Steven Universe – Como é retratado o amor maternal e a relação entre Steven e Rose.

S

E aqui estamos nós novamente falando de Steven Universe. Pra ser sincero eu estava ansioso para fazer outro texto sobre a série, por ser uma das minhas séries de animação favoritas, porém eu estava meio que esperando a Peridot se fundir com alguém para poder fazer uma parte 3 da análise das fusões…

lapisperidot
É de vocês duas mesmo que eu estou falando. Vocês sabem que vocês tão prestes a se fundir não é? Acelerem aí, amigas.

E então eu vi um episódio recente da série e minha atenção foi chamada para um aspecto fascinante. Apesar o visual infantil e da personalidade doce e amigável, e da série ter um público-alvo infantil então a gente presume que seus heróis são crianças, a série é sobre um garoto chamado Steven e ele é um adolescente de 15 anos, e ele como todo adolescente tem dúvidas e conflitos e sentimentos que ele remói, mas no caso do Steven esses sentimentos são relacionados ao fato de que sua mãe Rose Quartz morreu dando a luz a ele.

Ok, ok, não exatamente morreu, afinal isso é pra criança. Mas ela perdeu sua forma física, e essencialmente deixou de existir. E Steven sabe disso, e por trás de sua personalidade alegre, otimista e idealista, ele pensa bastante no que significa saber que o único motivo pelo qual Rose não existe mais é por que ele existe.

stevenquadro
Eles mantém um quadro de Rose na casa de Steven em memória dela.

Perceber o quanto o Steven passa o tempo dele sozinho refletindo sobre sua mãe e sobre sua morte e sobre sua própria vida, me fez perceber como relação pai-e-filho é um dos pontos que o desenho constantemente trabalha.

Então vamos lá, por partes, primeiro do básico. Steven, o protagonista da série é um garoto que é filho de Greg Universe, um ser humano, e Rose Quartz, uma gem. O que são gems? São uma raça alienígena inorgânica na forma de uma pedra que possui inúmeros poderes, incluindo o poder de materializar um corpo físico humanoide em volta da pedra e de mudar de forma. Houve uma guerra civil entre as gems que tomou o planeta Terra como campo de batalha 5.000 anos atrás, e agora temos um pequeno número de sobreviventes dessa guerra vivendo nos EUA, e a Rose era uma delas.

crystalgems
O que restou das Crystal Gems após a guerra.

Pois bem, mesmo vivendo na Terra por milênios, as gems têm sua própria cultura, diferente da cultura humana, e tem também sua própria mentalidade, e vêm as coisas em perspectivas que humanos não teriam. Pois bem, Steven é criado pelas colegas de Rose: Pearl, Amethyst e Garnet. Mas vive próximo e está na constante companhia de seu pai. Aonde eu quero chegar? Steven vive em dois mundos diferentes ao mesmo tempo.

Steven é filho de Greg, ele gosta de colecionar bonequinhos, e de se divertir com seus amigos, comer porcaria, passear por Beach City, como qualquer criança/adolescente. Ele se enturma fácil com o pessoal da cidade, é sociável e empático aos problemas de todas as pessoas da cidade não importa o quão pareçam distantes. Seu background heróico não o impede de gostar de ir ao cinema ver o Dogcopter e jogar jogos de tabuleiro e tal. Ele é um jovem como qualquer outro, e todo mundo na cidade vê ele como um jovem como qualquer outro, mesmo que eles saibam por cima que Steven meio que tem poderes mágicos.

Mas Steven também é filho de rose, ele luta contra o mal, protege a cidade, vai até o espaço em missões. Ele tem super-poderes, ele tem um leão mágico de estimação, ele tem acesso a áreas remotas do planeta, e o caralho a quatro. Ele tem o legado de uma das maiores guerreiras gem que já existiu em seu umbigo e ele sabe disso.

stevenpedra

Esses dois mundo coexistem pra Steven e ele transiciona muito facilmente entre eles, mesmo que nem sempre seja fácil pra seu pai Greg acompanhar o filho quando ele se mete em uma complicação de gem. Mesmo sua melhor amiga Connie que nos capítulos atuais está super acostumada a lídar com o mundo das gems, precisou de tempo pra se adaptar e absorver a doidera que era aquilo tudo. Enfim, ao longo da série eles se tornam, graças a intimidade com Steven, os únicos humanos capazes de genuinamente entender o tipo de vida que Steven vive, mesmo que nem ele nem as Crystal Gems façam segredo algum da situação.

E o mais interessante, pra Connie a parte mais difícil era entender como Steven, vivendo a vida que ele leva, e tendo os poderes que ele tem, poderia ter interesses de uma criança normal, entender que seu amigo era também um guerreiro mágico era mais fácil de entender do que entender que um guerreiro mágico gostava das mesmas coisas que ela.

connie
“Eu não entendo porque você anda comigo. Eu sou tão menos interessante que você. E você muito obviamente tem um destino mágico para ser cumprido. Como é que você consegue se importar com o Dogcopter?

Pois bem. Isso sendo estabelecido, vamos ao ponto. As gems tem uma visão de maternidade muito diferente dos humanos. Pra começar elas se reproduzem assexuadamente, e nascem brotando da terra em um solo devidamente preparado. Elas nascem sabendo quem são, qual a função que elas desempenham na sociedade, e quem deu a vida a elas.

kindergarden
Elas nascem de buracos na parede em zonas preparadas para começar a brotar gems.

Pois bem, o topo da pirâmide social da sociedade das gems são as Diamonds, que já foram quatro e hoje são só três, e toda gem foi criada sob ordem de uma delas. Toda, sem exceção. E elas reconhecem que existem por causa de uma diamond e em resposta as amam incondicionalmente.

4d

peridot
“Elas são objetivamente melhores que nós. Toda gem tem suas forças e fraquezas, mas elas não. Elas são seres absolutamente perfeitas e impecáveis. Especialmente minha diamond, Yellow Diamond: a mais perfeita, a mais inteligente e racional tomadora de decisões que já existiu no universo.[…] Nós temos nossa pequena trégua, mas eu nunca abandonaria a gem para a qual eu fui feita.”

Na sociedade gem amor parece ser um sentimento que não é muito bem-vindo quando é de uma gem para outra gem normal, mas todas elas amam a própria diamond, e vão percorrer qualquer distância pra ganhar a aprovação de sua diamond.

theanswer
Ruby e Saphire foram extremamente julgadas pela alta sociedade das gems por se apaixonarem.

Agora, esse amor é obrigatoriamente eterno? Não necessariamente. Uma gem pode se decepcionar com sua diamond a um ponto que quebre esse amor todo. Por exemplo, ela pode testemunhar sua diamond fazendo algo que ela considere amoral ou que quebre seus valores pessoais e a partir daí vem a rebeldia.

O exemplo maior da série é Rose Quartz, que era capaz de ver beleza em tudo, e se encantou com a beleza e com as maravilhas do Planeta Terra, quando ela percebeu que sua diamond, a Pink Diamond ia destruir toda a beleza da terra ela se revoltou e iniciou uma rebelião, onde ensinou inúmeras gems a se rebelarem contra Pink Diamond.

rosequartz

Simultaneamente ao longo da série acompanhamos a redenção de Peridot, que amava Yallow Diamond mais do que qualquer coisa. Porém ela era uma gem notavelmente lógica e sempre priorizava que as coisas façam sentido. Quando ela tentou racionalizar com Yellow Diamond que desistisse da destruição da Terra apresentando um argumento muito sólido e percebeu que Yellow Diamond não tinha motivo nenhum pra destruir a terra exceto raiva e rancor do planeta rebelde de Rose Quartz, ela se desapontou a um ponto que cortou relações com Yellow Diamond.

peridotyellowdiamond
Peridot e Yellow Diamond brigam.

E ainda temos Saphire, que estava disposta a morrer pela Blue Diamond. Ela se rebelou contra Blue Diamond após se apaixonar por Ruby, uma gem que estava pra ser morta por Blue Diamond. Ela acaba por se juntar a Rose Quartz em sua batalha contra Blue Diamond, e decide passar a vida fundida com Ruby, uma prática desprezada por Blue Diamond e toda a sociedade gem.

E isso tudo são arcos de personagens relevantíssimos e bem desenvolvidos, mas pode ser resumido na cena em que Steven cria uma abóbora-cachorro pra ser companhia de Peridot e Lapis Lazuli. A abóbora não cria laços com Peridot nem Lapis, querendo apenas o colo de Steven, isso até ver Steven destruir uma abóbora, o que fez ela odiá-lo e passar a procurar companhia com Peridot e Lapis.

dogpumpkin

Pois bem, como humanos, nossas relações com nossas mães são menos 8 ou 80, do que a relação de uma gem com sua criadora. Pais são complicados, eles nos protegem, nos amam, nos pressionam, nos controlam, e nos dão a certeza de que quando tivermos nossos filhos vamos tentar não repetir os erros deles e vamos falhar. Os admiramos e nos decepcionamos com eles, e relação entre pais e filhos nunca são simples, possuem dependência, conflitos, necessidade de compreensão e aceitação.

E isso é algo que a série retrata em todos os personagens jovens humanos de quem Steven é amigo.

Mas sério mesmo, todos.

Todos mesmo.

conniemom

Metade do que Steven faz em Beach City é ajudar na relação de seus amigos com seus pais.

Mas ele também precisa de ajuda na sua relação com sua mãe. Pois bem, e é nesse ponto que eu queria chegar. A relação de Steven com Rose Quartz parece um misto de como uma gem se relaciona com sua criadora com como um humano se relaciona com sua mãe.

Steven foi educado por Greg, Garnet, Amethyst e Pearl, e nunca ouviu uma única coisa ruim sobre Rose. Rose foi uma líder, um modelo e um exemplo pra toda uma sociedade, e ele desde criança aprendeu a colocá-la em um pedestal, e tanto Greg quanto as gems esconderam de Steven tudo que eles julgaram que pudesse fazer Steven julgar sua mãe. A verdade é que Steven sempre sentiu que ele tinha a obrigação de amar Rose que nem todos amam, sem nunca conseguir desenvolver um sentimento real por alguém que nunca conheceu.

stevenestatuarose
“Eu não sei como me sentir a respeito de você. Mas todo mundo parece saber. Eu queria ter te conhecido, aí esse lugar poderia me deixar triste e eu poderia chorar lagrimas curadoras, que nem você fazia.”

Pois bem, Steven tinha essa imagem perfeita e idealizada de Rose, tal qual toda Gem tem por sua diamante. Mas no fundo, ele sempre soube que o único motivo pra Rose estar morta é ele estar vivo, e ninguém pode culpar o menino a se questionar quanto a isso. Steven secretamente tem medo das Crystal Gems culparem ele pela morte de Rose. Nunca foi fácil pra Steven ser filho de Rose.

stevenuniverse
“E aí eu descobri que as gems são aliens rebeldes e que tem outras gems no espaço sideral que querem que a gente morra porque acham que somos traidores. E elas tentam me sequestrar, pois acham que eu sou a minha mãe e… talvez eu meio que seja sim. E eu queria poder falar sobre isso com Garnet, Pearl, Amethyst, mas eu acho que elas me culpam por minha mãe não estar mais aqui.”

Para completar, ele tinha um sentimento de que ele tinha a obrigação de ser foda para compensar o fato de que ela morreu por ele. Como se fosse responsabilidade dele ser uma nova Rose Quartz quando o mundo precisar dela, e isso é uma pressão imensa que ele carrega em seus ombros diariamente se mantendo calado a respeito.

steven
“Eu não consigo nem ser quem eu deveria ser, você me entende.” “Claro que eu entendo, eu não sou a Rose Quartz.”
dyinghair
“Sempre que eu vejo o seu quadro na parede eu me inspiro, e me lembro do legado pelo qual eu tenho que viver. Eu até pensei em pintar meu cabelo de rosa… mais de uma vez.”

O Steven é um rapaz dócil, gentil e parece estar sempre alegre, mas ele fica pensando em coisas pesadas.

Enfim. Então Steven nunca chegou a genuinamente amar Rose, pois sua metade humana dialoga com ele e ele sabe que foi gerado por ela, mas nunca foi criado por ela e que eles nunca interagiram. Mas ele sente que ele deveria amá-la, e se sente culpado e estranho por não saber como se sentir a respeito disso tudo, pois como meio-gem ele sente meio que uma pressão por amar sua criadora, que é reforçada pela admiração que Garnet, Pearl, Amethyst e Greg tem por ela. Independente disso ele genuinamente coloca ela em um pedestal por conta das histórias que ouve sobre a heroína que Rose é.

pearlflag
E são umas histórias épicas da porra… meu deus.

Até que chegou o momento, em que o pedestal foi quebrado.

rose

Após quinze anos sendo alimentado com a ideia de que Rose foi uma heroína justa, nobre, ética e sábia, ele se depara com a verdade de quem foi ela. Graças ao seu encontro com três gems que lutaram na guerra e puderam dar seus relatos à Steven. A primeira foi Bismuth.

bismuth

Uma gem possui três formas possíveis. Ela pode ter uma forma humanoide, como um construto de energia que se constrói em volta de suas pedras, que é a forma em que elas ficam 90% do tempo, para fazer coisas. Ou elas podem ter sua forma de pedra, onde não fazem absolutamente nada, mas estão vivas e podem reconstruir sua forma humanoide a qualquer momento. Se a pedra se quebrar, a gem nunca mais vai poder se reconstruir e ela morre. Pois bem, na prática uma gem em forma de pedra e uma gem com a pedra quebrada não possuem nenhuma diferença entre si. Nenhuma é capaz de interagir com seu ambiente. Porém pra gem, a diferença entre ter sua pedra inteira e sua pedra quebrada é literalmente a diferença entre a vida e a morte. Rose Quartz entendia isso, e durante a guerra, as Crystal Gems faziam questão de não quebrar seus adversários, e sim somente forçá-los a forma de pedra e prendê-los nessa forma, porém Bismuth, a maior fabricante de armas das Crystal Gems discordava.

Bismuth queria quebrar as pedras de seus inimigos, tamanho era o ódio que ela tinha pelas gems que não se afiliaram a Rose, e inventou uma arma própria para isso. Rose não permitiu, e lutou com Bismuth, transformou-a em pedra, e escondeu sua pedra em seus pertences pessoais, mentindo para as demais Crystal Gems que Bismuth desapareceu em campo de batalha.

rosestuff
A pedra de Bismuth numa bolha. No canto superior esquerdo dentre todas as coisas que a Rose esconde dos demais na juba do Leão.

Quando Steven encontra Bismuth, essa propõe pra Steven que ele use a mesma arma, ele assim como Rose recusa por motivos éticos e a luta entre Bismuth e Rose se repete. O choque vem quando Steven derrota Bismuth, onde em suas últimas palavras antes de virar pedra, ela critica Rose por ter mentido para suas colegas sobre seu destino. Steven promete a Bismuth que ele vai contar a verdade a todas e que ele vai ser melhor que sua mãe.

stevenvsbismuth
“Você deveria ter me quebrado naquela época, assim eu não teria que saber o quão pouco eu importava pra você. Você nem contou pra elas, você me enfiou numa bolha e nem contou pra suas amigas… minhas amigas.” “Eu vou contar pra elas. Vou contar tudo.” “Então você realmente é melhor do que ela.”

Mas derrotar uma colega, esconder sua pedra e mentir sobre seu paradeiro não foi o pior que Rose fez. Piora. Depois ao lutar com Eyeball e com Jasper, duas veteranas do lado das Gems do Mundo-Natal, Primeiro Jasper desconstrói a suposta bondade que Rose e Steven empregam para aceitar suas inimigas como aliadas, como um ato de estatégia fria e calculista e nunca de piedade.

jasper
“Eu entendo o que você faz Rose. Você quer as gems, depois que elas se tornam inúteis. Você espera elas perderem, porque no fundo do posso você vai obedecer qualquer um pra se sentir menos como um fracasso. É só olhar essa [a Peridot], você tirou tudo dela. Seus equipamentos, seu status, sua dignidade…”

A bomba real é quando Steven descobre que Rose já quebrou a pedra de uma gem. E não qualquer gem, Pink Diamond, a criadora de Rose.

jasperscreaming
“Eu tenho lutado desde que saí da Terra por causa de você. Pelo que você fez à minha colônia. Pelo que você fez ao meu planeta. Pelo que você fez a minha diamond. Sua diamond. Pink Diamond.”

Steven resiste em acreditar que sua mãe, que derrotou e escondeu Bismuth por ser contra a quebra de pedras, pessoalmente quebrou Pink Diamond. Seus sentimentos já conturbados por Rose pioram e ele não sabe se pensa nela como uma heroína ou como uma cuzona hipócrita que destruiu Bismuth por conta de um crime que ela não teve problemas em cometer, e como a morte de Pink Diamond é o motivo pelo qual cinco mil anos depois, o mundo natal ainda tem a Terra na mira. Por ultimo começa a se perguntar se ela não teve o Steven propositalmente só pra poder morrer no processo e nunca lidar com as consequências de suas ações.

Culminando no episódio Storm in the Room onde ele enfrenta uma manifestação da imagem que ele tem de Rose para tentar lidar com todos os sentimentos perturbados que ele tem pela mãe. Não é com a Rose de verdade que ele fala, mas com uma construída baseada nas memórias de Steven. Mas ela ajuda Steven a se lembrar da primeira vez que ele ouviu a voz de sua mãe. Em uma fita de vídeo que ela gravou grávida para dizer a Steven o quanto o amava. E ele aceita que mesmo Rose tendo feito coisas questionáveis como general e líder de uma rebelião, ela essencialmente amava o Steven e não teve um filho só pra ter um pretexto pra morrer.

tape
Essa fita de vídeo, que coincidentemente ajudou a personagem Sadie a fazer as pazes com a sua mãe, pois como eu já disse relação entre jovens e seus pais é algo que rola com todo mundo nesse desenho.

Para Steven lidar com o fato de Rose ter matado gems, e destruído aliadas e mentido pra suas amigas sobre o destino de quem morreu na guerra é muito mais difícil de lidar do que é pra Pearl e Greg, por exemplo, já que ambos se apaixonaram por Rose, isso pois o tipo de amor que eles tiveram por Rose é diferente que o de Steven. Eles amaram Rose convivendo com ela, e Steven nunca interagiu de verdade com a mãe. Ele meramente sabe sobre como ela é foda e merece ser amada, tal como uma gem sabe sobre sua diamante.

stormintheroom

Porém Steven é humano demais para estar confortável com uma noção de que ele devia amar tanto uma pessoa de quem ele só ouviu falar.

A relação de Steven com Rose dialoga simultaneamente com a relação que uma gem tem por sua diamante e com a relação que uma criança tem com sua mãe. Não se contenta em ser somente um tipo de relação, é um misto dos dois tipos de relação, pois Steven é gem e humano ao mesmo tempo, e esse é o ponto em que a construção de seu personagem é mais perfeita. No fato dele transitar entre esses dois mundos.

Recentemente um leitor me pediu nos comentários do blog pra eu fazer um post sobre o maniqueísmo em Steven Universe (sim, porque eu leio e penso em todos os comentários, mesmo se eu nem sempre respondo todos. Continuem comentando gente, eu agradeço muito.), pois o comentário acusava Steven Universe de ter bastante maniqueísmo, mas eu não acho. E acho que toda a dificuldade de Steven em aceitar tanto a visão idealizada de sua mãe e a descoberta de seus podres, sem nunca ter interagido com uma pessoa concreta que ele é capaz de ver como pessoa real é a grande prova de como Steven não é um desenho maniqueísta. Steven é um garoto que vê o lado bom das coisas, mas ele não divide o mundo em bem e mal. Ele nunca viu as gems inimigas como malignas, embora entenda que eles são adversários em uma batalha de vida e morte, e ele sempre tentou entender o lado de todo mundo e se reconciliar com eles. Ele foi capaz de redimir Peridot com isso, mas não foi capaz de redimir nem Eyeball nem Jásper, e a memória disso assombra ele até hoje. Ele não acha que elas são más, e nem eu acho. Elas são soldados de outra cultura e são o que são, bem vs mal nunca foi um tema nos antagonismos de Steven Universe.

diamonds
Blue Diamond, é uma das vilãs da série e uma personagem capaz de gerar simpatia pelo expectador, justamente porque somos capazes de entender suas motivações e seus sentimentos.

Mas em nenhum momento isso se torna mais bem-feito do que em toda a dificuldade de Steven em se relacionar com o conceito que ele tem de Rose Quartz, mas nunca conhecer a pessoa de verdade.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo