Gantz: O lanterna diurna e o herói. A Jornada de Kei Kurono. – Parte 2.

G

Olá de novo.

No post anterior estávamos acompanhando a evolução de Kei Kurono. Protagonista de Gantz. Analisamos o contraste de sua vida dupla, uma onde ele é a pessoa mais competente de seu grupo, devido ao seu instinto de sobrevivência nato que lhe permite se destacar numa caçada a aliens que ele é obrigado a fazer. A outra é a vida normal onde ele é excluído por todos a sua volta, família, colegas. Ele tinha uma namorada, que era excluída também e embora não o ajudasse a ser aceito no mundo, o ajudou a aceitar o mundo, e a enxergar algo pelo que valha a pena viver.

Porém ela morreu brutalmente assassinada. E agora Kurono descobriu que pode ressuscitar todas as pessoas que ele gostava que morreram. Tae, sua namorada; Katou, o amigo que ele nunca respeitou, mas na morte se tornou uma fonte de inspiração; Kishimoto a garota com quem ele jamais soube lidar, mas que ainda sim ele se sente atraído; a sósia da Lara Croft, a primeira mulher da vida dele…. todos mortos em caçadas a aliens.

E agora ele vai lutar com todas suas forças para reviver a todos.

Agora que recapitulamos de onde paramos, vamos falar do irmão do Kurono.

Sim, pois o Kurono tem um irmão.

AkiraKurono

Ele se chama Akira, e é melhor que o Kurono em tudo. É o favorito dos pais do Kurono, e mesmo sendo mais novo todos acham que ele é o mais velho por ser mais alto e mais bem sucedido.

Só que agora Akira virou um vampiro.

É Gantz se envolveu nessa zoeira por um tempo. Mas assim como os vampiros de Twilight ou de Jojo’s Bizarre Adventure, eles tem poucas semelhanças com vampiros tradicionais. E eles existem como forças defensoras dos aliens caçados, ou seja, eles matam caçadores.

Vampiros
Os vampiros de Gantz estão mais para gangsters espadachins que por coincidência bebem sangue.

Kurono mora sozinho, sem os pais nem o irmão, pois um dia ele se tocou de que a família ia ser mais feliz se não tivesse que lidar com ele. No dia de sua primeira caçada, Kurono tentou ligar para sua mãe após quase ter morrido, a resposta foi “o quê? Precisa de dinheiro, se não for isso não tenho tempo para papo-furado.”

Na oitava caçada. Temos o grande confronto entre vampiros e caçadores. Os aliens caçados se aliaram aos vampiros e o embate é tenso, mortes surpreendentes. Mas o número de aliens era tão assustador que praticamente todos os personagens fizeram pontos o suficiente para ressuscitar alguém.

E então vemos essa bela cena. Todos os membros do time sabiam o quanto Kurono sofreu com a morte de Tae. E todos amavam Kurono e não queriam que ele usasse seus pontos para revivê-la. Queriam que ele usasse seus pontos para comprar a própria liberdade.

ApoioaoKurono

Então Reika, a modelo gostosa que se apaixonou por Kurono, usa seus pontos para reviver Tae, mesmo sabendo que enquanto Kurono amasse Tae ele jamais teria olhos para ela. Ver Kurono livre era mais importante para ela do que isso.

Kurono explica para seus amigos, que não era só Tae, que tinha muita gente que ele queria ressuscitar. E que ele ainda não compraria a própria liberdade.

Chega a vez do Velho gastar seus pontos para reviver Katou. Tudo por Kurono. E logo após isso, um terceiro aliado usa seus pontos para reviver mais alguém pelo bem de Kurono… ele cogita reviver Kishimoto ou a Lara Croft.

KatouRevivido

Mas revive o Nishi!

O bosta do Nishi! O motivo dele reviver o Nishi é que embora tenha morrido cedo, Nishi era um veterano no Gantz e podia ter informações uteis sobre o motivo pelo qual as caçadas existiam e eles eram obrigados a realiza-las. E Nishi tinha mesmo, mas era muito pau-no-cu para revela-las para um bando de estranhos.

NishiRevivido

Com isso Kurono após ver o sacrifício de todos seus amigos, para que ele pudesse se libertar do inferno que era aquele quarto. E sabendo que Tae estava viva e bem, pede para ser libertado do quarto com seus pontos. E ele é.

O problema? Para proteger o segredo por trás do Gantz, Kurono e Tae tem os dois a memória seletivamente apagada, para excluir lembranças relacionados ao quarto. E isso significa que eles não se reconhecem mais.

Amneticos

Porém é obvio que as memórias não foram 100% removidas. Pois Kurono ainda chora quando vê o quadro que Tae pintou dele, e que após seu “desaparecimento”, os sogros decidiram que era certo que Kurono ficasse com o quadro.

E ele chora só de ver aquilo. Mas não lembra de onde aquilo saiu. Nem de onde todas essas fotos dele com uma garota saíram. Nem de onde essa chinchila que eles criavam juntos saiu. Nem quem são esses nomes bizarros na memória do celular dele.

Ele não lembra de nada. E está muito confuso achando que tem uma stalker invadindo a casa dele.

Alias, lembram lá atrás quando o Kurono foi introduzido em que uma velhinha pede a ajuda dele e ele é cuzão com ela gratuitamente? Então, o Velho acidentalmente encontra Kurono no metrô, e só por saudades do amigo, resolve pedir uma informação para ele para ter uma desculpa para falar com o jovem que não lembra mais dele. Ao contrário do que ele fez antes, ele dá uma resposta educada e precisa de que metrô pegar.

VelhoKurono

Prova viva de como ele está aos poucos se tornando uma pessoa melhor.

Porém o Gantz não é lá o segredo mais bem guardado do mundo. E mesmo livre Kurono é investigado por um jornalista que acha que ele pode ter algumas respostas. Mas de onde o jornalista sabe dessas coisas todas? Ah sim, o Nishi punha detalhes do Gantz em seu blog.

Não tenho certeza de porque o Gantz não matou o Nishi, acho que é porque muita gente não levava o blog a sério. O Nishi é muito merda, impressionante. O importante é que no blog ele disse o nome verdadeiro de Kurono, e o jornalista o rastreou.

KuronoReporter

Porém, Kurono genuinamente não tem ideia do que o jornalista está falando, ele esqueceu de tudo. Ele deixa o jornalista na mão, mas o jornalista meio que deixa ele pensativo sobre a possibilidade dele ter tido a memória apagada. E por isso não lembrar de ter a modelo mais famosa do Japão como um contato do seu celular.

Eu imagino como que deve ser… acordo um dia sem memória, abro o facebook, e descubro que tenho a Jennifer Lawrence adicionada como amiga. Deve dar um ar muito “que porra que aconteceu?”

Porém, o amor é uma coisa bizarra. Depois de dar um gelo em Tae no colégio por considera-la uma stalker, umas garotas que nunca falaram com ele na vida quebram o silêncio para falar que ele é um bosta por tratar a ex mal, e Kurono se surpreende com a informação de que eles namoraram no passado. E ao mesmo tempo Tae em sua casa começa a se questionar sobre quem é o rapaz que ela tem tantas fotos dos dois juntos e a mãe responde “Vocês namoraram, como assim você não lembra?”

TaeQuestionando

Não seria demais se todos os filmes com amnésia, informações relevantes como essa fossem recuperadas em pouco tempo por comentários dos outros. Eles marcaram de se encontrar, descobriram que os dois tinham amnésia. Resolveram que passar tempo um com o outro podia fazer as memórias voltarem, e no processo eles se apaixonaram de novo.

NovamenteJuntos

Feitos um pro outro! Um casal genuíno! Adoro esses dois!

Agora. Kurono pode ter saído do Gantz, mas o Gantz não saiu dele. Lembra dos vampiros?  Aquele grupo que o irmão de Kurono faz parte? Eles descobriram onde Kurono mora e que ele foi o líder dos caçadores por um tempo. E não estão nem ai se o Kurono saiu ou não dessa vida. O irmão de Kurono liga para ele para alertá-lo de que ele está em perigo e é morto no processo.

AkiraMorto

Kurono acuado, resolve ligar pra Reika e torcer para as teorias do jornalista serem verdade e se surpreende quando o telefone é atendido pela modelo e ela entende a situação e fala que vai mandar reforços para ajudar Kurono.

Porém, mesmo com reforços. Mesmo com Kurono usando seu instinto incrível de sobrevivência para matar 90% dos vampiros. Mesmo a adrenalina da batalha contra os vampiros fazendo ele recuperar todas as memórias. Mesmo com tudo isso ele é morto pelos vampiros.

Na emoção da batalha contra os vampiros, Kurono recupera as memórias.
Na emoção da batalha contra os vampiros, Kurono recupera as memórias.

E morreu, logo após recuperar o amor de usa vida e suas memórias.

KuronoMorrendo

Mas o mangá não acabou. Ele é revivido por Katou que faz pontos o suficiente e volta pro Gantz e volta para essa vida da qual ele é refém. Afinal mesmo quando ele saiu do Gantz ele continuou tendo que lidar com a merda toda.

E não é só isso. Reika frustrada de ver que Kurono nunca vai ficar com ela mesmo. Resolve trapacear. E troca os pontos dela para ressuscitar o Kurono.

E o Gantz faz outro Kurono.

Sim, pois ninguém ressuscita de verdade na série. São clones perfeitos com as memórias intactas. Mas o original se mantém morto. É tipo um arquivo enviado por fax. O Kurono de verdade morreu no trem decaptado. E o que lutou no quarto era um clone. E agora a Reika fez um clone só pra ela.

Inclusive a Kishimoto (lembram dela?), foi enviada pro quarto pela primeira vez após tentar se suicidar. Porém o suicídio foi um fracasso e ela sobreviveu. E quando a Kishimoto que participou da primeira caçada voltou pra casa e viu que ela era um clone e que a original ainda estava viva, ela fugiu de casa e foi morar com o Kurono.

Bizarro né?

Porém para o azar de Reika, o clone não quer saber dela. Ele quer ficar com a Tae e vai brigar com o original. Clichê né? Só que para o deleite de todos que temiam o maior clichê das histórias de clonagem já feitos, os dois Kuronos se entendem em cinco minutos e o clone se contenta em não ter a vida do original, volta pra casa e fica com a Reika.

O dialogo é fenomenal. Pois sempre que o original batia o pé e falava “olha cara, foi mal, mas eu não tenho nada a ver com isso.” O clone fechava a cara e pensava “puts, pior que é isso mesmo que eu faria nessa situação. Que merda que eu seja assim.”

DoisKuronos

Mas isso é divergir demais. O clone não é realmente importante. O importante é que logo após Reika clonar o Kurono. O Gantz acaba. Literalmente a esfera negra se abre, o homem que controlava ela sai da esfera nunca mais rolarão missões. Acabou.

O homem que controlava a esfera negra finalmente sai da esfera.
O homem que controlava a esfera negra finalmente sai da esfera.

Por que o Gantz acabou? Porque ele não era mais necessário. Ele era um treinamento para criar uma força de proteção na Terra para protege-la de uma iminente invasão alienígena e ela já está ocorrendo.

Katastrophe

E é esse o terceiro ato de Gantz. O seu Gran Finale. Uma grande invasão alienígena, em que todos os caçadores do planeta (pois existiam vários quartos do Gantz em várias cidades), lutariam para defender a Terra após tanto tempo treinando como combater aliens.

Narrativamente o que isso significa? Que pela primeira vez na vida, Kurono não viveria uma vida dupla. Que a vida pessoal dele e o combate aos aliens iam ser o mesmo assunto finalmente.

KuronoZGun

Porém Kurono é humano, ele não consegue se livrar de rancores tão facilmente. Então quando o pessoal do colégio se toca que Kurono é o melhor cara do Japão para proteger eles, ele só tem interesse em proteger a Tae. Tipo, não vai deixar ninguém morrer na maldade, vai protege-los, mas ele está visivelmente puto de ser uma muleta protegendo um bando de cuzão que o chamou de Lanterna Diurna, praticou bullying nele, e tal. Ele genuinamente só está se importando com a Tae.

Então ele meio que é teletransportado para um campo de batalha junto de todos os outros caçadores da Terra, e fica preocupado se Tae é capaz de ficar segura enquanto ele não sai do campo de batalha e volta pra ela. Mas é obvio que a menina não vai ficar segura. Ela é raptada para a nave mãe junto com milhares de outros terráqueos.

Kurono vai até a nave mãe resgatar a namorada. E lá encontra uma dúzia de outros humanos sequestrados sendo expostos em um zoológico humano.

Incluindo um antigo bully de Kurono. Que não contente em bater no moleque, e em estar namorando uma garota por quem Kurono foi apaixonado no passado. Ainda fez questão de esfregar isso na cara dele e de insultar Tae falando que ela era o melhor que Kurono conseguia. Um completo canalha.

KuronoBully

E o bosta agora está preso pelos aliens. Junto a várias outras pessoas.

Kurono hesita muito, mas acaba libertando todos os humanos, e logo após isso os alienígenas da nave-mãe percebem Kurono na nave e ele começa a fazer o que faz de melhor, matar aliens.

Após matar muitos aliens, ele percebe que precisa encontrar Tae o mais rápido possível, e muda sua estratégia. Ele captura uma alienígena, e a ameaça para ela seguir suas ordens, e faz ela descobrir onde Tae estava.

KuronoFra

Agora, tem algo que é fundamental ressaltar. Os aliens que estão invadindo a Terra são uma sociedade como qualquer outra. O que significa que, os que estão na Terra invadindo e capturando são militares. Mas os que estão na nave mãe são civis normais. Eles vestem roupas, tem passatempos, empregos, personalidade, entes queridos, e no geral são inocentes. E ao passar muito tempo com essa refém que ele capturou, Kurono se toca disso.

A alienígena entende isso também, ela percebe que embora a espécie dela precise da Terra, que os terráqueos não tem culpa de nada, e que as duas espécies não tem quase nenhuma diferença que não a física. E a grande verdade é que nenhum dos aliens mortos nas caçadas do Gantz eram muito diferentes desses. Eram meros imigrantes que perderam seus planetas e foram tentar viver na Terra para segurar as pontas.

A alienigena-refém implora para Tae para não deixar Kurono extinguir o povo dela.
A alienigena-refém implora para Tae para não deixar Kurono extinguir o povo dela.

A alienígena-refém reúne Kurono e Tae. Mas implora para o casal que eles se defendam e resistam a invasão, mas que eles não destruam a Nave-Mãe da qual os civis dependem para sobreviver.

Agora Kurono resolve medir seus esforços para proteger a instalação que sustenta a nave-mãe e permita que os civis sobrevivam. E quem é que está lá destruindo tudo para exterminar todos os aliens? O filho da puta do Nishi!

Claro. Que outra batalha poderia ser tão determinante perto do final da série que Kurono finalmente estando no lado oposto ao daquele que era uma versão piorada de si mesmo.

KuronovsNishi

Katou sempre evitou matar os aliens inocentes e tentava concluir as caçadas sem violência. Agora Kurono resolveu salvar toda uma espécie que ele tinha razões para odiar, e quem está no caminho dele, é alguém que tem em si mesmo o extremo de todos os seus defeitos.

Logo antes da batalha entre Kurono e Nishi começar, vemos duas páginas de seus respectivos pais lamentando ter posto o filho no mundo, mostrando bem como os dois vieram de backgrounds parecidos, mas Kurono mudou e se tornar uma boa pessoa, e Nishi se afundou no fundo do poço.

O pai de Nishi.
O pai de Nishi.
E o pai de Kurono, ambos lamentando ter tido filhos!
E o pai de Kurono, ambos lamentando ter tido filhos!

Nishi é tão escroto que tenta chantagear Kurono a não enfrenta-lo e ajuda-lo ameaçando a vida de Tae. Claro que não funciona. Kurono derrota Nishi, salva a nave-mãe e resgata Tae e abandona Nishi para morrer numa ruina se destruindo. E volta para a Terra.

Voltando para Terra, um mal-entendido é desfeito. Durante toda a invasão, a mídia foi manipulada para acreditar que os membros do Gantz (todos devidamente uniformizado) eram terroristas que estavam piorando a situação. Mas agora, coincidindo com o retorno de Kurono à Terra, a mídia trata os caçadores como heróis que impediram a invasão.

Herois

E a guerra já foi ganha, graças aos esforços de Katou, Reika, Clone-do-Kurono e outros personagens que eu nem mencionei. Os principais soldados já foram mortos, e não é mais possível os alienígenas vencerem, só fugirem.

Agora acabou? Não. Ainda falta um detalhe. Kurono perdeu todos seus defeitos, ele engoliu seu rancor para salvar seus inimigos, ele salvou os aliens, ele aprendeu a ter empatia e a proteger e valorizar um mundo que nunca faria o mesmo por ele. O que falta agora? Falta ele ser recompensado por isso.

Após receber agradecimento e admiração de todos que ele resgatou na nave-mãe, incluindo seu Bully que cumprimentou Kurono com um sincero “Cara, você é foda!”, uma ultima transmissão aparece em todas as televisões da Terra, um ultimo apelo dos aliens.

Você conseguiu mesmo salvá-la? Isso é incrivel. Cara, você é foda!
“Você conseguiu mesmo salvá-la? Isso é incrível. Cara, você é foda!”

Era o guerreiro mais poderoso dos alienígenas. Chamado de Deus da Guerra. Ele admite a derrota e o fracasso da invasão, mas sendo um guerreiro ele tem um ultimo pedido, ele quer ter a chance de enfrentar Kei Kurono. O mesmo Kei Kurono que matou o irmão dele na nave-mãe, o que ficou tão conhecido entre os aliens durante a invasão. Ele quer lutar com esse guerreiro incrível. Caso Kurono recuse ele vai auto-destruir a Nave-Mãe e deixar seus destroços caírem na Terra e matar um grande número de pessoas.

Deus da Guerra desafia Kurono publicamente.
Deus da Guerra desafia Kurono publicamente.

Kurono não pode arriscar tantas vidas para evitar a luta. E ele aceita a luta. Que é televisionada pelo mundo inteiro. E nesse instante vemos. Todos assistindo a luta.

O Pai de Kurono que nunca o amou, vendo seu filho sozinho lutando para impedir que mais pessoas morram.

Acima do ex-Bully de Kurono. Abaixo o pai de Kurono.
Acima do ex-Bully de Kurono. Abaixo o pai de Kurono.

A outra Kishimoto que eu mencionei no começo do post que sobreviveu ao suicídio. Vendo e impressionada com o mesmo homem que o clone dela tanto desprezou.

Kishimoto

Os vampiros, que tomaram o lado dos alienígenas e desprezaram os caçadores, observam Kurono lutar para salvá-los também.

Vampiros2

Katou reconhece que Kurono voltou a ser igual ao garoto que ele admirou e se espelhou quando criança, e chorou de emoção ao ver o amigo de volta.

Todos vêm que Kurono está se esforçando para derrotar o Deus da Guerra e salvar todos, os aliens na nave-mãe, os humanos na nave-mãe e as vitimas que existiriam se a nave caísse na terra. Sozinho lutando por todos.

E aos poucos, todos os que achavam que Kurono não tinha chances, torcem por ele, e gritam em apoio a ele, e colocam fé de que ele pode vencer a luta.

Torcida

E é claro que ele vence! Ele é o maior guerreiro do planeta no que diz respeito a enfrentar aliens.

A maneira como o Kurono mata o Deus da Guerra é idêntica a maneira que ele mata a estátua de buda, o maior alien que ele encontrou antes, na terceira caçada.
A maneira como o Kurono mata o Deus da Guerra é idêntica a maneira que ele mata a estátua de buda, o maior alien que ele encontrou antes, na terceira caçada.

Mas os aliens não são bons perdedores, e ativam a auto-destruição mesmo assim, com Kurono na nave e tudo. E Kurono estava na nave mãe quando ela cai e colide com a Terra.

Passam-se dias desde a colisão da Nave-Mãe, Kurono e Katou (que estava na nave-mãe na hora) são os únicos sobreviventes. Eles lamentam a morte de todos que morreram desde que eles foram pro Gantz pela primeira vez, incluindo a Reika e o Velho. Eles boiam no oceano por dias, até chegarem moribundos numa praia.

Kei Kurono morreu publicamente duas vezes ao longo da série.

A primeira foi atropelado por um trem, sem deixar saudades a ninguém. Uma morte que foi rapidamente esquecida pela mídia e sem receber um pingo de gratidão pelo sem-teto que ele salvou.

A segunda foi assassinado pelos vampiros, deixando saudade nos seus colegas caçadores que o admiravam, e na sua namorada que sequer ficou sabendo de sua morte. Poucos se importaram também.

Agora, ele a beira da morte após dias boiando no bar, chega numa praia onde ele estava sendo esperado por Tae, que o abraça e por toda uma multidão de pessoas que ele nunca viu na vida, mas que souberam o que ele fez por ela. E todos dão ao Kurono sua gratidão e um aplauso enquanto ele desmaia no colo da namorada.

PaginaFinal

FIM.

Que final! Kurono a beira da morte, acolhido por todas as pessoas. E reconhecido como o herói que salvou o Japão. Toda essa invasão, foi quando a divisão caiu, e o Lanterna Diurna e o Caçador de Aliens passaram a ser a mesma faceta. E quando essa divisão morreu Kurono mostrou ao mundo o que ele é. Ele é um guerreiro invencível, dotado de uma determinação sobre-humana, e que sempre vence. Ele pode mostrar seu talento ao mundo e não só ser reconhecido por ele, mas usá-lo para fazer a diferença.

Ele aprendeu a não deixar seu rancor guiar suas decisões, e embora não tenha salvo os aliens da nave-mãe, ele se esforçou para salvar a todos, e lutou para minimizar as mortes. Ele deixou de ser um cara sem conexões com nada, e aprendeu a lutar pelo bem de todos. E foi a decisão de ir numa luta onde ele não tinha nada a ganhar, por puro altruísmo, que ele teve a chance de ser visto como herói nos olhos do mundo e ganhar o respeito que ele tanto queria dos outros.

Um belo final! No fim do mangá o autor ainda inclui uma bela entrevista falando que ele não cedeu a pressões externas e fez o final do jeito que ele quis. E o mangá inteiro é meio que uma grande punheta do autor, e isso não só na parte de excesso de nudez e sexo no mangá, mas que o tempo todo se nota que o autor coloca elementos e cenas só porque ele gosta delas, podem ser eróticas ou de ação ou de comédia, e que o tempo todo ele escreveu o que ele amaria ler.

E gostando ou não gostando de Gantz, essa maneira de escrever, é uma das que mais de faz admirar um autor quando a obra dá certo.

Eu realmente amo Gantz!

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo