Top20 poderes de Fruto do Diabo mais legais:

T

Alerta: esse texto está em dia com o mangá e contém spoilers para quem está acompanhando One Piece só pelo anime, considerem-se devidamente avisados!

Sabem do que eu gosto? De histórias com super-poderes. Para mim um bom e velho mangá de lutinha vai ter seu carisma dependendo muito do quão criativo é o autor na hora de se dar um bom sistema de super-poderes para justificar diversos personagens terem poderes diferentes. E criatividade é sempre a chave aqui, raramente eu quero ler uma história falando “tem esse grupo de pessoas que nasceram com poderes, e a vida é isso aí. Loucura.” X-Men tem carta branca pra usar esse tropo, e todo o resto que ache alguma origem melhor pros poderes do que nascer com eles.

Estou olhando pra você Jujutsu Kaisen. Esse mangá descreve o sistema de poder como se fosse igual a Hunter X Hunter, mas olhando de perto é igual Boku no Hero Academia.

Eu sou um grande fã e já falei aqui sobre como eu sou fã, do Nen em Hunter X Hunter, por ser o sistema de poder perfeito, pois permite que cada usuário crie e faça todo o power design de sua habilidade, decida as forças e as fraquezas. E sendo assim, o poder se torna um reflexo da personalidade da pessoa não por um ato divino, mas porque o guerreiro escolheu a dedo seu poder e saber que decisões ele tomou se torna um aspecto de caracterização.

Muitas obras gostam de fazer o super-poder ser um aspecto da personalidade, faz fazem isso através do subconsciente, com o protagonista tendo que descobrir e entender o super poder que saiu de dentro de si já formado. Jojo faz isso.

Histórias que o poder deriva da personalidade de um personagem são maravilhosas.

O recorte do texto de hoje vai ser sobre o extremo oposto.

No texto de hoje eu vou falar sobre quais são os Frutos do Diabo que eu gosto do mangá One Piece. E no processo de listar esses super-poderes eu espero poder falar um pouco sobre o que eu valorizo ou não na hora de histórias fictícias baseadas em combate nos mostrar super-poderes.

Antes de entrarmos no assunto, eu quero falar que o Dentro da Chaminé é um blog financiado pelos seus leitores. E que se você quer ajudar o blog tem duas maneiras de se fazer isso.

A primeira é ajudando financeiramente o blog, através do financiamento coletivo no apoia.se, em que temos um tier de cinco e de dez reais, mas você pode doar qualquer valor que achar justo, o troco do café, que a ajuda é sentida. Se não quiser se comprometer com uma ajuda mensal, mas fizer um pix de qualquer valor na chave franciscoizzo@gmail.com, sua ajuda será igualmente sentida e apreciada, terá uma homenagem aqui do mesmo jeito.

A segunda maneira é o esquema de sempre, compartilhando o texto, mostrando pros amigos, passando o blog pra frente, mas principalmente comentando e continuando a conversa. Mantendo o assunto vivo, respondendo minhas opiniões com as de vocês.

Esse texto é escrito em homenagem a todos os que já me apoiam! Os verdadeiros heróis desse blog, e uma galera maneira! Espero que todos gostem do texto.

Esse texto sobre o sistema de poder de One Piece.

Em One Piece, os poderes vem de frutas chamadas Frutos do Diabo ou Akuma no Mi, já que esse termo nem sempre é localizado nas diversas traduções oficiais que One Piece já teve. E como muita gente debate o mangá internacionalmente, as vezes também chamadas de Devil Fruit, ou abreviadas pra DF em debates na internet. Muitas maneiras de se chamar essas frutas.

E as frutas são o seguinte: se você comeu uma, você ganhou um super-poder. Se você comeu duas você morre. Cada fruta possui um super-poder que é único no mundo, e portanto cada super-poder só pertence a uma única pessoa viva (quando a pessoa morre, o fruto volta a existir). O fruto não é (propositalmente) um reflexo da sua personalidade, embora por convenção narrativa de que isso deixa a história mais interessante, mais vezes do que não, o poder e o usuário do poder vão ser um match perfeito.

Mas é loteria. Até tem algumas maneiras de saber qual poder você vai ganhar, mas é em teoria 100% aleatório. Muitas pessoas comeram seus frutos por acidente, incluindo o protagonista Monkey D. Luffy.

Ah sim, e cada poder pode ou não ter um ponto-fraco lógico, baseado em como o poder funciona, mas para todos os casos, o ponto-fraco do poder é o oceano, ou corpos parados de água no geral. O usuário perde a habildade de nadar e se torna um inútil submerso.

Até o momento em que esse texto está sendo escrito o autor, Eichiro Oda já criou 146 poderes diferentes de frutos do diabo no mangá só dentre os canônicos, sem contar os frutos de filmes, fillers e spin-offs. O que é bastante considerando que não pode repetir, tanto que ele meio que já repetiu alguns dando umas desculpinhas esfarrapadas.

O caso do Kilo Kilo no Mi e Ton Ton no Mi são os exemplos mais óbvios do mangá fingindo que dois poderes iguais são diferentes em cima de tecnicalidade.

Enfim! Frutos do Diabo no geral não são o tipo de poder que eu gosto de ver em mangás. Pois é tudo muito aleatório, e eu não gosto que cada personagem seja aleatoriamente designado um super-poder diferente. Inclusive em 2016 eu fiz um texto só sobre como eu discordava da maneira como o mangá classificava os frutos em 3 tipos diferentes, e propus uma nova classificação, com seis tipos. E ao longo do texto eu estava menos que empolgado falando sobre os frutos.

Apesar disso eu gosto dos Frutos do Diabo. E eu gosto porque….. em primeiro lugar porque eu tenho uma boa vontade imensa com tudo que existe em One Piece, e segundo porque um detalhe novo sobre os frutos do Diabo foi revelado recentemente que me deixou intrigadíssimo: a ideia de que os frutos são manifestações dos sonhos de pessoas do passado. E de que o fruto de congelar veio de alguém que séculos atrás sonhou muito que queria congelar os outros. O fruto de virar tartaruga veio de alguém que desejou com todas as forças virar uma tartaruga, e o fruto de virar uma jaqueta é porque uma pessoa muito estranha sonhou em virar uma jaqueta.

Esse repensar dos frutos me agradou bastante.

Porque casa com dois temas fortes que definem muito o que é One Piece: O poder dos sonhos, de acreditar no impossível; e o propósito herdado.

O dos sonhos é louco, pois eu tava vendo, outro dia, o filme Strong World, que obviamente não é cânon, pois nenhum filme é cânon, mas foi roteirizado pelo Oda em pessoa e é o único filme em que o Oda escreveu a história. Então embora seja besteira olhar pra esse filme procurando lore, é fácil notar a repetição de alguns temas de One Piece, e um bom é essa passagem em que quando Nami pergunta porque os habitantes da lha ali tinham penas nos braços, uma habitante respondeu: “Ah, acho que a gente desejava poder voar um dia, mas acabamos desejando forte demais”. E essa é de fato a única explicação dada, para terem pessoas com asas que depois se revelam capazes de verdade de voar. Desejaram forte demais.

A ideia de que nada no mundo é impossível, que tudo o que é imaginável existe no mundo é muito conectado com a ideia de sonhos em One Piece, de personagens sonhadores que se recusam a deixar realismo e explicações lógicas deterem eles, pois eles sonham com o impossível.

E por mim não precisa ficar mais complexo que isso não. Os frutos surgiram pois pessoas queriam muito que eles existissem e sonharam com esses poderes pra mim é uma excelente explicação. Aceito a possibilidade de virem mais detalhes no futuro, mas até onde eu me importo, a origem dos frutos está devidamente explicada, nem considero mais mistério no mangá.

Mas o segundo tema também é o propósito herdado. O que aqui significa, a ideia de que uma pessoa morreu, mas seu sonho é recolhido por outra pessoa que vai continuar os sonhos da falecida. Isso é um tema forte em One Piece, que conecta Luffy a Roger, Chopper a Hiruluk, Sanji a Zeff (que está vivo, mas sua carreira de pirata morreu), Wiper a Kalgara, Yamato a Oden, Carrot a Pedro e por aí vai. E por isso eu acho do caralho que o que dá poder pra esses personagens é o literal sonho daqueles que partiram. Que Luffy, Robin, Marco e Crocodile tem poderes incríveis, pois alguém no passado sonhou com esses poderes, e deixou uma manifestação física desse sonho pra eles comerem. Pra eles viverem os sonhos de outras pessoas.

Por isso que apesar de ser uma loteria, e um sorteio aleatório, dá gosto de ver os personagens que gostam dos próprios poderes, ver o fruto e o usuário darem match, porque é como se os sonhos da pessoa original e os da pessoa do presente dessem match.

É inclusive uma interpretação comum que essa sincronia com os sonhos por trás do fruto que é o segredo por trás do despertar do fruto. E falta ser confirmado pelo Oda isso, não é uma interpretação canonizada, mas eu gosto dela. Não ser uma questão de força, ser mais conectado a como você pensa o seu poder.

E pensar nesses frutos como manifestações dos sonhos me fez pirar. E me fez querer olhar frutos que eu já torci o nariz no passado, como frutos mais legais. O Shiro Shiro no Mi, por exemplo, o fruto do castelo, quando apareceu eu achei nada a ver existir um poder que fosse literalmente ser um castelo, pois eu não consegui brincar junto, eu ficava pensando: “mas como o diabo dentro do fruto sabe o que é um castelo? O autor tá forçando a barra.”, mas agora eu acho fascinante pensar que ser um castelo foi o sonho de algum anônimo de 800 anos atrás.

E eu quero falar aqui então, de 20 frutos, queria falar de mais, pois são 146, mas consegui reduzir pra 20 frutos. Para falar porque eu gosto deles.

Antes disso regras do que vale ou não vale aqui:

1. Estou considerando frutas não-canônicas, como frutas de fillers e de filmes, pois aqui é pra celebrar o conceito dos frutos do Diabo, não pra celebrar o cânon. Tem que acabar o cânon!
2. Mas eu não estou, porém, considerando as Smiles, pois as smiles são a própria zoeira! Se eu considerasse as Smiles, eu colocaria o cara da girafa em primeiro e o cara da galinha em segundo, mas eles não vão aparecer nesse top.

3. Todo mundo que eu citar, mas não estiver no ranking é uma menção honrosa. Exceto lá em cima que eu citei pejorativamente o Kilo Kilo no Mi e o Ton Ton no Mi. Foda-se esses dois frutos, de resto só estou falando de fruto legal.

4. Eu realmente não concordo com a classificação de três tipos que é canônica, e vou aproveitar o ranking para falar de quais eu acredito que devam ser os tipos. O que seria manter os Logia e os Zoans como estavam, mas separar os Paramecia em 4 tipos, Metamorfose, Fabricação, Maldição e Controle. Eu dei as explicações todas nesse texto de 2016, e vou tentar reapresentar o conceito aqui, pois eu acredito nele fortemente.

Então comecemos logo. Pois são 20, mas logo no começo quero quebrar um pouco o protocolo de como um ranking funciona. Eu quero começar anunciando logo qual é o primeiro lugar, e só depois de explicar o primeiro lugar que eu quero fazer o ranking indo em ordem decrescente do 20º até o 2º, e eu quero fazer isso por um motivo….

1º Lugar: Poke Poke no Mi – O fruto do Bolso.
Comido por Blamenco.
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie: Metamorfose.

Então gente! Uma curiosidade sobre mim que não é muito popular é que eu adoro o personagem Blamenco, de One Piece, e se você acha que já releu o mangá 40 vezes e não sabe quem é esse personagem, você não leu errado! Ele só tem de fato uma única página em que ele faz alguma coisa, e nela ele nem recebe nome, ele só aparece. Ele tira uma marreta de um bolso em seu papo, e pra mim essa cena mora em meu coração como um dos momentos que eu mais gostei do mangá. Pois eu amo esse poder.

Mas como eu reconheço que esse poder e esse personagem não chamaram a atenção o suficiente pra serem reconhecidos, eu decidir manter o fruto em primeiro lugar, pois é justo, ele é objetivamente o meu poder favorito, mas mesmo assim resolvi queimar esse cartucho logo, para não construir a expectativa de “quem deve ser o primeiro do ranking? Será que é meu favorito?”, e te entregar esse cara estranho que ninguém conhece. Gerem suas expectativas pro segundo lugar, mas quem mora no meu coração é o grande Blamenco. Capitão da 6ª Frota dos Piratas de Barba Branca! O cara que usa a marreta gigante.

Dito isso! Eu sempre achei que o acesso ao hammerspace é o poder mais legal de todos os tempos. Eu achava isso antes de One Piece Quando me perguntavam: “qual poder você queria ter?” eu sempre respondia que eu queria ter o poder do Bugs Bunny/Pernalonga, de só por a mão nas costas e puxar um martelão imenso. Eu queria poder pegar objetos de um bolsinho que está em qualquer lugar Eu quero acessar a dimensão em que os personagens de desenho guardam esses objetos.

Então quando o Blamenco fez exatamente isso, ele realizou o meu sonho! Vocês tem que entender! A pessoa que desejou demais que esse fruto existisse fui eu! E a pessoa que herdou meu propósito foi o Blamenco!

Infelizmente o Blamenco nunca vai reaparecer e a guerra em Marineford vai ser sempre o único arco em que o poder foi usado. O Oda já declarou que se fosse pros membros do Chapéu de Palha sem frutos, comer frutos, ele daria o Poke Poke no Mi pro Usopp, então existe um realidade alternativa em que esse seria na real um poder protagonista e não seria uma escolha estranha de primeiro lugar, eu só não vivo nessa realidade.

Créditos da Imagem

Mas eu de verdade já desejei muito que o Blamenco tivesse sido assassinado pelo Teach, só pra eu ver o poder voltar, pois eu não confio no Blamenco voltando. Nenhum dos buchas de canhão do Barba Branca vai voltar, só Marco e Jozu mesmo…. O Izou voltou, mas voltou pra morrer. Só passou vergonha! Mas se o Teach roubasse o poder dele, talvez o poder voltasse.

O Marco deva ter levado o Blamenco pra Wano. Pra matelar a cabeça do Kaidou até abrir.

Mas é isso gente! A vida é mais bela quando a gente tem fácil acesso a um martelão! Essa é a regra da vida. Tudo que eu queria, é um bolso no meu papo, pra eu carregar as coisas.

Com isso fora do caminho comecemos a parte normal do ranking

20º Lugar: Ryu Ryu no Mi – Model Pterodonte:
Comido por King.
Tipo canônico: Zoan Ancestral.
Tipo-do-Izzombie:
Zoan Ancestral também.

Não vão ter muitos zoans nessa lista! Mas vai ter esse aqui! Porque esse é um dinossauro! Que são animais extremamente maneiros! Uma beleza de animal! E como o Oda não fez nenhum subordinado do Kaidou comer o fruto do velociraptor, então de todos os dinossauros de One Piece eu escolhi o Pterodonte como o mais legal de todas as opções.

Pois eu não vou gastar espaço na lista enumerando vários dinossauros, perdão! Eu quase coloquei o Paquicefalossauro aqui, mas priorizei o Pterodonte por um motivo importante.

Em Wano o Oda criou essa piada, de que os dinossauros todos tinham poderem incriveis e bizarros que o ser humano nunca conseguiu deduzir com base nos fósseis, e que a maneira deles de realmente lutar era algo cartunesco e bobo… e essa é uma excelente piada! Uma das melhores memórias positivas que eu tiro de Wano. E o Paquicefalossauro não ganhou um poder bobo, ela só deu as cabeçadas maneiras dela. O que é bom o suficiente pra fazer eu adorar a Ulti, mas não foi bom o suficiente pra ela tomar o posto do King.

Até porque o King também é uma cabeçada! Mas é uma cabeçada irada! Pterodonte esticando a cabeça é um puta conceito foda! Disparado o mais divertido de todos eles.

Sem falar que o bicho voa! Dinossauro voando é legal pra caralho! Pena que o único Jurassic Park em que tem essas coisas é a porcaria do terceiro filme. Tudo que tem dinossauro devia ter dinossauro voando! Estou tendo que explicar o básico, pois só o One Piece enxerga essa verdade.

19º: Lugar: Susu Susu no Mi.
Comido por Karasu.
Tipo canônico: Aparentemente é logia… falta confirmar.
Tipo-do-Izzombie:
Logia.

Olhem que timing curioso, quando eu peguei meu caderninho e fiz a lista prévia de quais seriam os frutos do ranking, eu tava preparando pra esse daqui ser o segundo lugar no top…. Ele nem ia ter nome, eu ia colocar ali “fruto não-nomeado do Karasu” no segundo lugar! Porque eu entendi errado o fruto dele. Mas depois que eu já tinha começado a escrever o texto, me sai um capítulo novo que explica o poder dele, e não era o que eu queria.

Eu queria que ele virasse um montão de corvos. Um fruto em que você vira uma caralhada de corvos. Seria legal pra cacete! Mas não…. Ele vira fuligem! E faz a fuligem ter formato de corvos… o que ainda é legal, não tira ele do ranking, até porque ele usa isso pra estética de corvo.

Mas me deixou querendo mais. Eu queria um fruto em que a pessoa se dissolvesse em vários corvos mesmo. O que seria fora de caixa demais pra lógica dos três tipos de fruta? Seria, ficaria confuso se é Logia ou Zoan, as eu não ligo pra essa lógica de três tipos, eu quero um fruto de virar muitos corvos. 

Mas sabe o que tem de legal em fuligem? Me lembra o mangá Shadow House, em que todo mundo tem poder e fuligem, e que é um mangá sobre destruir a aristocracia! Assim como o Karasu quer destruir a aristocracia. Coincidência? 100%, afinal no mangá, quem tem o poder da fuligem é a aristocracia em si, e a gente acompanha os nobres traidores combatendo o sistema por dentro, mas me deixa feliz ver dois mangás com rebeldes com poder de fuligem.

Fora isso quero apontar que os corvos de fuligem do Karasu podem falar, e que ele usa esse poder pra se comunicar a longas distâncias, o que é um uso de poder que eu não vejo muitos outros logias fazendo, embora eu ache que em teoria eles deviam poder. Comunicação a distância, espionagem, soltar extensões de si para cobrir grande área. Poder de estender a isso é um excelente uso de poder, e o Karasu tá de parabens de aplicá-lo. Mas eu quero falar sobre esse uso de poder mais pra frente.

18º: Lugar: Bari Bari no Mi.
Comido por Bartolomeo e Kurozumi Semimaru.
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Fábricação.

Uma coisa que eu respeito muito na Bari Bari no Mi, o fruto que produz barreiras e escudos, é que a barreira funciona mesmo. Por que a gente vê o tempo todo o escudo indestrutível que existe só pra ser destruído. Alguém fala que um escudo é indestrutível e pronto, isso se torna só um desafio aceito pelo fodão da porrada que vai destruir.

A palavra indestrutível não foi dita de verdade (felizmente), mas isso é um tropo que já foi devidamente usado em One Piece. É um bom momento. Todo mundo ama ver a defesa suprema ceder.

Mas até hoje a barreira da Bari Bari no Mi não cedeu! Ela já repeliu o suposto soco mais forte do mundo, um soco que seria um One Hit K.O no Kaidou! Mas não quebrou a barreira.

Esse fruto faz a defesa suprema e viveu pela sua reputação.

A parte de eu estar aqui impressionado que narrativas de battle shonen são tão centradas em dar essa rasteira que quando um poder só faz o que ele diz que faz já é um fenômeno, além disso, ainda tem o detalhe que eu amo. Que é a necessidade de se fazer o sinal de figuinhas pra funcionar.

É um fruto movido pelo poder do código do recreio no ensino fundamental. Se você fez a figuinhas, você pediu tempo e ninguém pode te tocar. Se o Bartolomeo fez a figuinhas, ele está protegido. O código do recreio é absoluto. São as regras.

Mas o que eu gosto é que justamente eu marquei ali em cima, esse fruto não é conjurar uma barreira na sua frente e é isso, ele é um fruto do tipo que eu denomino: fábrica. Ele fabrica barreiras, ele pode fazer 10 barreiras, ele pode fazer 20. Ele pode fazer uma série de barreiras horizontais no ar e subir como uma escada. A ideia de produzir elas em massa, desde que se mantenha a figuinhas é legal. Pois não precisa ser só pra você o escudo, você pode proteger alguém também. Você pode atacar alguém com uma barreira.

Muita versatilidade nas funções e muita diversão. Grande fruto.

17º: Lugar: Buki Buki no Mi.
Comido por Baby 5.
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Metarmofose.

Eis um fruto cujo único limite é a imaginação. O poder de se transformar em qualquer arma? Mas cá entre nós. O que é uma arma? Não é tudo o que pode ser uma arma? Na mão do McGuyver, um clipe de papel pode ser uma arma. Uma cadeira é uma arma na mão de um lutador de luta-livre.

Quando a esposa sufoca o marido com o travesseiro. O travesseiro é uma arma? Nesse caso, a Baby 5 poderia se transformar em um travesseiro, esperar sua vítima dormir com a cabeça nela, e então virar uma bomba? O assassinato perfeito.

E livros? Não tem gente que fala que suas armas são os livros? Isso significa que a Baby 5 pode virar uma cópia do Manifesto Comunista e agitar as pessoas sobre a necessidade de se lutar contra a opressão?

Ok, mas não vamos brincar sobre os usos que o Oda não faz do poder, pois o poder é tradicional, tudo o que ela vira é algo que ninguém no mundo discordaria que é uma arma. E ela usa para a função de arma mesmo.

O que é legal pra cacete! Poder virar um rifle, uma espada ou uma bomba! Acho a estética desse poder toda certa! Especialmente quando ela atinge a forma de espada com pernas.

Bora pro próximo.

16º Lugar: Ito Ito no Mi.
Comido por: Donquixote Doflamingo
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Fábricação.

Eu aprecio quanto tempo demorou entre o dia em que a gente viu esse fruto e o dia em que a gente entendeu esse fruto. Quando eu comecei a ler One Piece o Ito Ito no Mi era o único fruto que gente não entendia direito o nome nem como funciona, antes do Oda pegar essa mania. Mas então, a gente via que o Doflamingo controlava as pessoas, mas não tinha muito sobre ser por literais fios, pareci só ser o fruto do controle.

Só quando ele decepou a perna do Oars Jr na Guerra dos Melhores que eu comecei a ver pipocarem as teorias do fruto dos fios, e mesmo isso foi anos antes do arco de Dressrosa onde seu fruto foi confirmado.

Então ele joga na vantagem que quando seu fruto foi devidamente introduzido, já estávamos familiarizados com dois usos bons dele, controlar pessoas feito marionetes e decepar coisas.

Acho que inclusive o poder é tão versátil que ele deu a volta e ficou longe do Top5 da lista por que de tanta exposição, deu tempo de vermos usos muito cretinos do poder com o Doflamingo roubando pra cacete pra não ser derrotado antes da hora, o que inclui um clone de fios que parece ter saído de Naruto, e aquela nojeira dele costurar o coração pra sobreviver um ataque letal.

E o despertar dele, que introduziu um conceito bacana pro universo, mas o despertar dele é toscão demais. Qual a graça de transformar prédio em fios?

Nem tudo o que se pode fazer fabricando um fio é maneiro! Mas tudo o que podia ser maneiro, o Doflamingo fez.

15º Lugar: Tori Tori no Mi – Model Albatroz.
Comido por:
Morgans
Tipo canônico: Zoan.
Tipo-do-Izzombie:
Zoan.

Esse é fácil! Eu adoro esse fruto, pois ele foi criado só pro Oda poder criar um personagem que é um pássaro gigante.

Cá entre nós, eu não entendo a resistência do Oda de criar uma raça só de pessoas-pássaro. Porque pensem comigo. Em One Piece temos uma raça submarina só de híbridos de pessoas com peixe, não temos? E temos uma raça terreste só de híbridos de pessoas com mamíferos, não temos? Então cadê a raça aérea? Em que todo mundo é híbrido com pássaro? Assim como o Oda faz a distinção entre a Sereia do Tubarão e a Sereia do Peixe Dourado, eu queria uma raça de harpias, em que temos Harpias-Águia, Harpias-Coruja e Harpias-Canarinho. Acho que seria fantástico.

Mas não, o Oda resiste em criar essa raça. Então quando surge a Monet, é porque ela foi operada pelo Law, e quando surge o magnífico Morgans, é porque ele comeu o fruto do Albatroz.

E o que esse fruto faz? Nada. Não permite que ele voe, embora um albatroz normal voe, não permite que ele faça qualquer coisa, só permite que ele passe a vida inteira transformado em um albatroz enorme. Pois o Oda resiste muito ter gente-pássaro no mangá, mas quando fez questão de ter um criou um fruto.

E foi bom demais. As vezes um visual maneiro é a melhor justificativa possível pra se criar um poder. Como eu adoro ver esse Albatroz canalha controlando a mídia.

Amo o visual do Morgans. Agradeço ao Oda por isso.

14º Lugar: Tama Tama no Mi.
Comido por:
Barão Tamago
Tipo canônico: Zoan.
Tipo-do-Izzombie:
Zoan.

O último Zoan dessa lista, e logo o Zoan mais maluco de todos, pois maluquice é bom. Esse aqui é o fruto do Ovo, que permite que o usuário alterne entre três formas. A forma de Ovo, a de Pintinho e a de Galo Adulto. O lance é que ele não pode trocar de forma quando quiser, só quando ele for mortalmente ferido, que ele retorna na forma seguinte. E se ele morrer na forma Galo Adulto ele retorna na forma Ovo.

Afinal quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Enfim, eu amo que esse é o único zoan que a transformação é cíclica e involuntária, você sempre vai passar pra forma seguinte, mas só quando ferido. Eu queria que brincassem mais com as três transformações de um Zoan.

Mas o que eu gosto mesmo, é que até o Pintinho e o Galo ao quebrarem, vão deixar uma gema no lugar. O nome do fruto é Fruto do Ovo, e eu acho que até o fim, mesmo o animal foi menos importante que o ovo.

Amei a criatividade.

13º Lugar: Mori Mori no Mi.
Comido por:
Aramaki
Tipo canônico: Logia.
Tipo-do-Izzombie:
Logia.

Logias são forças da natureza, por isso eu desde o começo antecipei a presença do logia da planta, mas o que veio não foi o fruto da planta, nem o fruto de uma planta específica nem o fruto da árvore. O que veio foi o Fruto da Floresta, e nossa, se eu falasse que eu não fiquei impactado pela presença de um homem que era uma floresta, eu estaria mentindo.

Gosto da contradição clara no fruto da floresta, uma força da natureza de conotação primariamente positiva, que pensamos quando queremos pensar em equilíbrio e mundo em ordem, tenha sido comido por esse enorme escroto, que bebe os fluidos do outros com seu cipó e não se alimenta de comida faz anos pois bebe seus inimigos. O cara corrompeu a floresta pra se tornar o Cell.

Adoro também como a internet costuma interpretar logias como intangíveis, pois a maioria deles representam um elemento sem forma sólida. Mas eu gosto mais de usar o termo indestrutíveis, pois mesmo se eles tiverem forma sólida eles podem só se reconstruir. O Bornalino cresceu seu braço de volta, o Kuzan ao quebrar seu gelo só se remontou, e o Aramaki renasce qualquer tronco ou planta que for quebrado. E eu gosto de Logia que quebrem essa ideia de que o problema é o soco atravessar, e mostre outras maneiras do usuário não tomar dano sem ser por um golpe de Haki ou por uma fraqueza natural do elemento.

Belo fruto, e já que estamos falando de logias.

12º Lugar: Numa Numa no Mi.
Comido por:
Caribou
Tipo canônico: Logia.
Tipo-do-Izzombie:
Logia.

Esse fruto é nojentão! E isso é maravilhoso. Eu gosto de frutos que sejam usados para deixar personagens malignos e crueis mais sebosos e gosmentos. O Beta Beta no Mi do Trebol faz isso muito bem, mas acho que a forma ideal é o Numa Numa no Mi, o fruto do pântano que transforma o Caribou no homem-pântano.

Mas além de deixar o Caribou tão nojento por fora quanto ele é por dentro, e além de permitir que ele fique mais compacto e entre num barrilzinho, e além de permitir que ele sufoque os inimigos, além de tudo isso, acho que o que chama mais a atenção desse poder é sua capacidade de armazenar coisas dentro do pântano, habilidade que ele usa pra capturar sereias pro tráfico humano, pois ele obviamente vai fazer sempre o uso mais desprezível de tudo o que o poder dele oferece.

É isso e sufocar os inimigos, é isso que eu gosto nesse poder.

É um bom poder! O homem pântano!

11º Lugar: Kobu Kobu no Mi.
Comido por:
Bello Betty
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Maldição.

O fruto da revolução, não podia faltar aqui! O que esse fruto faz? Esse fruto motiva e dá a energia necessária pro povo pegar em armas e enfrentar os tiranos! Um fruto que eu sinto falta no Brasil, sinto que o tem um ex-presidente recente com quem o Brasil ficou quatro anos quebrando pouca vidraça de banco e pondo pouco fogo em carro.

Poder perfeito pra uma general do exército revolucionário, pra mostrar que quem faz a real revolução é o povo.

Enfim. Separei os Paramecias nesses 4 tipos. Os de Metarmofose, pra quando o fruto é sobre alterar o corpo do usuário. Os de Fabricação, pra quando o fruto é sobre produzir uma substância do seu corpo. Os de Controle pra quando é pra manipular uma lei da natureza. E os de Maldição pra quando o poder é sobre controlar e manipular as pessoas e objetos ao seu redor. Mas eu acho que dei um nome azarado, pois dentre tanto poder assim, o que eu mencionei primeiro é justamente um efeito positivo. Dar garra e motivação pros outros. Então que fique constado que essa maldição é uma maldição do bem. Que nem a Chiyo Chiyo no Mi, que é o poder de cura também é.

10º Lugar: Ori Ori no Mi.
Comido por:
Hina
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Fabricação.

Eu adoro o conceito de ser um fruto que fábrica prisões. Círculos indestrutíveis que prendem a vítima. Um poder apropriado pra alguém que ganha a vida encarcerando os outros.

Apropriado pra criança que prendia passarinho.

Enfim, tem duas formas de se fabricar essas prisões. A primeira é fazendo a vítima encostar em uma barra de ferro que ela fabrica também, esse é o jeito ok de usar o poder.

Mas o jeito daora de usar o poder é fazendo a vítima atravessar o corpo de Hina, seus braços ou pernas. Esse efeito de atravessar o alvo e prendê-lo é legal demais.

Hina lutou muito pouco no mangá, mas é legal ver ela lutar.

Enfim, apesar de ter essa leve distorção no braço dela na hora de capturar, eu não considero esse um fruto cujo foco seja a alteração corporal, eu acho que o foco central é esse material forte que ela produz e as prisões que ela forma com ele. Uma fábrica de prisões. Ninguém escapa dela.

9º Lugar: Goru Goru no Mi.
Comido por:
Gild Tesoro
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Controle.

E vai ter Fruto do Diabo não-canônico aqui? Claro que vai! Só um, mas vai. Afinal tem que acabar o cânon! E o Gild Tesoro é um personagem que eu adoro! Eu queria que ele, seu filme, seu fruto, que fosse tudo canônico! Queria ver esse maluco maravilhoso no mangá. Pois adorei ele e seu navio cassino.

O poder consiste em poder controlar e manipular todo ouro que o usuário já tiver tocado.

E como o Tesoro não é bobo, ele faz questão de receber todo mundo que o visita em seu navio com uma chuva de ouro em pó, para poder prender qualquer um que se volte contra ele e sempre tenha a vantagem. Teoro pode moldar a forma do ouro pra gerar armas, pode transformar os outros em estátuas, e pode usar e abusar da manipulação de um material que para usuários normais não seria tão abundante assim, mas ele é o homem mais rico do mundo.

No cânon um poder que apareceu que é bem semelhante é o Bata Bata no Mi, que quase entrou nessa lista aqui, com o Bata Bata a Galette pode manipular e controlar qualquer manteiga, e ela anda permanentemente com um teco de manteiga na mão para isso. Mas acho que apesar do tema de comida de Whole Cake Island e do fator diversão e bobeira me fazerem curtir o fruto, manteiga não me soa como um material bom de verdade pra se fazer algemas. E me soa como um elemento muito aleatório pra você controlar ao seu redor, a menos que você esteja numa cozinha, dificilmente terá manteiga ao seu redor pra controlar, por isso a Galette anda com um pedaço o tempo todo.

O Goru Goru no Mi não tem esses problemas, parece natural o excesso de ouro em seu navio de luxuria, e o ouro me convence como um material que pode ser moldado pra tudo.

Divertidíssimo. O filme One Piece Gold é o único filme que eu lamento não ser cânon.

8º Lugar: Muchi Muchi no Mi.
Comido por:
Kujaku
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Maldição.

E viva o Oda promovendo fetiches em seu mangá, que fez o Fruto do Diabo d Dominatrix! Com o poder do Fruto do Chicote, a Kujaku pode fazer qualquer objeto inanimado se submeter a ela e a suas ordens. Ela ordena prédios, humilha os prédios e os prédios literalmente se movem e mudam o layout da cidade toda, pois são submissos a maior de todas as dominatrixes.

Esse fruto veio num timing muito feliz de ter sido apresentado pouco depois do Vegapunk nos falar que os frutos nasceram de sonhos. Pois eu realmente imagino que 800 anos atrás tinha uma mulher pensando que ela queria poder colocar a cidade inteira no lugar com seu chicote, reposicionar os postes, prédios tudo, domar tudo.

É isso que o fruto te permite, tomar tudo. Não está claro se funciona com seres vivos, eu acho que seria hilário se não funcionasse. Se fosse pra chicotear tudo menos pessoas. Até porque criaria uma simetria legal com o Kibi Kibi no Mi, da Tama, que domestica qualquer animal, mas obviamente não domestica objetos inanimados. A Tama domestica com comida, e a Kujaku com um chicote.

Mas só a ideia de domesticar um prédio foi o que me vendeu! Me deixou feliz demais de ver que o mangá ainda está criando poderes novos legais.

7º Lugar: Hana Hana no Mi.
Comido por:
Nico Robin
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Fabricação.

O consenso geral do leitor de One Piece é que esse é o poder mais mal-utilizado do mangá. Com ele a Robin poderia vencer qualquer luta, mas por causa disso ela raramente luta, nos impedindo de ver alguns vilões tendo todos os ossos quebrados pelos braços mágicos crescendo em todo lugar.

E apesar da Robin usar esse poder pouco pra lutas, pois demorou uma eternidade entre a gente ver ela surrar o capanga mais insignificante do Enel, pra gente ver ela surrar a mulher-aranha, mesmo assim, graças ao poder do protagonismo, a gente vê ela fazer muito uso muito maluco e interessante do poder, pois ela constantemente tem que achar novos usos criativos pro poder.

Como criar asas.

Ou como fazer uma mão gigante formada por milhares de mãos pequenas.

A fazer uma réplica gigante de si mesma caracterizada como um demônio. Formada de pequenas partes de seu corpo se movendo em sincronia.

Do Magellan fazendo uma hidra em forma de Veneno, pro Doflamingo fazendo um clone de fios pra Robin fazendo um Clone-Demônio-Gigante, acho que um dos apelos maiores dos frutos que consistem em sair fabricando coisas é a maneira como eles dão forma praquilo que eles fabricam.

Único defeito do fruto é o nome. Pois eu entendo que se chama “fruto da flor”, pois as partes do corpo da Robin florescem que nem flores, ao sair da superfície. Mas isso um pouco que mata a chance de ter um literal fruto da flor no futuro. E eu queria ver alguém que lutasse com literais flores…. Acontece.

6º Lugar: Gomu Gomu no Mi. Hito Hito no Mi: Model Nika
Comido por:
Monkey D. Luffy
Tipo canônico: Paramecia. Zoan Mística
Tipo-do-Izzombie:
Metamorfose. Zoan Mística

E por falar em frutos que tiveram que ficar mais criativos por terem sido comidos por um protagonista, entra em cena a perfeição que é o Gomu Gomu no Mi. Que sempre foi legal. Pois esticar sempre foi maneiro, mas agora, imediatamente agora, está mais maneira do que jamais foi, pois o Luffy despertou os poderes de só agir feito só Looney Tunes de ir 100% no Tom and Jerry.

Esticar é um poder legal por default. E é um poder que é subestimado e pouco explorado em mangás de lutinha. O Piccolo sempre teve o poder de esticar, e só usou isso pra esticar os braços uma vez. Precisou chegar o Majin Boo pra realmente mostrar o quão daora é seu corpo ser um grande chiclete.

E acho que o lance disso, e a força de One Piece, é que agir como uma enorme borracha em todos os sentidos é um pouco bobo, e One Piece não tem vergonha do seu protagonista ser bobo e engraçado, pelo contrário, tem muito orgulho.

O combo de cartunesco e poderoso, de bobo e de fodalhão sempre foi a grande arma das lutas do Luffy, e com o Gear 5th, isso só melhorou! A luta contra o Kaidou melhorou em 500% depois de despertar a fruta.

Borracha é um bom poder, e mais personagens deviam ter esse poder. Porque ninguém tem a quirk da borracha em Boku no Hero Academia? Cadê o cara com o poder da borracha em Jujutsu Kaisen? É o ponto-cego de todo outro grande shonen de porrada.

5º Lugar: Mero Mero no Mi
Comido por:
Boa Hancock e S-Snake.
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Maldição

Eu vou ser honesto. Esse poder não iria pra lista se eu não tivesse lido o arco de Egghead. E assim, eu acho divertido a ideia do mito da medusa ser reinterpretado com a mulher mais sexy do mundo petrificando todo mundo que tem tesão por ela. Mas não era legal o suficiente se comparado a todos os outros frutos de One Piece.

Ter a perspectiva ampliada, e deixar de ser somente tesão pra uma forma mais genérica de atração, através do uso da S-Snake, que por ser criança, não excita seus adversários, mas os conquista com sua fofura, mudou muito minha perspectiva. Pois não pareceu um fruto feito só pra pessoas gostosas usarem. Soou como um fruto que qualquer um pode comer e usar seu poder, cada pessoa explorando um charme diferente, para gerar o mesmo efeito, de gente se fascinando por você.

O Teach mencionou interesse em ter a habilidade da Mero Mero no Mi, e foi curioso, pois na época eu pensei no que um cara desdentado acima do peso iria achar que ia fazer com a fruta. Hoje eu acho que com seu carisma intenso, ele acharia diversas vítimas pra maldição da petrificação.

Embora os frutos possam ser comidos por duas pessoas diferentes, pelo Oda não matar seus personagens, não são muitos os frutos que temos a oportunidade de ver dois personagens fazerem dois usos distintos do poder. E embora por ser um clone, a S-Snake não seja tão diferente assim da Hancock, já é o suficiente pra mostrar bem os usos distintos do poder, que petrifica quem te admira.

4º Lugar: Oto Oto no Mi
Comido por:
Scratchman Apoo
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Maldição.

A estética do Oda é boa em nos enganar. O fruto faz um visual maneirão e o visual nos distrai pro real poder do fruto. A primeira vista o poder do Apoo é transformar seu corpo em diversos instrumentos musicais. Mas isso é só pra atender a demanda central do poder da Oto Oto no Mi. Os instrumentos estão lá pro Apoo poder fazer um número diverso de sons diferentes…. E o real poder é: o que o Apoo faz com os sons que ele produz?

Um som cortante, corta o inimigo. Um som potente explode o inimigo. Cada onomatopeia que ele produz, ele gera o efeito dessa onomatopeia. E com isso ele pode atacar qualquer pessoa usando o som de um ataque, que a existência do som produzirá o ataque.

Eu presumo, e lamento que o Apoo não tenha tido lutas o suficiente pra eu conferir isso, mas eu acho que o Apoo pode fazer isso com qualquer som que ele produz, não somente os sons dos instrumentos mágicos de seu corpo. Mas isso é algo que eu não tenho como conferir. Mas a ideia de atacar com sons é algo que é sempre divertido. Afinal sons são imateriais. Você não pode se defender cortando o som com uma espada, ou levantando um escudo….

Mas você pode se defender tapando os ouvidos. Se você não pode escutar o som, não pode ser atacado por ele. Mas aí, é claro, tapar o ouvido pode te fazer baixar a guarda, se você fizer isso com as mãos.

A solução ideal é ser o Law que tem o poder de anular sons dentro de sua room. Mas não importa se o fruto é eficiente, o que importa é que ele é legal. Espero que o Apoo lute mais para eu ver que outros efeitos ele produz com seus sons, além da explosão, do corte e do soco. Três efeitos eu acho pouco, quero mais.

3º Lugar: Kage Kage no Mi
Comido por:
Gecko Moria
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Controle

O Gecko Moria é um cara bem malvisto pelo fandom, talvez por ele ser o Shichibukai menos intimidador, e também o que encontrou o Luffy no arco menos importante. Ele depois de Thriller Bark ainda foi chutado pra fora dos Shichibukais pelo Doflamingo e preso pelo Teach, então ele não tem muita oportunidade no mangá de falar que ele é foda.

Mas o poder dele é absurdamente foda! Que poderzão mais foda ele tem!

O poder de controlar as sombras é fascinante primariamente por isso. Ele controla as sombras, ele não cria sombras, ele não vira sombra ele não transforma nada, ele não é transformado em nada. Ele só exerce sua autoridade absoluta em cima de um conceito natural como sombras, e consegue removê-las de seus donos e colocá-las em outros corpos.

O uso que o Moria faz disso, é criar zumbis, usar as sombras dos vivos pra reanimar cadáveres, mas isso não é a única coisa que ele pode fazer.

Comandando a própria sombra ele tem alguém que lute por ele. Equipando um vivo com a sombra de outro, ele fortalece o vivo com habilidades e personalidades novas. Além de uma pessoa sem sombra ser vulnerável ao sol, criando uma fraqueza absurda em suas vítimas. É um poder versátil.

Mas o meu favorito, e é o motivo pelo qual eu acho que frutos baseados em controle são os mais poderosos que tem, é que se o Moria for nocauteado, nada que ele fez com seu fruto é desfeito. Pois ele precisa comandar que as sombras voltem aos seus donos pra ela voltar. Tudo depende dele dar ordens, e desmaiado ele não dá ordens.

Notamos efeitos semelhantes em outras frutas baseadas em controle, Big Mom caiu num vulcão e foi declarada morta, mas os homies criados com a Soru Soru no Mi ainda existem. Pois ela teria que comandar as almas de volta ao normal para tudo voltar ao normal. Um grande contraste com poderes de mera transformação alheia como a Ato Ato no Mi da Giolla que se ela desmaia tudo se destransforma.

Inclusive, eu não sei se o Moria tem algum tipo de carta na manga ou não, mas a ideia de que só a cooperação do usuário da Kage Kage no Mi reverte os seus efeitos, pode ser uma das várias possíveis explicações de porque o Teach está mantendo o Moria vivo numa prisão em vez de matá-lo, talvez tenha algo que ele precisa que o Moria faça antes.

2º Lugar: Horo Horo no Mi
Comido por:
Perona
Tipo canônico: Paramecia.
Tipo-do-Izzombie:
Fabricação

Esse fruto é bom demais! Eu gosto de como esse é um dos frutos mais fora da caixa possível, até pros demais mangás shonens. Porque o fruto permite que seu usuário fabrique Hollows. Vários Hollows. Mas o que são Hollows?

Hollows é tipo um fantasma, mas não é exatamente um fantasma. O grande poder deles é que eles atravessam as pessoas para deixá-las deprimidas, o que abala qualquer pessoa que tenha mais auto-estima que o Usopp de maneira que eles não ficam com a capacidade de lutar de volta. O que tá, creio que alguns fantasmas possam fazer, mas não é o que os fantasmas são famosos por fazer, é a marca dos Hollows.

E mesmo se eu admitir que essa depressão é normal de todo fantasma, explodir não é, explodir é coisa dos Hollows. Uma visível homenagem aos fantasmas explosivos do Gotenks.

Mas além de poder deixar qualquer um sem capacidade de combate, e de explodir, o grande lance dos Hollows é seu potencial imenso pra espionagem. É poder fazer tudo aquilo que eu elogiei o Karasu por fazer, com mais intensidade. Afinal os Hollows atuam como seres “vivos”, mas a Perona controla todos simultaneamente, a Perona enxerga pelos olhos deles, ouve pelos ouvido deles e fala pela boca deles. E nas fanfics que eu escrevo na minha cabeça em que a Perona entra no bando, ela seria a espiã do bando, pois ela de verdade pode ter olhos e ouvidos em todo o território de qualquer ilha em que esteja. E facilitar a comunicação.

Sério, olha o esforço imenso do Kaidou em por esse papel estranho na cara dos ratos e das menininhas, só pra compensar não ter a Perona no seu bando.

E reforçando, o primeiro lugar é a Poke Poke no Mi.

Essa não foi uma lista fácil de fazer, precisei me limitar a 20, e nisso frutos magníficos como o Bara Bara no Mi, o Shiro Shiro no Mi e o Buku Buku no Mi não conseguiram espaço na lista, pois é muito poder legal.

Mas assim, devido ao sucesso enorme de One Piece e ao fato de que otaku ama falar de poder, esse não é o único ranking de frutos do diabo que você encontra na internet, nem de longe. Mas eu sinto que no fandom, quando a galera vem falar de frutos do diabo, eles querem falar de quem é mais forte. Querem falar de quem destrói mais coisa, ou causam mais dano. E vocês vão notar que eu não levantei a bola aqui a chuva de punhos de magma e todo seu poder destrutivo que destruiriam o Blamenco, a Perona e o Apoo de uma vez só. Nem fiquei hypando o poder destrutivo do fruto do Kuma. Nada contra eles, mas não são essas minhas prioridades.

Porque pra mim um dos bacanas de One Piece é como os poderes podem ser divertidos, e até mesmo personagens trouxas como o Moria podem fazer coisas divertdas quando entram em ação.

E uma das grandes qualidades de One Piece é justamente, não ter nenhuma vergonha de ser bobo. Olha aí o poder da Perona, os fantasmas aí com a língua de fora e cara de bobo. Olha o sorriso estúpido no rosto da aranha que é o quadril da Black Maria. É um maluco nadando no chão e outro virando uma jaqueta.

E eu acho que abraçar a bobeira é o grande segredo pra um bom sistema de poderes. É definitivamente o segredo de Jojo. Porque os super-poderes tão aí pra ter cena de luta, então é óbvio que tem que existir algo badass e foda neles. Mas ao mesmo tempo eles são super. Eles estão aí pra romper os limites do bom-senso, da realidade e deixar a imaginação tomar as rédeas da situação. E na hora de deixar a imaginação tomar conta, é importante não ter medo de ser estranho, de ser bizarro e de ser maluco.

É o segredo pra diversão.

E é o motivo pelo qual deixar os sonhos alheios estarem na origem dos poderes do seu mangá é uma excelente ideia. Vi muita gente que não curtiu a ideia, mas eu adorei, e quero celebrá-la.

Me falem vocês quais são os seus poderes favoritos em One Piece? Quais poderes vocês querem ver ainda no mangá. E se o seu sonho virasse um fruto do diabo, que fruto viraria? Continuemos essa celebração das qualidades de One Piece nos comentários.

E nos vemos texto que vem.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo