Steven Universe: O que as fusões nos dizem sobre os personagens da série, Parte 2 – O lado negro da Fusão:

S

Em maio de 2015, foi publicado nesse blog um texto tentando analisar as fusões de Steven Universe e como elas podiam nos fazer refletir sobre os personagens da série. E poucas semanas após a publicação do texto, estreou a segunda temporada de Steven Universe no Cartoon Network americano, no qual o foco da temporada em fusões foi tão superior ao da primeira temporada, que o texto original rapidamente ficou datado. E depois que saiu o episódio A Cry for Help então, ai ficou evidente como diversas fusões e análises ficaram faltando.

Para não deixar o texto original incompleto, aqui lhes apresento a parte dois, continuando a analisar as fusões da série.

Como vimos no post anterior, as fusão é um processo onde duas gems se tornam uma só, o processo pode ser usado para tornar a gem mais poderosa e mais forte, mas também é um recurso usado para deixá-las mais íntimas e aproximá-las, ao fazê-las dividir um corpo e uma mente. Em ambos os usos da fusão, é possível traçar um paralelo sexual bem claro, uma vez que quando as gems vêm a fusão pela perspectiva da força, elas após a fusão recebem um aumento de autoestima e confiança consigo mesma, como se o ato de se fundir tivesse ajudado a gem em questão a perceber o quanto ela é foda e se sente bem consigo mesma. O que mostra como o processo é prazeroso, quando as duas gems estão na mesma pegada. Já quando é usado pela perspectiva da intimidade… Bem, aí se fundir se torna algo que um casal faz para se sentir mais próximos.

Saphire e Ruby, prestes a se fundirem.
Saphire e Ruby, prestes a se fundirem.

Mas não é só de paralelos sexuais que se sustenta o tema, ele também revela muito sobre a química dos personagens entre si, sobre a essência deles, e sobre a perspectiva que as gems têm do mundo.

E vamos lá:

Rainbow Quartz:

RainbowQuartz

Como eu disse agora, são dois os motivos pelos quais as gems se fundem. Para ficarem mais fortes, ou para ficarem mais íntimas. Garnet e Stevonnie são fusões feitas pensando para fortalecer a intimidade entre os envolvidos, com subtexto romântico. Enquanto isso, Malachite e Sugilite as duas únicas fusões com repercuções negativas, das que apareceram na primeira temporada, foram feitas com o objetivo de ficarem fortes. Isso pode ser notado com o fato de que as fusões feitas por intimidade tem membros mais humanoides, enquanto as fusões feitas por força costumam ter quatro braços ou mais, somando os membros dos fundidos. Isso poderia gerar uma impressão de que amor é um sentimento bom enquanto desejar poder é um sentimento mau, e isso se manifestaria nas fusões, mas aí vem Rainbow Quartz, que acrescenta uma boa dose de malícia na interpretação romântica.

Rainbow Quartz é a fusão entre Pearl e Rose Qartz. Rose Quartz foi a líder das Crystal Gems quando viva; ela se apaixonou pelo humano Greg Universe e sacrificou sua forma física para dar a luz ao Steven, que está sendo criado pelo resto do time. Pearl era uma gem do time, que nutria de uma lealdade e admiração incrível por Rose Quartz, que pode ou não ser resultado de uma auto-estima muito baixa que Pearl tem, e de Rose ter visto beleza e valor em Pearl quando ela mesma duvidava que serviria para alguma coisa. A lealdade de Pearl invadia os territórios do amor, e Pearl era muito apaixonada por Rose… que dentre vários casos que teve com humanos, se apaixonou por Greg.

Pearl observa de longe e com desdém, Rose e Greg cantando juntos.
Pearl observa de longe e com desdém, Rose e Greg cantando juntos.

A única vez que elas se fundem na série, foi enquanto Greg, gravava um vídeo dele e Rose cantando uma música romântica juntos. Pearl, cheia de recalque, convenceu Rose de que se elas se fundissem durante a gravação do vídeo, ia ser realmente legal, para magoar Greg no processo. E magoou. Pearl completa a mensagem esfregando na cara de Greg que fusões são a maior conexão entre gems.

Claro que elas não se fundiram para se conectar, Rose se fundiu achando que Greg acharia muito louco vê-la fundida, enquanto Pearl sabia que ia ferir Greg lembrá-lo do quão distante ele está de Rose comparado às outras gems. A fusão soou menos como um reflexo da relação entre Rose e Pearl e mais da relação entre Pearl e Greg. E da conexão das duas sendo usada não para aproximá-las, mas para separá-la de um rival. Um uso cruel que Pearl fez da fusão.

Reparem que os olhos de cima, são os de Pearl que encaram Greg com hostilidade, enquanto os de baixo são os de Rose que não possuem essa hostilidade.
Reparem que os olhos de cima, são os de Pearl que encaram Greg com hostilidade, enquanto os de baixo são os de Rose que não possuem essa hostilidade.

Felizmente para a história, não funcionou, e o efeito que o evento teve em Greg culminou na…

A não-fusão de Rose Quartz e Greg.

RoseGreg

E após descobrir que a fusão era a maior conexão entre gems, Greg decide tentar se fundir com Rose. O que ele pratica imitando Pearl. O jovem apaixonado é abordado pela maior especialista em fusão e amor da série, Garnet, que fala para Greg dançar como ele mesmo, não tentar emular Pearl, e sim ser algo próprio e único.

"Deixa eu te falar algo, Mr. Universe. Eu acho que você consegue, mas não se você dançar que nem a Pearl. Você tem que dançar que nem você, tem que fundir do seu jeito. Se abra, seja honesto e imagine vocês dois, isso é fusão."
“Deixa eu te falar algo, Mr. Universe. Eu acho que você consegue, mas não se você dançar que nem a Pearl. Você tem que dançar que nem você, tem que fundir do seu jeito. Se abra, seja honesto e imagine vocês dois, isso é fusão.”

E é exatamente o que Greg faz para Rose, e eles dançam belamente e não se fundem. Ao não se fundirem, rola um climão por conta da expectativa de Greg e da percepção de como ele e Rose são diferentes. E eles são obrigados a conversar, e ter uma DR falando do que esperam pro relacionamento, do quão pouco eles tem em comum, e de tudo que pode dar errado.

-Eu mal conheço você. -Isso é bom.
-Eu mal conheço você.
-Isso é bom.

E essa conversa faz eles perceberem que um está tão assustado com o relacionamento quanto o outro. No final, Rose passa a chamar Greg pelo nome ao invés de se referir a ele como Mr. Universe, e eles voltam a dançar. Observando de longe, Garnet pode constatar que eles não se fundiram, porém o que Greg queria rolou, eles se conectaram. Mesmo incapaz de se fundir com Rose, Greg foi capaz de estabelecer a intimidade com ela que ele gostaria.

E foi capaz de ter esse momento. Bem, é esse o objetivo da fusão, mas ela em si é mais uma tecnicalidade, dava para ser um bom casal sem se fundir. Eles terminaram a dança mais próximos do que começaram.

E o recalque da Pearl de nada serviu.

-Esse aí é o meu favorito. -Acho que é o favorito dela também.
-Esse aí é o meu favorito.
-Acho que é o favorito dela também.

E por falar no pior lado da Pearl…

Sardonyx:

SardonyxAparece

Sardonyx é a fusão entre Pearl e Garnet, e também a razão de um conflito marcante na segunda temporada em relação as duas.

Pearl e Garnet se fundiram em uma rima temática muito forte com o contexto da Sugilite. Em ambas as fusões, as Crystal Gems queriam destruir o centro de comunicação que as gems usavam. Quando Garnet e Amethyst se fundiram para se tornar Sugilite, foi um fracasso e por isso Garnet quis se fundir com Pearl dessa vez, e conforme o previsto foi um sucesso.

Sabemos que uma fusão foi um sucesso quando a missão foi cumprida e todos estão felizes após a fusão.
Sabemos que uma fusão foi um sucesso quando a missão foi cumprida e todos estão felizes após a fusão.

O problema é que após descobrir um contexto em que Garnet deixaria Peal se fundir a ela, Pearl resolveu recriar esse contexto diversas vezes para ter um pretexto para se fundir com Garnet de novo. Mentindo para a líder das Crystal Gems que elas tinham uma missão a cumprir quando ela só queria poder se fundir mais. O que deixava Amethyst com inveja de ficar de fora da panelinha.

"Talvez você esteja melhor com ela. Talvez ela seja melhor pra você. Eu tinha me esquecido do quão fantástico era ser nós, e acho que me empolguei."
“Talvez você esteja melhor com ela. Talvez ela seja melhor pra você. Eu tinha me esquecido do quão fantástico era ser nós, e acho que me empolguei.”

O lance de Amethyst chateada de saber que não iria mais ter Sugilite, quanto com Pearl enganando Garnet para ter mais Sardonyx era o mesmo lance. Garnet é muito foda, ela é forte e poderosa e represente a fusão perfeita que jamais se separa, e quando Pearl ou Amethyst se fundem com Garnet, elas se sentem poderosas como a Garnet, elas se sentem bem.

"Quando nos fundimos, eu posso sentir como é ser você: confiante e segura e completa. Você é perfeita, você é o relacionamento perfeito, que está sempre junto. E eu quis ser parte disso."
“Quando nos fundimos, eu posso sentir como é ser você: confiante e segura e completa. Você é perfeita, você é o relacionamento perfeito, que está sempre junto. E eu quis ser parte disso.”

Por isso Pearl quis criar pretextos para poder continuar se fundindo em Sardonyx, mas isso ofendeu imensamente Garnet, que leva fusão como algo muito a sério, ficou puta e se sentiu usada. Quando elas viraram Sardonyx as duas se sentiram ótimas, mas quando a verdade veio à tona, elas ficaram mais afastadas do que jamais estiveram.

Até o momento em que são obrigadas a conversar e fazer as pazes, e nesse momento elas voltam a fazer Sardonyx, tanto por necessidade como por sinal de que fizeram as pazes.

Sardonyx é refeita após Garnet e Pearl fazerem as pazes Mas ela não está super feliz e pimpona como estava quando foi feita pela primeira vez.
Sardonyx é refeita após Garnet e Pearl fazerem as pazes Mas ela não está super feliz e pimpona como estava quando foi feita pela primeira vez.

A personalidade de Sardonyx é a de uma pessoa muito focada em se exibir, como uma grande mistura das personas que Pearl e Garnet mostram para Steven. Pearl é arrogante, perfeccionista e orgulhosa e gosta de mostrar suas habilidades, enquanto que Garnet, quando na companhia de Steven, entra nas brincadeiras e faz palhaçadas para Steven, mesmo que perto das outras gems ela seja mais séria. A mistura das duas fez com que Sardonyx agisse como um mestre de cerimônias para Steven, divertida de uma maneira que nenhuma das duas consegue ser separadamente.

Sardonyx fazendo palhaçadas para Steven.
Sardonyx fazendo palhaçadas para Steven.

Uma fusão que em si é só sucesso, mas cujo contexto de sua existência foi corrompida pelo egoismo da Pearl.

O Cluster e as Fusões-Cluster:

ClusterFusion

Os antagonistas principais da segunda temporada até agora tem sido as Fusões-Cluster. 6000 anos atrás, as Crystal Gems entraram em guerra com toda a raça das gems que tentavam invadir a Terra, uma guerra terrível com poucas sobreviventes (as protagonistas). Aparentemente as vilãs, apesar de terem perdido a guerra, secretamente usaram o cadáver das crystal gems que morreram na guerra para criar monstros fundindo-as a força para torná-las mais forte. As Fusões-Clusters são deformes, não costumam ter rostos, sendo somente um monte de membros grudados um nos outros, que não raciocinam e somente atacam tudo que está em seu caminho. São aberrações erradas.

Ao serem descobertas, Garnet ficou ofendida de ver que é assim que as gems vêm a fusão, como uma arma (tal como Jasper via a fusão, como uma arma), e fica chocada de ver que suas colegas de armas falecidas, após a morte estão sendo forçadas a se fundir, sendo que fusão deve ser sempre uma escolha. Para alguém que leva a fusão tão a sério, é uma visão chocante e forte.

A expressão de Garnet ao notar que suas companheiras caídas foram forçadas a se fundir.
A expressão de Garnet ao notar que suas companheiras caídas foram forçadas a se fundir.

Mas esses monstros são só protótipos, na verdade, do verdadeiro perigo, o Cluster. Este é uma fusão massiva de inúmeras Gems que está se incubando no centro da terra e quando estiver pronto, vai destruir o planeta para “nascer. Uma fusão desse porte necessitaria dos cadáveres de muitas gems, dando uma boa noção da proporção que foi a guerra, e impedir o Cluster de nascer é atualmente a diretriz das Crystal Gems.

Uma hipótese do que pode ser o Cluster.
Uma hipótese do que pode ser o Cluster.

Se as fusões já tinham um subtexto romântico/sexual no passado, a segunda temporada aumentou muito esse subtexto, mostrando em geral todos os conceitos negativos de fusão que podem vir. Podem ser motivadas por ciúmes, pessoas podem ser manipuladas para se fundir, e o mais grotesco e errado de todos, podem ser forçadas a se fundir. Esses aspectos negativos amplificam o conceito de fusão e mostra como os personagens vêm a fusão. Garnet vê como algo seríssimo, uma vez que ela mara sua identidade em torno de ser uma fusão. Ela se revolta quando vê uma fusão ser feita com más intenções, e leva para o pessoal, pois é pessoal. Pearl vê na fusão uma questão de autoestima, recentemente a série nos revelou que no planeta natal das gems, as Pearls são sempre servas que não servem para nada além de servir as outras gems, e isso explica porque é tão importante para Pearl ser uma guerreira e se afastar dessa imagem de servidão, além de ser admirada. Por isso o poder que ela se sente ao se fundir, e o quanto ela se sente bem consigo mesma se tornam forças tão potentes que a convence a mentir. Porém imediatamente após descoberta ela se arrepende profundamente e passa episódios tentando compensar seu erro, percebendo que tinha magoado pessoas com seu egoismo. Já para as vilãs, fusão são um meio de se obter seus objetivos, e as gems que estão fazendo a fusão não importam, são meros experimentos.

Então é isso que o Planeta Natal pensa que fusão é.
Então é isso que o Planeta Natal pensa que fusão é.

Ainda temos metade da temporada pela frente, com muitas pontas em aberto relacionadas a fusão, como Malachite ainda estar desaparecida desde o fim da primeira temporada, ou o Cluster que eventualmente nascerá e terá que ser detido, mostrando que não é um assunto que a série ainda vai abordar bastante. Espero eu que siga bem nesse caminho que está dando muito certo e tornam Steven Universe um desenho em ascensão, que eu imagino que ainda não chegou em seu auge.

Cada vez melhor.

E enquanto isso, Malachite em offscreen está cada vez mais se tornando uma entidade própria apagando a individualidade de Lapis e Jasper. Ansioso pelo seu retorno.
E enquanto isso, Malachite em offscreen está cada vez mais se tornando uma entidade própria apagando a individualidade de Lapis e Jasper. Ansioso pelo seu retorno.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo