14 vezes em que os Simpsons NÃO previram o futuro

1

The Simpsons é uma série de muitos méritos. Apesar de eu ter falado bem mal da longevidade da série no passado, e não retirar nada do que disse, mesmo assim não é fácil chegar na 33ª Temporada, existe um tremendo mérito nisso. A quantidade absurda de memes que a série cria é outro grande mérito. E mesmo três décadas depois de toda série de animação adulta tentar ser mais imprópria, mais sexual, mais rude e ir em territórios onde The Simpsons não foi, todas elas ainda usam Simpsons como um guia claro.

Por isso crossovers com os Simpsons são comuns.

E em especial tivemos South Park com o imortal episódio The Simpsons Already Did It, onde eles brincam com o fato de que é impossível não fazer um episódio parecido com Simpsons, tendo em vista o quanto os Simpsons já fizeram de tudo.

Nossa, e esse status já existia quando eles tinham só 13 anos.

E é difícil para qualquer série não imitar os Simpsons, é difícil pensar em absurdos e doideras que não pareçam um episódio de Simpsons, e é difícil pra vida real aparentemente, pois todo mundo adora apontar como as vezes os Simpsons apontam uma imensa doidera no mundo como piada, mas o mundo torna essa doidera realidade. O mais famoso exemplo sendo o fato de que eles previram a presidência de Donald Trump nos Estados Unidos.

O que deu à série a reputação de que eles previam o futuro. E começou esse exercício na internet de ir caçar todas as vezes que os Simpsons fizeram uma previsão. Quando claro que não! Prever o futuro é a coisa mais fácil do mundo. Digo… Animaniacs previu o futuro pra cacete já. Arrested Development também.

E hoje eu resolvi destruir fraudes. Todo mundo sabe do truque. Você faz 70 previsões, 7 se realizam, e você fala que foram previsões, ignorando seus 63 fracassos. Não aqui, não sob meu olhar. Eu sou um homem de ciência, um vidente é tão bom quanto seus erros são minimizados. Adianta nada acertar uma e errar vinte, não sou o Dumbledore dando emprego praquela vidente fraude de Hogwarts.

O mundo pode ser tão louco que parece ter um roteirista de animação adulta escrevendo, mas os Simpsons já erraram. Erram o tempo todo! Erram pra porra! E hoje é o dia em que a máscara cai. Meu nome é Izzombie, esse é o Dentro da Chaminé e hoje vamos lembrar de 14 vezes que os Simpsons não previram o futuro.

Antes quero falar que o Dentro da Chaminé é um blog financiado por um programa de financiamento coletivo no Apoia.se. E que o leitor que quiser apoiar o site tem um lugar onde pode contribuir com o valor que achar justo. Então convido vocês para visitar o apoia.se do site e checar as recompensas. E se não puder se comprometer com um apoio mensal, pode fazer um pix de qualquer valor para a chave franciscoizzo@gmail.com que você recebe uma homenagem e a minha gratidão do exato mesmo jeito.

Esse texto é escrito em homenagem e agradecimento a todos os apoiadores do blog, os verdadeiros heróis desse site, por quem eu sinto tanta gratidão. Agradeço o apoio, os comentários sobre os textos, e todo o resto. Espero que se divirtam com esse texto.

Pois nada é mais divertido do que desmascarar a fraude que é a família Simpson.

Mas antes de começar a lista, eu quero estabelecer algumas regras.

1- Não vou mencionar nenhum dos Treehouse of Horror, pois é facilitar demais o meu trabalho. Pois não vai vir invasão alienígena e filmes de terror não vão virar realidade por um bom tempo. Duendes não vão destruir um ônibus e eu não vou jogar essa na conta de The Simpsons.

2- Também não vou falar de tecnologias propostas nos episódios-do-futuro. Acho golpe baixo pelo mesmo motivo. Mas em especial, pois propor novas tecnologias incentiva elas a serem criadas por serem a origem da ideia. Esse é um dos poderes da ficção afinal. Não é sobre prever ou não prever é sobre propor e ser aceito ou não.

3- Não vou me focar nos episódios recentes de Simpsons, pois eu não vi, não estou nos atuais de Simpsons. Não assisti a fase HD. Mas tudo bem, porque tem que dar tempo para a previsão se concretizar, não vou pegar no pé que em 5 anos uma previsão ainda não se realizou. Talvez role ainda. Mas os episódios que tiveram 15 anos, aí não tem desculpa, aí já deu tempo para a previsão se concretizar.

Se eu vou desmascarar as previsões erradas, eu não vou tomar atalhos.

Então vamos começar:

1. The Simpsons Movie

Começando pelo filme dos Simpsons. Ainda no começo do filme bem no comecinho, os membros da banda Green Day são mortos pela população de Springfield, quando eles tentam fazer um apelo para que a cidade cuide mais do meio ambiente. Os habitantes então ficam indignados e jogam na banda todo o tipo de lixo.

Até que o rio onde eles estava fica ácido o suficiente para corroer o palco flutuante onde o Green Day estava tocando. Após uma ligeira paródia do Titanic, o palco afunda, e toma a vida de todos os membros da banda.

Aí eu sei o que vocês devem estar pensando, que a população poluindo um rio até o ponto dele se tornar uma arma letal é uma coisa que já rolou depois do filme. E eu completo, aconteceu antes do filme até. Até aí é o presente, o passado e o futuro. O grande lance é que, os membros da banda Green Day seguem vivos, todos eles.

Eles não foram assassinados pelos próprios fãs até hoje. Eles seguem existindo inclusive, lançaram álbum em 2020. Chupa essa aqui! Vocês não anunciaram a morte de rockstar nenhum. E que bom, seria trágico se essa previsão se realizasse. Ninguém queria isso.

E por isso que eu comecei por esse, para lembrar que os Simpsons preveem coisas horríveis. O Trump foi horrível. A carne de cavalo na merenda foi horrível. E quando eles erram é ótimo. Digo, eu não ouço Green Day, isso não é um comentário sobre a qualidade da banda, eu só realmente não quero que ninguém morra. Sempre fico bolado quando um artista morre e todo mundo se comove, independente se eu aprecio a arte ou não. O luto geral costuma me pegar forte.

Então viva o fracasso!

2. Fear of Flying (Episódio 11, Temporada 6):

Esse é um episódio de Simpsons que me marcou bastante, pois eu assim como Marge tenho muito medo de voar. Eu já andei de avião várias vezes e vou provavelmente andar mais, pois tenho pessoas importantes pra mim que moram em outros países. Mas toda vez é um evento. Eu não me sinto seguro. E inclusive está pior agora, em que eles estão diminuindo cada vez mais o entretenimento de bordo. A última vez que eu andei de avião, eu tinha que conectar o celular no wi-fi do avião para poder ver um filme, mas o wi-fi só iria ligar depois que o avião já estivesse no ar…. é durante a decolagem que eu preciso do máximo possível de distração.

Enfim, então eu simpatizo muito com esse episódio focado no medo de voar da Marge. Mas ao mesmo tempo, eu tenho esse problema em que a última coisa que eu preciso quando eu vejo acidentes aéreos fictícios, é de algo que me dê ideias…. alguém de mostra um novo tipo de acidente aéreo possível e eu já piro, o “e se acontecer comigo?” é forte.

Por isso, quando no final do episódio o avião de Marge simplesmente segue em frente sem decolar e acaba caindo na água, sem nem decolar, eu surtei. Será que isso acontece? O avião acelera até o mar e cai no mar sem decolar? E eu fiquei cabreiro pensando nisso, e eu joguei no google quantos acidentes semelhantes já ocorreram.

…. aparentemente nenhum. Embora pousar no mar em acidentes seja normal, e acidentes do avião indo além da passarela já tenham acontecido, não teve os dois juntos. A ideia do avião só ultrapassar a pista de corrida e ir até o mar, é só uma piada visual criativa. Eu ao menos não achei nada aqui…

Um nervoso a menos para se passar na decolagem de um avião, que bom que os Simpsons não previram essa.

3. The Regina Monologues (Episódio 4, temporada 15):

Nesse episódio a Família Simpson vai até a Inglaterra. E em uma piadazinha de meio do episódio super curta, Homer puxa uma alavanca dentro do London Eye e faz a cabine deles virar um barco.

E quase vinte anos depois, a tecnologia britânica ainda não colocou essa função no London Eye. Seria louco? Seria! Seria foda pra cacete, e só faria um dos maiores pontos turísticos de Londres ficar mais digno de uma visita, mas não, ele continua somente uma roda gigante muito grande.

O episódio tinha a intenção de ajudar a promover o turismo em Londres, e eles apostaram no hype, de que se dessem tempo o suficiente pros ingleses, eles eventualmente colocariam mais itens de James Bond nos seus pontos turísticos. Mas no final isso é só um mito inglês. Assim como o mito de que a rainha está viva, ou o mito de que é legal ver a J. K. Rowling na rua. Mitos que esse episódio alimenta. Mas não, o London Eye até hoje não ficou legal que nem os Simpsons previram.

Aos que reconheceram o episódio e pensaram que eu ia falar que a Rainha nunca mandou matar ninguém por um motivo fútil… ai eu sinto em decepcioná-los.

4. A Fish Called Selma (Episódio 19, temporada 7):

Nesse episódio, Selma se casa com o ator Troy McLure, e por causa disso, a gente vai assistir sua participação no teatro, assistindo a peça de teatro Stop the Planet of the Apes. I Want to Get Off, uma adaptação musical do clássico filme Planet of the Apes.

Bom, eu não preciso nem falar, mas 26 anos depois ninguém se deu ao trabalho de fazer um musical de Planet of the Apes, o que é um absurdo, estamos em plena era do Reboot. O timing nunca esteve tão bom para lançarem um musical de Planet of the Apes quanto agora, o timing está melhor agora do que estava em 1996.

E mesmo assim, nada. Eu acho que é provavelmente porque as pessoas tem muito preconceito com musical ainda. Ou talvez só falte amor ao Dr. Zaius no mundo, que obviamente deveria ser a alma desse projeto, mas ele foi completamente omitido da nova trilogia do planeta dos macacos, então são sei se a franquia tem interesse em projetos com o Dr. Zaius.

Mas é um desperdício, e uma previsão que o mundo é um lugar pior por não ter se concretizado. Se existe um filme que merece ser um musical, esse definitivamente é ele.

5. The Trouble With Trillions (Episódio 20, temporada 9):

Ei, vocês sabiam que existem várias notas de dólar maiores do que cem? Nossa, mas muitas mesmo. Eu não sabia, descobri ano passado só. Eu nem imaginava, mas faz sentido, aparentemente no passado, o dinheiro físico era tudo o que existia, e as vezes notas de dez mil dólares ou cem mil dólares eram importantes para fazer o governo poder pagar por transações hiperbólicas em escala nacional que pessoas normais nunca fariam (especialmente na hora de se gastar em custos de guerra). Transações de exportação e importação eram feitas em dinheiro vivo, e as vezes notas de cem não davam conta.

Eu juro que era algo no qual eu nunca tinha parado pra pensar.

Porém, a maior nota que já circulou pelos EUA foi a de cem mil dólares. A lendária nota de um trilhão até hoje nunca foi impressa. Eles de fato pararam nos cem mil. Os Simpsons acharam que eles iam conseguir criar a nota se cantassem essa bola no episódio, mas não.

E de bônus, no episódio, a foto da nota de um trilhão é do 33º Presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman. E ele é um presidente que até o dia de hoje nunca teve sua foto impressa em nenhum dinheiro que tenha circulado em transações financeiras nos EUA.

E como se não fosse o bastante, o Fidel Castro também não conseguiu roubar um trilhão de dólares dos EUA até hoje.

Então esse episódio é um fracasso completo em prever o futuro.

Mas como eu pego só uma previsão falha por episódio, eu foco na nota. Será que o Biden manda imprimir a nota? Não sei, mas até o momento, nada!

6. HOMR (Episódio 9, temporada 12):

Nesse episódio, Homer se transforma subitamente em um homem muito inteligente, depois de descobrir a causa de sua burrice. Homer possuía um giz de cera alojado em seu cérebro por ele ter colocado no nariz quando criança. E com o giz de cera removido ele pode experimentar como é o mundo quando não se é burro.

O que me obriga a apontar que até o dia de hoje não descobriram uma pessoa que tenha sobrevivido com um giz de cera no cérebro. Não vou nem entrar no mérito de se é possível ou não ficar um gênio depois de remover o giz de cera. Eu quero focar na parte de sobrevivência mesmo. Pois os Simpsons já previram coisas inéditas nesse quesito. Eu queria colocar aqui os filhos do Apu, pois nunca tivera óctuplos que sobreviveram até a infância na história, mas olha só, aparentemente agora tem, então essa bola eles cantaram. Quando o Apu teve filhos era de fato um acontecimento inédito, mas agora não é mais.

Mas o giz de cera, eles estão devendo.

7. Marge vs the Monorail (Episódio 12, temporada 4):

Esse aqui vai ser simples. No começo do episódio, o Sr. Burns é flagrado enquanto faz deposito ilegal de material nuclear no meio ambiente, e é multado em três milhões de dólares, que a cidade de Springfield usa para investir no transporte público.

Eu não consigo colocar em palavras o quanto nada disso nunca aconteceu. Mas vamos lá. Nunca um bilionário foi realmente multado pelo Estado pelos danos ambientais de sua empresa. Nunca, e ao mesmo tempo, nunca que uma cidade que ganhou milhões a mais no orçamento porque caíram do céu, tomou uma decisão de “vamos colocar um trem na cidade e melhorar o transporte.”

Inclusive seria ótimo se isso tivesse acontecido em mais cidade. Era só não comprar o monotrilho de um enorme golpista. Inclusive essa parte do episódio é o mais próximo de uma previsão que eu já vi. Afinal eu moro em São Paulo e eu sei o que é ver um monotrilho ser construído nas coxas. Mas aposto que não conta como previsão, pois deve ter acontecido no passado em diversas cidades no mundo.

Mas já pensou que delícia. Poder terminar o monotrilho da cidade e expandir o metrô? Mas de onde vem o dinheiro? Vamos multar as empresas que destruíram nossos rios ao ponto em que uma cidade com 4 rios cortando ela, passou por uma seca em 2014.

Pois é, essa eles erraram feio.

8. New Kids on the Blecch (Episódio 14, temporada 12):

Então. Nesse episódio, Bart, Nelson, Milhouse e Ralph formam uma boyband de sucesso, só que aí descobrimos que a banda na real era uma fachada para mensagens subliminares convencendo os jovens a se alistarem no exército.

Esse episódio é notável por ser exibido na temporada que precedeu os ataques de 11 de Setembro, que seria um catalizador para aumentar o número de propaganda militar no entretenimento e permitir que chegasse a níveis surreais. Claro que propaganda militar e entretenimento sempre existiram. Mas vocês ficariam surpreso com como o 11 de Setembro naturalizou essa porra.

…mas ela não veio no formato de boybands. Ela veio no formato de filmes de super-heróis.

Eu sinto que aqui os roteiristas que previam o futuro lidaram com informação incompleta.

Muita gente fala que os Simpsons previram os ataques ao 11 de Setembro. Mas mesmo presumindo que isso é verdade, e que eles sabiam que a propaganda do exército iria triplicar no futuro, os roteiristas simplesmente não previram o boom de filme de heróis que surgiriam

E aí miraram nas boybands.

Um erro compreensível, mas a previsão está errada. Até hoje nenhuma boyband foi acusada de ser propaganda militar disfarçada de entretenimento. Os games foram, os filmes foram, a Marvel foi, mas as boybands estão limpas.

Bola na trave é quase, mas não é gol

9. Simpson Tide (Episódio 19, Temporada 9):

Esse é importante, pois está cheio de gente que acha que esse se realizou. E é importante frisar que não, esse aqui é outro fracasso imenso dos videntes da redação da Fox. No caso eu me refiro a cena icônica, que virou meme, da Rússia revelando que eles ainda são a União Soviética, restaurando o Muro de Berlim e revivendo Lênin.

E apesar de muita gente ter muta dificuldade em entender isso, a Rússia atual não é uma potência comunista. E a guerra fria não voltou.

Porque vocês viram, a galera falar da guerra na Ucrânia como se a guerra fria tivesse voltado com tudo. Como se os soviéticos tivessem voltado para assumir seu papel como inimigos do capitalismo novamente em um retorno comparável ao do Freeza em Dragon Ball Super, e como se a tentativa das pessoas de rebotarem o mundo estivesse faltado só as pelas finais para a gente voltar de vez pros anos 1980.

Então eu reforço. A União Soviética ainda não voltou. A Rússia atual tem um canalha, psicopata anti-democrático na presidência, mas essa é a ditadura capitalista. Que nem tantas outras. E tenham medo da Rússia pelos motivos certos, não por medo de comunismo.

Mais relevante que nunca.

Errou feio essa, Lênin segue em seu túmulo.

10. Dude Where’s My Ranch? (episódio 18, temporada 14):

Nesse episódio David Byrne, dos Talking Heads, ajuda Homer a promover seu hit natalino de ódio ao Ned Flanders. Eventualmente quando ele tenta promover mais um cover da música, ele acaba sequestrado pelo Moe. E aí eu já sei o que vocês estão pensando. Vocês acham que eu vou apontar que David Byrne nunca foi sequestrado, não é? Não! Pois isso seria uma repetição temática do que eu apontei com o Green Day. Não vou encher a lista com cada celebridade que não sofreu em Springfield.

…mas eu vou apontar que o Moe na hora de sequestrar pergunta se David Byrne já havia visto o filme Misery, adaptação do livro de Stephen King sobre um escritor sequestrado por sua fã psicótica, conhecido no Brasil como Louca Obsessão. Quando David Byrne fala que não conhecia o filme, Moe responde “então isso vai ser novidade pra você.”

Pois bem, existem várias pessoas que por diversos motivos se inspiram em grandes criminosos e vilões do cinema e repetem seus crimes na vida real. Tivemos alguém tentando ser o Ghostface da vida real, por exemplo. Mas nunca houve um caso de alguém imitando Misery.

A história de Misery não saiu de seu filme, felizmente, assim como as previsões de Simpsons não saíram de seus episódios. E nessa daí os Simpsons previram errado.

11. Das Bus (episódio 15, temporada 9):

Nesse episódio, após u acidente no ônibus escolar, as crianças ficam presas em uma ilha deserta sem adultos, e tem que se virar sozinhas. E após muito desentendimento e conflito, elas eventualmente são salvar pelo… Moe.

Olha só, o Moe fazendo uma coisa heroica, não é sempre que vemos ele resgatar crianças presas em uma ilha, geralmente é atividade criminosa rolando no bar. Pois bem, a ideia de que um bartender sozinho resgatou crianças presas em uma ilha é um material ótimo para histórias inspiradoras da vida real. Mas isso nunca se concretizou. Até hoje, 24 anos depois desse episódio, esse bartender heroico nunca surgiu de verdade na vida real.

A situação meio Lord of the Flies já é rara o bastante de acontecer, mas já aconteceu no mundo coisas assim. Mas nunca é o bartender heroico que vai salvar elas. Tá aí uma previsão que se eles tivessem acertado, teria dado a todos nós uma história para aquecer o coração.

Eu me pergunto o que o Moe fez. Foi offscreen, será que ele tem um barco?

12. Itchy and Scratchy Land (Episódio 4, temporada 6):

Esse é o episódio em que a família Simpsons vai visitar a Itchy and Scratchy Land, que aparentemente é uma espécie de Disneyland dentro do universo Simpsons. O que é curioso, pois a Disney e o Mickey existem no universo Simpsons. O que significa que The Simpsons se passa em um universo em que existiu um desenho animado que apresentou concorrência o suficiente pra Disney ao ponto do Mickey não ser o maior ícone da animação, mesmo existindo. Esse desenho se passa em um universo em que a Disney foi vencida.

Isso não é The Simpsons falhando em prever o futuro, somente eles falhando em prever o passado, isso não aconteceu antes da série estrear.

O lance é que no episódio, os robôs animatrônicos de Itchy e Scratchy tem um defeito e começam a atacar as pessoas. E eu acho importante reforçar, que não importa o quanto os autores de ficção científica queiram por medo na gente, as máquinas ainda não se voltaram contra nós. E não existe nenhum parque com animatrônicos, seja a Disney ou qualquer outro com relato de um incidente em que os robôs enlouqueceram e resolveram matar gente.

O ano é 2022 e os robôs ainda não são nossos inimigos. Não importa o quanto tentem botar medo na gente.

13. The Springfield Files (Episódio 10, temporada 8):

Esse é o episódio em que Homer acredita ter visto um alienígena e coloca a cidade em alerta. Porém no final eles descobrem que o alien era somente o Sr. Burns, todo zoado por causa da injeção que ele tomou.

E estamos em épocas perigosas em que muita gente não está se vacinando por medos de efeitos colaterais, e eu preciso trazer esse a tona. Vacina não te transforma em um alien. Os roteiristas dos Simpsons estão errados. Os efeitos colaterais de cuidar da sua saúde não são virar um alien.

Não tenham medo da vacina, meus leitores. Nenhum de vocês vai sair do posto de vacinação que nem o Sr. Burns. Não peguem covid gente, lavem as mãos, usem máscara, evitem aglomerações, e ignorem o presidente. Pois até hoje ainda não teve ninguém que virou alien pois foi se vacinar.

Tomem segunda dose e terceira dose também. E quarta dose e quantas doses precisarem. Se cuidem.

Mais uma previsão que deu errado. Se um dia a gente encontrar um alien, não vai ser um velho sofrendo efeito de injeção. Eu garanto. Essa não se realiza nunca.

14. 22 Short Films About Springfield (Episódio 21, temporada 7):

Ah, esse é um clássico. Eu não vou mentir, eu fiquei muito, mas muito feliz quando esse episódio virou um meme, ele merece o meme, o meme é ótimo. Steamed Hams é uma obra prima.

Mas é justamente em Steamed Hams que coisas que nunca aconteceram são retratadas.

Não um picareta comprando comida pronta e fingindo que cozinhou, eu presumo que isso aconteça o tempo todo, não posso provar a frequência, mas eu estimo que deva ter acontecido centenas de vezes desde o episódio.

Mas no final da cena, uma aurora boreal ocorre de repente. Na época errada do ano, na hora errada do dia, na parte errada do planeta, e localizada inteiramente na cozinha do Skinner.

Um verdadeiro milagre! Sem precedentes no mundo. E esse milagre nunca se concretizou. Até o dia de hoje, uma aurora boreal ocorrendo somente na cozinha de um único ser humano é algo que existe somente dentro do mundo dos Simpsons.

E pra sempre será isso. Vai passar mais 10 e 20 anos e não vai rolar. Mais 50 anos, e não vai rolar. Essa Simpsons não vai acertar nunca! Nunca vai ter uma Aurora Boreal na cozinha de alguém.

Tá aí, 14 bolas fora, tão pra fora, mas tão pra fora, que honestamente quem se importa com a nota de 200 reais? Eu é que não. Eu aplaudo pela longevidade, eu aplaudo pelas piadas quando elas são boas. Mas eu não acredito em videntes, e não acredito em The Simpsons.

E aqui nesse blog a gente desmascara as fraudes mesmo, não estou nem aí. Vivemos na era da ciência, e negacionista da ciência tem que ter a ciência esfregada na cara. Começa achando que os Simpsons previram a presidência do Trump e termina como membro de culto acreditando que a terra é plana.

Não caia em papo de gente que vê o futuro, meu querido leitor.

E com isso eu encerro o texto. No primeiro de abril eu gosto de fazer textos mais jocosos e menos sérios para descontrair, e eu os convido para conferir os outros textos de primeiro de abril do site. É uma data que eu aprecio bastante. No próximo primeiro de abril eu pretendo fazer um texto sobre como na real o desenho que previu o futuro foi Archer, mas eles ao preverem o futuro, conseguiram mudar o futuro. Uma grande história, dou os detalhes em um ano!

Até a próxima meus leitores.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo