Dragon Ball – Quando o Goku deu o Senzu pro Cell, no que ele estava pensando?

D

Opa, chegou a hora de falarmos novamente de um dos mais populares e importantes mangás de toda a história. E que por coincidência, pois ninguém é obrigado a gostar de coisa popular, também é um dos meus mangás favoritos: Dragon Ball… e também de sua continuação questionável Dragon Ball Super, falemos sobre os dois. Mas especialmente sobre Dragon Ball.

Dragon Ball foi um mangá de incrível sucesso, em que um grande e popular autor de mangás de comédia nonsense chamado Akira Toriyama quis fazer uma comédia nonsense reimaginando o clássico da literatura chinesa Xi You Ji (Jornada para o Oeste) enquanto colocava umas piadas no processo. Assim como Dr. Slump, seu sucesso anterior, muito do humor vinha da força surreal do personagem protagonista Son Goku, que apesar de ser uma criança intimidava todo mundo que ele encontrava com sua força monstruosa.

Conforme o mangá foi se alongando para além de sua jornada inicial, gradativamente foi se dando mais foco para encontrar obstáculos para as novas jornadas que superassem Goku em força, isso foi fazendo lutas terem cada vez mais destaques na série e quando percebemos, o mangá acabou se tornando a peça final da construção de um novo gênero de mangás, que é forte até hoje, e também se tornando a referência maior desse gênero. E esse gênero é o assim chamado battle shonen.

Enfim. O Toriyama é um gênio da quadrinização e fez algumas lutas fascinantes. Mas o lance é, ele escreveu Dragon Ball com planejamento mínimo, só indo de acordo com a onda. Um trilhão de boatos existem debatendo em que ponto é que ele tentou acabar o mangá de vez, mas foi obrigado pelos editores a continuar escrevendo. Eu mesmo já debati os vários pontos de corte que poderiam ser perfeitamente o fim de Dragon Ball. E meu ponto é, apesar dele ter sido muito bom escrevendo Dragon Ball mesmo quando supostamente escreveu a força, a verdade é que ele criou todo um gênero de mangás com o qual ele não tem tanta afinidade assim.

Tanto que depois de Dragon Ball ele voltou pras comédias pastelão que é o que ele gosta. Ele é dos mangás engraçados mais que dá ação. E ele obviamente não é do battle shonen. Mas Dragon Ball continuou gigante, o que significa que até hoje produzem material de Dragon Ball com o Toriyama tendo que dar seu carimbozinho de cânon pra fanfic alheia.

O que significa que nos últimos 30 anos, seja quem escreve Dragon Ball GT, seja quem escreve Dragon Ball Super, ou quem escreve o roteiro dos games como FighterZ ou Kakarott, ou quem escreve os filmes, ou quem escreve as literais fanfics, tem muito roteirista nesse mundo pensando “Mas o que o Toriyama faria no meu lugar?” quando o Toriyama já não faria algo parecido mais.

O que me leva ao ponto: Consumir Dragon Ball para além do final do mangá, é na verdade lidar com um imaginário de como os personagens e a história original foram interpretados ao longo de 30 anos. Não com algo que seguiu um fluxo natural, mas com a ideia de fãs explicando pra outros fãs quem esses personagens são.

E dessa brincadeira prevalece uma interpretação muito popular e muito onipresente da qual eu quero discordar: A de que o Goku é burro.

A gente tem essa impressão, né? De que o Goku é burro. E isso em parte deriva do fato do Goku ter liderado toda uma leva de heróis de Battle Shonen que não necessariamente são burros, mas de toda a equipe da qual fazem parte, definitivamente são os que não usam bem a cabeça. Digo, o Luffy é legit burro. O Luffy é a maior inspiração do Goku que existe e é uma anta quadrada. O Naruto é…. mediano, mas ele se destaca negativamente pelos outros personagens de destaque no mangá serem Sasuke, um mega gênio que sabe agir com frieza e pragmatismo. Sakura, uma excelente aluna, e Shikamaru, que tem literalmente um Q.I gigantesco e é um mestre estrategista. Então óbvio que do lado desses três Naruto soa burro. Gon, de Hunter X Hunter é burro mesmo, e o Natsuo de Fairy Tail também. O Toriko é burro também, o que não faltou foi série de lutinha pautada em um protagonista com a mentalidade mais simplista e inocente que o autor conseguir vender.

Mas o Goku? O Goku é ridiculamente mal interpretado como se ele fosse o personagem mais demente do mundo. Recentemente no mangá de Dragon Ball Super esse debate veio a tona entre os fãs, por causa de uma cena em que ele dá um senzu pra Moro na luta dos dois sem ter nenhum motivo válido pra ter feito isso. Mas acharam dentro do personagem, pois o Goku não liga pra consequências, ele só liga para lutas. Inclusive, Dragon Ball Super pintou Goku como a pessoa mais negligente e desinteressada nas consequência negativa que a sua obsessão cega por lutas trouxe. Como se ele não fosse capaz de entender o mal e o perigo que seu hobby trás pros seus entes queridos.

E isso é na minha opinião uma interpretação completamente errada das atitudes do Goku. Mas é essencialmente sustentada pelas memórias que os fãs tem de algumas cenas da série original.

Como no momento em que Goku insiste em deixar Piccolo vivo. Mesmo sabendo que ele era do mal, garantindo que ele sempre vai treinar pra ser sempre mais forte que Piccolo para conter sua maldade. Isso foi ridiculamente exagerado no Super com Goku mantendo Freeza vivo na esperança de que Freeza seja grato e fique do bem com o passar do tempo.

Outra dessas cenas, é a bronca com a qual o Goku tem que lidar até hoje. Todo mundo já jogou essa na conta dele, e com certa razão, quando vimos pela primeira vez todos nós ficamos putos. Ela foi feita pra nos trazer suspeita e desespero. Que é o momento em que Goku dá um Senzu pro Cell logo antes dele lutar com Gohan.

O texto vai ser sobre essa cena. Sobre o que o Goku fez, sobre o que as ações de Goku nos permitem dizer sobre o personagem, e se sobre essa cena, realmente nos permite interpretar Goku como o completo energúmeno que Dragon Ball Super insiste que ele é.

Vamos lá.

A Cena em Questão:

Algum contexto. A cena ocorre segundos antes de começar a luta final do arco Cell. Que é Gohan vs Cell. Quando a luta começa o fã está completamente no escuro sem ter certeza se essa seria de fato a luta final ou não, se seria mesmo Gohan quem mataria Cell, na hora não estava claro isso.

Enfim, como nos lembramos, Cell era o vilão do arco. Ele organizou um torneio para dar aos humanos uma última chance de defender a terra. E por mais que todos tenham treinado muito pro torneio, todas as expectativas estavam para que fosse Goku quem vencesse Cell. Porém, Goku estava agindo estranho desde que treinou na Sala do Tempo. Ele estava confiante que ele era mais fraco que Cell, porém ele estava muito calmo e sossegado, quanto ao assunto. Quando começa o torneio, Goku e Cell lutam, e Goku desiste, confiante que ele não tem o poder de derrotar Cell, e contrariando as expectativas de todos os presentes, ele afirma que Gohan tinha esse poder.

O que todos os personagens ao redor de Goku negam. Nenhum deles estava confiante no que Goku disse, especialmente Cell. Que duvidava que Gohan fosse mais forte que Goku. Para todos aquela ia ser uma luta desigual, onde Gohan iria morrer. E logo antes da luta começar, veio a lendária cena. Goku joga um senzu pra Cell, alegando que a luta seria injusta se Cell estivesse cansado da luta anterior, o que foi explicitamente encarado com discordância pelos aliados de Goku, que ficaram contrariados com a atitude.

Porém com o prolongar da luta, é revelado que o plano de Goku é que a luta despertasse a fúria de Gohan, uma vez que Goku havia observado como Gohan desperta um poder latente incrível quando sente raiva, e ele achava que esse poder do Gohan irado era o único que poderia derrotar o Cell. Não o do Gohan normal. Então ele não só precisava que Gohan lutasse, ele precisasse que Gohan sentisse raiva durante a luta.

Que foi o motivo pelo qual ele deu a vantagem par Cell.

Essa cena diz muita coisa sobre o Goku, que dialogam com vários mitos sobre o personagem do Goku. E muito do que virou a nossa percepção do Goku pode ser lido e dissecado nesse momento.

A Inteligência de Goku:

Apesar da fama de burro que ele adquiriu entre os fãs. Goku nunca foi retratado como burro, muito pelo contrário, ele constantemente é descrito como um gênio das lutas, e uma dessas cenas em que ele é descrito como gênio é pouco antes de dar o senzu pro Cell, descrito pro Vegeta dentre todas as pessoas.

E essa nem é a cena que virou meme do “O miserável é um gênio”, o Vegeta elogia a inteligência do Goku mais de uma vez ao longo na série. E isso se deve ao fato de que mais do que sua força, o Goku sempre foi muito elogiado desde os primórdios do mangá até o final por ser uma pessoa particularmente inteligente no combate. Ele é bom em pensar em estratégia, em pensar rápido, em improvisar, e especialmente, em iludir o oponente e ver brechas nos ataques dele.

Goku entendeu rapidamente que a velocidade e força dos clones do Tenshinhan era dividida proporcionalmente ao número de clones. E ele entendeu sozinho que o excesso de aumento de massa muscular não valia a pena no campo de batalha, conclusão que nem Gohan nem Trunks chegaram sozinhos. E quando largado por um ano pra treinar na Sala do Tempo, ele desenvolveu uma técnica de se adaptar ao gasto de energia do Super Sayajin, mantendo-se na forma o tempo todo.

Quando ele derrota Freeza, fazendo-o ser cortado pelos próprios discos. Ou quando ele derrota Yakon, aumentando a quantidade de ki que ele comeu até ele explodir. Quando Vegeta é derrotado porque Goku fez Gohan olhar a lua no céu e virar o Macaco Gigante, ele está sempre usando a cabeça nas lutas tanto quanto os músculos.

Ele é uma pessoa ingênua, que acredita que todo mundo tem um lado bom, e também que acredita no poder da redenção, e se de fato metade do meu círculo social também fosse de psicopatas completamente redimidos eu teria esse voto de boa fé que nem ele. Então ele costuma dar chances dos inimigos se arrependerem. Isso não é burrice é ingenuidade.

E ele era no começo da série, deseducado, tendo crescido no mato, e não tendo aprendido matemática ou não tendo o conhecimento dos objetos. Ele não sabia o que eram as coisas, mas isso não é burrice, e isso vai diminuindo conforme ele cresce.

Mas ele sempre foi alguém que luta pensando tanto quanto socando. E um cara que pensa em estratégia, finta, e armadilhas durante suas lutas… muito embora o Super não concorde muito com isso.

O que só torna ridículo que o Super tenha realmente inventado que a próxima etapa pro Goku se tornar um lutador melhor é ele parar de pensar e só se mover por instinto. Ideia de cabaço essa, ficar mais forte e se mover pelo instinto é o que o Macaco Gigante fazia.

E no caso do senzu que ele deu pro Cell, foi somente parte disso. Ele estava pensando na grande escala desde o principio, ele estava contando com Gohan derrotando Cell desde que saiu do Salão do Tempo, e sabia que pra isso ele precisava ter uma resposta emocional de Gohan, e sabia que pra ter essa resposta ele precisava desbalancear a luta pro lado do Cell, pois isso permitiria a Cell brincar com Gohan e extender a luta até Gohan se enfurecer o suficiente. Ele tinha um plano desde o princípio. Não foi ingenuidade, nem burrice, nem um genuíno sentimento de priorizar uma “luta justa pelo esporte” com o destino da Terra em jogo.

O que de fato foi, é ele manipulando o estado emocional do filho, porque ele achou que salvar a Terra era mais importante que manter o Gohan em uma relação saudável de pai e filho.

já que estamos falando sobre isso. Tem um outro ponto que eu quero levantar dessa cena.

Goku é um bom pai? Piccolo é o verdadeiro pai?

Ah, já que estamos aqui mesmo, vamos falar da popular interpretação de que o Piccolo é o verdadeiro pai do Gohan, porque pai é quem cria. Eu concordo com 70% dela. Mas eu sinto que esse debate já meio que virou um meme. E perdeu qualquer reflexão sobre os personagens do Goku, Gohan e Piccolo para estigmatizar o Goku como o pior pai do mundo, o que é injusto.

E assim, o Goku não é um pai grandes-coisa não. Tá cheio de defeitos. E ter colocado o filho em uma situação de violência pesada pra manipular seu estado emocional é um deles. Mas quando paramos pra olhar, esse momento da luta Gohan vs Cell é o momento derradeiro em que Gohan começa a ver o próprio pai como um herói a ser admirado. Acima do Piccolo.

Recapitulando. Goku treinou Gohan pra ser um garoto mimado e fresco, dando pro moleque tudo o que ele queria, com Chichi só se importando com os estudos de Gohan. Um dia Raditz veio a terra, sequestrou Gohan, causou a morte de Goku, e Piccolo se encarrega de cuidar de Gohan após a morte de Goku.

E Piccolo essencialmente quebra toda a ilusão de menino mimado que Gohan tinha, forçando-o a na prática aprender a cuidar de si mesmo, caçar a própria comida, e se virar em uma selva perigosa. Ele era violento e agressivo com Gohan pra moldá-lo em alguém duro e frio. Mas Gohan sempre conseguiu ver o coração bom de Piccolo e sentir uma conexão entre os dois.

E o Toriyama sempre deu um jeito de marcar muito da caracterização dos personagens pelas suas roupas, e é notável que Gohan usava as roupas de Piccolo. No treinamento dos Sayajins, Piccolo fez uma roupa igual a de Goku pra Gohan, mas após um ano de treino, o garoto estava usando as roupas do Piccolo, presumidamente feitas pelo póprio Piccolo. Em Namek, ele mandou fazer uma roupa igual a de Piccolo escondido da mãe. Na luta com os androides ele ainda estava vestido igual Piccolo, mesmo que agora ele já estivesse morando e treinando com o pai por 3 anos. E quando ele sai da sala do tempo, Bulma oferece uma armadura sayajin pra ele, mas ele explicitamente pede uma roupa igual a de Piccolo, com direito a inclusão da capa de Piccolo dessa vez.

Ele até se posiciona ao lado de Piccolo durante a foto do time todo reunido.

Isso é um sinal explícito de sua conexão com Piccolo, que era quem ele via como mestre e por quem ele tinha uma admiração profunda. Ele usava os golpes de Piccolo nas lutas. O Masenko, o golpe mais famoso do Gohan é um golpe do Piccolo. Até o arco dos androides, a identidade de Gohan enquanto guerreiro era ser “o moleque o Piccolo”.

Aí quando Goku dá o senzu pro Cell, ele e Piccolo brigam. E esse é o único momento da série inteira em que Goku e Piccolo discutem, e eles discutem essencialmente em relação a como tratar Gohan e Piccolo ativamente acusa Goku de não saber o que é o melhor pro Gohan. Pois é.

Mas aí Gohan comete um erro, deixa sua raiva e arrogância falar mais alto. E o mais importante, deliberadamente desobedece Goku, que gritou pra ele que a hora de acabar a luta era agora e não tinha motivos pra prolongá-la. Mas Gohan queria estender a luta, até Cell dar a volta por cima e encurralar Gohan. E pra não deixar os erros de Gohan estragarem tudo, Goku sacrifica sua vida.

E a tendencia dos fãs é nesse momento ficar do lado do Gohan e acusar o Goku não de saber indicar a hora certa de acabar a luta.

Mas Cell sobrevive o ataque e após falar com Goku na sua mente, Goku pede que Gohan vença a luta com um kamehameha, e Gohan solta o icônico kamehameha de pai e filho e vence a luta. Com um golpe de Goku, não um golpe de Piccolo.

Esse foi o segundo kamehameha que Gohan soltou na vida, sendo o primeiro na mesma luta, alguns instantes antes de Goku morrer, depois de já atingir o Super Sayajin 2. E qual é meu ponto? Que quando Gohan foi lutar com Vegeta, em Namek ou com os androides, ele era o Garoto do Piccolo, mas quem subiu na arena do Cell era o Garoto do Goku. E isso foi simbolizado com ele tendo vencido a luta com um golpe icônico do Goku em vez de usar os golpes do Piccolo como ele sempre fez. E o mais importante:

Gohan parou de se vestir como Piccolo.

Ele teve uma fase breve vestido de super-herói, o que foi uma bizarrice que passou pela cabeça dele, pois ele estava tentando impressionar a gatinha da escola.

Mas quando é a hora de enfrentar Majin Boo, ele põe o gi laranja de seu pai. Não as roupas do Piccolo, não as de Sayaman, mas as de seu pai.

Então a luta do Cell, a luta em que é usada como símbolo máximo de que Gokué um pai de merda, foi onde Gohan formou sua conexão máxima com Goku, passou a usar seus golpes, se arrependeu de questionar a percepção de Goku quanto a luta, e foi a última vez que ele usou a roupa do Piccolo em vez da roupa do Goku numa luta.

Além do que, vocês podem notar. O Trunks do futuro usa o masenko como golpe. Pois ele foi treinado pelo Gohan que não passou pelo Cell Games. Mas o Goten usa o kamehameha, e usa roupas iguais a do pai que não conheceu. Pois o Gohan que treinou Goten queria passar adiante o legado de seu pai.

No braço de ferro por Gohan, narrativamente falando, Goku venceu, por ter mandado Gohan ir apanhar de um Cell com senzu. O que não é surpreendente, considerando que Piccolo só tinha a vantagem pois também surrou o moleque. O Gohan admira pessoas que dão porrada nele, vai saber.

Dito isso, o pessoal do Super aparentemente não entendeu isso, pois ali o Gohan voltou a usar as roupas do Piccolo pro combate, em vez do Gi do Goku, literalmente jogando o arco de personagem dele na lata do lixo. Mas não entender o que o mangá fez originalmente é meio que a marca registrada do Super.

Mas acho importante falar. Só pros fãs existe uma competição em busca de um “verdadeiro pai”. E reconhecendo vacilos, obviamente, muita cena que foca na conexão enorme que Gohan tem com o pai, é negligenciada em prol de vender que pro Piccolo ser o verdadeiro pai, o pai verdadeiro tem que ser um merda.

E isso é uma falácia que precisa acabar. O de criar esse ideal de “verdadeiro pai” como algo relativo, em que o verdadeiro pai é aquele que é o melhor dentre duas opções. Porque pai não é competição. Uma pessoa adotada pode ter uma conexão forte com seu pai biológico. Uma pessoa pode ter dois pais, e também pode não ter nenhum que seja o verdadeiro. E eu acho super bonito realmente interpretar a conexão que Piccolo criou com Gohan como algo que vai além de mestre-discipulo e é de fato Pai e Filho. Mas tem gente que acha que isso só é possível se o Goku for o pior pai do mundo, e não, não precisa. Isso funcionaria mesmo se Goku fosse o melhor pai do mundo.

E quando ele está presente, o que não é sempre, Goku é um bom pai. E o importante é: Goku e Piccolo são amigos. Muito amigos, e muito da amizade deles gira em torno de um reconhecer a importância que o outro tem na vida do Gohan. Os fãs fomentam uma rivalidade, mas os dois não competem. O que tá certo, pois paternidade não é competição.

Recomendo de coração meu texto sobre Domestic na Kanojo para falar mais sobre isso em um mangá que se aprofunda mais sobre o assunto.

Inclusive, aproveito pra fazer um desabafo, de que adoram falar sobre o Piccolo ser o verdadeiro pai do Gohan, ser um pai pro Gohan, etc. Mas acho um caso bem mais bonito o do Mestre Kame com o Kuririn. O Mestre Kame cuida do Kuririn desde que ele tinha 12 anos, foi meio na má vontade, mas ele dá casa, comida, educação e tudo o mais pro moleque. O tempo vai passando e o Kuririn nunca vai embora. No fim do mangá ele já está faz 36 anos morando com o velho, um cuidando do outro. O Kuririn já não treinava mais com ele tem tempo, havia casado, levou a esposa pra ir morar com o mestre, tava criando uma filha. Não existe motivo para os dois ainda morarem juntos, exceto o motivo deles ainda serem uma família.

Claro que aí o Super veio e fez o Kuririn sair da casa do mestre, mas se não está claro ainda, o Super pode se explodir, até onde eu me importo. Mas o que é que o Super não cagou, não é mesmo?

Enfim: tem também um último ponto que quero levantar.

Sobre a relação do Goku com as lutas:

Outra coisa que temos pra falar sobre essa cena do Goku dando o senzu pro Cell, e da personalidade que a gente costuma interpretar do Goku. Que é seu amor por lutas.

Na cena, Goku alega que deu o senzu pro Cell, para a luta ser justa. Passando, propositalmente, a falsa impressão de que ele estava vendo aquilo ali como um jogo, e que os termos do bom esporte eram relevantes.

E isso corrobora a nossa percepção do Goku de ser um viciado em lutas desfuncional, que não liga pros riscos ao qual ele submete a Terra em troca de uma luta. De que o tesão dele por lutas faz ele cometer qualquer e qualquer mesmo, ato de extrema irresponsabilidade, só pra encontrar alguém mais forte que ele.

E isso é uma……… meia-verdade. Mas não é bem verdade. Tipo, o Goku gosta de lutas, certamente mais do que qualquer outro personagem na série exceto o Vegeta e o Tenshinhan, que gostam tanto quanto o Goku. Mas o Goku nunca se perdeu na paixão para agir irresponsavelmente.

E quando ele dá a semente pro Cell, ele não estava ali achando que a instituição luta era sagrada nem que o Cell merecia justiça. Ele tinha um plano, um plano claro.

E tem uma coisa curiosa no plano do Goku… o plano do Goku não era sobre como ele pessoalmente superaria o Cell. É sobre como o Cell morreria. Quando Goku confirmou que ele não conseguiria derrotar Cell, ele não pensou “então vou treinar mais e superá-lo”, ele ativou outra solução pra matar Cell, pois proteger a todos sempre foi sua prioridade. Ele não ficou feliz pelo Cell ser um adversário difícil, assim como não via o Freeza ou o Boo assim. Ele queria salvar a todos com eficiência, e montou um plano. Um plano que não envolvia ele deixar a luta pra outra pessoa.

Dá pra se argumentar que sim. O Goku de fato se recusou a matar o Dr. Gero antes dele acionar os androides pra impedir que a situação se aflore. Isso é um fato. Mas tem dois poréns. Isso não foi o Goku sendo fora da caixa, isso foi uma decisão de grupo, com Vegeta, esse sim, um irresponsável que jogaria o mundo na fogueira por uma boa luta, liderando o time. E até mesmo Tenshinhan era contra o ataque. Kuririn que não é um guerreiro, achava importante esperar os três anos, como uma maneira de manter o Vegeta na linha por três anos. E de todos os que argumentavam em lutar, o argumento de Goku parecia… o mais ingênuo mesmo.

Goku alegou não querer atacá-lo por um crime que ele ainda não cometeu. Então o que o Goku fez foi questionar a ética por trás de Minority Report, e os cara falando que isso não torna ele melhor que o Vegeta. Mas enfim, o ponto é que o Goku foi uma das várias vozes de apoio ao Vegeta.

Agora, também importantíssimo: Goku gosta de lutar sim, mas o Goku não luta somente pelo esporte. O Goku luta pra vencer. O que isso significa. Isso significa que pra ele a luta é um meio, não uma finalidade. A finalidade é ser o mais forte do universo. Goku não provoca luta se não precisa, exceto quando ele entra em torneio, aí é o esporte mesmo. Mas por exemplo, ele nunca treinou Gohan antes de morrer pela primeira vez, pois ele mesmo não estava mais lutando. Se deixar o Goku passa 10 anos sem se envolver em lutas, e isso não é pela falta de um Vegeta pra desafiar para umas luta só pela luta…. inclusive, importante mencionar, é o Vegeta que insistia numa revanche com Goku, e Goku nunca lhe deu essa revanche, o Vegeta precisou literalmente voltar a ser um vilão e matar gente pro Goku lutar com ele. Pois ele não tem essa mentalidade.

E quando Goku salva o mundo, Goku não prolonga as lutas, não estende elas além do que ele precisa. Ele quer vencer, ele é prático. Ele não segura o próprio poder, ele luta com toda sua força para poder acabar com o adversário.

A única luta que ele prolongou foi a contra Freeza, e tem dois fatores envolvidos aqui. O primeiro é que ficou estabelecido que Goku ali agia fora de seu personagem, e que era o instinto falando mais alto do que a personalidade de Goku. E o segundo ponto, isso acontece com todo mundo, pois Gohan, que é pacifista, fez a exata mesma coisa. Então não é do feitio de Goku dar um jeito de lutar, e quando ele luta, ele luta pra fazer ela acabar. Além é claro, de que tanto Goku quanto Gohan quiseram prolongar essas lutas não pelo esporte, mas por vingança, para intensificar o sofrimento de seus adversários.

O que aliás, permitam-me dizer. Porque o Goku prolongou a luta em Namek, movido a orgulho sayajin, e por muito pouco não morreu. E porque Gohan prolongou a luta com Cell, movido a orgulho sayajin, Goku morreu. Histórias se baseiam em um sistema de recompensa e punição, e os personagens são punidos quando deixam o orgulho do super sayajin falar mais alto que sua razão.

Enfim, tiveram também outros momentos em que o Goku de fato mostrou que amava luta, como eu disse, essa percepção do Goku não é uma mentira completa, é só uma meia-verdade. Ele de fato deixou Vegeta viver, pois sentia que valeria a pena deixá-lo viver. Essa intuição, diferente das decisões estúpidas que ele tomou por orgulho, foi recompensada, Vegeta se tornou mais que um aliado. O filho de Vegeta literalmente impediu que ele morresse de ataque cardíaco. Ele deve a vida à redenção de Vegeta. Isso é o oposto da punição que ele teve quando prolongou uma luta. Ele foi recompensado por ter boa fé e apostar na capacidade dos demais de se redimirem.

E teve a luta com Piccolo no torneio de artes marciais, que ele recusou receber ajuda, e sair da arena, pois ele quis que até o final aquilo fosse uma luta oficial do torneio de artes marciais, pois ele queria muito muito muito vencer o torneio… Ele tinha 18 anos, jovem é uma merda. Obviamente não é algo que ele faria de novo depois de virar pai de família.

Enfim. O importante é que o Goku não fica cultivando rivailidades, pois ele não caça revanches, não caçou com o Piccolo, nem com o Vegeta, pelo contrário, ele ficou confiante que tinha os dois sob controle, pois era mais forte que eles, e por isso podia mantê-los a solta de boa. Pois o Goku estava no topo, e permitia isso.

O Dragon Ball Super quer pintar pra nós um Goku que está cada vez mais abaixo no ranking de mais forte do universo. Fez ele perder pro Bills, aí perder pro Hit. Aí não superou o Jiren. Aí não superou o Broly. Ok, o Moro pelo menos ele venceu, talvez essa seja ideia só do anime, mas o ponto é que eu reforço, o Goku arma estratégias pra vencer, não basta só superá-lo em poder, o Goku explora fraquezas, encontra pontos fracos, e derruba gente que começou mais forte que ele. O Goku fez o Freeza ser derrotado pelo próprio golpe quando Freeza assumiu uma forma que ele não superava. O Goku desfundiu o Majin Boo pra enfraquecê-lo. O Goku pegou no rabo do Raditz pra colocá-lo no chão. Mas no Super parece que a postura dele é só um “ah, não estou forte o suficiente, mas eu vou ficar.”.

Quando o Goku viu o Cell, ele não pensou que era importante deixar o Cell vivo, pra ele ter quem superar no futuro. Ele achou que Cell precisava ser eliminado, e por isso colocou as peças em ação pra Gohan poder eliminá-lo.

Em resumo:

O Goku de Dragon Ball Super é um Goku irresponsável, desinteligente, viciado em lutas a um nível não saudável que negligencia inúmeros riscos que ele coloca pra vida humana só pra poder ter um bom troca socos. E isso não é o Goku tradicional.

Isso acontece por que os roteiristas de Dragon Ball Super não entendem o Goku? Mais ou menos, porque essa leitura deles do Goku coincidem com os memes e com a percepção que o público geral tirou do que é a personalidade do Goku e tinha antes mesmo do Super estrear. Os roteiristas do Super interpretam assim, ou eles só estão dando ao público o que o público viu, em um grande telefone sem fio?

Para ver isso basta ver que metade dessa percepção coincide com como Dragon Ball Abridged caracteriza o Goku deles, com a exceção de que a versão Abridged é uma paródia hiperbólica e exagerada da história original, e essa caracterização passa por esse exagero e paródia. Mas a impressão que passa é que em algum momento as pessoas confundiram o Goku do mangá com o Goku do Abridged.

Mas esse não é o Goku que eu via, e assim, Goku sequer é meu personagem favorito, mas eu acho preguiçoso querer interpretar ele como se ele fosse o típico protagonista estúpido, quando ele surgiu antes dos protagonistas serem estúpidos.

E assim, eu sei que pra muita gente o ponto forte de Dragon Ball são as lutas, e elas são mesmo, mas pra mim a caracterização do Toriyama sempre foi muito subestimada. Eu tenho um texto velho falando mais sobre como eu interpretei o arco de personagem do Vegeta. E eu acho que mesmo os personagens que o Toriyama deixou de por em destaque nas lutas (aliás, especialmente os personagens que o Toriyama deixou de dar destaque) continuam sendo bem trabalhados e recebendo boa caracterização. O Kuririn só brilha em vários, mesmo não aguentando a barra. Bulma não deixa a peteca cair, e eu acho todo o arco do Piccolo excelente.

Mas aparentemente, existe essa percepção também de que receber destaque é lutar, e que se o personagem ficou fraco demais pra lutar, então ele não é mais legal. E me dá nojo o Dragon Ball Super achar que a solução pra isso é forçar esses personagens a voltarem a ser guerreiros com poderes não condizentes, e chamar isso de “resgatar o personagem”. Fizeram com o Kuririn, com o Mestre Kame e com o 17.

Mas isso é reclamação pra outro texto.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo