certinho” em inglês, se transforma em “goody four-shoes” na série, uma vez que pôneis tem quatro pernas e não somente duas.

FoalFreePress
Até mesmo o alfabeto do mundo deles é diferente.

Enfim, somente exemplos para lembrar que os diálogos da série são constantemente adaptados para nos lembrar de que os personagens são cavalos, e coisas que um humano diria, mas que soaria estranho para um pônei dizer, são ditos de maneira adaptada para fazer sentido. Então não é estranho na série ver os personagens falando algo como “Oh, segurem seus cascos que eu estou prestes a ser brilhante.” ou “parece que temos relinchadores na plateia.” ou “vamos galopar, ou vamos somente trotar?” ou “ao cavalo dado não se olha os dentes”…

Espera um minuto? O que foi o último? Esse último é idêntico a expressão humana, não tem adaptação nenhuma. Curiosamente, todas as figuras de linguagem da língua inglesa com a palavra cavalo, foram mantidas sem adaptar a perspectiva de um universo com equinos como a espécie dominante. O que é curioso, visto que essas expressões costumam ser pejorativas. “Don’t look a gifted horse on the mouth.” (ao cavalo dado não se olha os dentes), “Horsing Arround” (fazendo palhaçada), “Beating a dead horse” (insistindo em algo sem futuro), Hungry as a Horse”(Faminto como um cavalo)“We’ve got hearts strong as horses” (temos corações com a força de um cavalo),“Any horse can make a claim and any pony could do the same.” (qualquer cavalo pode contar uma mentira e qualquer pônei pode fazer a mesma coisa).

Essas foram as vezes que eu identifiquei um cavalo ser mencionado durante os dialogos da série, vamos analisar as cinco vezes. Primeiro: “Don’t look a gifted horse on the mouth.”, foi dita por… quem mais? Twilight Sparkle em uma carta que ela escrevia para a Princesa Celestia. A expressão vem o hábito de ao comprar um cavalo, se verificar nos dentes dele a idade do cavalo e se o preço pago por ele é justo. Agora, isso leva a duas perguntas. A primeira: então pôneis comercializavam cavalos no passado para possuírem essa expressão em seu vocabulário? E a segunda: Uma vez que pôneis comercializam vacas e ovelhas, essa frase não era facilmente adaptavel para não parecer que eles comercializam e tratam como propriedade membros da mesma espécie que eles? Pois é. Que fique a observação que Twilight usou a expressão em privado com a Princesa, não em público com as amigas em uma cidade progressista.

SuitedforSuccess
Ela fala isso no fim do episódio “Suited for Sucess” na primeira temporada.

A segunda expressão “Horsing Arround”, mostra que em Equestria, comportamento idiota é associado a cavalos, assim como no mundo dos humanos, mas hey, no mundo dos humanos eles não são nossos iguais como deveriam ser em Equestria. A expressão foi usada por Twilight Sparkle (tinha que ser), para descrever o comportamento imbecil de Applejack e Rainbow Dash ao tentarem sabotar uma a outra em uma corrida.

HorsingArround
Ela fala isso no fim do episódio “Fall Weather Friends” na primeira temporada.

E então temos “Beating a dead horse”, uma expressão que nós não temos na língua portuguesa. Ela descreve o ato de insistir em algo que não vai dar futuro. É que nem bater com a vara em um cavalo morto. Ele já morreu, bater não vai ressuscitá-lo para que ele volte a andar, já era, acabou, parta pro plano b. Essa é a real origem da expressão no mundo dos humanos, e para essa expressão existir em Equestria, mesmo com todo seu vocabulário adaptado, deve ser a mesma origem também. A expressão quase foi usada por Twilight Sparkle, naturalmente, mas ela corrigiu a palavra errada no último segundo, provavelmente vendo que ia pegar mal usar essa expressão racista pra sua amiga Applejack, dizendo “You beating a dead… tree.” no lugar. Não muito diferente de quem na última hora desiste de falar um palavrão.

StubornadaMule
Poucos minutos depois de falar isso ela fala que Applejack é teimosa feito uma mula, e imediatamente vira para uma mula e fala “sem ofensas”. Para mulas damos essa satisfação, mas para cavalos não. Isso é no meio do episódio “Applebuck Season” na primeira temporada.

As duas frases seguintes não carregam conotação tão negativa. Mas tudo bem, pois elas não foram ditas por Twilight Sparkle, alias sequer por um unicórnio elas foram ditas. Quando Applejack pergunta para o pégaso membro dos Wonderbolts, Soarin, se ele tinha fome, ele responde “As a horse.”, servindo bem para nos mostrar como eles se vêm como espécies diferentes dos cavalos, e ao mesmo tempo, fez um comentário de que cavalos comem bastante. Certamente, sendo maiores que pôneis eles devem comer mais. Diferente de tudo o que Twilight disse, foi um comentário sem maldade, dito por Soarin, que já foi mostrado diversas vezes como sendo o cara mais gente boa e decente dos Wonderbolts, contrastando Spitfire e Fleetfoot que as vezes podem se mostrar umas cuzonas.

Soarin
Soarin fala isso no episódio “Best Night Ever” o primeiro Season Finale.

“We’ve got hearts strong as horses”, também uma expressão não-pejorativa, foi dita pelas Cutie Mark Crusaders, um trio de crianças formados por um membro de cada raça de pônei, se fazendo um elogio. Um elogio com a inocência de uma criança, exaltando a força de um cavalo.

StrongasHorses
A citação vem do episódio “Flight to the Success” na quarta temporada.

Então não é coisa da boca de todo mundo, é só da Twilight que esse veneno todo sai. Se bem que tem a frase final “Any horse can make a claim and any pony could do the same”, dito pelos irmãos Flim e Flam, dois golpistas unicórnios que tentam lucrar as custas da inocência dos pôneis. Como os bons golpistas que são, eles costumam deixar os pôneis mais seguros, afirmando que eles tem razão em duvidar deles, e eles o fazem com essa frase: “qualquer cavalo pode contar uma mentira, e qualquer pônei pode fazer o mesmo.” ou seja, é algo no mesmo espírito que “E se você está suspeita com minha oferta, está certa em estar, afinal os pôneis mentem tanto quanto só cavalos.”. Pois é, né? Pesado. Bom, eu preciso mesmo explicar qual a raça dos irmãos Flim e Flam? Preciso? Bem, eles são unicórnios.

FlimFlam
Essa ofensa pesada aos cavalos foi dita no episódio “Super Speedy Cider Squeezy 6000” da segunda temporada.

Com todas essas coisas que dizem, aparentemente deve ser um inferno ser um cavalo em Equestria, provavelmente por isso que foram todos para Sadle Arabia, viver uma vida de liberdade, onde não são comparados com mercadorias, nem forçados a puxar carruagens, nem se presumem que sejam todos burros e mentirosos. Isso sem contar em como usam a imagem deles como fantasia de Noite do Pesadelo (O Halloween dos pôneis), o que é um desrespeito da porra.

GrannySmith
Granny Smith, a idosa da cidade, acha que é apropriado na Noite do Pesadelo, vestir máscaras de cavalo para assustar criancinhas.

Porque se dependesse da suposta princesa da amizade, essa égua que é uma das maiores autoridades da nação, nossa, se dependesse dela, eles estavam todos devidamente celados servindo de montaria para ela poder sair por aí e caçar umas raposas.

O curioso é que a Twilight própria é a única pônei protagonista que já mostrou desgosto em ser montada. Sim, claro, que uma madame intelectual da elite como Twilight não ia deixar Spike montá-la, mesmo que esse cara faça todo o trabalho braçal da casa de Twilight. Não senhor.

TwilightMontada

Mas é assim que funciona a vida em Equestria aparentemente.

A propósito, desejo a todos vocês um feliz primeiro de abril, peço desculpas a todos os danos desse post à inocência de um desenho para menininhas, ou caso tenha ofendido algum grande fã da integridade de Twilight Sparkle, mas asseguro vocês que tem 0% de chances de ser verdade. O que é uma pena, desenhos de menininhas deviam ter coragem de tocar em temas pesados diretamente. Mas enquanto eles não fazem isso, ainda temos teorias furadas como compensação para imaginarmos que eles poderiam sim falar sobre escravidão e racismo.

15 thoughts on “My Little Pony: A escravidão em Equestria e o racismo de Twilight Sparkle.

  1. Isso faz muito sentido mesmo, tanto que na temporada 5 em um dos episódios, tem um pônei que é grande e bem parecido com um cavalo, mas, é um pônei pois, o mesmo possui uma marca. E no episódio inteiro foi revelado que os pôneis terrestres tinham medo dele, o considerando um “desastre” e até mesmo um “monstro”, tudo porque ele era desastrado e grande demais, coincidência ?

    Liked by 1 person

  2. Cara,você e foda,já li ate agora apenas 3 analises suas e já sou seu fã…..
    Mas assim,não concordo com o que você disse no final,pela questão de por ser um desenho muito “infantil”(sei…)ele não poderia ser complexo ou tocar em assuntos sérios,pode sim,um exemplo disso e essa sua analise.Esta certo,pra quem anda ou procura conteúdo de games,desenhos e series na internet,sabe que tem muita teoria furada e imaginação do povo,porque são burros,exagerados ou gostam da emoção de ver algo onde não tem,mas outras teorias não,muitas fazem bastante sentido,sendo que eu já vi teorias onde pessoas que fizeram parte da produção admitiram que essas teorias procedem,tipo o “suposto” relacionamento amoroso passado entre a Princesa Jujuba e a Marceline…
    Existem muitos desenhos e cartoons com estorias e elementos um pouco complexos,sejam intencionais ou não,a questão e que os que realmente são assim são meio raros,e e claro a qualidade deles e geralmente melhor que os cartoons normais.
    Mas vamos lá,nunca vi esse desenho,mas conheço sua enorme fan-base e influencia,tenho uma vontade muito grande de ver,só me falta tempo e diminuir um pouco minha preguiça,mas já ouvi falar de varias pessoas(não sei se elas perceberam o mesmo que você)que a estoria desse desenho e bastante interessante e diferente de um cartoon normal…

    Liked by 1 person

  3. Olha pode até ñ ter sido a intenção mais no ep original que as cuties marks cruzades falam aquela frase
    A twiling
    Faz tcs tcs e manda as meninas não falarem mais assim como se elas tivessem feito algo errado só que essa cena foi CENSURADA
    E tem um ep ñ lembro qual que a twiling sonha com a sala de aula e um dos alunos grita que ela parece um cavalo

    Gostar

  4. Olha se vc n gosta do desenho o problema é seu essas teorias são TOTALMENTE falsas. Esse desenho passa lições muito importantes sobre a amizade. Tenho duas filhas e assisto com elas sou cristã e vejo o desenho com base muito importante

    Liked by 1 person

  5. Olha cara, meu nome é Robert, mas após certo tempo vendo My Little Pony, me autonomeei como Moonlight Sparkle. Inclusive uso este como meu nome de escritor. Quero dizer que adorei sua analize, achei ela clara e muito bem feita. É uma leitura bem objetiva, apesar de ser um longo texto. Não creio que Twilight seja realmente tão racista, mas faz sentido ela ser meio preconceituosa as vezes, tendo em vista que ela venho de Canterlot. Celéstia e Luna me parecem princesas bem legais, mas o resto daqueles burguêses safados (unicórnios) de Canterlot são uns cuzões mesmo. Bem… Sei apenas que Twilight tem um disturbio mental que se algo estiver fora do lugar, ou algo tenha que ser feito (na mente dela), ela busca o fazer a todo custo, mesmo que tenha que matar todos a sua volta.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s