The Lion King: Mas que tipo de rei era Mufasa afinal?

T

Alerta: aviso desde já, esse post tem o poder de destruir infâncias completamente. Se a grande razão da sua infância ter sido boa foram as memórias que tem desse clássico Disney sobre amadurecimento, leões e Hakuna Matata, é recomendável pelo bem dessas memórias que você não prossiga.

RightIntheChildhood

Com isso tendo sido dito: The Lion King é o 32º Clássico da Disney, que entre os anos de 1994 e 2003 foi considerada a maior bilheteria animada do cinema, até ser superada por Finding Nemo. Marco de toda uma década e ícone máximo daquilo que é chamado de Renascença da Disney. Chamou a atenção por ter feito toda uma geração de crianças chorarem compulsivamente enquanto assistiam, e por ter feito essa mesma geração decorar uma música sobre esquecer seus problemas.

Quase dispensa um texto sobre o filme. Todo mundo tem ele decorado. E lembram também de seus grandes personagens: Simba, o príncipe em duvida entre viver uma vida de prazeres ou de responsabilidades; Scar, corrompido pela inveja e cego pelo poder; Rafiki, sábio e ligeiramente louco, capaz de guiar as pessoas no caminho correto; Mufasa o rei cuzão que causou tudo.

Pera… o quê? Não! O Mufasa era o rei brother! Governou a savana com responsabilidade sendo guiado pelos reis do passado e instruiu Simba a ser fodão como ele, não foi isso?

Bem, de certa forma sim, se concordarmos com a visão escrota que o filme passa do que é ser um bom rei. Pessoalmente, só consigo ver no reino de Mufasa um acúmulo de atitudes escrotas em contagem regressiva para se voltarem contra ele. Mas para isso teríamos que ir ao filme.

O filme começa com o número musical The Circle of Life, onde todos os animais do reino, sem exceção, do menor ao maior, por água, por terra e pelos céus, vão até a Pride Rock (Pedra do Reino na versão da nossa infância) para ver o anúncio do filho do rei, o príncipe Simba. Mesmo o rei sendo um leão e quase todos esses súditos que foram na cerimônia serem comida de leão, não fez diferença alguma, eles acompanharam todo o ritual de batismo e se curvaram ao rei demonstrando seu respeito. Todos os animais.

SeCurvando

Exceto um.

Scar. Irmão de Mufasa. Ele não foi à cerimônia e preferiu ficar na sua caverna isolada caçando ratos para comer.

ScareRato

Ei, espera aí. É isso mesmo? O irmão do rei não mora na Pride Rock com o rei? Mora numa caverna sabe-se lá onde e caça ratos como almoço como se fosse de uma espécie domesticada 30 vezes menor? Que tipo de vida o Scar leva?

Não importa, pois o rei veio tirar satisfação. Como assim o tio do príncipe não era o primeiro na fila? “Ah, eu era o primeiro na fila, até a bola de pelos nascer.” Scar tinha inveja de Mufasa. Uma inveja corrosiva do poder que o irmão tinha, e estava puto de saber que agora ele não era mais o herdeiro ao trono.

MufasaeScar

E temos o Zazu. Zazu é um notório pau-no-cu que não perde a chance de por Scar para baixo e de lembrá-lo de como Mufasa venceu na vida e ele não meramente pelo fator ordem de nascimento. Zazu sabe que Scar não pode fazer nada contra ele, pois ele sempre pode correr para trás de Mufasa. Um merdinha que sugere que Mufasa faça Scar de tapete para bater quando entra em casa e depois bater nele de novo. Mufasa ri da ideia.

Um tosco insignificante fazendo bullying num coitado pois sabe que tem a proteção do rei.
Um tosco insignificante fazendo bullying num coitado pois sabe que tem a proteção do rei.

A reunião termina com Scar insinuando uma ameaça a Mufasa. Esse ficou puto com a ameaça, mas Scar falou pro irmão relaxar, pois embora ele tenha herdado toda a inteligência dos leões, foi Mufasa que herdou toda a força bruta.

Já repararam no quanto Scar é muito mais magro do que Mufasa. Bom sinal do tipo diferente de vida que os dois levam embora sejam da mesma linhagem.
Já repararam no quanto Scar é muito mais magro do que Mufasa. Bom sinal do tipo diferente de vida que os dois levam embora sejam da mesma linhagem.

Algum tempo se passa e Simba agora é um molecão. Que acorda Mufasa, pois é o dia dele aprender sobre o reino. E Mufasa mostra pro Simba tudo que significa ser o rei. Ser o rei significa proteger o Ciclo da Vida e entender a importância e o equilíbrio de todas as espécies de animais no mundo. Desde a pequena formiga ao grande antílope. “Mas pai, nós não comemos o antílope?”, Simba questiona, notando logo de cara como todo o sistema faz pouco sentido, mas Mufasa dá um migué: “Sim Simba, mas deixa eu te explicar. Quando você morre seu corpo vira grama, e os antílopes comem a grama. Então estamos todos conectados”.

Um bom exemplo do quão harmônico e justo para todas as espécies é o precioso ciclo da vida.
Um bom exemplo do quão harmônico e justo para todas as espécies é o precioso ciclo da vida.

Só que o antílope não mata o leão para este virar grama. Ele precisa dar sorte para isso acontecer naturalmente. O cara vai lá, mata um antílope e fala pra família da vítima “relaxa, tá de boa, quando eu morrer de velho em uma década eu vou virar um punhado de grama e vocês podem comer”.

Explicando pro Simba porque que é de boa ele matar e comer os súditos, ele ensina o filho a caçar, usando seu puxa-saco de plantão Zazu como alvo. Mufasa força Zazu a ficar em posição humilhante. Simba dá o bote em Zazu e Mufasa ri, uma maneira saudável de mostrar a hierarquia entre um rei e o conselheiro da corte.

Mufasa Zazu

Mufasa também explica que tudo que o sol toca é o reino deles, e, como o bom Predador Apex que é, não tem nada na vista dele que não seja sua terra. E Simba pergunta “e aquela área sem sol ali?”. Ah, ali que está o ponto. Ali é o Cemitério de Elefantes, única área do reino que não pertence a Mufasa. Lá estão as hienas.

Esse buraco no canto da imagem é o único pedaço de terra no campo de visão de Simba que não é de Mufasa.
Esse buraco no canto da imagem é o único pedaço de terra no campo de visão de Simba que não é de Mufasa.

Sabe o discurso de “todos conectados” e de “desde a formiga até o antílope” e de “proteger todas as espécies para proteger o ciclo da vida”? Bom, nada disso se aplica as hienas, as hienas não são gente e portanto não fazem parte do reino, elas são isoladas ao cemitério de elefante para não parasitar nos recursos que os leões de bem estão consumindo.

O Cemitério de Elefantes é uma área sem luz, e portanto sem vegetação; e sem vida, e portanto sem carne. Onde as hienas têm pouca condição de viver. E elas guardam rancor disso? De não terem direito a comida enquanto todos os outros animais têm, e isso foi determinado pela espécie em que nasceram. Elas estão meio putas com os leões.

Hienas

E Scar que não é burro, manipula Simba para ir invadir o Cemitério de Elefantes, e provar que é corajoso de sair da área do reino. Que tio mais canalha. E Simba faz justamente isso, vai se meter a besta de invadir a maior quebrada da savana e ainda leva sua amiguinha Nala.

Nala é a única outra filhote do reino além de Simba, então naturalmente eles não são somente amigos, como são noivos, algo fato que não agrada muito os dois, mas eles são bons amigos então meramente não pensam muito no assunto.

Simba, Nala e suas respectivas mães.
Simba, Nala e suas respectivas mães.

A Pride Rock tem uma população de leões que consiste de inúmeras fêmeas, um número incontável de fêmeas e dois machos. Mufasa, o rei; e Scar, que vive na caverna longe das leoas. Por isso muitos deduziram no passado que Nala e Simba são irmãos na verdade, ou no máximo primos, mas provavelmente irmãos.

Até porque se espera que o líder de um grupo de leoas seja quem engravida todas as fêmeas na natureza, não que um filme com animais falantes e inteligentes seja obrigado a seguir as leis da natureza, mas não tem outra opção nesse caso. Possivelmente Mufasa pegou todas as leoas do grupo, não só a esposa.

O que é bizarro se pensarmos muito, não vamos encarar esse assunto de frente. Foquemos-nos no que importa. Em Nala e Simba indo juntos se meter a besta no Cemitério de Elefantes. E encontrando as hienas.

Parece um lugar bom de se viver? Não mesmo.
Parece um lugar bom de se viver? Não mesmo.

As hienas comentam com Simba como elas desprezam quem vem do reino de Mufasa, e que agora eles estão no território delas e podem fazer o que quiser. Elas quase matam Simba e Nala com a intenção de devorá-los, mas o que acontece, eles são salvos por Mufasa.

MufasaeHienas

Mufasa fora de sua jurisdição real, ameaça de morte o bando de subanimal com quem ele está lidando, manda elas embora e leva Simba de volta pra casa, puto que o filho foi se meter a fazer merda onde ele foi ensinado a não ir e ainda envolveu a irmã amiga no perigo por babaquice.

Mufasa ensina uma lição importante para Simba. Que as estrelas são os grandes reis do passado o observando, e que um dia ele será uma dessas estrelas e Simba será o rei, e ele fala que Simba sempre poderá pedir a ajuda deles, Mufasa incluso.

Estrelas

Sim, pois todos os corpos celestes são na verdade os ancestrais do Mufasa, o direito dele ao trono é uma força divina e o fato de que quando o pai dele morreu ele virou uma estrela e quando o antílope morrer ele não vai virar nada é a prova viva disso.

Enquanto isso as hienas estão mal. Elas perderam a chance de almoçar aquele dia e estão putas com Mufasa. Com ódio com a maneira como ele as trata. Elas recebem então a visita de seu velho amigo Scar. Elas todas acham Scar o cara, elas odeiam leões, mas Scar, Scar é um deles. Ele é excluído também, e o melhor, o Scar trás comida para elas. Assim elas não morrem de fome.

ScarZebra

Scar tem o apoio das hienas, pois ele as trata com comida e atenção, e elas o vêm como um igual. Então quando ele começa a soltar uns papos estranhos de golpe de estado e de elas ajudarem ele a assassinar Mufasa e Simba, elas topam. Até porque elas odeiam Mufasa.

HienasMarcha

E então o plano é posto em prática. As hienas mexem um ou outro pauzinho no efeito dominó e em pouco tempo elas conseguem aquilo que mata qualquer rei.

O POVO VAI ÀS RUAS!!!!

EstourodaManada

Ok, brincadeiras a parte, esse estouro da manada sempre me deixa confuso. Todos os animais do filme são inteligentes e racionais e ai do nada surge esse bando de besta correndo de maneira tão instintiva que nem notam que o rei está no meio do caminho. Sempre estranhei, mas não é bizarro o suficiente para comprometer o filme nem para comprometer a obra-prima que é essa cena.

Mufasa escapa da manada por pouco e encontra Scar. Ele implora ao irmão para ajudá-lo a escapar. O que mostra uma inocência imensa por parte do monarca. Ele já foi abertamente desprezado e ameaçado pelo irmão, e sempre resolveu esse conflito se impondo fisicamente com rugidos e lembretes de que ele é o mais forte. Agora, pendurado num penhasco, impotente, ele realmente espera que Scar se sinta tentado a ajudar Mufasa para depois voltar a sua caverna comer ratos?

MufasaImplora

FUCK YOU MUFASA!!!

LongLivetheKing

E o rei está morto!

MufasaMorre

E agora Simba acredita que a culpa é dele. Pois Scar convence-o de que o estouro da manada foi provocado por um rugido dele. E Scar convence Simba a se auto-exilar na vergonha de ter matado o próprio pai. Exatamente que nem Édipo fez na tragédia grega.

OReiEstáMorto

Simba não tem cara de voltar para a Pride Rock após matar cometer regicídio e parricídio ao mesmo tempo. Então ele corre até ser encontrado com Timon e Pumba. Dois vagabundos hedonistas que vão criar Simba.

EncontrandoSimba

Mas antes vamos analisar bem o funeral de Mufasa. Só as leoas foram no funeral? Cadê aquele bando de comida de leão que se curvou ao Simba agora? Ah, não tem tanto respeito agora que o rei não pode mais te matar né? Ninguém que não era amigo pessoal de Mufasa ou fêmea dele foi no enterro. Isso mostra o amor de seus súditos.

Porra, sério, meu funeral vai ter mais gente que esse, e eu não sou rei de uma nação.
Porra, sério, meu funeral vai ter mais gente que esse, e eu não sou rei de uma nação.

Durante o funeral, Scar toma posse do trono e anuncia sua nova política social. Que envolve hienas ocupando as terras onde o sol toca, e tendo tanto direito a comida e água quanto qualquer outro animal, sem discriminação por espécie.

ScareHienas

E os leões não gostam muito da ideia.

Enquanto isso, Simba foi adotado por Timon, um suricate; e Pumba, um javali, e eles ensinar a Simba a filosofia do Hakuna Matata, que significa “viver sem problemas”, uma vida só de prazeres, e nenhuma preocupação. Uma vida que consiste em fingir que o passado nunca rolou e jamais se preocupar com o futuro, e querer só estar numa boa comendo insetos, deitando na rede, e vivendo uma vida largada. O que nos nossos termos poderia ser interpretado como “foi morar com uns hippies vagabundos maconheiros no meio do mato que jamais trabalharam na vida”.

HakunaMatata

Fora isso, eu acho extremamente positivo o filme mostrar dois homens criando Simba e isso ter poucas repercussões negativas. Não acho que Timon e Pumba eram gays nem nada do tipo, mas ainda sim, muita gente desmerece a ideia de que uma criança possa crescer em uma família sem um pai e uma mãe, e Simba notavelmente teve dois pais (três com o Mufasa).

Porém, enquanto Simba cresceu o reino foi destruído. Por que? Primeiro porque as hienas, ao começarem a caçar por comida e beber água, acabaram com toda a comida e água do reino, pois não tinha para todo mundo. Então ao garantir que os animais da periferia possam comer como os da Pride Rock, ele desequilibrou a pirâmide social e agora ninguém tem comida. Essa é a mensagem central do filme, as pessoas excluídas socialmente não podem ser incluídas ou vão roubar os direitos básicos dos bem posicionados. E ao tentar garantir que todos comessem em seu reino, Scar acabou com a comida e a água.

ScareZazu

O segundo problema, é que Scar se recusa a admitir que a comida e a água acabaram por culpa dele, oscilando ou entre negar que o reino está sem comida e água ou em falar que esse assunto não era uma responsabilidade dele, em primeiro lugar, e que ele não pode fazer nada quanto à natureza.

E o reino está na merda. Precisando urgentemente de alguém que volte a por os fodidos em seu devido lugar para melhorar.

E onde está o herdeiro legitimo?

Numa competição de arrotos!

CompeticaodeArrotos

Simba, Timon e Pumba estão olhando as estrelas e se perguntando o que elas são. Timon palpita que elas são vagalumes, que foram pro céu. Pumba palpita que devem ser bolas gás que explodiram milhões de quilômetros dali. E Simba fala que ele acredita que as estrelas são os reis do passado olhando por ele.

No nosso mundo a teoria de Pumba é a mais plausível. Porém como nós já sabemos quem está certo é o Timon. Independente de qual dos dois está mais certo, quem está errado é o Simba que acha que o cosmos gira em torno da linhagem sanguínea dele, e Timon e Pumba zoam o filho pela sua teoria furada, e Simba envergonhado fala que não acredita muito nisso não.

Mas a vida do trio vai se agitar quando Pumba é quase devorado por uma leoa exilada, e quando Simba protege o companheiro, ele vê que a leoa é sua irmã velha amiga de infância, Nala.

TimonSimbaNala

Aliás, originalmente a ideia é que Scar a tivesse expulso do reino quando ela se recusou a ser a mãe dos herdeiros dele. Essa cena foi cortada, o que faz algum sentido, pois ela soa super pesada com esse rei cometendo assédio sexual. Então o filme nunca explica porque ela foi tão longe das terras do reino.

Simba fica feliz de reencontrar a amiga, a apresenta aos seus pais, e eles passam o dia inteiro junto pondo o papo em dia.

E com ponto o papo em dia eu me refiro a Simba nunca mencionando que ele acredita que matou o próprio pai e se auto-exilou, e Nala nunca mencionando que as politicas sociais de Scar destruíram todo o reino e estão todos morrendo de fome.

Molhados

Ou seja eles conversaram bem pouco.

Amizade

Mas ai uma coisa levou a outra e…

Romance

Eles se pegam.

Uma curiosidade é que a Disney já confirmou que essa é uma cena de sexo oficial. Ou seja, Simba e Nala são os únicos personagens da Disney a transarem ao longo de um filme Disney.

Esse olhar!
Esse olhar!

Viu, Outra semelhança com Édipo.

Mas depois do sexo, Nala resolveu falar pro irmão amante que ele devia voltar pro reino e destronar Scar para poder colocar o ciclo da vida de volta em funcionamento e garantir que a pirâmide alimentar volte a operar como conhecemos, com os Leões no topo absoluto. Simba responde que esse problema não é mais dele e sim do Scar e que ele não pode voltar jamais; que ele quer viver a vida dele numa rede comento insetos sem responsabilidade nenhuma.

NalaeSimba

Nala fica puta de ver que Simba virou um cuzão que não quer nada da vida e eles brigam, com Nala falando que ele devia ser mais que nem Mufasa.

E Simba fica puto e vai ficar sozinho para remoer o quanto ele acha que Nala está errada e que ele tem mais é que ficar de boa e deixar Scar estragar tudo. Até que ele encontra Rafiki. Um babuíno que era um amigo de Mufasa e um sábio conselheiro do rei. Rafiki explica para Simba que Mufasa ainda está vivo. Ele mostra para Simba onde Mufasa vive.

Reflexo

E mostra um espelho para Simba. Pois Mufasa vive dentro de Simba. Está no sangue de Simba tudo que marcou Mufasa como rei, e por isso ele pode voltar e largar sua vagabundagem e curar o reino.

E então Simba nota o fantasma de Mufasa nos céus falando a mesma coisa. Mufasa fala que Simba esqueceu de quem é, e esqueceu de quem o pai foi, e que é o dever dele seguir os passos do pai e herdar o negócio da família. Ele deve tomar seu posto no ciclo da vida. O topo!

MufasaFantasma

Agora que Simba percebeu que seu dever é voltar pro reino e se assumir como rei.

E o filho da puta sequer avisa Timon, Pumba ou Nala que ficam perdidos no meio do mato se perguntando onde está Simba. Rafiki explica pros três que “O rei retornou.” Nala resume os problemas pessoais de Simba para Timon e Pumba e eles entendem o que estava rolando com o filho.

TimonPumbaNala

E resolvem se juntar a ele. Pois “Se é importante pro Simba, é importante para a gente.”

ProntosparaSalvaroReino

Simba chega ao reino e vê o estado deplorável que o império se tornou. Seco e sem vida. Agora é hora da reconquista.

PrideRock

Simba retorna, e a primeiro momento ele é confundido com Mufasa revivido, mas logo eles percebem que se trata de Simba, e Scar fica com medo do que Simba pode fazer com ele. Scar sendo um calhorda como ele é, avisa que ele não pode ceder o trono, pois as hienas acreditam que ele é o rei legitimo. Nala e as leoas falam que elas não reconhecem Scar como rei então foda-se o que as hienas pensam.

Scar então usa de seus truques sujos e conta para as leoas que foi Simba quem matou Mufasa, e como Simba acredita nisso, ele não nega. As leoas ficam em choque vendo Scar sentenciar Simba por regicídio.

Condenacao

Mas Scar é um vilão. E a regra do vilão exige que ele seja imbecil quando está quase conseguindo o que quer. Então prestes a matar Simba com nenhum dos aliados de Simba movendo uma palha para salvá-lo, ele confessa para Simba sadicamente que foi ele quem matou Mufasa.

E Simba o pega pelo pescoço e o força a confessar isso para as leoas.

Pelopescoco

E agora todas as leoas vão ajudar Simba, agora que elas sabem que ele é inocente.

Começa a guerra entre leoas e hienas.

LeoaBrigando

Simba então encurrala Scar e disposto a matá-lo, e Scar covarde como é novamente culpa as hienas, ele fala que elas o coagiram a matar Mufasa e que o plano é todo delas, e ele um mero peão.

Simba caga para essa desculpa esfarrapada e joga Scar de um penhasco, onde as hienas matam Scar por ter jogado a culpa nelas covardemente.

ScarLinchado

Com Scar morto instantaneamente, Simba se coroa como o Rei e é apoiado por toda a meia dúzia de leoas que participaram da batalha, e portanto por todo mundo que importa, e isso confirma ele como rei.

Será um bom reinado para as leoas, e portanto, para o reino inteiro.
Será um bom reinado para as leoas, e portanto, para o reino inteiro.

Botando as hienas de volta na periferia, logo volta a nascer grama no reino, a água volta e os animais que normalmente seriam devorados por leões voltam para se curvar à filha de Simba e de Nala.

Ah, e agora Timon e Pumba são membros da corte, porque nepotismo é super de boa na Pride Rock.

Fim

FIM!

Olha, dá para dizer que o filme de certa forma é meio que o anti-snowpiercer. No sentido de que não é que Mufasa seja realmente um péssimo rei, e sim que a visão que o Rei Leão passa sobre o que é ser um bom rei, é péssima. Ser um bom rei é reinar pelos leões, e acreditar que enquanto os leões estiverem bem, o equilíbrio vai chegar sozinho pelo resto na natureza.

E literalmente o que legitimava o Mufasa como rei e o que legitimou Simba era o fato de que aquele punhado de leoas os apoiava, mas a população de hienas era no mínimo dez vezes maior e não apoiava. Isso sem contar nos antílopes e nos animais que eram diretamente caçados pelos leões. Será que eles estavam felizes com Mufasa como rei?

Para Mufasa, ser rei é fazer o ciclo da vida ser obedecido. O ciclo da vida é a cadeia alimentar, e a cadeia alimentar coloca o leão no topo absoluto. Então para Mufasa, ser rei é manter o leão no topo absoluto.

Exemplo de um reino na savana obtendo sucesso.
Exemplo de um reino na savana obtendo sucesso.

Mufasa era rei por direito divino, o cosmos é formado pelos espíritos ancestrais dele e o céu se abre pro sol iluminar o príncipe quando este nasce. E o direito divino determinou a ordem natural das coisas onde os leões são o topo e as hienas o lixo, e é papel do rei garantir que isso não mude.

E para ele isso era tão natural, que o ódio e rancor que Scar sentia dele por não estar incluído o pegou completamente de surpresa. A cara dele ao ver que será morto pelo rancor e inveja de Scar é impagável.

Só agora caiu a ficha do quão odiado ele era por Scar.
Só agora caiu a ficha do quão odiado ele era por Scar.

Nada estranho considerando o histórico conservador e escroto que a Disney tem e manteve por muito tempo.

Apesar disso, ainda consigo achar um dos melhores filmes do estúdio por uma boa margem. O coming of age do amadurecimento de Simba e sua necessidade de assumir sua responsabilidade é excelente. Os momentos de comedia são hilários e os de drama são poderosos.

Ver o Mufasa no céu falando com Simba me arrepia até hoje.

De resto, acho curioso como é relevante para a continuação The Lion King II – Simba’s Pride, que tinha esse grupo de leoas que apoiou o reino de Scar o tempo todo. E vendo o filme é óbvio que nenhuma leoa apoiava Scar. Tipo, absolutamente nenhuma.

Não, sério, onde estavam essas leoas para defender o Scar na batalha final?
Não, sério, onde estavam essas leoas para defender o Scar na batalha final?

Acho fácil o maior furo em uma sequencia Disney.

Termino dando minha opinião numa coisa. Por mim o que tinha que rolar, era o Simba continuar morando com Timon e Pumba feito um hippie e o reino ter virado uma democracia. De preferência elegendo um não-leão, para gerar um governante com mais perspectiva das coisas.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Sobre o autor

Izzombie

Sou um cara chato que não consegue ver um filme sossegado sem querer interpretar tudo e ficar encontrando simbolismos e mensagens. Gosto de questionar a suposta linha que separa arte de filmes comerciais, e no meu tempo livre pesquiso sobre a história da animação.

Alertas

  • – Todos os posts desse blog contém SPOILERS de seus respectivos assuntos, sem exceção. Leia com medo de perder toda a experiência.
  • – Todos os textos desse blog contém palavras de baixo calão, independente da obra analisada ser ou não ao público infantil. Mesmo ao analisar uma obra pra crianças a analise ainda é destinada para adultos e pode tocar e temas como sexo e violência.

Artigos recentes

Categorias

Parceiros

Blog Mil

Paideia Pop

Gizcast

Arquivo